【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
guizimm
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
existe muita diferença entre as fender mexicanas(no caso,a standard stratocaster mesmo)e as americanas(american standard stratocaster)?
e as mexicanas valem o investimento(to querendo compra uma) ou tem outra strato q valha mais a pena?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


iRock
Quando o captador está ligado em paralelo a saída cai e o som fica semelhante a de um single-coil (na verdade de um P90). Só medindo com voltímetro mesmo.
lipe_2104
Sim, é "push-pull"...
Eu optaria pelos JB ou SH-2.
Não há necessidade imperativa de ser "F-Spaced".
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


Gabriel18
Cara, sua guitarra tem "traste zero"?
Tente colá-lo com cola bonder.
guizimm
Cara, eu já regulei Fenders MIM melhores que as MIU...
Abç

guizimm
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
sério?interessante saber disso
mais pra strato n tem nenhuma q valha mais a pena q fender?(mexicana no caso)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


guizimm
Cara, isso depende muito, e de muitos fatôres, inclusive de vc...
Eu já caras tocando com Tagimas 635 antigas (com capts de qualidade), soando muito melhor que outros com Fender Am Std...
Abç

Fábio Santiago
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
qual é a mehor telecaster a uma preço de até 1500 o q devo avaliar no instrumento antes de compra-lo?

guizimm
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ok,vlw

lipe_2104
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado pela ajuda, acho que vou escolher um jogo com esses dois, =D.
Me desculpa, mas, o agathis se assemelha ao mogno, certo?
No caso, eu tenho a oportunidade de comprar o F-spaced, devo optar por ele? Ou não faz tanta diferença?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


Fábio Santiago
Condor CTX50.
Squier Classic Vibe.
lipe_2104
Se vc arrumar "F-Spaced", compre-o.
Abçs

herikguitar
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Acho que você não viu meu último Post, tava na página anterior, então resolvi postar novamente:

Mais um motivo imperativo para vc levá-la a um luthier...

Esse é o problema! Não tem Luthier aqui onde moro e nem nas cidades por perto! Deve ter na capital, mas está a 300km de mim e eu nem conheço nada lá, nem sei qual Luthier é bom ou ruim e tal! Eu tava querendo apenas fazer uma regulagem básica: Altura das Cordas, Oitavas e pronto. Só para que ela não ficasse muito complicada de tocar. Mas se eu pudesse fazer uma regulagem completa, seria melhor!


OBS: Pesquise e vi como se regula as Oitavas e vi que não é tão difícil, apenas precisa de atenção e empenho. Já no tensor eu não vou mecher, e a altura das cordas vou deixar no padrão que você recomendar. (Ah, se der explica como regula a altura das cordas :D)

Vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


herikguitar
Cara, altura das cordas é pelos parafusos allen dos carrinhos. A altura é a menor possível sem trastejar...
Abç

herikguitar
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vlw, tô ligado nessa parte dos Carrinhos, fica na frente deles, bem perto do captador da Ponte... A Chave Allen, provávelmente não virá com a Guitarra então vou comprar um Kit com todas, daí a que der eu uso!

Vlw, se Deus quiser vou passar horas regulando ela, mas vou conseguir!

iRock
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Exato, então quer dizer que a resistência dele seria menor que a especificada pelo fabricante quando ligado em paralelo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


iRock
Sim.
Abç

Ratão
Veterano
# set/11
· votar


Olá amigos, possuo uma shelter strato custom. Gostaria de saber se pelas fotos da pra identificar o tipo de madeira e se sao de boa qualidade. Se a madeira for boa, vo investir em captadores novos. Obrigado.

http://imageshack.us/g/26/cimg1552q.jpg/

Fotos do corpo e braço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


Ratão
Essa madeira é a Tília (basswood), madeira comum e usual em guitarras.
Abç

metallicasnake
Veterano
# set/11
· votar


Ola Bertola
Eu postei uma pergunta a um tempo atrás sobre os furos q vieram com minha guitarra e o procedimento para tampá-los.
Vc me indicou o procedimento a fazer e depois polir com cera automotiva.

Pois eh...vou tentar fazer o procedimento, porém minha duvida é a seguinte:

Ao dar o polimento com a cêra, eu vou tirar o fosco da pintura??

Ou melhor...com o tempo a cêra vai sair e vai voltar a ficar fosco novamente ou a pintura vai continuar brilhando mesmo??

Tenho essa dúvida, pois desejo q ela continue fosca, entende?!

Grande abraço
e mais uma vez muito obrigado pela ajuda!!

emachado
Veterano
# set/11
· votar


Bertola.

Vi um post antigo seu onde você comenta que alguns dos timbres do Geddy Lee/Rush foram obtidos em estúdio com um Jazz Bass e que o Rick fica mais para shows.

Sei que é complicado esta história de aproximação de timbres específicos de determinados artistas, que isto depende de n fatores, mas, a que se deve aquele timbre bastante equilibrado, isto falando em termos de instrumentos?

Gosto muito das linhas de baixos em que a melodia seja o principal e não somente uma massa sonora única com a finalidade de "encorpar" o som. Isto não se refere somente à estilos musicais mais limpos ou sujos, mas à execução que o baixista imprime em gravações e shows (a banda e Death metal Dismember tem um timbre e presença de baixo fantásticos, isso em 1990...)

Talvez seja apenas síndrome de baixista com equipamento ruim (a última vez que toquei um bass foi em 1992 com equipamentos péssimos).

Enfim, como baixista e luthier, o que você recomenda em termos de instrumentos para melhor se aproximar de um timbre "imperativo", mas articulado com o do mister Geddy Lee?

EddieVanHalen
Veterano
# set/11
· votar


Grande Bertola,

Mais uma vez queria agradecer por responder todos minhas perguntas. Queria tirar outra duvida com voce.

Meus pais tao indo para os EUA e fica complicado pra eles trazerem uma guitarra pra mim, por causa do peso e tal. Entao pensei em trazer partes para minha guitarra e montar ela.

Minha guitarra é uma epiphone stratocaster e gostaria que voce me falasse as melhores marcas de Ponte e Tarraxa propria para stratocaster. E tambem gostaria de saber qual a melhor serie de captadores DiMarzio para tocar blues?

Agradeço novamente, grande abraço

mrfelipbr
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
quais captadores sound/malagoli são mais versáteis ???
se eu colocar dois custon's 59 dá pra ir de funk ao metal ???

Memphis Sunburst
Veterano
# set/11
· votar


Vê só!!! Eu comprei uma Memphis MG22 (Tagima), por indicação de um amigo que é profissional. Eu estou aprendendo ainda, mas mesmo nesta condição, não gosto de comprar coisa ruim só pq é para aprender.
Ele me disse que era ótima e levou para testar num evento que me impressionou com os solos que ele tirou.
Mas tenho visto uns comentários nada agradáveis sobre esta guitarra.
No dia da compra eu, mesmo sem entender nada, queria ir só pelo nome e ia escolher uma Giannini que era do mesmo preço (deduzo que tb seja semelhante).
Depois dos comentários que vi, não tô mais tão inspirado pela guitarra.
Eu fiz besteira em comprar a Memphis MG22, ou foi boa escolha???

guizimm
Veterano
# set/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tem problema a tarracha da mizona estar um pouco mais mole q as demais quando está sem corda?
n sei se adiante de alguma coisa,mais eu uso corda 0.11

Memphis Sunburst
Veterano
# set/11
· votar


Amigos!!! Eu comprei uma Memphis MG22 (Tagima), por indicação de um amigo que é profissional. Eu estou aprendendo ainda, mas mesmo nesta condição, não gosto de comprar coisa ruim só pq é para aprender. Nem queria tb gastar muito. Só que, nem sempre o caro é o bom.
Ele me disse que era ótima (MG 22 - Memphis/Tagima) e levou para testar num evento que me impressionou com os solos que ele tirou.
Mas tenho visto uns comentários nada agradáveis sobre esta guitarra, dizendo até q ela é inferior à Giannini que era do mesmo preço R$ 280,00).
No dia da compra eu, mesmo sem entender nada, queria ir só pelo nome e ia escolher uma Giannini que era do mesmo preço (deduzo que tb seja semelhante).
Depois dos comentários que vi, não tô mais tão inspirado pela guitarra.
Eu fiz besteira em comprar a Memphis MG22, ou foi boa escolha???
Obrigado antecipadamente.

guizimm
Veterano
# set/11
· votar


Memphis Sunburst
não gosto de comprar coisa ruim só pq é para aprender
se vc pega uma guitarra mais cara,vc nem vai perceber a diferença,e ela n eh ruim,pra qm ta começando ela eh otima
n se preocupa com guitarra boa ainda n,eh gasta dinheiro a toa

Memphis Sunburst
Veterano
# set/11
· votar


Amigo Guizimm, vc já me fez olhar diferente para minha nova paixão. Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar


metallicasnake
Vai ficar brilhante.
emachado
Não recomendo nada, a não ser um bom amp e um equalizador dedicado, e pesquisa de sua parte. Nada mais.
EddieVanHalen
Cara, na boa, peça à eles trazerem a guitarra toda, de preferência uma usada, pois a taxa de importação, se houver, será mais baixa. Ademais, eles podem pedir para a loja desmontar e montar aqui.
Sua guitarra é de compensado, e, sinceramente não compensa investir nela. Se, pra vc ela tem qualquer tipo de "valôr sentimental"... Bem, acho melhor então mantê-la como está.
Quanto a capts para blues... Bem, qualquer bom captador de saída baixa ou média, serve.
mrfelipbr
Você está querendo um captador ou algo milagroso? Isso não existe. Mas, se vc pretende algo mais versátil e que te proporcione um som mais adequado para distorções, recomendo os Stellfner Neodymiun, que são "stacks".
Memphis Sunburst
Não acho que vc tenha "feito besteira"...
guizimm
Você não apertou os parafusos e porcas da tarracha? Se não o fez, faça.
Abçs

Memphis Sunburst
Veterano
# set/11
· votar


O meu problema foi a comparação que alguns fizeram com a Giannini que estava na minha mão, pelo mesmo preço, mesma cor, porém alguns dizendo que a minha não presta e que a Giannini era muito superior... fiquei frustrado.

Memphis Sunburst
Veterano
# set/11
· votar


Wlew Maurício. Obrigado.

herikguitar
Veterano
# set/11
· votar


Memphis Sunburst

Você não fez besteira alguma. A metade das pessoas que falam mal de uma Guitarra aqui no FCC nunca testou ela e sai por ai reclamando. Claro que ela não é uma Guitarra Top com madeiras e peças de ótima qualidade, mas não é pelos comentários e opiniões de ninguém que se escolhe uma Guitarra, é por você, fazendo testes com ela e tal, a que mais te agradar leva!

Sei, que ela pode desafinar de tempos em tempos, mas acho que um Jogo de Tarraxas novas e quem sabe uma Ponte melhor e tal... Captadores novos daqui a algum tempo deixarão ela muito melhor!
Eu estou prestes a comprar uma Guitarra (acho que vai ser Groovin msm) e fui em uma loja que tinha uma MG 22 e uma MG 32, peguei a MG 32 e vi que ela tem o braço muito confortável, mas as outras partes não tenho opinião por que não testei ela plugada. A MG 22 eu vi e tbm peguei, ela é 5x mais maneira do que a MG 32 e tem um acabamento muito bem feito (pelo menos a que eu vi tinha!).

Leva ela em um Luthier, pra fazer uma regulagem geral (caso ainda não tenha feito) e você vai ver como ela é boa pra você! Tenha calma, você ainda está no começo, ainda tem muita coisa pra aprender!

Memphis Sunburst
Veterano
# set/11
· votar


Herik Guitar... depois de trinta e sete anos de vida, arranjei um novo heroi... obrigado pelas dicas e pelo apoio. Já tomei nota do que devo fazer.
Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji