【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

vivianevivi
Num case rígido, tanto faz, pois o mesmo tem apoios internos, mas o ideal é deitado com as cordas pra cima (o que não é o caso num "bag".
Essa é legal. Não esqueça que é necessário levá-la a um luthier habilitado assim que comprar.
Abç

overset09
Veterano
# out/13 · Editado por: overset09
· votar

Olá Bertola, td bem?
Conhece este contrabaixo? O q acha dele? Tem um bom custo x benefício?
http://www.habro.com.br/vintage/prod_det.asp?str_ID=757

PS: Acho q não existe muito isso, masme tira umas dúvidas. Modelo Jazz Bass é mais ''indicado'' para blues e mpb. Já o Precision mais para o rock e heavy metal?

Quais as diferenças nos timbre para diferentes modelos de contrabaixos? Por exemplo: A mesma madeira, os mesmos captadores, o mesmo equipamento, porém um modelo é Jazz Bazz e o outro é Precision.

Obrigado e um abraço!

Ramsay
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, afinal qual é a verdadeira utilidade do óleo de limão??
É pra lubrificar e hidratar a escala da guitarra ou pra aumentar a durabilidade das cordas??
Pergunto isso porque comprei o produto Dunlop Formula 65 que afirma que é "
String Cleaner & Conditioner", mas, tem cheiro de óleo de limão.

Então, qual é a verdade dos fatos??
Não seria melhor usar óleo Singer pra preservar as cordas depois de tocar??

vitorrock
Veterano
# out/13
· votar

Bertola,será que vale à pena comprar essa guitarra lá nos EUA?
Fender HSH
Pois meu tio mora lá, e eu queria uma guitarra com essa configuração de captadores... Ou é melhor eu comprar outro escudo, comprar captadores malagoli e colocar na minha strato HSS?
Abraço...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

overset09
Sim, é um baixo bem legal, um pouco melhor que os SX SJB75 (que é um bom baixo também).
Acho q não existe muito isso, masme tira umas dúvidas. Modelo Jazz Bass é mais ''indicado'' para blues e mpb. Já o Precision mais para o rock e heavy metal?
Isso não existe cara...
Geralmente o Precision é mais grave que o Jazz Bass.
Ramsay
É pra lubrificar e hidratar a escala da guitarra...
Não seria melhor usar óleo Singer pra preservar as cordas depois de tocar??
Cara, não se passa nada, apenas pano de algodão branco limpo e seco após tocar (para tirar o suor).
vitorrock
Se vai compra lá fora, vale...
Abçs

Maledito GuitarHero
Membro Novato
# out/13
· votar

Vou adquirir uma sx sst62, sei que já existem muitos tópicos sobre isso, mas gostaria de saber qual o minimo que devo mudar para que se mantenha afinada por mais tempo? Roller string trees alteram alguma coisa? E sobre captadores qual chiaria menos com um pouco mais de distorção e que não descaracteriza-se o som de strato, dou preferencia a captadores nacionais, pelo preço ser mais em conta, mas aceito qualquer dica, tanto nacional, quanto internacional. E se não for pedir muito, sabe dizer um pouco sobre os amplificadores da Borne?
Agradeço desde Já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Maledito GuitarHero
para que se mantenha afinada por mais tempo?
Colocar as cordas corretamente, fazer os procedimentos de estabilização, lubrificar os sulcos da pestana, manter os parafusos das tarraxas apertados.
E sobre captadores qual chiaria menos com um pouco mais de distorção e que não descaracteriza-se o som de strato
Nenhum. Qualquer capt tipo "stack" oi "dual-coil" não tem som de "single-coil" (alguns chegam perto como os Stellfners Neodymiun e os Sound/Malagoli hot stack.
sabe dizer um pouco sobre os amplificadores da Borne?
É um amplificador SS típico, não muito diferente dos que tem no mercado. Soa um pouco melhor que um Staner e é mais resistente que um Meteoro...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
· votar

post duplo

Maledito GuitarHero
Membro Novato
# out/13 · Editado por: Maledito GuitarHero
· votar

Obrigado por responder, mas e sobre os roller string trees qual a funcionalidade deles? fazem realmente diferença quanto aos string trees?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

Maledito GuitarHero
Sim, há. mas muito pequena.
Abç

Lunático na Grama
Membro Novato
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
O Ramsay falou ali em cima e eu lembrei... Passei um daqueles óleos anti-ferrugem nas cordas três meses atrás e elas ainda estão inteiras... Tem algum problema fazer isso?

Rafael_machado1993
Membro
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vou levar sim :D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

Lunático na Grama
Não, não tem.
Abç

pedrojoao
Membro Novato
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola qual Les Paul é melhor em termos de custo beneficio, a Vintage V 100, a SX GG1 CUS ou a Tagima Street?

busterchair
Veterano
# out/13
· votar

Boa tarde a todos.

Tenho um Violão Crafter Aço DE7N e estou utilizando encordoamento 0.11 Elixir, porém agora estou com vontade de trocar para 0.13 pois toquei em outro violão com 0.13 e gostei bastante.

Minha pergunta é: é necessário algum tipo de ajuste no violão ou ele deve suportar esta maior tensão?

Um grande abraço.
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

pedrojoao
Vintage.
busterchair
Sim, é. Tensor...
Abçs

busterchair
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Certo. Levarei então no Luthier para fazer este ajuste. Caso eu queira voltar para 0.11 é necessário regulá-la novamente? Abc

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

busterchair
Sim, é
Abç

CidC
Veterano
# out/13
· votar

Boa noite Mauricio Luiz Bertola
Queria tirar uma dúvida...
Os potenciômetros do meu amplificador estavam funcionando mal a algum tempo, e agora, quando aperto o botão de overdrive, o som continua limpo, o que poderia ser o problema?

Desde já, muito obrigado!

busterchair
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado. Na sua opinião e experiência, prefere o calibre das cordas em 0.13 ou 0.11?

No começo do ano levei o violão para o luthier, para fazer uma regulagem geral e disse que estava trastejando nas cordas mais graves e nas primeiras casas. Acho que o luthier deixou as cordas muito baixas e o problema até que amenizou mas não resolveu, e isso me incomoda bastante. Além da altura das cordas, há algo mais que eu deva "lembrar" o luthier a fazer? O violão tem uns 8 anos de uso e não sei se as partes já estão gastas. Dependendo do caso, posso já providenciar previamente a comprar de itens que têm fácil desgaste.

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Att,
Fernando

bob973
Membro
# out/13 · Editado por: bob973
· votar

Mauricio Luiz Bertola

eu vi isso num tópico aqui do FCC.o cara disse que era o corpo de uma SX SST 57/62.é isso mesmo?vlw.

http://s195.photobucket.com/user/andreld/media/pedaos.jpg.html

Delson
Veterano
# out/13
· votar

Pessoal

Dúvida meio noob aqui...

Uma ponte estilo Tune-O-Matic de má qualidade pode quebrar a corda nos saddles? É uma questão da própria construção da ponte (material), ou é "resolvível" limando os saddles? Pergunto isso porque já aconteceu comigo várias vezes com cordas 0,011...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

CidC
Pot "bixado"...
busterchair
Cara, não sei se 0.13 seria adequado para seu violão, pois a tensão é muito alta...
Delson
Sim, pode. Mas acabar com isso é fácil... Limando os carrinhos...
bob973
Não sei cara...
Abçs

leo socian
Membro Novato
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Gostaria que me indicasse uma telecaster com bom custo/benefício.

Tchaikovsky
Membro Novato
# out/13
· votar

Bertola e Seiji

Gostaria de saber, tenho uma guitarra com uma tal casa trastejando, para arruma-la uma amigo falou que era lixa-la (a traste) ou regular o braço. Isso é Verídico? Pois isso ele falou que faria para mim.

Outra pergunta:

Sabem identificar se Essa Fender Japonesa (me falaram que é) é autentica?

Um vídeo tocando com ela (pena que não é clean): http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=I41gmS9GVbo

Uma coisa que eu achei estranho: O Número de série dela é tipo um adesivinho que fica colado naquela plaquinha de ferro que tem uns parafusos que segura o braço.

O braço não do tipo envernizado, tipo assim: http://img1.mlstatic.com/braco-para-guitarra-stratocaster-logo-fender_ MLB-O-4540348948_062013.jpg
o braço é mais rustico (mas não tanto)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
· votar

leo socian
Condor CT-10
Tchaikovsky
um amigo falou que era lixa-la (a traste) ou regular o braço. Isso é Verídico?
Não. O que deve ser feito é um "rebatimento" de trastes...
Quanto à guitarra, não dá pra saber a não ser examinando...
Abçs

Fernando de almeida
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Grande mestre ... pesquisei e não achei respostas satisfatórias.

Gostaria de saber se a guitarra ESP/LTD MH-327 (27 trastes) é uma barítono ... Tenho uma e se for barítono, penso em comprar um encordoamento de 7 cordas e usar as 6 cordas mais graves em afinação B standard (com as devidas regulagens, é claro) ...

Não sei olhar o lance do tamanho do braço e captadores para saber se é ou não barítono ...

ABR

d.u.n.h.a.
Veterano
# out/13
· votar

Fernando de almeida
Cara, essa eu vou dar palpita...
Meça, em polegadas, a distância do nut ao décimo segundo traste e multiplique esse número por dois. Esse é o comprimento do braço, geralmente 23,5" à 25,5" nas guitarras 'normais', acima disso é barítona. Se for barítona, provavelmente vai ter 27".

bob973
Membro
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Gostaria que me indicasse uma strato om bom custo/benefício.

Fernando de almeida
Veterano
# out/13
· votar

d.u.n.h.a.
Cara, essa eu vou dar palpita...
Meça, em polegadas, a distância do nut ao décimo segundo traste e multiplique esse número por dois. Esse é o comprimento do braço, geralmente 23,5" à 25,5" nas guitarras 'normais', acima disso é barítona. Se for barítona, provavelmente vai ter 27".

Opa vou fazer assim que chegar em casa ... Seja como for, se não for barítona, será que fica legal eu utilizar essa guita com a afinação B standard???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji