Primeiro projeto - Guitarra stratocaster ainda desconhecida

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# ago/11


E ai galera,

Eu aqui mais uma vez, dessa vez pedindo uma ajuda grandona mesmo. Sem a galera aki do forum acho q vai ser impossivel hehe

Seguinte: um amigo meu veio aki em casa ontem, tocou uma guitarrinha de light aki, e me disse q tinha uma guitarra na casa dele, q tinha pelo menos uns 30 anos de vida, e que estava toda arrebentada, nao servia pra nada.
Como eu venho ha um tempinho procurando uma oportunidade de brincar de luthier, pensei, pow, tras logo essa guita pra ca.

Aqui esta a guita:
A Guitarra mais estranha que já vi na vida
Que trem feio
cruz credooooo

Estão vendo? Estou lotado de duvidas e sem ideia nenhuma do que fazer com isso.

1 - É uma strato totalmente desconhecida, nao tem nada no headstock, nao tem numero de serie, nao tem nada impresso na plaquinha q parafusa o braco no corpo, enfim nao tem nada q identifique.
Nada no headstock a nao ser adesivos
Nada na plaquinha que identifique alguma coisa
Nada atras do headstock
Nada em lugar nenhum

2 - Está sem a escala. O cara disse que a escala era colada, mas pelas fotos espero que vejam que tem pregos no braço, e nenhum vestigio de cola, pelo menos foi o que eu vi. Diz o cara que tem a escala na casa dele, mas tem que procurar (deve ta toda roida de cupins ¬¬)
Nao tem escala
No frets !!!

3 - Nao tem entrada pra tensor, procurei e nao achei. Pra mim nao existe regulagem pra ela, ou é feita somente retirando o braco da guitarra.
Nao tem tensor

4 - A ponte. Nao é tremolo padrao, é uma ponte fixa nao sei qual. As cordas nem entram por tras da guitarra, entram na ponte mesmo, pela frente.
Ponte esquisita
Ponte ???
Nao sei o que é isso
Cabuloso !!!!!!!!!!!



5 - Captadores. Nunca vi nada igual na minha vida. Deve ser singles do milenio passado. Mas por ser somente 2, pode ser humbucker. Ou pode ser somente enfeite ne.
Captadores, com o metal até já gasto pelo tempo

6 - Parte eletrica. Diz ele que está normal, e ele é tecnico em eletronica, portanto, nem discuti. Ele garantiu, com certeza absoluta q a parte eletrica toda está ok. E de fato mesmo, pelo menos nao tem fio nenhum solto la dentro.
Mas a guitarra tem 3 pots de regulagem, e NAO tem chave seletora (quase cai de costas quando notei isso, parece coisa de contra-baixo).
As tres chaves, deduzi, que seriam um tone pra cada captador e um volume geral, ou, o contrario, um tone geral, e 2 pots de volume, um pra cada captador. O quarto treco ali é o jack de saida.

Parte eletrica estranhamente normal
3 imãs
3 knobs que nao sei pra que serve e um jack de saida
Controles



7 - Pintura. Tenho certeza q foi pintada com pincel comum, porque o acabamento é da idade das pedras, um amarelo, palha, pastel terrivel, cor de massa de bolo.
Alem do que tem algo muito estranho na pintura da parte de tras do corpo.
Tem uma parte mais clarinha aki que simula certinho o lugar onde fica os captadores e a ponte. Será que a madeira ali é mais fina, ou essa guitarra ja foi canhota ??? hehehe, vai saber.
Reparem:

Pintura de tras
Pintura traseira
Parte da frente, lotada de adesivos


Entao, desculpem por minhas fotos tremidas, minha maquina nao é das melhores, e eu devo ter mal de parkinson ainda pq so fico tremendo na hora de tirar as fotos.

Galera me ajuda aki, o que eu faço com isso, queria fazer uma relic qualquer, deixar ela branca ou vermelha a la mark knopfler sabe, sunburst nao, é complicado d+.
Nao sei nem por onde comecar, mas me deem pelo menos um ponta-pe inicial. O restante vou achando nas buscas, e vou caminhando com esse projeto neste topico. Pretendo terminar tudo nesse topico mesmo.

Nao pretendo levar em luthier, mas os motivos sao simples.
Pra fazer esse emaranhado de paus virar guitarra, o preco será bem salgadinho, justo, mas salgado. E pelo que aparenta essa guitarra ta longe de ser uma fender, portanto,acho que nao vale.
Depois, quero brincar de luthier. Nao precisa ficar uma puta guitarra, mas quero aprender tudo que eu puder em cima disso.

Venham theblackstrat, Digosambora, que amam relicar seus brinquedos, e nossos ilustres luthiers daqui, se nao for pedir d+, me deem uma mao aqui!

A ajuda de qualquer uma será bem vinda, e valeu por acompanhar esse projeto comigo.

Abracos.

o/

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


Hahaha!
Sabe...sem zueira, acho que essa guitarra é uma tonante.
Mano, vale muito a pena investir nela, ainda mais por ter a madeira bem seca, ser vintage, até me imagino com ela ia ser demais , os caras aqui do forum falam que ela é realmente A PIOR DE TODAS AS GUITARRAS, mais vai por mim mano, essas guitarras tonantes dá pau em muita Condor, Tagima (Ainda mais as "Special", que não tem nada de especial).

Se você reformar ela ela vai ficar maneirona, vai na fé! =)

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


É uma strato totalmente desconhecida.

Tudo indica que seja uma Tonante, e as Tonantes imitam as Jazzmaster e Jaguar da Fender, que até se não me engano nos anos 80 a tonante fez uma "replica" nada bem feita da Jazzmaster com o logotipo "Finder" isto mesmo "FINDER".
kkkk's

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Samuel Silvino
valeu velho...tb pensei nessa possibilidade de ser uma tonantona, mas vamos ver no que da ne...tonante ou nao acho q da pra "operar um milagre" nela kkkkk

eu juro, se eu soubesse o que ela é, mesmo que fosse tonante eu nao esconderia hehe. Nao falei pq realmente nao sei o que é.

guizimm
Veterano
# ago/11
· votar


mais vai por mim mano, essas guitarras tonantes dá pau em muita Condor, Tagima
essa eh nova

theblackstrat
Veterano
# ago/11
· votar


sem tensor deve ser tonante..

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


theblackstrat
opa apareceu o relicador profissional...e ae velho
tem salvacao isso dai ???

ogner
Veterano
# ago/11
· votar


Mano, vale muito a pena investir nela, ainda mais por ter a madeira bem seca, ser vintage, até me imagino com ela ia ser demais , os caras aqui do forum falam que ela é realmente A PIOR DE TODAS AS GUITARRAS, mais vai por mim mano, essas guitarras tonantes dá pau em muita Condor, Tagima (Ainda mais as "Special", que não tem nada de especial).


mééél deus.Por jimmi...

Torço pra vc ter sido ironico...

¬¬

daniel_guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Ou é tonante ou jennifer...

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
Dizem que, uma Tonante uma vez afinada jamais se desafinará, pena que ninguém nunca consegiu afinar uma, kkkk zueira.

Mais se ela realmente tiver 30 anos...mano, cê tem o céu na mão.

Minha opnião:

1- Lixar toda: Pintar por conta propria, eu apostaria em Sunburst 2-color, que consiste em bordas pretas, e o centro como um amarelo velho "Vintage".

2- Colocar uma ponte Tremulo ou Floyd Rose (vai do seu gosto, eu iria de tremulo Condor: 90,00)

3- Trocar captadores por Kent Amstrong, Singles ou Humbucking's, hiper custoxbeneficio (50,00 cada, tem o KIT com escudo montado por 150,00)

4- Trocaria o braço, apesar dele ter a madeira muito bem seca, não vale a pena seria muito caro para: trastes de qualidade, colocação de trastes, sem contar que o braço ficaria todo deformado já que não tem escala, em um luthier vc com um braço com HeadStock Fender estilo 70's já que ela é meio "Gordinha" acho que cairia bem.

É isso aê acho que vc tem uma coisa bem legal em mãos, vc irá cumular experiencia, terá uma guitarra toda reformada por você mesmo, será bem legal pra você! Boa Sorte!

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


guizimm
ogner

KKKKK's Não gente, pera aêê!
Vocês já tocaram em Tonante? Em uma "Normal" pelo menos?

slow134
Veterano
# ago/11
· votar


ACHEEEIIII!!!!!:


http://img143.imageshack.us/img143/6646/tonantechimbinhald6.jpg

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Samuel Silvino
eu tinha um violao tonante que comprei novo ha 13 anos atras, fiquei com ele até semana passada quando dei ele de presente pra um colega meu do rj. Foi-se imbora hehe. Tambem se nao fosse eu ia ficar arrumando desculpa esfarrapada pra mim mesmo pra nao comprar outro violao logo, com urgencia hehe.


Ahh e sobre as dicas, valeu mesmo, queria mesmo saber qual o primeiro passo a fazer com ela. Sobre os caps, pretendo primeiro saber se sao de qualidade mesmo, sao vintage e tudo, ou nao passam de imas desregulados. Gostei do estilo deles. E tava pensando na guitarra sem escudo mesmo, tipo uma superstrato, sei la o que penso tb. Mas a ponte eu ia trocar (ela é o q me faz mais pensar q é uma tonante, NUNCA na minha vida vi uma ponte igual a essa)

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


slow134
kkkkk's
Que paia mano...kkk's
Só pq ele é um otimo guitarrista? (Agora sim fui ironico, kkkk's)

Spect
Veterano
# ago/11
· votar


Samuel Silvino
Mano, vale muito a pena investir nela, ainda mais por ter a madeira bem seca, ser vintage, até me imagino com ela ia ser demais

Cara, espero que você tenha falado isso de brincadeira.

Madeira e construção ruins continuam ruins independente do tempo.

E não é só por ser antiga que é "vintage". Esse termo geralmente é usado para instrumentos mais raros, e, principalmente, bem conservados.

Sobre o tópico, sinceramente, não acho que valha apena investir nisso. Se quiser brincar de luthier, até vai, mas não acho que é muito racional botar dinheiro em cima dela.

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
Pior, nem eu, é estranha demais mano..kkk's Vaide de Floyd Rose ou Tremulo? mais Floyd vc tem que abrir o buraco ainda né...=\
Mais os captadores são CustoXBeneficio, se você tem um dinheirinho a mais, compra uns Fender Texas que eu realmente recomendo ainda mais porque são estilo vintage. Se encaixaria perfeitamente nessa guitarra.

Já contei que tenho uma queda por instrumentos Vintage? A Virginia de 1957 do Eric Johnson, eu já pensei em invadir a casa dele de noite e pegar, kkkk's

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Spect
nem digo botar muita grana nao cara, tanto pq tb acho q a guitarra nao vale. Mas queria saber o q posso fazer pra brincar de luthier com ela, ao inves de turbinar entende.
Tipo, lixar o corpo com lixa sei la das quantas, pintar com X demaos da tinta Y, comprar uma escala em maple pra botar ali (colar com nao sei qual cola), nas ferragens nao sei como faz pra re-cromar sabe, nem sei se tem jeito.
alguma coisa do tipo, algo que de pra pensar em fazer com ela, nao necessariamente tornar ela uma deusa do som, mas tornar pelo menos visualmente elegante fraga....kkkkkk

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


Spect
Você realmente não entendeu meu ponto de vista. =\
Não digo que é porque é velha que "ficou" boa, mais as madeiras das Tonantes de 1980 por ai, eram em peça unica de otima qualidade importadas de Portugal, Espanha e India, vc sabia que esses paises são os que tem as melhores madeiras? Que são importadas para Gibson, Squier's Modified, Fender.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Samuel Silvino
queda, queda por vintage eu nao tenho assim nao hehehe
mas pra nao falar q nunca quis ter uma vintagezona, imagina fazer uma estilo jimi hendrix hein, ou akelas john mayer toda queimada, akilo sim me agrada e muito

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


isso daki ohhh q doidera....será q essa guita fica parecida

Relic doido

AndersonMatos
Veterano
# ago/11
· votar


Só pq ele é um otimo guitarrista? (Agora sim fui ironico, kkkk's)

Então tu é o que?Porque melhor que você ele toca...

Spect
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
nem digo botar muita grana nao cara, tanto pq tb acho q a guitarra nao vale. Mas queria saber o q posso fazer pra brincar de luthier com ela, ao inves de turbinar entende.

No caso seria simplesmente colocar ela para funcionar mesmo, porém esse braço já inviabiliza isso sem algum investimento, seja fazendo um novo ou consertando esse.

Samuel Silvino
Você realmente não entendeu meu ponto de vista. =\
Não digo que é porque é velha que "ficou" boa, mais as madeiras das Tonantes de 1980 por ai, eram em peça unica de otima qualidade importadas de Portugal, Espanha e India, vc sabia que esses paises são os que tem as melhores madeiras? Que são importadas para Gibson, Squier's Modified, Fender.


E de onde você tirou essas informações? Todo o histórico da Tonante mostra o contrário. E não sou eu quem fala, mas nunca vi nenhum cara com experiência em luthieria falar qualquer coisa do tipo, incluindo o Bertola aqui do fórum que tem uma boa experiência com instrumentos nacionais dessas décadas.

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


será q essa guita fica parecida
Se você pintar de preto e bater no chão, tacar fogo igual o Jimi Hendrix, quebrar as janelas da sua casa...talvez fique, kkkk's

http://mos.musicradar.com/images/Product%20News/Guitar/mar09/50-guitar s/strat-460-100-460-70.jpg

Perfeita! Vintage, Baby!, Vintage!

Spect
Veterano
# ago/11 · Editado por: Spect
· votar


Buja
isso daki ohhh q doidera....será q essa guita fica parecida

Relic doido


Se quer fazer algo do tipo, o legal seria mesmo comprar um corpo e braço do Guitarfetish ou algo do tipo. Ao menos teria a certeza de que no final teria um instrumento no mínimo decente nas mãos.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Spect
comprar um corpo e braço
ai ja seria jogar essa fora e fazer outra...nao....isso é projeto futuro velho hehehe
essa daki é pra aprender a fazer, pra quando eu comprar o braco e o corpo, eu ja saber por onde comecar

nessa daki eu ainda nem sei o q faco

to com ela nas maos aki agora pensando o que fazer

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


o headstock lembra uma telecaster, o corpo lembra uma strato, os caps nao lembram nada, a ponte lembra a ponte do rio q cai kkkkk

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


Spect
Bem..o luthier da minha cidade que é formado em musica, luthier à
quase 40 anos, acredito que ele seja confiavél.
Eu vi um "catalogo" sobre tonantes e perguntei mais ai ele me mostrou fotos dele (que estavam não sei como mas queimadas, ele falou que já vendeu muitas Tonantes alguns reclamavam sobre a qualidade mais a maioria sempre gostou, ele disse que já abriu muitas e deu muitos "upgrades" ele disse que todas não eram de compensado e que tinham uma madeira e um timbre otimo, ele falou que ela apenas pecavam em captação, e tarrachas. Ele falou que depois me mostraria a dele com um upgrade um dia combrei e combinamos ele levou e tocou umas coisas bem legais, e otimas para meus ouvidos.

Eu acredito nele e eu VI ele tocar, eu acredito....

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


Bem...saindo, aqui. Espero ter Ajudado! Flw!

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Buja

Eu sinceramente espero que vc a use apenas como "cobaia" e que não gaste dinheiro com essa bagaça.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
gastar dinheiro nao velho
mas meu negocio é relicar ela, deixar na cor da madeira queimada mesmo e botar um hardware "barato" dourado e velho
mas nao enferrujado ne
nao é pra tocar, talvez botar na parede da sala, ficaria muito style

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Primeiro projeto - Guitarra stratocaster ainda desconhecida