【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
thiagosp100
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O problema esta realmente aí. No primeiro dia em que a guitarra chegou, eu levei em um luthier que alguns diziam ser o melhor da cidade. E, estou com o resultado em mãos. Levei um jogo de cordas da Elixir 0.10 por indicação dele e pedi para que ele regulasse por completo. Só não regulei os trastes porque ele iria me cobrar +300 reais além dos 80 pela regulagem padrão.

Se achei ele bom? obviamente não. Nunca mais irei levar meus instrumentos a ele. E, é exatamente por isso tudo que aconteceu, e não ter outra melhor em mãos (para poder comparar uma com a outra) para poder entender se este problema é da qualidade da guitarra (componentes, etc..), captadores fracos (que ajudam a causar isso, ou seja, se captadores bons, evita disso acontecer) e se vale a pena comprar uma outra melhor e fazer uma BOA regulagem com um BOM luthier.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


thiagosp100
Cara, infelizmente... Essas coisas acontecem....
As Squiers não são guitarras horríveis. Algumas linhas são de excelente qualidade até (Modified Vintage, Classic vibe De Luxe e Standard), mesmo as Affinity, que antigamente eram bem ruins, melhoraram. Os captadores dela não são excelentes, mas também não são horrorosos.
Creio portanto que vc deve seguir as orientações que lhe passei acima, sem que seja necessário comprar outra guitarra no momento.
Abç

thiagosp100
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Beleza, Bertola. Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

clguitar
Membro
# set/13 · Editado por: clguitar
· votar


Bertola
Estou reacabando uma Les Paul que comprei só corpo e braço. Já tirei praticamente toda a tinta. Ela está modificada para ponte wraparound. Comprei a ponte correta (vou manter wraparound mesmo), mas o parafuso não encaixa na pecinha que vai no corpo (como chama essa peça?)

Então, decidi tirar a peça e colocar as que vieram na minha ponte.

O problema é que o dono anterior fez um serviço meio porco e usou o que parece ser cola para fixar as pecinhas no corpo. Tentei aquecer com um secador de cabelo, mas não consegui derreter a cola. Alguma ideia do que eu possa tentar sem arriscar destruir a guitarra?

Valeu!

clguitar
Membro
# set/13
· votar


Bertola
Outra pergunta: essa Les Paul é uma Gibson Studio de 1987 , com o que descobri ser um braço em maple. Quero fazer a pintura do braço só transparente mesmo. Mas queria que o número de série, que é em baixo relevo, não desaparecesse. Tem algum truque para escurecer só o número e o "made in USA"? Estou usando tingimento solúvel em água (anilina) e goma laca.

brunolegionario
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

- Ola meu amigo, seguinte, alguns dias atras te perguntei sobre algumas opções de amplificadores, voce me recomendou o Laney LV 200.

Só que apareceu um Line 6, gostaria da sua opinião se vale o investimento:

tenho essas tres opções. Qual seria a melhor pra mim (som que eu faço; rock nacional anos 80).


Laney LV 200 - 750,00 reais
Fender Princeton 65 - 800,00 reais
LINE 6 SPIDER 2 - 1450,00 reais (acompanha o foot).


Abraços!!
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


clguitar
Cara... Dependendo de que cola foi o risco é grande... O ideal seria vc tentar encontrar uma ponte com as medidas dos furos (e das buchas internas). No mais, persevere no uso do aquecimento.
Quanto ao "desaparecimento" do nº de série, bas ter cuidado na lixagem.
brunolegionario
Lanei e Fender.
Abçs

SociedadeCruaBh
Membro Novato
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola;

Por favor uma recomendação, possuo um Jackson JDR-94 com captação Dimarzio (eu mesmo fiz a instalação), a guitarra tá show toda reguladinha, bacana. Ela é floyd, recentemente troquei as molas dela colocando Gotoh PSP put's, houve uma melhora significativa. Não tenho mais problemas com a ponte, ela segura bem, não desafina, segura a onde legal o único pesar está sendo a alavanca pois é de rosca e mexi,mexi e ainda tem aquela folguinha pois, não gosto da alavanca apertada de forma que fiquei atrapalhando a tocar. Minha dúvida é, tem algo que possa ser feito já que a ponte funciona bem ou devo realmente pegar uma Gotoh já com sistema de pressão ?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


SociedadeCruaBh
Coloque veda-rosca (teflon) na mesma.
Abç

Luiz Almeida
Veterano
# set/13 · Editado por: Luiz Almeida
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite!

Recorro a você mais uma vez. Dessa vez é sobre uma guitarra Phil. Não lembro o modelo dela (parece com a 301) top plano, com bilding, ferragens douradas, hsh, etc...

O valor é R$450,00.

Pergunto, vale a pena comprar essa guitarra, ainda?

Eu tentei tocar nela, mas estava desafinada (ou outro padrão de afinação) e eu não entendo de micro afinação (floyd).

Edit: as cordas estavam muito velhas. O braço e trastes estavam ok. Captação original HSH.

Agradeço por mais essa.
Um grande abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


Luiz Almeida
Por esse preço, claro!
Não esqueça: Luthier nela...
Abç

Luiz Almeida
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Agradeço mais uma vez!

Rafael_machado1993
Membro
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia Bertola.. Queria saber se as guitarras N'Zaganin são boas.. Estou afim de pegar um telecaster deles, mais especificamente uma dessas com um little 59 na ponte..



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


Rafael_machado1993
Excelentes instrumentos, superiores às Fenders AM STD
Abç

Ismah
Veterano
# set/13 · Editado por: Ismah
· votar


Bertola

A bitola recomendada dos fios de um baixo passivo é de...?
Usei 0,1mm (o que tinha) e virou churrasquinho. Coloquei um resistor 250K (se não me engano) e o fio 0,1, por hora nada aconteceu - salvo que perdi volume.

Te perguntei algum tempo atrás sobre captadores, descobri que eles são um clones dos singles cerâmicos usados em guitarras telecaster, e que possuem uma capa, tem alguma sugestão de nomes?

Também aceito sugestões de pontes com carrinhos independentes... A corda E "só" dá 1/4 de tom de diferença na oitava, e a G tá no ponto certo


OBS.: o baixo só descobri que é de 1971, "clone" de um Jazz Bass pela Tonante.

EDIT:


As cordas trastejarem quando sai uma palhetada alternada é "normal", é braço com problema, ou é problema de execução?

aleecaldeira
Veterano
# set/13
· votar


[/b]Bertola[b]

Bom, o tópico é muito grande, mas espero poder tirar minha dúvida por aqui mesmo. Estou avaliando a possibilidade de fazer uma guitarra no luthier e estou atrás de opiniões mais maduras sobre isso.
Resumindo, segue as especificações:
Modelo = telecaster, corpo = basswood, braço = maple, escala = jacarandá.
Pensei em colocar uma ponte estilo bigsby, um captador P90 hot seymour e um humbucker (não sei ainda qual).
Quais suas críticas sugestões sobre essa guitarra?
Onde você colocaria o P90 e o humbucker?
Se fosse colocar um captador no meio, o que você indicaria?
Obrigado desde já

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


Rafael_machado1993
Excelentes instrumentos, superiores às Fenders AM STD
Ismah
Cara, por favor refaça sua pergunta pois não entendi nada...
aleecaldeira
Cara, pra começo de conversa, tília e bôrdo (basswood e maple) não existem no Brasil... Aqui temos o marupá e o pau-marfim, madeiras de qualidade superior à essas...
P90 no braço e HB na ponte; no meio, colocaría outro P90 (ou 2 P90's ou 3).
Abçs

aleecaldeira
Veterano
# set/13
· votar


[/b]Bertola[b]
Marupá para o corpo e Pau-Marfim para braço?
Sabe dizer se são madeiras muito caras?

Qual seria a vantagem de colocar 2 ou 3 P90s no meio?

Rafael_machado1993
Membro
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu Bertola.. Vou começar a juntar uma graninha pra minha próxima aquisição :D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


aleecaldeira
Marupá para o corpo e Pau-Marfim para braço?
Exatamente.
Sabe dizer se são madeiras muito caras?
Pergunte à seu luthier...
Mas por aqui vc pode ter uma idéia:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-505740503-corpo-fender-telecast er-em-marupa-_JM
Qual seria a vantagem de colocar 2 ou 3 P90s no meio?
No meio vc só vai colocar 1, os outros dois são da ponte e no braço...
Rafael_machado1993
Não vai se arrepender....
Abçs

aleecaldeira
Veterano
# set/13 · Editado por: aleecaldeira
· votar


Bertola

Ah sim... Minha intensão com ele (humbucker) era para quando eu quisesse fazer algo mais pesado, mais sujo. Você indicaria o P90 ou outro tipo de captador pra eu avaliar, com esse objetivo e nesse tipo de guitarra?

Prometo que é a última pergunta rsrsrs

overset09
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite.
Gostaria de trocar as tarrachas da minha guitarra SX SST.
Qual a melhor opção no site guitar fetish?
Já que vou trocar, acho melhor pegar tarrachas com trava.
Quais modelos o sr. me recomenda?
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


aleecaldeira
Cara, o P90 é um capt "single-coil" de alta saída.
Quanto a "algo mais sujo e pesado"... Bem, isso nada tem à ver com o tipo de captador, mas como o som que vc faz (e isso inclui um monte de variáveis) com o equipo que vc tem.
Mas acho que a combinação de P90 no braço e Hb na ponte é bem interessante sim.
Prometo que é a última pergunta rsrsrs
Não tem problema... Estou aqui para ajudar da melhor forma possivel...
Abç

aleecaldeira
Veterano
# set/13
· votar


Bertola

Beleza rsrsrs
Agora que vi que você é de Niterói também, estamos em casa rs

Eu quero a opção de fazer algo menos estalado. Algo que não pareça tanto uma telecaster quando eu usar uma distorção e acionar esse captador, por exemplo.

De equipamento costumar usar uma caixa da meteoro, e tenho um pequeno set com DS1, PH9 Behringer, Chorus Rocktron, Reverb Machine e Delay Giannini.

overset09
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite.
Gostaria de trocar as tarrachas da minha guitarra SX SST.
Qual a melhor opção no site guitar fetish?
Já que vou trocar, acho melhor pegar tarrachas com trava.
Quais modelos o sr. me recomenda?
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


aleecaldeira
uma caixa da meteoro,
Aqui está o problema...
overset09
http://www.guitarfetish.com/Wilkinson-Fender-Style-Nickel-Tuners-Six-f or-Strats-and-Teles_p_891.html
Abçs

dimi1822
Membro
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola



Estou com um problema, com minha Epiphone Standard

Por algum motivo, o captador do braço perdeu '' força'' o da ponte ta ok.
Funcionando 100%, mais o do braço ele esta com algum problema, esta com perda de sinal... ou algo assim

exemlo :

Colocamos a chave seletora de captador para baixo (ponte) com som limpo e distorções... perfeito sem problemas... som normal

Colocamos a chave para cima (braço ) com som limpo e distorções.... perda de sinal, som saindo cruchando em distorções pesadas e som limpo saindo seco

Colocamos a chave no meio (braço e ponte) perda de sinal..... porem ao diminuir o volume do captador do braço, deixando o no minino, normal

Obs : Eu ja abri a parte onde fica localizado os fios, me parecem estar bem ok

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13 · Editado por: Metal_Owns
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Poderia me indicar um bom amplificador, de potência suficiente para ensaiar, de 40w ou 50w para cima, para tocar metal (timbres médios graves, mas que não pecam nos agudos, simplesmente um amplificador que não tenha timbre estridente, que tenha timbre agressivo, qual você me recomenda entre o MarshallVS65w, o Giannini G65, e o Laney LV100? (se estiverem na mesma faixa de preço do Giannini, pois o preço dos outros 2 variam demais). PS: Preferência á qualidade de timbre.

Outra pergunta: Os kits dessa Guitar Fetish, como Kit SG, kit explorer, são bons? São de Mogno mesmo ou é enganação? Dariam o timbre fiel aos respectivos shapes? Obrigado mestre.

aleecaldeira
Veterano
# set/13
· votar


Bertola

o Humbucker seria a melhor opção pra isso que falei de perder um pouco da característica da Tele?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


aleecaldeira
Cara, a telecaster tem aquele som por conta de sua construção...
Mas, um HB na ponte seria uma opção boa para o q vc quer.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji