【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


Davi Dornelles
Não gosto de capacitores à óleo... Tendem à estragar com o tempo e dão fugas; aliás, esses kits aí, em sua grande maioria são apenas "enganação"...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


bruno_novatorj
Uma LP de custo médio legal. Tipo a Condor CLP...
Nada mais...
Abç

andredraw
Veterano
# set/16 · Editado por: andredraw
· votar


Boa tarde ao Bertola e a todos.

Gostaria de umas sugestões, se for possível.

Seguindo as sugestões do mestre Bertola, estou atrás de um amplificador de qualidade razoável.

1 - Bertola e galera, vocês poderiam me sugerir amplis de bom custo benefício que dê para fazer shows pequenos (umas 50 pessoas no máximo)?

2 - Também quero adquirir uma stratocaster. Podem me dar sugestões de bons custo benefício?

Já agradeço a ajuda de antemão

andredraw
Veterano
# set/16 · Editado por: andredraw
· votar


Mais uma pergunta para o Bertola e pra galera em geral.

Estou querendo adquirir um pedal de overdrive.

O Tube Screamer Ts7 é um pedal que vale o preço salgado? Encontrei por 650 reais, mas não sei se ele realmente vale o preço tão superior aos de outras marcas.

Ou eu encontro ODs de qualidade comparável e preço mais em conta?
Se sim, por favor, gostaria de sugestões.

Valeu, galera.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


andredraw
Sirva-se:
1) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715454796-amw-custom-gc-60-cubo -amplificador-de-guitarra-12-loja-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703366660-amplificador-borne-vo rax-1250-com-fonte-para-pedal-embutida-_JM
2) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-728387986-guitarra-sx-strato-ss t62-vintage-white-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782616970-guitarra-jay-turser-s trato-jt-300m-db-blue-azul-_JM
3) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761815000-pedal-axcess-by-giann ini-overdrive-efeito-guitarra-frete-_JM

andredraw
Veterano
# set/16
· votar


andredraw
Sirva-se:
2) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-728387986-guitarra-sx-strato-ss t62-vintage-white-_JM



Sobre essa guitarra, alguma coisa que você me aconselharia a mudar, entre captadores até tarrachas, etc.

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


andredraw
Em princípio, não. Talvez, captadores...
Abç

andredraw
Veterano
# set/16
· votar


Surgiu-me uma dúvida que eu deveria ter tirado antes de pedir indicação, mas enfim...

Eu quero uma guitarra pra tocar desde rock leve (beatles, paralamas) até hardrock (Black Sabbath etc).

Essa SX com três singles é uma guitarra legal pra esse fim?

Ou uma no esquema humbucker single single seria mais adequada? Caso essa seja mais adequada, pode me fazer sugestões?

Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


andredraw
Essa SX com três singles é uma guitarra legal pra esse fim?
Porque não seria?
O grande Tony Iommi gravou todo o 1º disco do Black Sabbath com uma Fender Stratocaster "stock". Ritchie Blackmore gravou quase todos os clássicos do Deep Purple usando uma Fender Stratocaster....
Abç

andredraw
Veterano
# set/16 · Editado por: andredraw
· votar


Muito obrigado pelas indicações!
Já encomendei o AMW Custom, na segunda mesmo vou às lojas para experimentar as guitarras e o pedal de overdrive. Se curtir, compro também.

Sobre a questão da Strato SSS ser boa para rock, tens toda a razão.

Entretanto, como vou testar amanhã, pode me indicar uma Strato HSS também? Aí testo ambas, a que tiver o timbre que mais me agradar, eu compro.


Além disso, tenho uma dúvida: um captador ter mais sinal significa ter mais volume? É necessariamente melhor que um com menos sinal?

Muito obrigado pelas dicas e pela paciência!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


andredraw
Além disso, tenho uma dúvida: um captador ter mais sinal significa ter mais volume? É necessariamente melhor que um com menos sinal?
Não. Tudo é uma questão de relação, do que se busca sonoramente falando.
Entretanto, como vou testar amanhã, pode me indicar uma Strato HSS também?
Não há necessidade.
Ao comprar a sua guitarra, você TEM QUE levá-la imediatamente a um luthier habilitado para a regulagem geral inicial, e isso é IMPRESCINDÍVEL!
Aproveite e compre logo bons captadores para sua nova guitarra, tais quais esses e já leve para a instalação:
Braço:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1103-captador_traditio nal_vintage
Ponte:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1698-captador_59_rails

andredraw
Veterano
# set/16 · Editado por: andredraw
· votar


Ao comprar a sua guitarra, você TEM QUE levá-la imediatamente a um luthier habilitado para a regulagem geral inicial, e isso é IMPRESCINDÍVEL!

1 - Claro, já até agendei o trabalho com o Luthier.


2 - Tenho encontrado dois modelos diferentes pra essa SX. Uma delas é SX SST62 e a outra é SX SST62+. Há alguma diferença? Qual dela é mais indicada?


3 - Teria alguma indicação para o captador do meio ou não há necessidade de trocá-lo?


4 - Aqui nas minhas pesquisas, achei dois modelos para o ampli e fiquei na dúvida sobre qual foi a sua indicação: o AMW Custom GC-60 e o AMW Custom GC-60 (Celestion 70/80). O segundo vale os 300 reais de diferença ou a indicação é pelo primeiro mesmo?


Muito obrigado!

leoavilaleo
Membro Novato
# set/16 · Editado por: leoavilaleo
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vou comprar dois custom 57/62(ponte e braço) e quero fazer uma ligação tipo telecaster, também quero colocar um captador "dummy" no meio pra hum canceling(tipo o que o Ritchie Blackmore tinha). O que tenho que fazer?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


andredraw
Não há muita diferença entre esses modelos não...
Não há necessidade preemente de trocar o capt do meio.
Sim, é pelo 1º; por uma questão de preço apenas.
leoavilaleo
Apenas reproduza o esquema da tele, com chave de 3 posições. O capt do meio fica só como "enfeite", assim como um dos "pots" de tonalidade...
Abçs

fconde77
Veterano
# set/16 · Editado por: fconde77
· votar


andredraw
2 - Tenho encontrado dois modelos diferentes pra essa SX. Uma delas é SX SST62 e a outra é SX SST62+. Há alguma diferença? Qual dela é mais indicada?
São basicamente as mesmas, só que as SST62+ são menores(3/4)

3 - Teria alguma indicação para o captador do meio ou não há necessidade de trocá-lo?
Se não for usar, não precisa trocar, se for seguir a sugestão do Bertola pode usar sem medo o "Traditional Vintage" para o meio.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


fconde77
Isso.
Abç

PerolaGeleiaBH
Membro Novato
# set/16 · Editado por: PerolaGeleiaBH
· votar


olá, pessoal, ganhei uma epiphone sg g400 usada (aparentemente recém regulada) e vou afinar em Eb. mas eu moro em uma cidade bem longe de um luthier para regular a guitarra de novo, então vou dar uma estudada pra ver se eu mesmo dou um jeito. no que devo mexer para mudar afinação? tensor, altura das cordas e entonação? ou é trabalho pra profissional?

essa guitarra tem bons captadores pelo preço dela? ou vale a pena trocar os captadores futuramente? (toco só rock)

agradeço a ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


PerolaGeleiaBH
Você sabe fazer uma regulagem geral?
Ajuste de tensor, ajuste de entonação, de ação, "rebater" ou polir trastes, regular corretamente a altura dos captadores? Etc...

PerolaGeleiaBH
Membro Novato
# set/16
· votar


sei o básico para ajustar entonação, tensor e ação. nunca ajustei altura dos caps e não sei sobre os trastes.

melhor deixar pra profissional então?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


PerolaGeleiaBH
melhor deixar pra profissional então?
Não sei. Você é quem decide...
Abç

andredraw
Veterano
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

fconde77

Muito obrigado pela ajuda de vocês. Deram uma luz nas minhas pesquisas.
Espero não ter sido chato e perguntador, rs

PerolaGeleiaBH
Membro Novato
# set/16
· votar


para mudar afinação precisa fazer tudo o que você citou? se sim, provável que deixarei pra um profissional, não tenho noção de mexer nos trastes.


sobre os captadores, são justos para rock? ou pedem um up?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


PerolaGeleiaBH
Mudar meio tom na afinação não muda muita coisa, mas a guitarra precisa ser regulada para tal. Isso é padrão.
sobre os captadores, são justos para rock? ou pedem um up?
Cara, guitarra não é só captador, mas sim um "sistema" como um todo, que inclui todo o equipamento (e o músico, claro!).
Se os mesmo (captadores) não forem vagabundos (o que não é o caso desses), em princípio não há porque mudá-los.
Abç

PerolaGeleiaBH
Membro Novato
# set/16
· votar


Cara, guitarra não é só captador, mas sim um "sistema" como um todo, que inclui todo o equipamento (e o músico, claro!).

sim, sim. eu já tenho um ampli e pedaleira honestos e dou minha arranhada no instrumento. se não tem necessidade de trocar nada, deixarei assim.

obrigado e abç

marcelosz
Membro Novato
# set/16
· votar


Davi Dornelles
Você lá atrás perguntou sobre kits da Emerson...
Comprei um desses há um tempo atrás. Montei uma guitarra com ele, levei pra uns luthiers aqui no DF pra mostrar. Os caras gostaram. E realmente a qualidade é excepcional.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


marcelosz
Que "kits" são esses?
Abç

marcelosz
Membro Novato
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
São estes aqui: http://www.emersoncustom.com/category/prewired-kits

Eu tenho um desse aqui: http://www.emersoncustom.com/product/5-way-strat-prewired-assembly-w-a -nos-paper-in-oil-cap . Felizmente comprei quando o dólar estava bem abaixo de 3,00...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


marcelosz
Valeu! Obrigado...
Abç

DaNzzz
Membro Novato
# set/16
· votar


Olá Bertola!! Vou copiar meu post

Bem eu possuo uma Les Paul Special II da Epiphone já tem uns 2 anos quase e hoje estou querendo partir dessa guitarra iniciante para algo mais intermediário até uns 2 mil.
Sinceramente não sei se é da minha guitarra ou da Les Paul em geral mas já tenho sentido que a Les Paul não se encaixa em determinadas músicas, gosto do som característico da Les Paul para fazer base na guitarra, mas em músicas mais clean eu tenho sentido que ela não se encaixa tão bem no tipo de músicas que as vezes tenho que tocar. Então um amigo meu me recomendou eu comprar uma Telecaster por ser mais versátil e no caso como eu usaria ela na Igreja eu precisaria de uma guitarra que fosse boa pra base, boa c drives e ao mesmo tempo fosse boa pra um som limpo, uma parada mais swingada, sons c efeitos e muito delay...
Então pesquisei sobre a Telecaster Affinity da Squier e achei ela interessante pela faixa de preço. Ela é uma guitarra boa? ( vou pôr as especificações dela no final) Vocês me recomendam pegar uma Telecaster de outra marca? Me recomendam tentar uma Les Paul de outra marca?

Toda ajuda e opnião e bem vinda!! :)
Lembrando que só posso gastar no máximo 2mil

Especificações da Tele da Squier que vi:

- Corpo em alder
- Braço em maple "C" shape
- Escala em maple com 25.5" (64.8 cm)
- 21 trastes medium jumbo
- Escala com raio de 9.5" (241 mm)
- Largura do nut 1.61" (40.9 mm)
- Tarraxas standard Die-Cast blindadas
- Ponte Top-Load Tele com 6 saddles
- Ferragem cromada
- 2 captadores Vintage-Style Single-Coil Tele
- Chave de 3 posições
- Escudo maciço (1ply)
- Controles de MV/MT
- Encordoamento Fender® USA 250L (.009-.042)

Então resumidamente procuro algo de até 2mil reais que possa me atender dentro do que uso na Igreja, como drives pra um Rock, mto delay e também algo mais clássico e limpo.

Agradeço desde já!!

The Man Who Sold The World
Veterano
# set/16
· votar


DaNzzz
vc não tinha criado um topico sobre isso?
les paul até 2k eu iria de tanglewood ou procurando bastante uma vintage usada

tele da pra achar classic vibe usada por esse preço
tem tagima, tem vintage
sinceramente squier só vale a pena as classic vibe, toquei numa strato 50's e curti demais

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji