modos gregos , modos gregos , modos gregos mais modos gregos e harmonização por cadências!

    Autor Mensagem
    ferbarper
    Veterano
    # out/12


    Bom vou falar um pouco sobre Campo harmico dos modos, é um pouco do básico do básico ,iniciante mesmo,um assunto já bastante mastigado por aquí mas espero ajudar alguém... Correções ou adicionais sempre bem vindos claro!


    1° Já sei qual modo é maior e qual modo é menor, já não basta?
    2° Como posso ultilizar o meu conhecimento em Campo Harmonico nos modos?
    3° Graus dos modos,e suas estruturas
    4° Então eu sou obrigado a aprender todos os modos em todas as tonalidades um por um?
    5° Cadências

    Embora não seja o caso da maior parte do forum (Graças a Deus!), boa partes dos guitarristas que aprendem sozinhos simplesmente descartam os estudos sobre as estruturas das escalas resumindo por não pegarem aulas , deixam a teoria esquecida.Bom...fazendo isso qualquer músico está fechando as portas para um desenvolvimento músical mais refinado e trabalhado.

    Sabe aquela escalinha que brincamos de cantar quando criança?
    DÓ RE MI FA SOL LA SI DÓ
    Sim esta mesmo que quando começamos a tocar guitarra (sem um professor ou autodidatismo) logo deixamos de lado por parecer inútil, ela é a base para seus estudos!.É Conhecida como escala natural de C (Dó) também como modo jônio de C.Enfim não vou me aprofundar no assunto por vez,póis não é o nosso tema central,como é um assunto muito simples, se ainda não conhece , use a busca.

    1° Não basta apenas saber qual modo é maior e qual modo é menor , poís cada um tem um som peculiar ''diferenciado''
    exemplo:
    1 jonio (alegre) (é um modo maior)
    2 dorico (abafado) (menor)
    3 frigio (metalico) (menor)
    4 lidio (suave) (maior)
    5 mixolidio (triste) (maior)
    6 eolio (versatil, meio triste na minha opnião) (menor)
    7 locrio (exotico) (diminuto)
    ou seja cada modo tem uma formação diferente não é só questão de maior ou menor.

    2° Seguindo essa linha de raciocinio cada modo é um jeito de Harmonizar diferente , cada modo tem seu campo harmonico própio que pode ser ultilizado atravéz de cadências (progreções),ou harmonia tonal, como por exemplo a harmonização em terças

    3° Vamos ver os modos e seus graus!

    JÔNIO : É a popular escala maior natural, quando você aprende as shapes dos modos gregos normalmente a primeira shape é este modo
    expl: modo grego de G (jônio) normalmente você vai ultilizar as mesma notas ao longo de todo o braço da guitarra só mudam as shapes
    Expl em G :
    ---5----7----8--
    ---5----7----8--
    ---4----5----7--
    ---4----5----7--
    ---3----5----7--
    ---3----5----7--
    É o restante das Shapes são as mesmas notas ,ou seja, todo o resto também serve para G maior.Ai Você se pergunta , se tudo é G maior ou seja jônio , por que eu aprendo que o restante das shapes cada uma é um modo diferente?
    SIMPLES!
    Quando você aprende O G jÔnio você também está aprendendo o A Dorico ,o B Frigio , o C Lídio, o D mixiolidio , o E eolio e o F# locrio ,são as mesmas notas simplesmento porque já que você começou pelo Jônio de G foi seguindo o campo Harmonico de G maior (jônio): G Am Bm C D Em F#° cada um sendo um modo visto na mesma ordem da tabela de modos dada acima,ou seja, respondendo a pergunta ''4'' você não precisa decorar todos os sete modos um por um em cada tonalidade basta pegar as sete Shapes de um tom começando Pelo jônio e ir transpondo os tons a cada tom que for pego.Cada vez que você terminar de aprender uma tonalidade em um modo você estará aprendendo mais seis tons em outros seis modos diferentes

    Bem vamos as estruturas

    Jônio(expl em C):

    Tríades
    I IIm IIIm IV V VIm VII°
    C Dm Em F G Am B°

    Tétrades
    I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)
    C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)

    Dorio (expl em D):

    Tríades
    Im IIm bIII IV Vm VI° bVII
    Dm Em F G Am B° C

    Tétrades

    Im7 IIm7 bIII7M IV7 Vm7 VIm7(b5) bVII7M
    Dm7 Em7 F7M G Am7 Bm7(b5) C7M

    Frigio (expl em E):

    Tríades
    Im bII bIII IVm V° bVI bVIIm
    Em F G Am B° C Dm

    Tétrades
    Im7 bII7M bIII7 IVm7 Vm7(b5) bVI7M bVIIm7
    Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5) C7M Dm7

    Lidio (expl em F):

    Tríades
    I II IIIm #IV° V VIm VIIm
    F G Am B° C Dm Em

    Tétrades
    I7M II7 IIIm7 #IVm7(b5) V7M VIm7 VIIm7
    F7M G7 Am7 Bm7(b5) C7M Dm7 Em7

    Mixolidio (expl em G) :

    Tríades
    I IIm III° IV Vm VIm bVII
    G Am B° C Dm Em F

    Tétrades
    I7 IIm7 IIIm7(b5) IV7M Vm7 VIm7 bVII7M
    G7 Am7 Bm7(b5) C7M Dm7 Em7 F7M


    Eolio (expl em A):


    Tríades
    Im II° bIII IVm Vm bVI bVII
    Am B° C Dm Em F G

    Tétrades
    Im7 IIm7(b5) bIII7M IVm7 Vm7 bVI7M bVII7
    Am Bm7(b5) C7M Dm7 Em7 F7M G7

    Locrio (expl em B)

    Tríades
    I° bII bIIIm IVm bV bVI bVIIm
    B° C Dm Em F G Am

    Tétrades
    Im7(b5) bII7M bIIIm7 IVm7 bV7M bVI7 bVIIm7
    Bm7(b5) C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7


    Cada modo tem um nota que define seu som melhor

    Dadas estas notas em tríades são:
    Jônio : não tem
    Dorio : VI
    Frigio : bII
    Lidio : IV#
    Mixolidio : bVII
    Eolio : bVI
    Locrio :bVII bVI

    E cada modo tem uma ou mais notas que devem ser evitadas na hora de cadênciar (algumas até entre as que foram dadas acima) mas isso eu deixo com vocês.

    Para tetrádes é só você passar para tetráde o grau de acordo com a estrutuda do modo

    Concluindo esta parte de estrutura dos modos, em cada modo dá para você criar um campo harmonico diferente e com isso ter mais possibilidades de harmonias diferentes , saindo do obvio.


    5 Cadências : Um assunto que pode te ajudar bastante na criação tanto de riffs como de bases convencionais, nas cadências as notas de cada campo harmonico são divididas em funções : tônica, supertônica , mediante , subdominante , dominante , superdominante e sensível.
    A tônica dá uma sensação de repouso ou começo ,ou seja, cai tanto no começo como no final.
    A subdominate leva a tônica para dominate, esta por sua vez tem um som que se completa com a tônica de novo , fechando assim um ciclo.
    colocando essas funções em ordem em cada ''campo'' ficaria assim por exemplo :

    Tônicas : I , VI e III grau
    subdominante : IV, II graus
    Dominante :V , VII graus

    Mas há pessoas que encinam com o VI grau além de tônico,também como subdominante
    e o III grau além de Tônico,também como dominante ficando assim :

    Tônicas : I , VI e III grau
    subdominante : IV, II , VI graus
    Dominante :V , VII , III graus

    Cada grau tem sua intensidade , os primeiros acordes de cada função são os mais fortes da função,os segundos os médios , e os terceiros os fracos, te dando assim a possibilidade de escolher a intensidade que começa , prepara ou resolve.
    A formula citada um pouco acima (tônica + subdominante + dominante) não é uma regra , você pode por exemplo cadenciar subdominante + dominante + subdominate + dominate + tônica (usando graus diferentes)...entre outras variações , apartir daí cocluimos que há varios tipos de cadências como :

    a)Cadência autêntica ou perfeita:
    Vai do grau dominante para o tônico ou do subdominante para o tônico , dando sensação de termino.

    b)Meia cadência:
    Vai do grau subdominante ou do tônico para o dominante dando sensação de continuidade.

    c)Cadencia deceptiva:
    É quando vai do dominante para qualquer grau que não seja a tônica, evitando assim a sensação de conclusão.

    d)Cadência modulante (minha preferida) :
    É quando aparece o quinto grau de outra tonalidade ,tipo se cadênciamos uma musica (que não esteja no campo harmonico de c) até chegar em C , apartir daí começamos a Cadênciar ela em G póis é o V grau de C , normalmente se pega o quinto grau do quinto grau ,ou seja, como se C ,antes de ir para G, ja fosse o quinto grau da primeira cadênciação feita no nosso exemplo.


    Algumas cadências:

    I - IV - V

    II - V - I

    I - V - VI - IV

    I - VI - IV - V


    Espero ter ajudado e desculpa alguns erros ortográficos e de acentuação, se tiver algo da explicação errado,espero que alguém me corrija por favor ,foi tudo escrito 1 minutinho antes da criação do tópico,só tive tempo para organisar,sem correção...,uffa cansei.Bom por hoje meu texto fica por aquí,abraços.

    GabrielBarbosa
    Veterano
    # out/12
    · votar


    marcando pra ler dps :)

    ALF is back
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ferbarper
    ainda nao li tudo cara, mas muito boa iniciativa! vai ajudar mta gente! posta alguma coisa aqui pra eu te positivar! nao da pra positivar o primeiro post! rs
    abç

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Po, li, vou ler de novo, tem bastante informação ai.
    ferbarper
    Belo tópico champs!

    ferbarper
    Veterano
    # out/12
    · votar


    cafe_com_leite
    ALF is back
    Obrigado , reunir as minhas maiores dúvidas quando estudava este assunto e postei ai.

    guimezza
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ótimo tópico, simples e com bastante inform.

    ferbarper
    Veterano
    # out/12
    · votar


    guimezza
    Valeu, espero ajudar muita gente.

    cristal26
    Veterano
    # out/12 · Editado por: cristal26
    · votar


    Tríades
    Im IIm bIII IV Vm VI° bVII
    Dm Em F G Am B° C


    porque se coloca este "b"?

    ALF is back
    Veterano
    # out/12
    · votar


    cristal26
    bemol cara...terça bemol = terça menor

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ferbarper
    Aee mano, ta muito bom, só alguns detalhes. O mixolidio tem VII, e não VIIb, Existe sétima menor, sétima e sétima maior, lembre-se disso.

    O Lócrio é um modo MEIO diminuto e não diminuto. Nem todas as duas notas são "para trás".

    O lance dos modos é usar as notas características, as vezes não é nem necessário saber quais são os shapes, mas sim, saber onde está cada nota do braço, saber onde se encontra a IV# do lídio e por ai vai.

    Para saber uma cadencia de um modo, começe por ele por exemplo G mixolídio


    G-A-B-C-D-E-F

    as tríades seriam

    G-Am-B°(meio dim)-C-Dm-Em-F

    pegue os graus I-IV-V partindo do SOL, ou seja ele sendo o I
    Ficaria assim:

    G-C-Dm

    Para fazer uma base com intenção de determinado modo, você coloca o baixo da tonica do modo nos acordes, ficando assim

    G-C/G-Dm/G

    Isso funciona com todos os modos, mas lembrem que cada modo terá sua progressão e a tonalidade influencia nisso, a progressão com os acordes I-IV-V de um lidio terá tríades diferentes das que tem em um mixolídio, um F lídio ficaria assim

    F- B°/F-C/F

    Reparem que os acordes mudaram, portanto, a cadencia muda.


    Curiosidade: O Steve Vai é um cara que usa lídio aos montes, para quem se interessar, procure no licklibrary uma aula do estilo dele, está em E lídio, muito legal, é com o Andy James

    Procure sons de determinados modos, veja com uma importancia maior o Mixolidio, acorde dominante (maior com 7) são muito importantes, neles você pode tocar diversas coisas, sendo uma delas o próprio mixolidio, porém , para dar um som de mixolidio, as pentas de dórico e lócrio do proprio tom funcionam, se o tom fosse G mixo se poderia usar D dórico, B lócrio e o próprio G mixolídio


    Espero ter complementado um pouco mais, abraço

    cristal26
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ALF is back
    ah valeu, não sabia que os graus representavam intervalos com relação a tonica!

    ferbarper
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Filippo14
    Bom cara como eu disse , eu escrevi tudo na correria não deu tempo de corrigir, mas tinham algumas coisas que meus profs ensinaram errado mesmo. Gostei da continuação que você deu no assunto! excelente contribuição.

    linuxer
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Qual o modo mais ultilizado em thrash metal?

    slipknotcr7
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    acho que é o eolio e o dórico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a modos gregos , modos gregos , modos gregos mais modos gregos e harmonização por cadências!