Primeiro projeto - Guitarra stratocaster ainda desconhecida

Autor Mensagem
slow134
Veterano
# ago/11
· votar


hahahahahahahaha
essa história toda me lembrou essa:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/266403/

fconde77
Veterano
# ago/11 · Editado por: fconde77
· votar


É impressão minha ou tem um prego no braço

Foto do provável crime

herikguitar
Veterano
# ago/11
· votar


Buja

Você postou as fotos do lixamento lá, acho que demorou "séculos" pra tirar toda aquela tinta né?! Vi também a foto do pré - modelo que você montou no programa pra ser futuramente sua Guitarra. Ficou legal no programa, mas vamos ver se vai ficar legal quando você fizer tudo aquilo.

Você falou que queria dar umas cortadas para aproximar mais o design dela para uma Strato. Minha opinião é outra: Você falou no início dessa "novela" que queria ela com uma aparência mais Vintage, então eu deixaria ela assim mesmo. Seria uma Strato considerada exótica que ninguém teria - além de você - e ia ficar muito legal.

Sugestão de Esquema Elétrico: Vi que ela tem 3 Knobs, então eu tenho uma leve e humilde sugestão: Coloca dois captadores mesmo só que bota: Um Blade Pickup ou um Single e um Humbucker, então ficaria: 1 Controle de Volume Geral e 2 de Tone ou 2 Controles de Volume e 1 Controle Geral de Tone.

Mas peraí, acabei de ter uma idéia melhor: Coloca 2 Singles e um Humbucker, coloca um Knob de Volume Geral e um Knob de Tone Geral, daí o outro furinho que sobrar, você aumenta e coloca uma Chavinha Seletora de Captadores. Ficaria bem legal.

Sugestão para a Ponte:
Vi na montagem da Guitarra pelo programa que você elaborou uma Ponte semelhante aquelas Standard Tremolo padrão das Strato, só que excluindo a Alavanca (esqueci o nome dessa ponte agora, hehe), Gostei bastante, ficaria muito legal até, se foi isso mesmo que você quis, vai em frente que fica irado. E a cor da ponte no Programa é Dourada, ficou show tbm, bota assim mesmo.

É, qualquer dúvida sobre isso que eu falei é só perguntar, vou ver se sei e vou responder.

Abraço e Boa Sorte!

Buja
Veterano
# ago/11 · Editado por: Buja
· votar


fconde77
exatamente...tem 2 pregos kkkk....achei q a escala era colada....mas o braço nao tem evidencia de cola...e sim de pregos....cabuloso ne????

edit: o cara nao tem a escala....entao so outro braço....e pelas perguntas q fiz a ele deduzi q a escala era em maple (ou qq outra madeira clara, tipo caixote de sacolao kkkkk)

herikguitar
ae velho...valeu pelas sugestoes....mas nao tava pensando em fazer mais um furo pra botar esses caps nao....pelas fotos vc pode ver q so tem 2 furos de cap...um no braço e outro no meio....
e 3 furos para knobs...(fora o jack, q é do lado de um knob)
Entao:

Ideia 1 - Tava pensando em botar 2 singles la mesmo....uma tone pra cada um e um volume geral....e como nao tem esquema pra chave seletora, fica sem chave mesmo kkkk....tipo os dois caps ligados......e os tones fariam as mudancas de timbre

Ideia 2 - Um single no braço e um minihumbucker no meio. Um volume pra cada cap e um tone para o single. O single seria o mais versatil ali, teria seu tone e seu volume, tendo um som gordo, e se o tone ficar todo aberto, um agudo/medio (digamos assim)
O mini-humbucker seria o cap de timbre mais pesadinho. Sem tone, ficaria agudo mesmo e aceitaria uma distorcaozinha leve.


Resumindo, nada com nada ne, sei la.....nao vo investir muito na guita nao. Tem 70% de chance de virar peça de arte kkkkk.

ps: pra lixar akilo com espatula foi phoda viu....kkkk

fconde77
Veterano
# ago/11
· votar


Comprar outro braço e jogar $ fora, é "menos pior" vc colar uma escala nova(use cola de madeira e grampos pra apertar, se não tiver grampos suficientes pode usar garrote ou tiras de câmara de ar e enrolar apertado pra fixar legal e deixe por 48h pra cola secar) , tenta utilizar Imbuia, Pau Ferro (dificil conseguir), Macacauba, Freijó ou Cedro... uma madeira dura de preferência, essa é parte fácil, pq depois vc vai ter que medir e colocar os trastes.. rsrsrs.. Resumindo: Tá fudido!!!
A não ser que vc deixe o braço sem trastes (Fretless) como essa aqui.

A ponte desalinhada é tranquilo, vc pode tapar os buracos com palito de madeira e cola e acertar a furação depois.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


fconde77
resumindo.....to fudido =(
vo ver se acho um braço baratinho em bazar de instrumento velho ou no mercado livre mesmo.....ééééé complicado
senao posso comprar um guita velha de uns 100 conto e mexer nas 2 ne....e ai a brincadeira começa kkkk

fconde77
Veterano
# ago/11 · Editado por: fconde77
· votar


Buja

senao posso comprar um guita velha de uns 100 conto e mexer nas 2 ne....e ai a brincadeira começa kkkk

Traduzindo: "Senão, posso gastar $ com outra porcaria sem solução e ficar com 2 tralhas sem serventia em casa... e ai depois da burrada deita eu sento e choro"

Quer bricar... vai brincar de Jimi Hendrix que vc tem a guitarra perfeita!

Melhor, vc gosta de churrasco? transforma o corpo numa tábua de carne!
O Braço vc taca fogo mesmo.

Ant--
Veterano
# ago/11
· votar


Buja

Muita gente já falou, mas vou reforçar o coro:
NÃO VALE A PENA!
Se fosse algo original, com procedência (de marca ruim ou não, mas algo relíquia) aí sim, seria legal deixar "tocável" e pendurar numa parede como atração. Mas sendo uma gambiarra sem origem, que parece até ter sido feita pelo aspirante a marceneiro desempregado, "sarta fora". Hehe
Quer brincar de construir guitarra? Compre um kit baratinho ou partes já prontas no ML.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


fconde77
Ant--
valeu velhos..hehehe..vo fazer o seguinte entao...sem gastar grana. vo deixar ela do jeito que der. Ao inves de mandar dourar, eu mesmo vo comprar tinta dourada e descer o spray no hardware. Caps serao esses mesmos, nada de caps novos. Pintura, so com anilina, e talvez nem venha a calhar. Será no verniz mesmo. Braco? Vo procurar uma escala velha por ai, quem procura sempre acha, hehehe.
E assim vai. Se fizeram gambiarra com ela, eu tb tenho o direito de fazer ne...........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pelo menos vale o aprendizado, mesmo que tosco.

Uma coisa é certa. Agora eu to vendo que trabalho de luthier é complicado velho. Os caras cobram caro, mas quando entram portas adentro vc nao sabe o que fazem la. Trabalham duro.
So pra tirar essa tinta sozinho ja foi um trabalho do kão!!!

Mas valeu a ajuda ai, serio mesmo, se nao fosse pelos palpites de voces, eu ja tinha feito mais merda


o/

fconde77
Veterano
# ago/11
· votar


Pois é.... eu fui até malvado com vc quanto a remoção da tinta... esqueci de um produto quimico porreta...PINTOFF

http://colunistas.ig.com.br/dicasdaarquiteta/2009/02/11/remocao-de-tin ta-na-madeira/

Como ainda faltam as laterais e a parte de traz espero que ajude.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


fconde77
ahhh valeu cara...eu tinha ouvido falar de um tal de decapador....mas isso ja ajuda d+...é bom saber


aki, vc sabe alguma coisa sobre selador...eu vi que pra envernizar precisa usar isso antes....mas o que é???

Quando eu tava lixando a tinta eu percebi q abaixo dacamada grossa de tinta amarela, tinha uma especia de tinta branca, parecendo com uma fina camada de gesso (isso que parece hehe)
Seria isso o selador??? Que foi passado antes dakela tinta horrorivel ???

Qualquer informação é bem vinda. Valeu


o/

fconde77
Veterano
# ago/11
· votar


Não, a seladora é incolor... essa tinta branca pode ser uma cor anterior ou uma tinta velha (sobra) que usaram pra ver se a base tinha algum defeito (marca de lixa e etc)
Pra aplicar o ideal e passar primeira camada bem diluída, pra espalhar bem..

http://www.comopintar.com.br/seladora-de-madeira

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


fconde77
valeu velho...bom saber....aki em casa tem aguarrás de sobra...eu ia mandar a ver na madeira hehehe

fconde77
Veterano
# ago/11
· votar


tu é louco...

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


amgios...depóis de dar uma procurada...achei o tipo de coisa q eu pretendo fazer nessa guitarra velha aki...mas ainda nao sei como fazer

olhem so o video....é um baixo...normal...mas a cor do baixo é o que me chamou a atencao:


Estao vendo? ele é amarelo, porem na cor da madeira. Sei la como é isso. Mas é exatamente isso que eu quero fazer na guitarra.
Alguem tem alguma ideia de como fazer isso ????

fconde77
Veterano
# ago/11 · Editado por: fconde77
· votar


Vai ser muito difícil,quase impossível, pq a madeira da sua guitarra é escura. A solução para ter um resultado como esse seria colar uma laminado de uma madeira clara, acho que "marupá" daria um resultado parecido.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


fconde77
o cara quando conhece é outra coisa ne o/
esse tal de marupá é dificil de achar???? caro ??? consigo achar facil em um marceneiro e pedir pro cara cortar??? Ou so com luthier mesmo ???

valeu velho...desculpa a enxorada de perguntas ae.

fconde77
Veterano
# ago/11
· votar


Não sei o preço, mas em lojas de madeira vc encontra.

Falei no Marupá por ser uma madeira tonal clara(A Tagima usa, ou usava, pra confecção do corpo), mas outra madeira clara pode atender a necessidade.

Os laminados de madeira ou folheados de madeira, são finas folhas de madeira usadas para acabamento de bordas e revestimento de superfícies, não confunda com compensado.

A plicação é simples, passe cola no corpo da guitarra, coloque o laminado por cima e pronto... durante a secagem coloque um peso pra grudar bem.
Depois de seco vc pode cortar no formato da guitarra ou tentar dobrar pra fazer os contornos.
Pra dobrar o Laminado o ideal que que use água, de preferência quente, pra amolecer as fibras e dobrar com mais facilidade, sendo que nesse formato de "Strato" cheio de curvas e recortes acho melhor aplicar em 3 partes:
Tampo, verso e lateral, cuidando pra que fique com os veios alinhados uns com os outros pra caso tente fazer as laterais não fique destoando do acabamento.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


fconde77
q legal cara...valeu pela explicacao...vo correr atras de descobrir como colocar isso. O revolver de tinta eu ja achei emprestado com um amigo meu aki. E agora so falta o pintoff no resto hehe

Ainda to preocupado com o que vo fazer com a escala, mas se eu achar pelo menos uma madeira de escala, ja com as marcacoes, porem com trastes fudidos, entao eu compro um joguinho de trastes novos e coloco no lugar. Dificil mesmo é fazer o raio da escala e calcular a aposicao de cada traste....Com isso feio o resto é mole


valeu

fconde77
Veterano
# ago/11
· votar


Pra medir a posição dos trastes vi uma vez um site que faz os cálculos necessários, o raio vai ser o mesmo da ponte e isso vc pode tirar como base.

O Pintoff vc pode levar a uma oficina de pintura automotiva que eles devem ter e podem fazer pra vc baratinho, ou então leva o corpo a uma carpintaria que eles lixam pra vc rapidinho.

vitor_antunes
Veterano
# ago/11
· votar


Samuel Silvino
cara, a guitarra q eu toco em casa é uma tonante, e advinha! esta escrito FINDER.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
acho q o cara q fez teve preguiça de terminar o E

Buja
5 - Captadores. Nunca vi nada igual na minha vida. Deve ser singles do milenio passado.

pouco mais de 10 anos atras? ¬¬'

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


vitor_antunes
É isso mesmo, eles COPIAVAM descaradamente a Fender, kkkk




Gente: Para esclarecer as pessoas que me jogaram pedra quando eu falei que tonante era Melhor que: Tagima, Condor e etc. eu me referia à:

Tagima: Eu m e referia à Memphis, minhas desculpas

Tagima Special: Ela mesmo porque eles pegam pedaços de Maple, Marupá, Basswood, etc. colam colocam uma folha de Alder e dizem que é um corpo completo de Alder.

Condor: RX-10

E tudo que eu disse sobre as origens da Tonante são verdadeiras. U_U

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


vitor_antunes
caps a mais de 30 anos atras kkkkkk....super extra vintage

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
Tem como tirar novas fotos?

Queremos ver o projeto! \O/ Por Favor!

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Samuel Silvino
hehe...tem sim cara...daki a poko eu tiro mais....acabei de lixar ela todinha na mao
agora to procurando no ML ou qq lugar q seja o braco ou escala em maple mais barata que eu conseguir

E hoje ainda, se eu achar aberto, vou ver uma madeireira onde tem essas folhas de marupá clara pra comprar. Pretendo colocar só na parte da frente do corpo. E depois fazer um esquema tipo esse aki.
Duas linhas de outra madeira mais escura, Pode ser ebano ($$$$$) ou outra coisa mais escura. Olha so

Baixo Cort. Meu deus do céu =D

Será q tem como achar uma madeira vermelha assim???

vitor_antunes
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
caps a mais de 30 anos atras kkkkkk....super extra vintage

kkk é q o estamos em 2011 e a um pouco mais de 11 anos atras era o milenio passado, kkkk
esse caps devem ser da época q só se tocava com aláude,kkk

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


vitor_antunes
primeiro inventaram esses caps....depois a harpa hehe

o/

GuiEntwistle
Veterano
# ago/11
· votar


atualiza o topico plz ):

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


GuiEntwistle
opa...é mesmo...vo tirar umas foto hoje la sem falta.....
eu so lixei ela ate agora....mas liei por completo tb hehe
negocio é q ando meio garrado...e so vou pegar na guita pra continuar a mexer so na quinta ou sexta feira
mas final de semana é full time

queria saber o proximo passo agora....ja lixei toda....devo correr atras de mexer com o braco agora ne...arranjar uma escala clara pra colocar ou entao procurar a folha de marupá pra botar nela....pra dar o amarelado

o/

GuiEntwistle
Veterano
# ago/11
· votar


opa...é mesmo...vo tirar umas foto hoje la sem falta.....
sem falta
sem falta
sem falta
sem falta
sem falta
sem falta
sem falta
sem falta
sem falta
sem falta
sem falta

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Primeiro projeto - Guitarra stratocaster ainda desconhecida