【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


HermannSG
É muito inferior as Floyd Rose Original?
Sim.
Conseguem bater de frente com as Gotoh?
Não.
Abç

Amago
Membro Novato
# out/17 · Editado por: Amago
· votar


Me desculpem se eu estiver perguntando no lugar errado.
Bem eu estou querendo comprar um bandolim, mas perguntei ao vendedor se o instrumento possui tensor e ele disse que não, então gostaria de saber se em bandolim não se usa tensor?
Pesquisei este modelo aqui

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Amago
Bandolins não tem tensor...
Abç

Amago
Membro Novato
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela resposta. Estava muito estranho mesmo, tenho dois instrumentos da Rozini e todos possui tensor rsrs. Porque será que não se usa tensor em bandolim?

JulianoF.
Membro Novato
# nov/17
· votar


HermannSG
Oi, o que vocês acham das Floyd Rose Special, aquelas Floyd Roses feitas na Coréia. É muito inferior as Floyd Rose Original? Conseguem bater de frente com as Gotoh? Valeu :)
Floyd boa mesmo, só existem 4.
- Floyd Rose Original
- Schaller
- Gotoh
- Lo Pro Edge / Edge Pro.

O resto, é resto. Dá para usar? sim. Seguram afinação? claro. São tão boas quanto a top4? nope.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Amago
Porque será que não se usa tensor em bandolim?
Porque não precisa... Simples assim...
JulianoF.
Algumas nem regulagem pegam...
Abçs

JulianoF.
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: JulianoF.
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim, tem umas por ai, que não dá, não regulam e não funcionam mesmo.

Mas tem umas medianas. As FR Special, são medianas, as Ibanez Edge III, e outras parecidas, que vem nas Schecter / Jackson / LTD, que estão por volta de 2k.
Dá para usar, mas não tem a qualidade de umas das top4.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


JulianoF.
Dá para usar, mas não tem a qualidade de umas das top4.
Isso é fato.
Abç

makelelen_guitar
Veterano
# nov/17
· votar


gostaria de saber se alguém sabe qual o preço em média de um tensor para guitarra

DimeMegadeth
Veterano
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tudo beleza, man?! Espero que sim!
Eu vou pegar uma guitarra velha com um amigo, pra dar uma brincada. Ela está com cordas .09 e o nut é de plástico. Pretendo colocar cordas .12 nela; é só colocar e correr pro abraço ou vou precisar fazer alguma coisa no nut pras cordas mais grossas entrarem de boa??
Obrigado pela ajuda de sempre aí, Bertola!
Abraço.

Amago
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: Amago
· votar


[b]Mauricio Luiz Bertola
Obrigado

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre, estou procurando um produto igual a este

http://rollingbender.com/admin/index.php/product/right-handed-rolling- b-bender/

porem, que nao seja de fora e nem custe 150 dolares rs.

Voce produz isso (mesmo que sob encomenda) ou sabe indicar quem produz algo parecido?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


makelelen_guitar
Tem no ML...
DimeMegadeth
Não apenas a pestana terá que ser alterada, como deverá ser feito um cuidadoso ajuste de tensor e de entonação.
Buja
Não conheço esse dispositivo...
Abçs

DimeMegadeth
Veterano
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!!!!

DimeMegadeth
Veterano
# nov/17 · Editado por: DimeMegadeth
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, dá a luz!
Estou pra comprar uma Jackson pela internet. Só não comprei ainda por causa de um detalhe no braço.

FOTO DO BRAÇO

Eu tive uma Ibanez com essas mesmas "marcas de ondas" perto do head e, bem ali nas marcas, a madeira se descolou e abriu, o que ocasionou a quebra do braço naquele exato ponto.

No caso da minha antiga Ibanez foi uma infelicidade ou eu devo, de fato, evitar guitarras com essas marcas no braço??

Obrigado, Bertola!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


DimeMegadeth
Não vi nada de errado nesse braço...
Abç

Fugitivo
Veterano
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Criaram um tópico perguntando se o pedal de guitarra pode estragar se ficar muito tempo sem uso. Gostaria de ouvir a opinião do senhor. Grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Fugitivo
Qualquer equipamento que fica muito tempo sem uso estraga.
A umidade, a presença de sal e poluentes no ar danifica trilhas internas e dos potenciômetros. O próprio processo de oxidação é uma causa inevitável.
Pedais (bons) estragam fácil? Não.
Mas tem que ser usados e mantidos (limpos, inclusive com "limpa-contatos") com regularidade.
Abç

Fugitivo
Veterano
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qualquer equipamento que fica muito tempo sem uso estraga.

O que seria esse "muito tempo"? 1 ano? 10 anos? Eu guardo os meus pedais que não estou usando regularmente dentro das caixinhas originais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Fugitivo
O que seria esse "muito tempo"? 1 ano? 10 anos?
Depende...
Eu guardo os meus pedais que não estou usando regularmente dentro das caixinhas originais.
Isso não os isolam do meio ambiente embora aumente sim a proteção...
Abç

Abadia
Veterano
# nov/17
· votar


Bertola,
Tudo beleza?

Poderia me dar uma ajuda, não achei muita coisa na internet sobre a Giannini mm72, você conhece esta guitarra? O que acha dela? Ainda não tive a oportunidade de tocar em uma, mas estou pensando em comprar,

Grande abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Abadia
Infelizmente nada posso dizer, pois nunca ví uma guitarra dessas...
Abç

julianabp
Membro Novato
# nov/17
· votar


Olá, pessoal !
De uns seis meses para cá, começaram a aparecer umas manchas brancas na escala de rosewood da minha guitarra (a comprei há 5 anos).
Sempre a mantive limpa. Ainda tentei hidratar a escala com óleo de limão, mas basta ele secar, que as manchas voltam. Segue a foto:

https://imgur.com/a/1QvtF

O que pode ser isso? Há solução?
Obrigada !

orokusakirecords
Membro Novato
# nov/17
· votar


Bom dia!

Tenho uma guitarra com configuração de captadores H-S-H. Atualmente ela possui um push pull para splitar os humbuckers e uma chave para acionar o captador do braço para que eu possa utilizar as combinações ponte + braço ou ponte + meio + braço.

Imagem da chave entre os knobs de volume e tone -> https://imgur.com/a/EVxo8

Minha dúvida é: posso retirar essa chavinha e usar um novo pot push pull para esse acionamento do captador do braço?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


julianabp
O que pode ser isso? Há solução?
Fungos...
Não tem muito como sair a não ser lixando (e por conseguinte retirando os trastes...).
Você pode "lixar" a escala com Bombril ANTES de limpá-la com o óleo de peroba, mas com o tempo acaba voltando.
Não adianta esquentar demais com isso não...
orokusakirecords
Poder, pode...
Mas não vejo o porque. Ademais, prefiro as chaves, pois são baratas e mais fáceis de substituir em caso de quebra de um potenciômetros de tipo "push-pull".
Ademais, o circuito teria que ser todo refeito para se instalar os dois "push-pulls"...
Abçs

orokusakirecords
Membro Novato
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela resposta. Estou decidido a trocar pelos push pulls mesmo tendo que refazer o circuito, pois pelo meu estilo de palhetada acabo acionando a chave algumas vezes sem querer. Qual a diferença entre pots DPDT e SPST?

Jonathasrccps
Membro Novato
# nov/17
· votar


Muito Bom Dia,
Eu novamente mas desta vez a pergunta é sobre o meu violão.
Bom Eu tenho um Strinberg AW 57, sim sei q ele não é mt bom e tal mas enfim kkk.
O que acontece, ele estava com um som oco, sabe tipo o som meio cortado, achei q fosse as cordas velhas, então comprei coloquei afinei, e mesmo assim permaneceu.
Foi quando percebi que o traste entre a primeira e segunda casa, na corda mizinha. Esta com uma marca como se tivesse gasto sabe e feito um leve buraco no traste ? E é justamente onde não sai o som certinho todas as outras sai.
Enfim isso seria provavelmente o traste msm neh ? Será q compensa trocar ? Pq ouvi falar q é mt caro trocar trastes.

OBS: Não tive tempo de levar no Luthie ainda, mas acredito q até quinta leve para ver.
Desculpem se não consegui explicar corretamente galera me perdoe mesmo.
Valeuu.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Jonathasrccps
O ideal seria trocar os trastes, e isso costuma ser um bocado caro e trabalhoso. Levando em consideração que é um violão de $500, se fosse meu, primeiro faria um orçamento com um luthier, provavelmente não compensa, daí eu tentaria retificar somente esse traste em casa mesmo, com muito cuidado. Seria tipo desgastar uma parte do traste. Provavelmente esses trastes são de latão, acredito que qualquer lixa para metal faça o trabalho. Só não pode esquecer de polir depois. Se não der certo, leva pro luthier rsrs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


orokusakirecords
pois pelo meu estilo de palhetada acabo acionando a chave algumas vezes sem querer.
Essa é uma boa razão!
DPDT tem 6 pinos e SPDT 3.
Jonathasrccps
Dependendo da avaliação de seu luthier não haverá necessidade de troca de trastes não, apenas de uma retífica.
Não é serviço que possa ser feito sem que a pessoa tenha experiência no assunto.
Abçs

Jonathasrccps
Membro Novato
# nov/17
· votar


Beleza haha, provavelmente é de material bem merda mesmo kkk.
Enfim obrigado galera, farei isso na quinta ver o q ele me passa.
E se compensa o trabalho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji