Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos

Autor Mensagem
Saul Morello
Veterano
# out/11 · Editado por: Saul Morello
· votar


Unfeelingness
da uma olhada na aula do cifra clu sobre como ler tablaturas,acredito que va ajudar vc!

----Edit----


ta ai o video!

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Saul Morello

"da uma olhada na aula do cifra clu sobre como ler tablaturas,acredito que va ajudar vc!"

uhauhuahuaha. Em tempo né? Faz muiiiiiito tempo mesmo que não leio tablatura.

Depois vou dar uma olhada com calma nisso aí.

Valeu!

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
Um bom livro sobre o assunto: Vicent Persichetti - "Armonía del Siglo XX", capítulo 2.

Saul Morello
Veterano
# out/11
· votar


nossa,o topico começou faland de modos gregos agora já ta falando de tecnicas,leituras de tabs e troca de informações! ta bem rico já em?

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Ken Himura

Um bom livro sobre o assunto: Vicent Persichetti - "Armonía del Siglo XX", capítulo 2.

Será que tem em pdf na internet? Vou procurar.

Valeu ken!

Saul Morello

O interessante é tivesse mais pessoas participando. Não é fácil explicar a utilização dos modos gregos, a questão da interpretação da tônica.

Sei que muitos sabem fazer isso de ouvido, mas também, os Modos Gregos servem para estudar e praticar exercícios, para memorizar sonoridades e adquirir velocidade.

Eu mesmo estou pensando em retomar uns exercícios aqui. É bom, a mão fica mais leve, a guitarra parece mais leve de tocar, e a gente executa mais facilmente escalas e licks.

Em Lá, e executando a escala de G para obter a sonoridade Dórica

e----------------------------------------5-7-8------------------------ -
B-------------------------------- 5-7-8---------------------------------
G--------------------------4-5-7-------------------------------------- -
D-------------------4-5-7--------------------------------------------- -
A------------3-5-7---------------------------------------------------
E-----3-5-7----------------------------------------------------------


Pois bem! Exercício: encontrar os outros shapes dessa escala executando-os no padrão de três notas por corda. Esse exercício tem como objetivo conhecer os shapes e as diferentes regiões do braço da guitarra.

Começou em G. Construam os demais shapes partindo da sequência do CH de G7M - Am7 (Este é o A da base sobre a qual estamos improvisando) - Bm7 - C7M - D7 - Em7 - F#m7.5-

Bons estudos.

Saul Morello
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
no CH sempre os acordes seguintes da tonica serão com 7?

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Saul Morello

no CH sempre os acordes seguintes da tonica serão com 7?

Sim e não.

Depende do Campo Harmônico. No CH da Escala Maior Natural são todos seguidos de 7 e 7M. No Menor Hamônico, idem, e no Menor Melódico, alguns têm 6 tbm.

Uma boa pergunta é: o que surgiu primeiro, o acorde ou a escala?

As notas dos acordes são retiradas da escala. Retira-se as notas principais, de acordo com a sua função específica.

A função da tônica é gerar a tonalidade da música.
A da terça é criar a sonoridade, maior ou menor, e assim por diante.

Passando a Teoria de Campo Harmônico:

I7M - IIm7 - IIIm7 - IV7M - G7 - VIm7 - VIIm7/5-

Você pode acrescentar 6as. 4as. 9as. se quiser, mas aí esse CH acima aí já não serve para improvisar em cima de tais acordes.

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
Será que tem em pdf na internet? Vou procurar.

Tem sim! Eu já achei no 4shared uma vez até!

Saul Morello
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
vlw ai pela ajuda! to aprendendo muito com o topico!

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness

meu lick 1 esta na escala de G sobre A dorico
e o segundo tbm esta na escala de G porem como G jonio com notas de aproximaçao para dar um efeito rapido,toque ele rapido e vera um sonoridade agradavel

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
cara uma pergunta,se vc sua o Am7,normalmente vc pensa nele como A menor entao vc pensa ele como eolio ou frigio certo?
Agora,certo que tenho q usar a escala de C para improvisar,minha pergunta é:
tenho q usar todos os desenhos da escala de C para imrpovisar esse Am7 OU uso apenas os desenhos de frigio e eolio para improvisar?

Rafael.Guitar.YwT
Veterano
# out/11
· votar


Ta aí uns shapes de arpejos

e----8-3--------------
B--------5------------
G----------5----------
D------------5--------
A----------------------
E----------------------

e--12-8---------------
B-------10-------------
G----------9-----------
D------------10--------
A---------------12-7--
E-----------------------

e--17-12-----------------
B--------13--------------
G-----------14-----------
D--------------14--------
A-----------------15-12-
E-------------------------

Rafael.Guitar.YwT
Veterano
# out/11 · Editado por: Rafael.Guitar.YwT
· votar


Achei uma vídeo-aula sobre Modos Gregos do Gustavo Guerra muito bom também


marcosaalcantara
Veterano
# out/11 · Editado por: marcosaalcantara
· votar


Unfeelingness
Sei que vocês estão estão la na frente em campo harmonico....mas senão for incomodo pode me responder tres perguntinhas?


1 quando eu estudei a primeira formula com meu prof, que você de deu , das tretrades no campo hamornico
C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7/5
ele me passou tudo igual menos o ultimo grau ,que ele deu como diminuto e aqui no forum também ja vi explicação com o diminuto...não entendi muito bem esse BM7/5 em vez de estar em diminuto

2 como vocês fazem para tirar arcodes em outras partes da guitar (sem usar o CAGED)e criar arpejos feitos de triades , ou tetrades , de um meio
mais facil sem aquela demora toda de fica olhando grau por grau. seria por meio de uma tabela(alem da de formaçao de arcodes)?

3 ate hoje não entendi necas de função dos acordes pulei pra campo hamonico aos tropeços ate hoje, pode me explica essas funçãos de dominante , subdominante, quais os acordes que desempenham,qual a função delas,etc?.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


marcosaalcantara
posso te responder a numero 2 e 3

a 2:as triades sao formadas por tonica,terça e quinta
um exemplo é C,E e G,essa sao as triades de Dó,isso tambem se aplica com as tetrades,mas com a setima nota a mais,que no caso de Dó seria B
e para criar arpejos e s´tocar essas notas melodicamente da maneira que voce quiser mas desde que contenha as notas corretas

a 3:seria vc pensar no campo harmonico como tonica,dominante e subdominante,e as relativas de tonica dominante e subdominante

um exemplo seria isso aqui ó :

Dó Maior:

C, Dm, Em, F, G, Am,
Temos então :
Tônica : C - A partir do 1o Grau
Dominante : G - A partir do 5o Grau
Sub Dominante : F - A partir do 4o Grau
Relativa da Tônica: Am - A partir do 6o Grau
Relativa da Sub Dominante: Dm - A partir do 2o Grau
Relativa da Dominante: Em - A partir do 3o Grau

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


marcosalcantara

1- não entendi muito bem esse BM7/5 em vez de estar em diminuto

2- como vocês fazem para tirar arcodes em outras partes da guitar (sem usar o CAGED)e criar arpejos feitos de triades , ou tetrades , de um meio mais facil sem aquela demora toda de fica olhando grau por grau. seria por meio de uma tabela(alem da de formaçao de arcodes)?

3- ate hoje não entendi necas de função dos acordes pulei pra campo hamonico aos tropeços ate hoje, pode me explica essas funçãos de dominante , subdominante, quais os acordes que desempenham,qual a função delas,etc?.


1- Olha, Marcos, o que eu tenho postado aí é o VIIm7.5- sim. Só se houve algum erro de digitação e saiu do que jeito que vc exemplificou.

2- Não cara. Os próprios acordes tal como postados na seqüência do CH, já estão nas várias regiões do braço da guitarra. Isso, lógico, partindo-se da 6a. corda. Se vc começar da 5a corda, os desenhos serão diferentes. da 4a. corda, os shapes serão outros. Idem para modos, escalas e arpejos. Isso aí é você mesmo que tem que fazer como "lição" de casa, como exercício, ou seja, você mesmo deve procurar os shapes dos acordes. Outra coisa importante é inversão de acordes. Mas isso a gente vê depois.

3- Essa aí respondo depois. Uma que não sei tudo, e outra que tenho que sair agora.

Volto logo mais,

Abçs

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
eae cara fmz ta on é
posta algo mais aew e leia minha pergunta la em cima!!!!!!!!!!!!!

marcosaalcantara
Veterano
# out/11 · Editado por: marcosaalcantara
· votar


RennanGuitar
mas voce pode me exemplificar a função de cada . tipo como eu aplicaria essa teoria de dominante etc na hora de fazer uma base harmonizada

Unfeelingness
o Rennanguitar ja explicou boa parte então quando volta so precisa me explica a mesma coisa que eu pedi pro Renan acima
ah é a outra pergunta.... eu sei acha a terça e quinta ,como é o processo de formaçao de arcodes ,dearpejos etc,só que eu nem tento forma os meus porque daria trabalho demais ir pegando nota por nota no braço da guitar, quando eu perguntei sobre a formaçao de arpejos sobre triades e de acorde em outras partes, eu quiz pergunta se nao teria um meio diferente pra acha los mais facil no braço da guitarra tanto os acordes como os arpejos RennanGuitar se vc puder ajudar com isso tabem serei muito grato
abs.
EDIT=Nao teria uma tabelinha ou desenho ,essas coisas, do braço da guitarra so com as notas de uma determinada triade de cada vez, destacada ou algo assim nao pra poupar trabalho?

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


marcosaalcantara
tem sim,é so vc decorar boa parte de shapes e escala e vc acaba memorizando o braço da guitarra como vc decorrasse um teclado de pc tendeu
um exemplo de uma funçao é vc tocar um acorde de C e imrpovisar com a penta de Am que é a relativa de C ,alguma duvida so postar,abç

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


marcosaalcantara
tem esse joga da internet que serve pra vc decorar olha só
O jogo de notas de guitarra

marcosaalcantara
Veterano
# out/11
· votar


POXA CARA VALEU =D , sim sim .... uma ultima duvida pra deixa vocês voltarem pro assunto mais evoluido, eu estudei transposiçao de tons tipo assim (estudei por shapes mas vou botar em tab)
aqui ta na penta menor de E
3 5
3 5
2 4
2 5
2 5
3 5
pra transpor para F eu so joguei uma casa a frente ja que E nao tem #
4 6
4 6
3 5
3 6
3 6
4 6

mas quando comecei a pega aula meu prof disse que envez de fazer isso pra chegar em F ,eu teria que pegar o mesmo shape de E e coloca na primeira casa, ja que, F fica na primeira casa da corda E,
mas eu não sei se ta certo, porque quando eu olho os resultados vão dar e na penta maior e nao na menor do tom procurado
ja usando o processo que eu fazia antes,quando eu vou corrigir com calculadores de escala bate certinho,e com o pessoal daqui uma vez eu perguntei e disserao que meu jeito tava certo ,mais ai surgui esse prof e me disse pra fazer do jeito que eu ja te expliquei, qual o metodo certo?ou eu entendi errado e ele ta certo?
desculpa as perguntas de leigo...mas é chato espera uma semana pra tira as duvidas com o prof
abs.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


marcosaalcantara
cara para penta menor vc pega a tonica,terça,quarta,quinta e setima
e a penta maior é tonica,segunda,terça,quinta e sexta
é isso

marcosaalcantara
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar
vlw denovo =D
abs.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


marcosaalcantara
de nads,topico é para isso mesmo
e lembrado Unfeelingness leia minha pergunta poooooooo

Unfeelingness
Veterano
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


RennanGuitar

cara uma pergunta,se vc sua o Am7,normalmente vc pensa nele como A menor entao vc pensa ele como eolio ou frigio certo?Agora,certo que tenho q usar a escala de C para improvisar,minha pergunta é:tenho q usar todos os desenhos da escala de C para imrpovisar esse Am7 OU uso apenas os desenhos de frigio e eolio para improvisar?

Nossa cara! Que confusão isso aí. Vocês não estão entendendo.

Uma coisa, é você estar em Am7 e usar a escala de C, pois, Am7 é Eólio ou Sexto Grau do CH de C. Nesse sentido, qualquer shape (shape é desenho, é isso?) que você usar, a escala vai soar somente a mesma, somente as notas é que vão mudar de lugar, mas a escala será sempre a mesma.

Não existe "desenhos de Frígio e Eólio" para improvisar. Acho que você quis dizer> "Então uso os modos Frígio e Eólio para improvisar?

E a resposta é sim! Além do Dórico. Pode usar também o Mixolídio, o Lìdio, o Lòcrio, pode usar todos cara. Tudo depende de como o modo que você tá usando vai se encaixar na harmonia, se ele vai soar bem ou vai soar estranho.

Se você está em Am7, p. exemplo para ele ser Frígio, você tem que usar a escala de Fá. Vejam como fica a sonoridade (Até agora não tínhamos falado do Frígio)

O Frígio, para além da sonoridade menor, vai ter uma sonoridade de escala cigana e flamenca, lembrando muito a sonoridade da Menor Harmônica. Aliás, vocês podem utilizar o modo Frígio, sempre que tiverem uma intenção flamenca, vejam como fica a sonoridade.

Está em Am7 (Se ele é Frígio, então uso a escala de Fá maior)

e-------------------------------------------------6-8-10-------------- ---
B----------------------------------------6-8-10----------------------- ---
G---------------------------------5-7-9------------------------------- --
D--------------------------5-7-8-------------------------------------- --
A-------------------5-7-8--------------------------------------------- --
E------------5-6-8---------------------------------------------------- --

Olhem aí. Dessa vez fiz diferente. Comecei a escala saindo do próprio Am7.

Executem aí e sintam a sonoridade flamenca, cigana, etc. Como eu já disse acima, esse modo, o Frígio, é uma alternativa ao uso da Escala Menor Harmônica.

OBS: Usem o padrão de três notas por corda, para digitação.

É isso aí gente; vamos aprender a lógica de interpretação da tônica na TCH, e sair do feijão com arroz, que é ficar o tempo todo usando o Eólio para tudo.

Até mais.

PS: Rennan, eu tinha saído. É que nunca faço logout.

Unfeelingness
Veterano
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


Olá, mais um bom tópico sobre Teoria de Campo Harmônico

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/110544/

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
bla cara agora sim esclareceu tudo oq tinha de duvida olha so minha duvida
duvida do Rennan=0 kkkkkkkkkkk
agora sim,vamos fazer com que o topico siga respondendo todos com quaisquer duvida sobre o assunto campo harmonico!!!

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
quanto a questao de licks e frases postarei daqui 1 hora pessoal

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Up?

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar

bla cara agora sim esclareceu tudo oq tinha de duvida olha so minha duvidaduvida do Rennan=0 kkkkkkkkkkkagora sim,vamos fazer com que o topico siga respondendo todos com quaisquer duvida sobre o assunto campo harmonico!!!

Ufa!! Até que enfim! huahuahuauhaaa Mas tbm, gostaria de me desculpar pq, lá atrás eu estava fazendo errado. Tipo, eu passava um A Dórico, e ao invés de dar o exemplo com a escala começando em A, eu dava o exemplo com a escala começando em G (De fato ela começa em G, mas para perceber a sonoridade ela tem que sair de A), acho que isso complicou um pouco. Mas agora parece que descomplicou.

Um A Lídio:


e-------------------------------------7-9-11---------------
B------------------------------7-9-10----------------------
G------------------------6-8-9----------------------------
D------------------6-7-9----------------------------------
A------------6-7-9----------------------------------------
E------5-7-9----------------------------------------------


Se ele é um A Lídio a escala que eu to usando é a de?

Esse tópico aqui não tem muita frescura, porque como vocês podem perceber, ele é prático, e não teórico como muitos disseram lá no começo.

Tudo isso que eu passei aí é prático. Precisa pegar o espírito da coisa, e perceber as sonoridades. Aprender enfim o que é um A Dórico, um A Frígio, ou um Mixolídio, porque cada um tem sonoridades diferentes, como vocês perceberam aí e suas aplicações seja nas composições, seja nos improvisos enriquece o som. Você sai da mesmice, e a sonoridade do teu solo fica diferente.

O Lídio tem uma sonoridade meio indefinível... ele não é muito usado. Eu mesmo uso pouco. Mas há aplicações sim. Vai da criatividade de cada um.

Depois a gente vai trabalhar com o Lócrio.

Abçs,

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos