【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
metallicasnake
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Somente caras especializados em captadores. A Sound/Malagoli faz (que eu saiba).

Uhm...entendi.

Valeu pela ajuda.
abç

Skider
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw camarada.

TheRover
Veterano
# dez/12 · Editado por: TheRover
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Conhece os captadores da marca Manlius?
O nut influencia no timbre da guitarra?

MR__Bruno
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola voce me aconselha a trocar minha guitarra shelter nashville LP, por uma Dolphin LP ? Porque essa Dolphin está em torno de R$600 e vem com hardcase, e pela as especificações o corpo e o braço dela são de nato, o que seris melhor do que o basswood das shelter, certo ?

Obrigado, por tirar essas e outras duvidas minhas! :)

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


Bloody_Rage
Se não é daquelas capas fuleiras, serve sim.
TheRover
Não.
Sim.
MR__Bruno
Cara, não existe isso de "madeira melhor"...
Vc já tem uma guitarra legal, invista nela, em amp e em vc mesmo...
Abçs

MR__Bruno
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok, eu ja tenho um Laney LV100 que é um bom ampli.. Vou trocar os caps da minha então, ao invés de comprar outra vlw!
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


MR__Bruno
Faça isso.
Abç

RatRat
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá,
Estou modificando um Big Muff Pi e tive um problema. Não consigo encontrar o resistor emissor (100ohms) do CI, e como eu sei que você sabe muito, vim pedir um help hehe. O problema é que a EHX muda a ordem dos componentes na placa direto e eu não consigo encontrar uma fito em que a placa seja igual a minha.

Bem, vou postar as imagens da minha placa e de uma que encontrei com o emissor sinalizado na internet.
Minha placa: http://img515.imageshack.us/img515/2672/imagejoyo.jpg
Placa sinalizada: http://img853.imageshack.us/img853/4456/imagedsh.jpg

Desde já, muito grato!
Abraço,
Nelson

valts
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia

Recentemente adquiri uma guitarra yamaha antiga com ponte flutuante. Não sei o modelo e preciso fazer uma reforma nela pois ela já veio desmontada.
Minha dúvida é com relação à ponte flutuante dela. Nunca vi nada parecido. Ela é feita de uma material muito resistente e é bem pesada.
Tenho algumas dúvidas em relação a ela.

Segue o link da foto da ponte:
http://img152.imageshack.us/img152/1991/p1090054.jpg

Fiz algumas marcações com algumas dúvidas

1 - Pra que serve isso? Quando giro ele parece que não faz nada

2 - Parece que ela não utiliza pivô. Apenas um parafuso normal que vai direto na madeira. No corpo da guitarra, o encaixe está certinho direto com a madeira. Quando a ponde se mexe, essa parte continua fixa.

3 - Que tipo de alavanca devo usar aqui? Esse buraco é mais largo do que qualquer floyd que já vi.


Vlw pela colaboração
Abraço
Valter

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


RatRat
Cara, pela placa não dá pra saber, pois não tenho aqui os datasheets dos Transístores, nem dá pra saber o posicionamento deles na placa (por baixo).... Sorry...
valts
Cara, essa ponte é muito antiga, faz muito tempo (anos 90), que as ví pela última vez.
A peça em questão é uma tampa, e serve para instalar a alavanca do lado esquerdo (p/ canhotos). A alavanca possuía uma peça de encaixe (rosqueamento), que obviamente se perdeu.
Abçs

valts
Veterano
# dez/12
· votar


Vlw Bertola

Por isso que nunca tinha visto entao.... rsrs
Nos anos 90 tava saindo das fraldas ainda...

Vlw pelas respostas. Abraço

RatRat
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bem, dei mais uma fuçada e acho que encontrei o esquema do meu Big Muff e, se eu estiver certo, o resistor do emissor no meu não é 100ohms mas 390ohms :(
http://img262.imageshack.us/img262/40/bigmuffusareissue3fd.png

Você poderia confirmar se eu acertei? Procure pelo Q2 e Q3 na direita do esquema.

Um dos mods que estou querendo testar é o creamy dreamer que envolve o resistor do emissor, que sei agora que é o 390ohms(R10) e o resistor do limitador que identifiquei como 10k (R12).

Eu devo aumentar o valor do resistor R12 pra aumentar o ganho e fazer um jumper no R10.



Outro mod que quero testar, é aumentar o valor de R10 pra diminuir o ganho.

Eu gostaria que você me indicasse valores bons pra sustituir esses resistores Eu sei que devo aumentar o valor mas não sei até onde aumentar ou a partir de onde vai ter diferença.

Muito obrigado Bertola!
Abraço,
Nelson

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


RatRat
Corte pela metade o valôr dos resistores.
Abç

d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hei mestre, voce conhece a Condor JC16?? To pra pegar uma semana que vem, gostei bastante do timbre mas queria saber da construção dela. É de qualidade? Tenho uma CLP DLX e me surpreendi com o alto nível da guitarra, será que essa semi-acustica vai corresponder as expectativas em nível de qualidade de construção?

PS: é a jc16 normal, com humbuckers e cordal, não é aquela com p90 e bigsby.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


d.u.n.h.a.
Vc quis dizer JC160...
Sim, é boa guitarra mesmo. Eu mesmo me surpreendi com a qualidade dela.
Abç

RatRat
Veterano
# dez/12
· votar


E nos que tem que aumentar, eu dobro o valor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


RatRat
Exatamente.
Mas convém testar depois para conferir as referidas alterações de sonoridade.
Abç

d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/12
· votar


Na verdade é a JC-16, hollow body...


Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


d.u.n.h.a.
Essa eu não conheço, mas, se seguir o mesmo padrão das JC-160, pode confiar...
Abç

RatRat
Veterano
# dez/12
· votar


Valeu Bertola, deu tudo certo! Ficou muito bom mesmo!

Vitor_Guitar
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tem alguma contra indicação para iniciantes se quiserem já começarem a tocar com cordas de calibres maiores que 0.9? Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


Vitor_Guitar
Em 1º lugar´um esclarecimento: Corda não é cano de arma, portanto, não tem "calibre". Tem espessura.
Contra-indicação nenhuma. Ao contrário...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


Vitor_Guitar
Em 1º lugar´um esclarecimento: Corda não é cano de arma, portanto, não tem "calibre". Tem espessura.
Contra-indicação nenhuma. Ao contrário...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


Vitor_Guitar
Em 1º lugar´um esclarecimento: Corda não é cano de arma, portanto, não tem "calibre". Tem espessura.
Contra-indicação nenhuma. Ao contrário...
Abç

TheRover
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mandei minha guitarra para o luthier e ele regulou ela e colocou cordas 0.11. Porém, estou achando muito difícil dar bend nessas cordas. Se eu colocar 0.10 de novo preciso levar pra regular outra vez?

fconde77
Veterano
# dez/12
· votar


TheRover

Sim, mas a dificuldade para o bend pode sem momentânea com o tempo vc pode se acostumar com ela... De uma chance a ela e a vc mesmo de se acostumar, se até a proxima troca de cordas continuar preferindo a 0.10 troque

guizimm
Veterano
# dez/12 · Editado por: guizimm
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, eu tava querendo por um escudo branco na minha strato, aí eu fui dar uma pesquisada e vi escudos de 20 até 120 reais, e queria saber se escudo é tudo igual ou se tem algumas caracteristica justificavel, além de marca, que faça o preço variar tanto

desde já, vlw a atenção

NicoRox
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio , gostaria de saber se eu poderia apagar a marca da minha guitarra e colocar outra , por exemplo a minha é grovim eu n gosto sabe , dai eu queria colocar o simbolo da LTD é possivel? custa muito? sei que voce nao fala de preço mas custa muito ou é barato?

guizimm
Veterano
# dez/12
· votar


NicoRox
cara, desculpa me meter, mas isso aí é besteira, ninguém que não é músico vai reparar, e quem for músico vai saber que a guitarra é de outra marca

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


TheRover
Em princípio, sim... Mas, é apenas questão de costume.
guizimm
Tudo a mesma coisa... Não pague por marca...
NicoRox
O nome disso é falsificação. Não opino sobre isso.
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji