【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
DeehSlash
Veterano
# mar/14 · Editado por: DeehSlash
· votar


MrSaulHudson

Provavelmente precisaria por outra ponte na Les Paul, que nesse caso acho que é a Floyd Rose. Mas como ela é uma ponte flutuante, precisaria fazer um buraco na madeira pra ela encaixar certinho, veja: Les Paul com Floyd Rose

Mauricio Luiz Bertola

E esse espaço entre a corda e o traste, pra estar certo tem que estar como? Sem nenhum espaço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


MrSaulHudson
Poder, até pode. Mas simplesmente não compensa pelo custo e dificuldade do projeto.
DeehSlash
Cara, quanto à isso há controvérsias entre luthiers. Eu acho que esse espaço deve ser mínimo, quase nulo.
Aliás, o que vc TEM QUE FAZER é levar sua guitarra à um bom luthier para a imprescindível regulagem geral.
Abçs

DeehSlash
Veterano
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O problema é que não to nem um pouco afim de levar pra um e gastar dinheiro, sendo que já levei antes e o cara deixou trastejando ainda, não confio muito nele. Queria aprender pra eu mesmo fazer, sei que a questão do tensor é complicada, talvez eu nem mexa por que eu acredito estar bom, mas eu quero pelo menos fazer uma regulagem certa da ponte, oitavas, etc.
É por isso que estou buscando informações.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


DeehSlash
O problema é que não to nem um pouco afim de levar pra um e gastar dinheiro
Se vc está com dôr de dentes vc mesmo arranca o seu dente?
Se o seu carro ou moto está com problemas sérios de mecânica, vc mesmo "tem a manha" de consertar?
sendo que já levei antes e o cara deixou trastejando ainda, não confio muito nele
Então leve a outro, à um profissional de verdade...
Abç

DeehSlash
Veterano
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendo o que você quer dizer, mas eu realmente to querendo aprender. Não tem importância pra mim que eu demore pra regular ela, pois o que eu mais toco é baixo numa banda com uns amigos meus, então meio que to usando ela pra ganhar experiência.

Em relação a um profissional de verdade, além do que eu falei, tem só mais um que conheço. Uma vez levei meu violão pra ele, mas ele cobrou uma facada e também deixou trastejando em algumas casas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


DeehSlash
Como consumidor, é seu direito retornar ao profissional e, em caso de algum problema, solicitar noa regulagem. Isso é matéria estabelecida no Código de Defesa do Consumidor artigo 20, inciso 1. É assim que, como luthier, eu procedo.
Abç

fconde77
Veterano
# mar/14
· votar


DeehSlash

Isso é pra ver a curvatura do braço e acertar quando for ajustar o tensor. Tem vários vídeos desse em Português e só dar uma futucada no Youtube.. Cuidado!!! Tem muita gente falando e fazendo M... confirme sempre essas informações aqui no fórum, levando em consideração os comentários dos luthiers, afinal essas mesmas besteiras se repetem aqui de tempos em tempos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


fconde77
afinal essas mesmas besteiras se repetem aqui de tempos em tempos.
Exatamente...
Ademais, nada substitui a experiência de um (bom) profissional...
Abç

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14
· votar


Minha guitarra quando eu comprei (usada) as cordas estavam um pouco altas, levei pra um baixista que eu conheco, e ele me deu algumas dicas, depois de certo tempo eu regulei o tensor, e a ponte, as oitavas eu aprendi a regular sozinho mexendo, claro que nao chega nem aos pes de uma regulagem de um profissional, mas todo mundo que toca nela fala que e bem macia de tocar.... Acho que dei sorte pq poderia ter FERRADO o braco da guitarra nao e Mauricio Luiz Bertola?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


Yuri ycs
Aprender à regular a sua guitarra não tem nada demais, mas exige aprendizado, estudo e experiência. Se vc não tem isso, leve a seu luthier. Simples assim...
Abç

DeehSlash
Veterano
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Acabei de regular a altura da minha ponte, o lado agudo ficou um pouco mais alto pra não trastejar, mas quando toco uma corda, independente se solto ou em alguma casa, ela da um barulhinho rápido, bem estranho. A altura não é porque já tentei por maior e não vai, será que é a corda que ta meio velha?

João Pedro Strabelli
Veterano
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sei que a questão tem muito de subjetividade, mas a partir de que faixa de preço você acha que vale a pena investir e um instrumento por luthier e não em um instrumento de fábrica? Considero a relação custo x benefício na pergunta
Observação: Penso que esta questão não infringe as normas do fórum, pois aqui não se comentam preços de serviços mas o que entram em questão aqui é preço total e a relação custo benefício.

Ramsay
Veterano
# mar/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Bertola, me desculpe, postei no tópico errado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


DeehSlash
o lado agudo ficou um pouco mais alto pra não trasteja
Isso está errado....
João Pedro Strabelli
Cara, isso depende de tantos fatores que fica difícil responder...
Abçs

DeehSlash
Veterano
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Por que errado? O certo é o grave ficar mais alto? Estranho que li em duas fontes que diziam que o agudo ia ficar mais alto o.o

fconde77
Veterano
# mar/14
· votar


DeehSlash

Cuidado!!! Tem muita gente falando e fazendo M... confirme sempre essas informações aqui no fórum, levando em consideração os comentários dos luthiers, afinal essas mesmas besteiras se repetem aqui de tempos em tempos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


DeehSlash
Cuidado!!! Tem muita gente falando e fazendo M... confirme sempre essas informações aqui no fórum, levando em consideração os comentários dos luthiers, afinal essas mesmas besteiras se repetem aqui de tempos em tempos.
2

Maycão
Veterano
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A madeira do violao ser solida ou nao, interfere no som plugado? Ou plugado o mais importante eh o captador?

Obgd.

bob973
Membro
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Essa guitarra é uma Condor jc-501.é de mogno mesmo?

http://images04.olx-st.com/ui/19/83/73/1392036002_600258073_3-Guitarra -condor-semi-acustica-jc-501-Rio-de-Janeiro.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


Maycão
Interfere.
bob973
Isso é nato.
Aliás, porque essa fixação com mogno?
Abçs

MrSaulHudson
Membro Novato
# mar/14
· votar


Ok, também achei que seria dificil..
Muito obrigado pelas respostas :D

bob973
Membro
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aliás, porque essa fixação com mogno?
ashuashuas.nem é fixação.é mais curiosidade mesmo.obrigado

Arakuta
Veterano
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou com uma SG da Epiphone a 15 meses, regulada por um bom luthier a à 8 meses, nunca tive nenhum problema com ela, tá perfeita.

Só que quando eu fui trocar as cordas, eu reparei que a ponte estava meio 'pra fora' do seu encaixe natural, e fiquei assustado. Pode me explicar o que aconteceu, se é normal ou posso ficar preocupado? Dá uma olhada nas fotos! Obrigado!

http://i.imgur.com/9iiX4AO.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


Arakuta
Retire as cordas e aproveite para limpar a escala e hidratá-la com óleo-de-peroba.
Retire o cordal e com alicate de ponta retire a bucha (se não sair, deixe quieto).
Passe cola bonder na bucha e recoloque-a no lugar usando um martelo e um pedaço de madeira.
Deixe secar e coloque o encordoamento novo.
Abç

MordecaiZ
Membro Novato
# mar/14
· votar


Olá, gosto muito do timbre do Tony Iommi e estou tentando chegar a um timbre próximo ao dele. Queria saber qual pedal eu poderia ter um som parecido. Uma vez um amigo do forum disse que a distorção dele é muito alta, com um ganho absurdo, mas os pedais e amps que pesquisei eram pesados, mas era uma distorção abelhuda, nada a ver com o timbre dele, tipo aquele timbre que ele usou no Heaven N Hell ao vivo. Agora estou começando a usar um Malagoli Intruder na ponte da minha guita. Como ele consegue chegar naquele timbre?

fconde77
Veterano
# mar/14
· votar


MordecaiZ

Vá até o site dele e leia os equipamentos que usou, o que usa atualmente e vc vai ter uma noção da estrutura que tem por traz e vai entender como e uma busca ingrata correr atras do timbre de um artista desse porte...
Meu conselho e que vc desencane dessa ideia e faça seu som dentro do que nos é possível e seja feliz!!!

http://www.iommi.com/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


MordecaiZ
gosto muito do timbre do Tony Iommi e estou tentando chegar a um timbre próximo ao dele.
Eu também gosto, e muito...
Mas isso que vc quer é impossível e nem sequer é importante. Faça O SEU TIMBRE, com o que vc tem disponível, com bom-senso, estudo e audição
Abç

clguitar
Membro
# mar/14
· votar


MordecaiZ
Deve ser um dos timbres mais complicados de reproduzir. O cara toca com próteses nas pontas dos dedos!
Sei que, no começo do Sabbath, a guitarra principal dele era a SG do adesivo do macaco, com dois captadores P90s. Agora, ele usa os captadores signature Gibson, que são cerâmicos com saída bem alta.

Que eu me lembre, os amps dele são Laney há muito tempo. Acho que ele quase não usa muitos pedais de efeito: só um wah, um compressor, um oitavador, um delay, um chorus e um equalizador.

Acho que um equalizador (pedal ou efeito de pedaleira) pode te aproximar do som do Iommi. Mas, como os colegas aqui falaram, essa coisa de copiar timbre é meio ingrata.

Ancient_CTHULU
Veterano
# mar/14
· votar


Tarraxa schaller com trava não gira, tá emperrada, ela dá umas duas voltas, e aí emperra, tanto pra apertar, quanto pra afrouxar...

Jogo no lixo? Compro outra? (Schaller nunca mais), O que pode ser o problema?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


Ancient_CTHULU
Compre outra.
Schaller nunca mais
São das melhores que existem... Equívoco seu...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji