【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


AmonSakurasou
Não.
Abç

Rodrigues
Veterano
# ago/20
· votar


Boa noite Bertola, posso usar óleo de peroba para hidratar uma escala de jatobá ou não é recomendado???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


Rodrigues
Pode. Você não pode é usar óleo-de-peroba em escalas cobertas por verniz.
Agora... eu nunca soube ou usei jatobá em escalas...
Abç

Rodrigues
Veterano
# ago/20 · Editado por: Rodrigues
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eu nunca soube ou usei jatobá em escalas...
Obrigado meu amigo. Tava vendo no site da cort que umas linhas mais novas estão vindo com a escala em jatoba, mas nos sites brasileiros ta bem dificil de achar qualquer coisa da cort.

Aproveitando, qual a diferença entre as pontes double locking II e double locking III?

AmonSakurasou
Membro Novato
# ago/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu!

BanzaiPippeline
Membro Novato
# ago/20
· votar


Compensa passar verniz brilhante em violão com verniz fosco?
ou é muita cagad.?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


BanzaiPippeline
Não compensa...
Abç

Rodrigues
Veterano
# ago/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mais uma vez eu aqui Dr Bertola, hj um amigo me mostrou a guitarra dele o regulador do tensor fica no headstock e o parafuso do tensor estava com sinais de ferrugem, foi a primeira vez que ele tinha removido essa tampinha e viu isso, é normal disso acontecer??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


Rodrigues
Desde que o tensor funcione normalmente, isso não é problema.
Abç

lalola123
Membro Novato
# ago/20
· votar


Olá pessoal
Comprei uma guitarra usada recentemente e quero mandar fazer a regulagem pra ficar 100%
Alguém poderia recomendar alguma loja/profissional bom em SP? Se puder indicar o valor eu agradeço tbm
Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


lalola123
Só posso indicar um de meus mestres, o grande luthier Sérgio Buccini.
Endereço: Rua Jesuíno Arruda 548, Itaim Bibi, São Paulo - SP, CEP: 04532-081
Abç

sOK
Membro Novato
# ago/20
· votar


Olá
Estava querendo trocar a eletrica da minha Les Paul, queria saber se no mercado livre tem algumas, e quais são as melhorzinhas até 400?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


sOK
Como assim?
Seja mais específico.
Abç

sOK
Membro Novato
# ago/20
· votar


Qual é a melhor eletrica pra Les Paul até 400R$ no mercado livre? tem muitas opções e isso me deixa um pouco confuso pq n sei comparar a qualidade de cada uma já q sou leigo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


sOK
Cara, você tem mesmo necessidade disso?
A parte elétrica de sua guitarra está com defeito?

Over-Drive
Veterano
# ago/20
· votar


Boa noite, Bertola!
Comprei uma Condor CLP-1(a 1 mesmo) que veio em Eb. Acho que as cordas que tão sendo usadas é 0.11, mas não tenho certeza.
Gostaria de saber se preciso ajustar o tensor para afinar em E.
Tenho uma Golden SG, regulada com cordas 0.10, afinada em E, e tenho a mesma dúvida. Gostaria de saber se, para mudar a afinação para Eb, também é necessário ajustar o tensor.
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


Over-Drive
Gostaria de saber se preciso ajustar o tensor para afinar em E.
Sim, e re regular a entonação também.
Leve a seu luthier de confiança.
Abç

Delson
Veterano
# ago/20 · Editado por: Delson
· votar


Olá, galera.

Um cliente queixou de ruído na guitarra SÓ QUANDO SE APROXIMA DO AMPLIFICADOR. Não é do feedback que eu estou falando, mas é de um barulho como se estivesse com a mão no plug do cabo.

Se trata de uma LP com blindagem em fita de cobre, Kit Roslen com treble bleeding e Malagoli 496 no braço e Distortion na ponte.

Testamos na casa dele com cabo e amplificadores dele, e na minha casa com meu cabo e amp dele.

Destaco que o ruído só aparece quando está de frente ao amplificador, para fazer uma regulagem, por exemplo.

Desconfio que seja por causa da alta saída dos captadores, mas isso não deveria acontecer mesmo por causa disso.

Além disso, esse barulho já acontecia antes de instalar o kit Roslen. Tinha os Malagoli e elétrica original instalados. Com os captadores originais não tinha isso, segundo ele.

Alguém tem uma pista do quê possa estar acontecendo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


Delson
Trata-se de "feedback". Não há nada de errado nisso...
Abç

Delson
Veterano
# ago/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não é aquele barulho orgástico que um belo timbre faz quando aproximamo-nos do amplificador, mas um barulho parecido com falta de aterramento, mas a guitarra está apropriadamente aterrada, tanto que o "béééé" desaparece quando afastamos do amplificador.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Delson
Isso é "feedback" cara...
Ao contrário do que muitos pensam, capts tipo Hb também dão "retorno"... Principalmente se a saída for alta e o amp estiver com alto volume/ganho, se houver pedal ligado, etc...
Cansei de fazer isso aqui em casa com um combinho merdeoro que uso na oficina, e até um baixo que construí para mim e no qual instalei um circuito ativo, se eu não tomar cuidado, dá isso, e em estúdio inclusive....
Guitarra não é pra ficar perto e de frente pro amp não...
Abç

Gabriel Castro
Membro Novato
# ago/20
· votar


Olá Maurício
Comprei uma guitarra recentemente e atrás do headstock estava escrito 201511
Penso que ela foi feita em novembro de 2015,logo,deduzi que ela ja tem quase 5 anos
Acho que por isso apareceram algumas manchas pretas no braço,que é maple fosco
Como eu posso tirar ou retardar o aparecimento dessas manchas?
OBRIGADO e boa noite

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


Gabriel Castro
De modo simples não consegue...
Tería que retirar todo o acabamento e refazer.
Conselho: Esqueça...
Abç

Gabriel Castro
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: Gabriel Castro
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E para hidratar a escala de maple fosco?pode passar óleo de limão?
Obrigado por me esclarecer,não vou mexer nas manchas
Boa noite :-)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


Gabriel Castro
Poder pode. Mas vai adiantar pouco...
Abç

Rodrigues
Veterano
# ago/20
· votar


Boa noite Bertola,
Então, reparei que na mizona da minha guitarra depois da casa 12 ta rolando um som tipo trastejamento, mas soa mais como se fosse uma mola soando junto com a corda, não se ouve som dos traste e sim alguma coisa ressoando junto com a corda, devo me preocupar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


Rodrigues
Esse tipo de coisa acontece e é causado por muitas coisas distintas...
Só pesquisando à fundo e por eliminação se poderá descobrir do que se trata.
Abç

GUITARK2
Veterano
# ago/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fala ai tudo bem...comprei uma guitarra usada...posso passar álcool nela para limpar?Álcool isopropílico é o melhor para isso? posso passar nas madeiras nela toda?Desde já muito obrigado.

Roy.Mustang
Veterano
# ago/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia, mestre Bertola.

Tenho uma Squier Strato California que comprei em 2007 e está com o cap do meio queimado (foi o que o luthier me disse) e os potenciômetros e chave de seleção estão com mau contato.

Estou pensando em dar uma reformada geral, desde os caps, tarraxas e a parte elétrica. Penso em gastar até 1 a 1,5 mil nela. O que sugere?

A propósito, não quero vendê-la pois foi minha primeira guitarra.

lalola123
Membro Novato
# ago/20
· votar


Olá pessoal
Eu estou com um problema de interferência de rádio. Eu moro perto de umas 2 rádios e tenho bastante interferência quando plugo a guitarra no amp.

O amp é um STR Kute G2, se isso ajudar em alguma coisa.

Quando o amp está só ligado, sem plugar a guitarra, não pega nenhuma interfência, por isso estou presumindo que o problema é do cabo e não do amp. O que vocês acham?

Por outro lado, quando eu plugo o mesmo cabo na minha interface de áudio (Focusrite Scarlett 2nd Gen) eu não sofro nenhuma interferência.

Estou pensando em substituir o cabo por cabos blindados para ver se resolve. Alguém poderia me recomendar alguma marca de qualidade???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji