Primeiro projeto - Guitarra stratocaster ainda desconhecida

Autor Mensagem
Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
O que eu realmente quero dizer...Por iso mesmo minhas recomendações foram Custo X Beneficio.

Digosambora
Veterano
# ago/11
· votar


Buja

Provavelmente está entre Jennifer e Tonante, e no pior dos casos, braço de um e corpo de outro.

Cara, eu particularmente nao investiria nada em peças nessa guitarra. O que eu faria.

Arrancava essa tinta fora, pintava novamente e relicava a pintura. (se tiver como pintar de graça)

Usaria as ferragens dela mesmo, pq provavelmente nem trocando as peças ela ficará boa. Precisaria rever as medidas e posições das pecas.

Veria com o dono, se ele encontrava a escala e via o estado da coitada. Caso contrario eu mesmo faria uma escala nova com trastes Condor (20 mirréis o jogo).

Se for só pra decorar parede. Faria isso.

renatocaster
Moderador
# ago/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Buja

nao é pra tocar, talvez botar na parede da sala, ficaria muito style

Ahn, sim. Talvez por esse motivo faça algum sentido trabalhar em cima desta...errr...guitarra!

Reformar para uso, sinceramente eu acho que ela já deu o que tinha que dar!

Samuel Silvino

O que eu realmente quero dizer...Por iso mesmo minhas recomendações foram Custo X Beneficio.


Cara, é uma guitarra sem procedência, sem histórico e toda arrebentada. Qual oportunidade vc conseguiu enxergar de ter uma boa relação custo-beneficio nesta guita?

Vc acha que gastar uns 200 merréis nesta guitarra é o suficiente? Eu acho que não, para haver as mínimas condições de ter alguma tocabilidade com ela só gastando bem mais.

Logo, pelos motivos que já falei, na minha opinião não há custo-beneficio algum com esta guitarra.

Como o Buja disse, para usar como provável decoração, acho bacana.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Digosambora
valeu velho....o que eu pensei em fazer foi isso:

1 - lixava a guitarra toda e deixava na madeira
2 - amarelava o corpo dando um tom de dourado (com tinta spray e verniz)
3 - arrumava algum jeito de dar uma banho de dourado no hardware, ou entao comprava o hardware igual pra ela (no tom dourado) pelo preco mais barato que conseguisse.
4 - pegaria a escala la do cara e colaria de volta na guitarra (acho q a escala é de rosewood, ou qq madeira escula sei la ¬¬, mas eu queria de maple)
5 - escrevia alguma coisa legal no headstock (tipo Buja Guitars, Signature e botava uma assinatura tipo autografo kkkk)
6 - relicava a guitarra dando um ar de envenhecida, nao arregaçada, so velha mesmo.


Mas como fazer isso eu ainda nao sei por onde começar.
Seria por lixar a guitarra ??
Quais lixas vem primeiro ??
Tem que lixar somente no sentido dos veios da madeira ou pode lixar circular mesmo ??

Essas por enquanto sao minhas duvidas velho. Valeu

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
heheh pra uso é complicado mesmo. Pra uso ja tenho 2 e outras estao a caminho se DEUS quiser.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


E se eu pintar essa guitarra assim
Eça eu agarantio !!!!!!!

herikguitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: herikguitar
· votar


Buja

Olhando essas fotos, me deu até medo. Daí a história do Tensor... Já os caps, acho que já vi uns parecidos naquelas antigas Guitarras Semi-Acústicas. Essa Ponte ae tem cara de Tonante, as pontes das Guitarras Tonante constumam ser as mais esquisitas do Mundo. O Headstock nem se fala... Mas ao invés de estar falando dos problemas dela aqui, vou tentar dar algumas soluções:

Braço sem Tensor: Já que ele tá sem a Escala e o Tensor fica abaixo da Escala... É uma idéia bem doida mais poderia servir. Vai em uma loja e tira as medidas de um Tensor, dai leva em um Carpinteiro (kkk, já que você disse que não quer levar no Luthier...) e manda cortar o Braço com as Medidas do Tensor. Depois vê se o cara lá tem a Escala e Bota nela. Pelo menos você pode dar uma Regulada no Braço e tal...

Pintura: Cara, Pintura da Tabajara. Tá de zueria né?! Fica até legalzinha, mas pra decorar parede não é das melhores. Lixa ela por completa, retira os Caps e a Ponte. Dai mete uma Tinta preta nela. Depois você vai fazendo algumas modificações, aplicando leves tons amarelos na frente e tal, deixando ela com um visual bem Vintage mesmo. Cancela a História desses Caps. Pintar de dourado não vai bem e não vai combinar com a Pintura Vintage. (pelo menos é minha opinião).

Captadores: Já que eu falei mal das cores douradas dos caps, vamos lá. Compre captadores pretos, de Preferencia Single - Coils ou Blade Pickups. Se não couber dê uma furada nela maior, que dê ao menos para encaixar esses caps. Mas é minha opinião, se você quiser o dourado vá em frente. Mas esses caps pretos é só se você não for usar escudo. Se você for usar escudo, compre caps na cor branco gelo ou creme.

Escudo (Hipoteticamente Falando): Se você for usar um Escudo, vê se cabe um estilo Sandwich ai. Se não couber tenta modificar um ou então fazer o seu própio (procura ae como fazer um aqui pelo forúm ou pelo santo Google). Prefira um em uma cor creme bem clara, pra dar essa impressão de Vintage.

Knobs e Jack: Aquilo nas fotos parecem mais 3 chaves Seletoras, kkkk. Compre aqueles Knobs padrão das Strato, na Cor Creme claro ou Branco gelo se você for botar o escudo, se não for botar o escudo prefira um Preto ou Branco comum. Vê o que você acha melhor: 2 Tones e 1 Volume ou 2 Volumes e 1 Tone. Já que seu amigo é técnico em eletrônica, vê se trocando os caps não dá pra por uma chavinha seletora. Se der tenta furar um cantinho e por um de 3 posições (se for usar 2 caps) ou 5 posições (se for usar 3 caps). Ficaria até legal, embora fosse pra colocar na parede... O Jack coloca cromado mesmo, já que pelo que vi, esse dai está bem enferrujado!

Ponte, Tarraxas e outras Ferragens: Ponte, bota uma Tremolo comum, bem baratinha se for pra pendurar na parede. Tarraxas, bota uma baratinha também, se for pendurar na parede... coloca Cromadas mesmo, já pra ficar legal junto com a Ponte e o Jack. Ela tem Roldana? Se tiver trocar e bota cromadas também, se não tiver, fura e bota um par. Outros parafusos pra Caps, Ponte ou Escudo se você for botar, a cor é Cromada ou Prata mesmo.

Nut: Já que ela não tem nenhum, é até bom colocar né? Coloca um de plástico normal, ou então você manda fazer um de osso bem legalzin pra botar lá, pra ficar com a verdadeira marca de uma Vintage, que é a alta qualidade.

Adesivos para o Headstock: Cara, tem uns anúncios no Mercado Livre que os caras fazem adesivos customizados para Headstock. Você escolhe um imitando alguma marca, ou então manda fazer igual a marca, só que com seu nome e tal... Anúncio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191054566-adesivos-para-headsto ck-quase-100-modelos-de-1-qualidade-_JM

Atenção: Se você for furar a Guitarra pra botar a Ponte Nova, Chave Seletora (se quiser), os Caps Singles (se quiser) e algumas outras modificações é melhor pintar depois. Se você pintar logo e for furar ela, vai ter que pintar de novo e vai gastar o dobro. Fura primeiro e deixa tudo prontinho e lixado. Depois pinta e faz as instalações elétricas e das peças.

Boa Sorte nessa brincadeira de Luthier!

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Buja

Gostei da guitarra e usaria numa boa. Põe um tensor. Aquilo que vc não sabia o que era, que é uma parte da ponte, onde se apoiam as cordas e toca... Pinta ela de vermelho, relica, arranha, da uma queimada com isqueiro, monta... Esses caps são legais, não troca, são vintage... Não sei se são bons.. Aí põe cordas leves pra não forçar e usa ela. Timbre único, hehe.

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


herikguitar
valeu por todas as dicas cara, mas ainda fiquei confuso, gastar essa grana toda pra por na parede eu nao vou gastar, nemmm, mas se fizer todas essa modificacoes q vc disse, ela fica tocavel ???

felipelfln
Tb pensei nessa ideia, pra colocar na parede nao ia pintar de dourado nao, mas iria dar um banho de dourado nela. Algo como folhear a ouro fraga e depois desgastar. Daria um ar de que ja foi uma guitarra carissima e hoje ta velha de guerra hehehe.
Valeu ai

herikguitar
Veterano
# ago/11
· votar


Buja

Cara, com essas modificações que eu falei ela fica tocável sim. Fica até boa demais. Já vi gente por ai modificando apenas os captadores de uma Tonante Finder (kkkkkk) e ela ficando com um Timbre rasoável (não é zueira, vi uns vídeos aqui no fórum mesmo). Lembre-se que as coisas antigamente eram feitas para durar bastante tempo, então acho que a madeira usada nela deve ser boa. Hoje em dia as coisas não são mais assim, algumas são feitas pra quebrar e nós comprarmos de novo! Contando que se você botar uns captadores melhores, um Blade Pickup na Ponte e no Braço e um Single - Coill no Meio, por exemplo, fica show de bola. Vai aceitar aquelas distorções maiores, vai ficar sem tanto ruído e também vai ficar muito irado com o Timbre limpo, sem efeitos.

É realmente, creio que exagerei um pouquinho pra botar uma Guitarra na Parede, hehe. Mas aproveita ela cara, modifica e usa. Usa pra estudo mesmo, em casa treinando e tal. Se ficar boa mesmo você usa diariamente, como usa as suas outras duas Guitarra que você falou. Modifica a aparência dela agora, deixa os captadores dela nessa formação (BSB), mas não compra uns muito bons agora não. Vai usando uns caps mais fraquinhos, se você gostar... Vai fazendo Upgrades nela aos poucos, botando uns Caps mais potentes, Tarraxas e pontes mais resistentes, quem sabe até um Look Nut. Vai fazendo o que você achar melhor.

Na minha opinião, acho que vai ficar uma boa Guitarra!

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


herikguitar
olha, vou somar esse investimento todo ai e se compensar eu faço isso mesmo. Senao vai o projeto da guita na parede mesmo e a proxima guita q eu panhar será melhorzinha pra ups. Tb queria um aguita com singles, nunca tive uma strato nem telecaster, so com humbubkers, entao queria saber como é hehehe.
Essa guita aki nem me importo muito, tb nem o proprio dono espera nada dela nao hehe. Sewria perfeito pra brincar de luthier, e nada melhor q aprender luthieria basica deixando ela tocavel ne...valeu cara

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/11
· votar


essas guitarras tonantes dá pau em muita Condor, Tagima
Mais se ela realmente tiver 30 anos...mano, cê tem o céu na mão.

as madeiras das Tonantes de 1980 por ai, eram em peça unica de otima qualidade importadas de Portugal, Espanha e India, vc sabia que esses paises são os que tem as melhores madeiras? Que são importadas para Gibson, Squier's Modified, Fender.

tinham uma madeira e um timbre otimo, ele falou que ela apenas pecavam em captação, e tarrachas.

WHAT

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Aki, me falem uma coisa....como faço pra tirar a parte eletrica toda da guitarra sendo que os caps estao soldados nos pots e os fios passam por dentro da guitarra. Vide foto

Os fios


Vejam, sai dos fios pretos, soldados nos 2 pots, e entram pela parte de tras da guitarra por um buraquinho e sai nos captadores. Eles estao soldados nos capstadores tb, entao nao da pra tirar eles sem arrancar a força os fios. Isso ia desfazer a solda dos pots. Tem como tirar isso tudo sem arrancar nada ???

fconde77
Veterano
# ago/11 · Editado por: fconde77
· votar


Só não apoie ela no chão, isso tá com cara de ser a chave do portal do inferno.

Mas na boa, quer brincar de luthier ai é com vc, coloque pra funcionar gastando o mínimo possível de preferência troque apenas o que for estritamente necessário (até a pintura faria depois)

Quanto as ferragens vc pode mandar cromar, só lixe pra tirar a ferrugem.

PS.: Essas tarraxas parecem ser de violão de 12 cordas... tá sobrando no head
PS2: A guitarra pode ter 100 anos mas isso não a classifica como vintage.

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
Corte esses fios nos pots bem na ponta, pra não jogar muito fio fora, depois você solda tudo denovo. =)

Buja
Veterano
# ago/11 · Editado por: Buja
· votar


Samuel Silvino
valeu velhao...nao tem jeito, tem q soldar de novo hehe
é qq tipo de ferro de solda q serve pra soldar isso ???
é so uma gotinha de aluminio mesmo ???

jimmy vandrake
Veterano
# ago/11
· votar


Buja

Hey Buja, que Buxa !

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

fconde77
Veterano
# ago/11
· votar


Buja

Cara um ferro de solda comum resolve, até aqueles de lojas de R$ 1,99 e a solda não é alumínio, rsrsrs, é estanho, em lojas de eletrônica vendem baratinho.

Aqui vai um vídeo de vários do Youtube de como soldar



Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


fconde77
Nem preciso falar, o cara já falou tudo. (Y)

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Ahhh valeu velho...amanha vo desmontar o resto e lixar com as lixas certas
ja dei uma pesquisada...vo comecar um lixa 240, depois 400 e depois 600 pra tirar tudo mesmo

posto fotos depois pra galera acompanhar

fconde77
Veterano
# ago/11 · Editado por: fconde77
· votar


Pintura: Se for repintar não é necessário chegar na madeira, desmonte a guitarra e começe a lixação com lixa d'agua e vá aumentando o nº da granulação para a mais fina. Antes de começar a pintar com a cor definitiva aplique "base" e lixe novamente com uma lixa d'agua fina, tenha o cuidado de limpar a superfície para que não fique com fiapos, poeira ou gordura, prepare a tinta com solvente própio, misture bem e coe, use meia calça que fica uma beleza e ai sim aplique camadas finas de tinta com a pistola(de preferência, mas em ultimo caso pode usar spray) com uma distancia de pelo menos 30cm.
Depois com uma lixa d'gua de 1000 ou 1200 passe bem de leve, só pra tirar o brilho, depois e só polir... use pasta de polir cinza até sumir os vestígios, depois branca, tudo com estopa de polimento.

As ferragens: Pode usar uma escova de aço e lixa de ferro, deixar de molho na coca-cola por 1 noite(não sei se funciona) ou simplesmente usar produtos químicos... é só pesquisar o mais em conta (neutralizador da ferrugem), dai e mandar pra cromagem... pesquise na sua cidade ou bairro que sempre tem uma por perto.

Escala: Pra colar a escala use cola de madeira, em qualquer carpintaria vc acha, espalhe uma camada sobre as 2 peças alinhe e use grampos pra fazer pressão... vc pode também comprar na farmácia garrote ou cortar uma câmara de pneu velha e enrolar bem apertado se tiver poucos grampos. A cura da cola vai depender do clima... mas eu deixaria 48h no mínimo nesse aperto.

Elétrica: Nos potenciômetros vc pode aplicar álcool isopropílico que vc encontra em lojas de eletrônica ou informática ou limpa contatos spray. NUNCA USE ÁLCOOL COMUM OU LUBRIFICANTES TIPO ÓLEO SINGER OU WD-40.

Só pra constar, a Giannini lançou guitarras sem tensor(não acredito que essa seja uma delas), mas mesmo assim continuo achando que não vele o investimento financeiro nessa guitarra, restaurar pra tocar OK, mas investir R$ 1,00 que seja já É $$ no ralo

Buja
Veterano
# ago/11 · Editado por: Buja
· votar


fconde77
cara...valeu d+

uma das respostas mais esclarecedoras do topico pra mim, foi de grande ajuda velho

amanha vou lixar a guitarra, e pretendo mesmo deixa-la na madeira, totalmente sem tinta. Depois vou pintar com uma tinta dourada pra dar uma amarelada no corpo e envernizar.
Amanha vou procurar um amigo meu q é pintor, eu sei q ele tem uma dessas pistolas de jato de tinta, talvez ele me empreste ou faça o servico pra mim.

Numa carpintaria aki perto de casa posso pedir pro cara dar um trato no corpo e no braco, e na escala, ainda nao vi, mas vou analisar a situacao dela. Logicamente posto fotos pra voces verem.

Sobre a cromagem, cara, resposta perfeita. Era exatamente isso que eu queria saber fazer. Como cromar esse negocio, ja que nao pretendo comprar hardware nenhum, nem furar o corpo de novo nem nada. So quero mesmo restaurar e vintagizar tudo que tem aki.

Dexa eu te perguntar: do mesmo jeito que a gente manda cromar, tem como mandar ficar dourado??? tipo folheado a ouro, (logico, sem ouro kkk). Tem jeito de fazer isso ????

Ponte dourada

tarraxas douradas

Potenciometros


valeu velho


edit: queria uma guita meio parecida com isso, so que com o relic lixado e sem escudo. Hardware dourado porem desgastado.

Relic gold top

fconde77
Veterano
# ago/11 · Editado por: fconde77
· votar


Olha, se vai deixar na madeira aconselho a usar de cara lixa de ferro, nas partes planas use um calço e pode começar com 120... pq pelo que vi nas fotos essa tinta bege tá grossa PKCT. depois que vc começar a ver a madeira pode usar mais fina... Já na madeira use lixa de madeira mesmo.
Não esqueça que antes de pintar vc tem que usar selante na madeira, depois lixa e tinta no monstrengo... e já que vc quer uma cor amarelada, se a madeira estiver bonita, vc pode tingir com álcool e anilina... isso mesmo, mas depois vai ter que aplicar cera de carnauba e mandar bala e assim não precisa do selante, ou aplicar verniz.

Leia mais aqui

Visita ao Carpinteiro: parece post erótico mas não é.. rsrsrs. dar um trato no corpo como.. rsrsr sem sacanagem agora...cara se for pro carpinteiro fazer a escala, esquece... a deve escala tem "raio", e mais negócio esperar a original pra dar uma conferida pelo menos.
Veja aqui

e aqui

Ferragens: Sem problema, pode escolher Cromo, Níquel, Dourar, Ouro velho, Prata velha e Oxidação... é só pedir o catalogo pra ver o que mais agrada.

Só uma questão, já testou pra ver se os captadores estão funcionando? Se essa bagaça estiver bichada vai ter que comprar outros e te conselho a procurar com um luthier derepente ele tem alguns que possa te arranjar no 0800 ou então compra no Ebay.. já vi por U$ 0,99.

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


Ponte dourada

tarraxas douradas

Potenciometros


Cara, com essas peças elas vão ficar show!

Ant--
Veterano
# ago/11
· votar


Se a guitarra é antiga e original, não importando a marca, eu apenas a deixaria "tocável" e penduraria na parede como está. Seria só um atrativo. E toda peça assim, relíquia´tem que pelo menos estar funcionando. Se vai ser boa ou não é outra história. Afinal ela tem que estar o mais original possível. Se era uma merda, que continue uma merda. Mas o valor está em existir, ser uma curiosidade.
Investir para mudar, eu jamais faria. Não num instrumento que não valha a pena.

Demolisher
Veterano
# ago/11
· votar


Essa guitarra não tá com cara de tonante não. Está mais para uma Giannini sonic dos anos 70/80, já um pouco modificada.
Compare:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194923468-guitarra-sonic-gianin i-1980-excelente-estado--_JM

Ela era uma "competidora" das Tonante na época, tive as duas, hehehehehe....
Era o modelo de entrada da Giannini, seguida pela Supersonic, Stratosonic e outras....
Tem que ver se as madeiras prestam, prque na época não se tinha contyrole de qualidade, se fazia o instrumeto com o que tivesse em estoque, de mogno a caixote do CEASA...

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Demolisher
cara...essa giannini tem alguns pontos parecidos, mas muita coisa diferente tb, talvez seja da mesma epoca, mas acho q da mesma marca nem seja.
A ponte da giannini ta diferente, os saddles nem existem nessa dai. Na minha guita aki nao tem escudo, nessa dai tem. A escala tenho quase certeza q é de jacaranda, dessa dai é madeira clara. Os caps da minha sao diferentes, parecem uns mini-humbuckers do milenio passado. Os dessa giannini parecem humbuckers de jaguar, ate as chaves seletonas parecem de fender jaguar. Entao. Acho que a minha pode ser dessa epoca, mas nao da mesma marca.

Ant--
Velho, eu queria investir para mudar somente em duas hipoteses: investir ate uns 500 conto pra ela ficar realmente tocavel (nao akela q se diga, nossa q guitarra). Nao quero refazer do 0 uma guitarra, quero deixar tocavel.

OU.....se ela nao poder ficar tocavel num preco razoavel, eu entao fazia um design muito legal e envelhecido com ela, apenas por estetica mesmo, pra ambiente. Ai sim, nao precisa de caps funcionando, nao precisa de regulagem nenhuma, as cordas podem ficar a 10 cm do corpo nao tem problema. So precisa ficar visualmente elegante, e passar a impressao na sala de estar de que aki é casa de guitarrista hehe.


fconde77
Cara muito esclarecedoras suas palavras. Eu ja tinha visto esse blog da telecaster 1 milhao de vezes e pensei ontem em fazer isso com anilina. Mas ai seria pra deixar ela tocavel, porque esteticamente nao fica bem pra ambiente. Deixaria ela tocavel e como hardware todo novo.
Sobre a escala, vo ver se o cara tem a escala la e se da pra fazer alguma coisa. Se tiver ruim d+ e a cotacao dos precos q eu fizer ficar relativamente barato, eu compro outro braco. Se ficar caro, vai pro plano B: enfeite.

Valeu velho. Hoje mais tarde vo lixar a bichnha (pego mal ne, lixar a bichnha kkkk)

Demolisher
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
Era assim mesmo... tinha um zilhão de modelos diferentes dessa sonic.
Dá uma passeada no google e olha...

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Demolisher
vo dar uma olhada velho...valeu o/

fconde77
Veterano
# ago/11
· votar


Depois dessa declaração do Demolisher sobre a possibilidade da dita ser uma Giannini entrei no site pra pesquisar mas não encontrei nenhum modelo sequer com características semelhantes a essa. Mas não estou afirmando que não seja, mas continuo achando pouco provável ... posso mudar de opinião se depois de lixar aparecer câmaras cobertas ou até mesmo encontrar uma igual por ai ou o site da Giannini não estar com a história completa sobre seus modelos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Primeiro projeto - Guitarra stratocaster ainda desconhecida