Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos

Autor Mensagem
Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Caio Holder

sei que em tds as escalas maiores, se segue = T, T, ST, T, T, T, ST

Então... é isso o que gera o CH. As escalas assimétricas, como esta aí acima.

Escalas Simétricas como a Diminuta e de Tons Inteiros, não geram CHs...

Mas tudo isso já foi discutido aí para trás, no tópico...

Caio Holder
Veterano
# out/11
· votar


bem li um poko, e intendi que uma nota, exemplo q foi mais citado, o A, ele seria o 6º grau de C, ele é Eólio, é Dórico na de G, Mixolídio na de D, e assim vai, frígio na de F, Lídio na de E, tá. mas em que me ajuda saber disso?

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
cara se tem que entrar mais no forum po,ta foda as duvida do povo

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Caio Holder

bem li um poko, e intendi que uma nota, exemplo q foi mais citado, o A, ele seria o 6º grau de C, ele é Eólio, é Dórico na de G, Mixolídio na de D, e assim vai, frígio na de F, Lídio na de E, tá. mas em que me ajuda saber disso?


Em que ajuda?? Execute os A Jônico, Dórico, Mixo e Eólio, ou seja, as escalas de A, G, D e C em cima de uma baixo A, e veja como a sonoridade muda.

Repetindo mais uma vez: esse tópico não é teórico, ele é totalmente prático.

Tente aí e depois me diga. Vou descansar um pouco agora, volto logo mais.

Bons estudos .

Chibatocaster
Veterano
# out/11
· votar


Caio Holder

Vá devagar Caio. Não adianta correr nem se apressar. Você precisa entender o básico primeiro. Distância das notas. Intervalos. Domine isso depois vá adiante, senão sempre você vai esbarrar na falta de base. Apenas uma sugestão.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
vai participar do concurso furhmann nao?

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


???

Unfeelingness
Veterano
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


RennanGuitar

vai participar do concurso furhmann nao?

Infelizmente não cara! Bem que eu gostaria. Mas não tenho câmera - nem no celular.

Fica para a próxima.

Além disso eu não estou com a técnica em dia.

Vamos continuar por aqui, estudando Teoria (e prática) de Campo Harmônico hehehheee

E aí, fizeram as lições de casa??

Quero licks com:

C Dórico

F Mixolídio

G Frígio

A Eólio

F# Jônico

E, Bb Lídio ...

Pra' manhã hein! Quero ver postado aqui...

Abçs,

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


up...

LeandroP
Moderador
# out/11 · Editado por: LeandroP
· votar


Caio Holder

Os modos gregos, vendo "friamente", é uma mera "inversão" da escala maior.

Você sabe o que é inverter uma escala?

É mudar a ordem da tônica, por exemplo, a escala de Dó maior é composta pelas notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.

Se você pegar as mesmas notas da escala, começando pela segunda nota, você já inverteu, e a primeira nota da fila (da escala) passa a ser a última. Daí o nome "modo", porque a relação em tons entre os graus da escala mudam, e a sonoridade também, e daí o modo passa a ter o seu valor, porque como eu disse antes, vendo friamente, é apenas a inversão de uma escala.

Pegue a escala de Dó maior e comece pela segunda nota. Naturalmente esta que era a segunda passa a ser a primeira. Compare as duas escalas:


I II III IV V VI VII VIII <-- graus
.
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó <-- notas
T T ST T T T ST <-- tons
.
.
Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré <-- notas
T ST T T T ST T <-- tons


Cuidado pra não colocar o carro na frente dos bois.

Estude intervalos, formação de escala, inversão de escala, depois os modos gregos... Senão o "carro" atola ;)

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


LeandroP
vlw por ajudar o topico com explicaçao simples e de facil entendimento

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
postarei amanha os licks

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


LeandroP

Você sabe o que é inverter uma escala?É mudar a ordem da tônica, por exemplo, a escala de Dó maior é composta pelas notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.Se você pegar as mesmas notas da escala, começando pela segunda nota, você já inverteu, e a primeira nota da fila (da escala) passa a ser a última. Daí o nome "modo", porque a relação em tons entre os graus da escala mudam, e a sonoridade também, e daí o modo passa a ter o seu valor, porque como eu disse antes, vendo friamente, é apenas a inversão de uma escala.

Boa explicação a do Leandro. É o que eu estava tentando dizer para o Rennan: em cima de uma única base, uma única nota, se você utilizar os Modos, a única coisa que vai acontecer é que as notas estarão em lugares diferentes, mas a sonoridade será sempre a mesma.

A sonoridade muda, de duas maneiras:

A primeira é se você percorrer os modos na seqüência dos acordes do CH, como explicou o Leandro aí acima.

E a segunda é você interpretar a tônica, fazendo com que um C seja um C Dórico, Lìdio, Frígio, Mixo, e etc.

É importante que se compreenda a utilização dos Modos, para que a gente dê um passo adiante. Falta ainda estudar os CHs da Menor Melódica né? E esse é bem complicado. E, embora pareça que não use muito no rock, o CH da Menor Melódica é bastante utilizado para criar tensões sonoras as mais variadas e sair do feijão com arroz que é o uso irrestrito da Escala Natural.

Abçs

RennanGuitar
Veterano
# nov/11
· votar


Unfeelingness
blz

Unfeelingness
Veterano
# nov/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


LeandroP

Permitam-me fazer uma observação sobre exemplo que o Leandro postou.

Na verdade, os intervalos da escala não mudaram em nada. O semi-tom ficou de Mi para Fá e de Si para Dó, tanto partindo de C quanto partindo de D. Isto porque o Leandro está pensando em termos de se executar a mesma escala, saindo de notas diferentes, mas dentro de um mesmo Campo Harmônico, no caso o de C.

Então o que fez mudar a sonoridade, foi a nota inicial de onde se partiu para executar a escala. Mas isto, apenas do ponto de vista da seqüência dos acordes num mesmo CH.

O faz mudar mesmo a sonoridade é a interpretação da tônica, que fará com que os intervalos das escalas mudem, e, conseqüentemente, produzam diferentes sonoridades. Vamos aos exemplos.

Se eu tenho um C Jônico, tenho os seguintes intervalos:

C D E F G A B C => Notas
T T ST T T T ST => Intervalos

Mas, se tenho um C Dórico, Já tenho outros intervalos, vejam:

C D Eb F G A B C => Notas
T ST T T T T ST => Intervalos

C Mixolídio:

C D E F G A B C
T T ST T T ST T

Reparem como os intervalos mudam... as alternâncias entre tom e semi-tom. E, é essa alternância que produz as diferentes sonoridades.

Agora, você executar os Modos na seqüência de um mesmo Campo Harmônico, os intervalos permanecem os mesmos, e portanto, somente as notas é que ficam invertidas.

Não sei se ficou claro isso... Ou será que estou complicando a coisa?

Abçs,

Unfeelingness
Veterano
# nov/11
· votar


Ah, esse editor de texto aí não ajuda. Ficou todo embolado o esquema...

Caio Holder
Veterano
# nov/11
· votar


vlw por tentarem me ajudar, a tds vcs, mas resumindo, ve oq entendi, o C, dependendo do modo, se ele for Jônico, é escala de C, se for dórico, escala de Bb, e assim vai. é isso?

Unfeelingness
Veterano
# nov/11
· votar


Caio Holder

vlw por tentarem me ajudar, a tds vcs, mas resumindo, ve oq entendi, o C, dependendo do modo, se ele for Jônico, é escala de C, se for dórico, escala de Bb, e assim vai. é isso?

Exatamente. Agora tente treinar isso de memória ou buscando aí na guitarra outros modos como Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio.

Lembrando a seqüência do CH:

I7M - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm7.5- e 8a.

Está em algarismo romanos porque essa é a designação epistemológica do ponto de vista da teoria, quer dizer, isso é regra geral para qualquer CH, seja em Bb, F# etc.

Abçs,

Unfeelingness
Veterano
# nov/11
· votar


up...

LeandroP
Moderador
# nov/11
· votar


Unfeelingness

Na verdade, os intervalos da escala não mudaram em nada.

Lógico que mudaram. Se eu tenho um modo diferente do outro, os intervalos mudaram, as notas que não mudaram. Não estou pensando mais em Dó quando tomei como tônica a segunda nota. A partir daí já penso com Ré menor.

Eu posso usar o desenho do modo dórico (primeira inversão da escala maior) sobre um acorde Dó maior e ele nunca vai soar como dórico, jamais, se eu não pensar nas notas características deste modo, nos intervalos característicos, que pra mim é basicamente a pentatônica m6 (penta menor com 6a maior), que no modo dórico não passa de uma tétrade menor com sexta maior e décima primeira.

Unfeelingness
Veterano
# nov/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


Não estou pensando mais em Dó quando tomei como tônica a segunda nota. A partir daí já penso com Ré menor.

Leandro

Vamos tentar esclarecer isto, pois penso que estamos falando ou não da mesma coisa, mas em linguagem diferente.

Você diz: "Penso em Ré menor". E eu pergunto: Qual Ré menor? Dórico, Frígio, Eólio ou Lócrio? Ou seja, você está pensando no que? IIm7, IIIm7, VIm7 ou VIIm7.5-??

Repare, que cada um desses "Ré menores", tem uma sonoridade diferente.

Mas o que eu estou tentando dizer desde o começo do tópico, é como interpretar esse Ré menor, supondo que eu tenho uma base Ré - ninguém sabe o que é esse Ré, se ele é menor, maior com sétima, maior com sétima maior, etc.

Agora, se você pensa na progressão de acordes dentro de um mesmo Campo Harmônico, aí, lógico que haverá sonoridades diferentes, mas somente dentro da seqüência do CH concorda??

Vamos continuar com esse debate/aprendizado porque eu tbm to aprendendo.

Só peço que poste algo prático, como ilustração, porque o objetivo do tópico é essencialmente prático. Concordo que é legal sacar a teoria para saber o que estamos fazendo e o que está acontecendo no improviso quando utilizamos os modos. Mas é preciso dar exemplos, em termos de [b]licks construídos a partir dos modos gregos; a partir das intenções modais, para que o pessoal possa compreender.

Sinto que, o pessoal que está acompanhando o tópico está tendo certa dificuldade em compreender - outros já sabem isso de cór e salteado.

Prossigamos...

Unfeelingness
Veterano
# nov/11
· votar


up....

Caio Holder
Veterano
# nov/11 · Editado por: Caio Holder
· votar


pessoal uma duvida agora sobre escalas. exemplo a escala menor harmônica, quando tocada do grave pro agudo, executo ela normal, e do agudo pro grave, a menor natural, ex:

Am

e--------------------------------------------------------------------- ---------------
B--------------------------------------------------------------------- --------------
G--------------------------------------------------------------------- --------------
D-------------------------6--7--5------------------------------------- ------------
A--------------5--7--8-------------8--7--5---------------------------- ----------
E---5--7--8----------------------------------8--7--5------------------ ----------

A nota (6) na corda D, é da menor harmônica, e a (5) na D também, é da menor natural, então no sentido ascendente, pega a (6), e no descendente, pega a (5), é isso? entendi corretamente?

............

leo2505
Veterano
# nov/11
· votar


Eu to com uma dúvida brutal...

Se eu tenho um tom de Bm, a relativa seria D Mixolídio?

A gente compôs uma música nesse tom, porém na hora de criar um solo pra música eu estou só usando a penta, mas só penta fica muito apagado.

Unfeelingness
Veterano
# nov/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


Caio Holder

O que você está fazendo é apenas executar a Menor Harmônica. Repare que, em relação à escala menor naturla de Am7, a única mudança é que a sétima é maior e não natural.

leo2505

Eu to com uma dúvida brutal...Se eu tenho um tom de Bm, a relativa seria D Mixolídio?A gente compôs uma música nesse tom, porém na hora de criar um solo pra música eu estou só usando a penta, mas só penta fica muito apagado.

Não. D Mixolídio seria você usar a escala de G. D Mixolídio tem a sonoridade Maior com sétima e não menor. Se você está usando um D mixolídio para improsivar em Bm, então esse Bm é Frígio, já que estará usando a escala de G.

O Bm só pode ser relativa de D, mas este D não é Mixolídio, ele é Eólio.

Agora, Se o tom é Bm, você pode interpretar ele como Dórico (usa a escala de A); como Frígio (usa a escala de G) e como Eólio (usa a escala de D).

Há essas três opções para se improvisar em cima de um tom de Bm. Mas repare que, dependendo da seqüência harmônica, vc não pode ficar o tempo todo usando o mesmo Modo. Você tem que trocar ele.

A primeira coisa a se ter em conta é que, se o tom é Bm, a primeira escala que nos vem à mente, é a própria escala menor de Bm, que não é senão a escala de D, mas saindo de B, para obter-se a sonoridade menor.

Tente executar esses três modos em cima de Bm e tente perceber as diferentes sonoridades.

Abçs,

Unfeelingness
Veterano
# nov/11
· votar


Um lembrete: no Campo Harmônico da Escala Maior Natural, não podemos dizer que há uma "escala menor" e outra "maior".

Se na escala de Dó vc sai de Dó, ela fica maior. Se sai de A e chega até A, a sonoridade fica menor. Portanto, a escala é a mesma.

Idem para as pentatônicas...

Abçs

leo2505
Veterano
# nov/11
· votar


Unfeelingness
Pra mim pegar então a nota a partir do modo, eu tenho que ter o tom, por ex:

B-C-D-E-F-G-A => B=Jonio C=Dórico D=Frígio E=Lídio (F=Mixolídio)?

RennanGuitar
Veterano
# nov/11
· votar


Unfeelingness
eae cara voltei

Unfeelingness
Veterano
# nov/11
· votar


leo2505

A fórmula de Campo Harmônico é:

Cifra: C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7.5-

Análise: I7M - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm7.5-

Ou seja, a seqüência em algarismos romanos diz que, existe uma só fórmula aplicável para todos os tons seja, Bb, F#, Db, F etc.

RennanGuitar

Vlw, continue postando licks para exemplificar para a galera como funciona o Campo Harmônico e a utilização dos Modos Gregos.

Abçs,

RennanGuitar
Veterano
# nov/11
· votar


Unfeelingness
blz,eae galera 2 licks pra vcs treinarem velocidade e notas de repouso,alias,uma pequena explicação sobre notas de repouso

notas de repouso são basicamente notas que normalmente encerram um fraseado ou um compasso e geralmente sao tonica,terça e quinta,elas tambem são usadas para mudar de tom durante uma musica e são essenciais para que o som não fique estranho no final ou fora de tom.

agora um lick em B frigio com notas de aproximação(escala de G)


e--12-10-12-8----------------------------------------------
B------------10/12-11-8------------------------------------
G----------------------11-9-8-7--7-9-----------------------
D------------------------------10---10-9-7-----------------
A-----------------------------------------9-10-10-7--------
E---------------------------------------------------10-8-7~


e um lick em C Lídio com salto de corda (escala de G


e-------------------------12-14-12-------------------------
B----------------12-13--12---------------------------------
G----------------------------------------------------------
D-9-10-12-10--10------10-----------------------------------
A-----------12---------------------------------------------
E----------------------------------------------------------


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos