【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# nov/12
· votar


JoaoAgs1
Que set de captadores Sound/Malagoli são similares a dupla 496R e 500T?

496 e 600T, no site da Malagoli tem o comparativo desses e outros
http://4.bp.blogspot.com/-OvJs9W70j4c/TfDAxZL8r-I/AAAAAAAAAlg/eAPHactp iwQ/s1600/COMO-ESCOLHER-SEUS-CAPTADOR.jpg

JoaoAgs1
Veterano
# nov/12
· votar


fconde77
Opa, interessantíssima aquela tabela. Mas me surpreendeu que pra tirar um timbre tipo o do Page eles aconselham o Custom 59, imaginava que fosse o 600T. Muito obrigado.

assacinodeemos
Veterano
# nov/12
· votar


lukasmatoss
A Minha não da impossível. Parece que algo impede . quando desafino acontece uns estralos. isso aconteceu contigo ?
Aconteceu sim , tente tirar a corda e forçar um pouco , talvez funcione,eu pensei que fosse quebrar,,mas continue tentando e com cuidado pra não quebrar a haste...e assim que possivel peça pro luthier dar uma olhada .
abçs

cheidpuga
Veterano
# nov/12 · Editado por: cheidpuga
· votar


grande mestre bertola tem uma amigo meu que está querendo vender um YAMAHA FG 201-B de 1979, que de acordo com ele é no nível de Martin, Taylor, Guild e companhia. Realmente ele é todo macico e o cara ta pedindo 1.300,00, está paticamente de graça. Só tem um problema: ele é acústico. E eu to pensando colocar um Prefix ou classic 4 da Fishman, mas tô com medo do buraco que o o pré amplificador vai fazer na lateral do violão interferir no timbre do instrumento. O que você me indicaria. Pois é um serviço pro resto da vida.

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

1°questão
Tem alguma coisa que comprove a qualidade da madeira? Tipo de testes e etc..
tipo tem guitarra que custa 3mil reais e outra 15 reais, e tem a mesma configuração, a mesma madeira, tudo igual, mesmo caps, o que muda é a madeira selecionada?!

A pergunta é pois penso em mandar fazer uma guitarra com um luthier, para ser a guitarra para mim nunca mais pensar em Gibson (por causa do preço da danada rsrs).

Se puder falar a diferença é grande para o braço inteiro no corpo ou colado, escala e braço em peça única, etc.


2°questão
Mandei meu violão num luthier e acabei colocando cordas 0,12 e ele deixou super baixa as coisas e os trastes do meu "violão" são bem baixinhos também e eu coloquei logo um tempo depois (3 semanas) cordas 0,11 de marca diferente.. e ficou trastejando um pouco, e eu mexi no tensor e não adiantou, o que devo fazer? (não queria mandar denovo no luthier e nem trocar o rastilho).
Trasteja da 4casa em diantes, mas é coisa bem pouca e só quando eu toco forte.

JoaoAgs1
Veterano
# nov/12
· votar


Jeff.gomes

Cara você já tem uma Zebrawood, não tá feliz com ela?

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


JoaoAgs1
é para mais tarde =P

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


Luisão
Cara, isso vc tem que discutir com seu luthier...
eo.
Cara, é difícil responder à essa pergunta... Só vendo e analisando a guitarra mesmo.
assacinodeemos
Não.
lukasmatoss
Cara, não entendí nada....
Tom.Morello
O que vc chama de "oitavas"?
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


lukasmatoss
A tarracha está quebrada. Troque.
cheidpuga
Recomendo que vc procure um luthier profissional e discuta com ele. Mas vou te garantindo que a interferência no timbre existirá, não será tão grande assim e a colocação da captação compensará qualquer eventual perda.
Jeff.gomes
1) Não, mas luthier profissional algum trabalha com madeira vagabunda.Nem vc tem que se preocupar excessivamente com isso.
2) Não se muda espessura de corda (e até mesmo marca) depois do instrumento ter sido regulado para tal. Retorne à seu luthier.
Abçs

Tom.Morello
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que vc chama de "oitavas"?

Esses carrinhos da ponte: http://img2.mlstatic.com/ponte-p-les-paul-ou-sg-kit-completo-somos-loj a-nf-_MLB-O-88736322_3079.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


Tom.Morello
O nome disso é "carrinho"....
Devem haver rebarbas de metal nos mesmos. Lime-os com uma lima fina e arremate com uma lixa d'agua.
Abç

Tom.Morello
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu mestre.
Muito obrigado.

cheidpulga
Veterano
# nov/12
· votar


Mestre bertola, vou precisar de um violão nylon para fazer umas gravações aqui, preciso que seja um flat. O que você me indicaria? Gianinni GWNSTX, Fox com Fishman, Washburn C94s (esse eu usaria um tampão), ou um com tampo maciço em cedro no luthier.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


cheidpulga
Cara, eu não entendo muito bem de violão não, ainda mais que vc vai gravar com ele. Acho que sótestando mesmo....
Abç

slipknotcr7
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

voce poderia me responder qual dessas pedaleira vale mais a pena?
boos me 25, digitech rp 255, e rp 355

sera minha primeira pedaleira e estou em duvida entre essas tenho até 700 reais


obg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


slipknotcr7
Cara, eu não entendo muito de pedaleiras não... Tem gente no FCC que entende muito mais que eu...
Abç

cheidpulga
Veterano
# nov/12
· votar


bertola o que me diria sobre essas madeiras de um violão.

TOP: SOLID YEZO SPRUCE

BACK & SIDES: SOLID SAPELLI

NECK: NATO

FINGERBOARD: PALISANDER

Por exemplo, sei que algumas madeiras em um determinado instrumento eleva em até 200% no valor do mesmo, por exemplo a Faia e o Jacarandá em um cavaquinho. ( o cavaco pode ser de madeira maciça, mas é 100% mais caro se for de Jacarandá ou Faia)

Quais são as madeiras de seu gosto pessoal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


cheidpulga
Para tampo o abeto (spruce), para as laterais e fundo o jacarandá ou o cedro.
Abç

Bonnerfl
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mestre, nesse esquema está dizendo potenciometros de 500k do tipo "B" e do tipo "D", qual seria o logatimico e qual o linear ?

vlwsss

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


Bonnerfl
Cara, "B" é linear. "A" é logarítmico. "D" não sei, mas deve ser log também.
Abç

JoaoAgs1
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, não sei se você conhece Led Zeppelin mas mesmo assim vou te perguntar. Pra tirar um timbre tipo o do Jimmy Page você aconselha o 600T ou o Custom 59 da Malagoli? Tenho uma Condor CLP Set Zebrawood.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


JoaoAgs1
Cara, isso é absolutamente irrelevante...
Jimmy Page usava até 12 guitarras em uma gravação, além de vários amplificadores... Esqueça isso.
Quanto aos capts Malagoli; sim, eles são bons.
Abç

JG.Onofre
Veterano
# nov/12 · Editado por: JG.Onofre
· votar


Não sei se é o local adequado para perguntar, mas..

As cordas da minha guitarra estão arrebentando com muita frequência. E sempre arrebentam no mesmo local: na ponte. Será que isso é um problema da guitarra?

Pensei, no começo, que fosse problema com meu jeito de tocar, porém uso cordas .009 no violão e estão lá faz uns 4 meses sem reclamar de nada, enquanto uso .010 na guitarra e estoura pelo menos uma por semana. Pensei que talvez fosse o encordamento que fosse fajuto e comprei cordas D'Addario, 35 reais, e, pá, em uma semana minha A tinha ido para o saco. Levei, então, no único luthier da minha cidadezinha e o maldito me cobrou 40 pila por uma "revisão", mas as cordas continuaram estourando. Dei uma lida em uns fóruns gringos e os caras falam para trocar a "saddles" ou passar grafite e umas outras poções mágicas na ponte. O que eu faço?

Minha guitarra é uma Yamaha Pacifica 012.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


JG.Onofre
Devem haver rebarbas de metal nos mesmos. Lime-os com uma lima fina e arremate com uma lixa d'agua.
Abç


JG.Onofre
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Limar os "saddles"(não sei o nome em português)? Para isso é preciso removê-los? Eu faço isso como?

Aliás, pode ser qualquer lima (até aquelas de unha)? E essa d'água, eu acho para vender em qualquer lugar?

(Desculpe por tantas perguntas, é que eu achei que fosse um problema sem solução, você me animou aqui... obrigado).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


JG.Onofre
Cara, basta vc desaparafusá-los...
Use uma lima fina (de metal), e lixa dágua, que se compra em qualquer loja de materiais...
Agora há que se verificar também o bloco da ponte (onde as cordas entram, por baixo da guitarra), pois podem haver rebarbas lá também.
Abç

JG.Onofre
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado, vou tentar fazer isso amanhã. Vou dar uma olhada no bloco da ponte, ver se eu consigo limar ali também.

deboraiommi
Veterano
# nov/12
· votar


Bertola
voce conhece os captadores sergio rosar,especificamente o modelo RG-1?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


deboraiommi
Sim, conheço. E atesto a qualidade.
Abç

Luisão
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que é uma escala semi-escalopada? Ela é menos escalopada do que uma escalopada?

Tem algum lugar que tenha uma foto ou algo do tipo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji