【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits
É só procurar na internet e aqui no FCC. Tem centenas de referências na rêde...
Abç

cheidpulga
Veterano
# nov/14
· votar


Schecter hellraiser c1 thru body ou PRS SE Custom 24? As duas tem pushpull, pois é disso q preciso vários timbres em uma.guitarra só, mas as duas estão o mesmo preço. Qual tem mais sustain e qualidade?

João Pedro Strabelli
Veterano
# nov/14 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


Falei do overdrive por lembrar de um montado na década de 80 com duas características que gostava muito: um controle de tonalidade bastante musical e um controle de ganho que saturava só bem perto do final. Era gostoso ficar brincando com os controles.
Minha ideia de embutir os controles foi por não encontrar esta resposta nos pedais que testei.
Vou testar o mini fuzz antes. Quem sabe é este...
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


cheidpulga
PRS
João Pedro Strabelli
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/189695/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/126148/
http://www.youtube.com/watch?v=r1WjcV6u_1Q
http://www.youtube.com/watch?v=qehspp0iXKU
http://www.youtube.com/watch?v=pdaUdmddFa0
http://www.youtube.com/watch?v=wDZqisKeBuU

Morgul
Veterano
# nov/14
· votar


Quais tarrachas vocês recomendam para uma Shelter Nashville (LP)? Mantendo aí o custo beneficio.
Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Morgul
Em 1º lugar as que vem nela...
As suas estão com os parafusos e porcas apertados?
As cordas estão colocadas corretamente?
Vc faz os procedimentos de estabilização da afinação?
Depois de fazer tudo isso, se ela continuar a desafinar, aí sim, e nesse caso, compre tarrachas novas...
Abç

Morgul
Veterano
# nov/14
· votar


Sim, Bertola. Já passou por dois Luthier mas o problema persiste, principalmente na tarracha da terceira corda. =/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Morgul
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-607464083-tarrachas-grover-mode lo-tulipa-3x3-novas-_JM

Morgul
Veterano
# nov/14
· votar


Valeu, mestre!

SkyHawk
Membro
# nov/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Grande Mestre,

Peguei a Gio GRG170dx vermelha praticamente nova em uma troca pau a pau por um PlayStation 3 que estava encostado no armário aqui em casa.

Gastei bons momentos regulado: coloquei mais duas molas (ficou com 4, duas a duas), poli os trastes, limpei e hidratei a escala, cordas novas 010, apertei os parafusos e porcas das tarrachas, regulei o tensor, estabilizei o zero point da ponte (Fat-10) deixando flutuante, retifiquei o nut com umas limas, grafite em pó, fiz os procedimentos para estabilização da afinação, e afinei com a manobra da alavanca corda a corda. Conclusão: para minha surpresa a ponte ficou super estável, afinação muito sólida, oitavas perfeitas, inclusive com sequência de dive bombs !!!! Totalmente o oposto do que tinha lido em diversos fóruns, inclusive dos em inglês. Essa ponte trêmulo acabou se mostrando muito mais estável do que uma floyd genérica (todas muito problemáticas).

Só tem um ponto que não sei como resolver.... Apesar de estar toda regulada a ação está um pouquinho alta (nada muito sério, mas está), não tem folga no nut, no tensor cheguei no padrão e os saddles não tem ajuste de altura !!! Precisava abaixar um pouco a ponte...(ou elevar o braço no tróculo) !!!! Como faço ???? Ela é de 2 pivots.

O ponto mais fraco da instrumento eu achei o nut (horrível de plástico barato, cheio de rebarbas), vou trocar por um de Tusq, e instalar 2 HH777 e um single EVO (Malagoli) no meio, acho que vai ficar bom.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


SkyHawk
Cara, pelo que vc descreveu, ela foi é bem regulada... E, guitarra bem regulada é um passo certo no caminho da estabilidade de afinação...
Aperte os parafusos dos pivôs. Se já estiverem no limite... Vc terá que colocar calço no braço.....
Abç

SkyHawk
Membro
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como faço para apertar os pivots ? Tem alguma chave/ferramenta para isso ? Acho que tem 1mm em cada um para isso sim, mas fiquei com receio de tentar apertar sem a ferramenta correta e estragar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


SkyHawk
Chave de fenda comum cara... das grandes... Algumas são com chaves allen...
Abç

SkyHawk
Membro
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pelo que vi fenda comum não é. E também não parece ser Allen pois o buraco do pivot onde iria uma chave não é chanfrado ..... É um cilindro aparentemente liso !!!! Muito estranho, vou verfificar melhor, de qualquer maneira muito obrigado !!!

Suas dicas são muito preciosas, quando comecei aqui no fórum não sabia nem que uma guitarra se regulava e hoje faço tudo com alguma competência graças a sua ajuda !!!! Valeu !!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


SkyHawk
De nada cara...
Abç

SkyHawk
Membro
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olhei com atenção e uma lupa é uma espécie de Allen só que de 5 façes, chama-se estrela, para minha sorte eu tenho um jogo de dessa chave e deu super certo, já regulei e ficou perfeito !!! Valeu novamente !!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


SkyHawk
Falou!
Abç

CCNFriedman
Membro Novato
# dez/14
· votar


Olá Bertola,tudo bem??
Minha guitarra chegou recentemente do luthier após a troca dos captadores ativos por passivos,e notei que o volume de ambos não zeram mesmo qaundo está no zero.O que pode ser isso?Alguma conseguencia para o som?

Outra coisa que estou com ruidos,que param na hora que encosto em qualquer parte de metal.Uma blindagem resolve??


abcs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


CCNFriedman
volume de ambos não zeram mesmo quando está no zero.
Problema nos potenciômetros. Que pots vc comprou?
Outra coisa que estou com ruidos,que param na hora que encosto em qualquer parte de metal.Uma blindagem resolve??
É assim mesmo que tem que ser...
Abç

CCNFriedman
Membro Novato
# dez/14
· votar


cara comprei potenciometros logaritimos de 500k,pois se tratam de humbuckers.Usei 500k no tone tb,tem alguma diferença??

Alchemik666
Membro Novato
# dez/14
· votar


E ai Pessoal

EU tenho uma Tagima Zero, modelo antigo de 1997, com um EMG 8, e sem o single, vou trazer de fora uma ponte gotoh e as ferragens, porém preciso saber qual gotoh, preciso saber o modelo da gotoh , a ponte e os nucks que servem nessa guitarra que gosto tanto.

Aqui eh ela agora nesse trecho ta filmada bem perto no ultimo evento ao vivo que a ultilizei:
http://youtu.be/C94mroJ77F4?t=8m38s

fconde77
Veterano
# dez/14
· votar


CCNFriedman

A questão não e o tipo do potenciômetro e sim a marca, a maioria dos fabricantes não tem um bom controle de qualidade, com isso a resistência deles varia muito ... Já peguei potenciômetros de 500k que quando fui aferir com multímetro marcavam algo em torno de 700k e outros que simplesmente não zeravam.
De preferência a marcas como Alpha e CTS.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Alchemik666
Entre no site da Gotoh e compare as medidas...
CCNFriedman
fconde77
Exatamente... Pots de qualidade é garantia de acuidade.
Abçs

Alchemik666
Membro Novato
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela dica, o problema que estou utilizando a guitarra, nã0 consigo medir o bloco sem desmontar, pernguntei pensando em quem ja fez esta troca e sabe exatamente qual é eu tenho duvida entre GE1996T (36) ou a (33)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Alchemik666
Cara, vc não tem uma outra guitarra?
Ainda mais se vc tem uma guitarra como essa (que tem baixa confiabilidade)...
Vc terá que desmontá-la de qualquer jeito...
Abç

Alchemik666
Membro Novato
# dez/14
· votar


Tenho sim Mauricio Luiz Bertola porém em outras afinações, queria evitar a fadiga mesmo e ficar a usando enquanto não chega. Obrigado Abraço

caiotfernandes
Membro Novato
# dez/14
· votar


Galera, acabei de comprar uma Fender Strato Mexicana.
Alguém sabe dizer oq devo fazer pra saber se há alguma desregulagem, ajustar a altura das cordas, e outras medidas básicas de qndo se compra uma guita nova.
Enfim, to perguntando isso pq minha intenção é não precisar gastar dinheiro com luthier pq esse mês a coisa ta feia kkkk
A não ser que tenha algum problema mais complexo (o que imagino que não tenha, pois à primeira vista esta tudo ok).
Algum site ou video tutorial sobre isso também ajuda. Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


caiotfernandes
minha intenção é não precisar gastar dinheiro com luthier
Acho melhor vc reconsiderar isso, ou os prejuízos podem ser maiores que a pretensa economia....
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Primeiro deixa eu agradecer pelas dicas. Assisti todos os vídeos que você sugeriu e gostei do seu Mini Fuzz. Mas fiquei com uma dúvida: aquela distorção é com o volume no máximo? Se diminuir o volume ele limpa o som?
Depois, explicar um pouco melhor o que eu quis dizer com o tal do overdrive. O circuito que falei vinha numa revista de eletrônica dos anos 80 e era descrito como overdrive. O que me fez querer embutir o circuito era o controle de tonalidade, que ia de um grave que não embolava o som até uma espécie de médio-agudo que deixa o som muito legal para solos. O controle de ganho ia de um som limpo e cheio e conforme ia girando, aumentava um pouco o volume e só saturava no final. Na época a gente testava os circuitos sobre uma bancada. Eu deixava o volume do aparelho fixo e em vez de mexer nos controles da guitarra, mexia nos do overdrive. Dá quase para dizer que todos os sons que eu queria estava ali. Lembrei dele porque, por mais que eu tente, não consigo reproduzir algo próximo disso com o que tenho hoje. Tá certo que metade das vezes eu encaro um Meteoro ou até uma ligação direta na mesa (não é por opção de jeito nenhum, é por falta de opção mesmo!) e aí não ia conseguir mesmo. E, também, meu salário de professor jamais me dará um Orange e uma PRS que, imagino, me dariam este som sem eu precisar de mais nada.
E também não foi por falta de tentativa. Supus que o som grave que não embolava deveria ser porque alguma faixa de frequência aguda não era cortada e já tentei reproduzi isso de tudo quanto foi jeito nos tones da guitarra... sem sucesso. Daí, estou nesta busca.
Desculpe o tamanho do post. Mas, como daqui duas semanas entro de recesso e fico praticamente um mês de boa, estou a fim de deixar o som o mais próximo do que eu quero.
Obrigado mais uma vez e valeu pelas dicas!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


João Pedro Strabelli
Cara, o controle do MiniFuzz é apenas o de volume.
Abaixando o volume da guitarra ele "limpa" (na verdade fica uma espécie de "drive"). Se vc quer um som mais agudo, basta diminuir o valor do capacitor de entrada de 0.22uF para 0.1uF.
Você pode instalá-lo numa guitarra utilizando uma chavinha "mini-toggle switch" de 6 pinos e controlar com o volume e a tonalidade da guitarra.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji