【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# out/12
· votar


NicoRox

se for single e só trocar o cover... já pra humbucker só colando adesivos como esse por exemplo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


NicoRox
Só se a capinha puder ser retirada e trocada por de outra côr.
Abç

123nove
Veterano
# out/12 · Editado por: 123nove
· votar


Bertola, sabe me dizer se esse captador pode ser um Dimarzio Evolution?

https://lh4.googleusercontent.com/-Lg2C8Mqxk44/UEVEWKbya7I/AAAAAAAAAOU /E6FiUaxvHpk/s640/2012-08-09%252022.34.23.jpg

Ou qual possivelmente seria?

E o que pode dizer a respeito dessa ponte?

Já agradeço pela resposta e atenção, Bertola!

123nove
Veterano
# out/12
· votar


e outra pergunta meu caro,

tem problema usar um potenciometro de 500k numa guitarra, sendo o original 250k?

Costumo dar uma de luthier, e sempre pego guitarras velhas, pinto e refaço a elétrica, mas sempre uso pots de 500k. há algum problema nisso?

krixzy
Veterano
# out/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, tenho uma guitarra em cedro, e acho o som dela muito agudo, estridente, lembra um radio antigo xiando, praticamente não tem médio grave, som tipo pal com arame... falam que o timbre do cedro é semelhante ao mogno, mas o mogno não tem um som mais grave que agudo? (Ou os captadores que estão na minha guitarra é ridiculamente agudo...?)

Por odiar esse excesso de agudo estou pensando em trocar meus captadores, sendo assim seria melhor captadores com equalização mais grave e menos agudo?

Obs: Toco death metal e procuro som grave e encorpado.

mr.jackson
Veterano
# out/12
· votar


Mestre, Staner GT200 para ser usado com guitarra, achei por 1000 reais.
É uma boa, ou não ?
Tenho uma pedaleira legal ( ME25), então não precisarei de distorção nem nada.

Abraço.

Tonho Cruz
Veterano
# out/12
· votar


Caras, tenho uma strato onde na melhor regulagem do braço que evita trastejamentos, o tensor fica folgado. Pode ficar assim mesmo ou há algo errado nisso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


123nove
Cara, o "link" que vc mandou, não abre...
Se a guitarra não tiver 2 Hb's, não se usam pots de 500K, apenas 250K.
krixzy
Cara, vc não me disse qual é a configuração de ponte e capts da guitarra...
mr.jackson
Qualquer bom amp de baixo pode ser usado pra guitarra.
Agora, esse Staner aí é pra guitarra. É bem robusto e confiável e tem uma potência bem alta...
Tonho Cruz
Em princípio, tensor não é pra ficar "folgado", até para evitar que a madeira ceda por conta das variações de humidade e temperatura do ambiente.
Abçs

krixzy
Veterano
# out/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ponte floyd rose e captadores Jackson, a guitarra é uma JS32 king V.

Quando eu coloco os captadores mais próximo das cordas melhora um pouco, ta em 1 mm das cordas, mais afastado que isso parece que os captadores não captam o som grave da guitarra, não sei direito.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


krixzy
Cara, esse modelo de guitarra (tipo "Flying V") tem essa característica sonora mesmo. A ponte tipo FR só agrava isso. Trocar os capts vai adiantar muito pouco...
Experimente trocar o pot de tone para 250K.
Abç

metallicasnake
Veterano
# out/12
· votar


Ola Bertola, tudo bom??
Você conhece o amp Laney LG35 R??

Estou em dúvida entre ele "usado" por R$ 700 e o Fender frontman 25r "novo" por R$ 550.
Eu uso pedaleira.

Seria vantagem o fender por ser novo e mais barato ou o laney é melhor mesmo??

Obrigado pela ajuda.

Thorin o Hobbit
Veterano
# out/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Na guitarra que estou construindo na instalação dos caps soldei tudo certinho só no jack que tive duvida, mas acertei pois a guitarra ligou quando pluguei, mas to com um problema, ela fica um chiado absurdo nem relando a mão nas cordas para e quando diminuo o volume aumenta o chiado, só acontece no pot de volume isso quando aumento o volume diminui o chiado, sabe o que pode ser ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


metallicasnake
Cara, a diferença é a potência.
Thorin o Hobbit
Verifique o aterramento.
Abçs

metallicasnake
Veterano
# out/12
· votar


Cara, a diferença é a potência.

Entendo. No caso o laney tem 30w contra 25w do fender.
Isto significa que o laney "fala" mais alto?? E no caso de qualidade, os dois se igualam??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


metallicasnake
O Laney é apenas ligeiramente mais potente, bem pouco. Até porque, ambos tem falantes de 10pol.
São amps bem semelhantes...
Abç

nenemjonas
Veterano
# out/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vou dar uma limpeza na minha Guitar e gostaria de saber quais produtor usar..
E quais procedimentos Fazer.

1º-Braço da guitarra (Maple)
2º-Escala (Rosewood)
3º-Trastes
4º-Corpo (Verniz)
5º-Tarrachas,Ponte (Cromada)

Ficaria muito grato com a resposta...

Vlew

metallicasnake
Veterano
# out/12
· votar


São amps bem semelhantes...

Então nesse caso seria mais vantagem o Fender por ser novo e mais barato.

Estou na dúvida entre alguns amps desse tipo...
gostaria de ter uma sugestão sua entre os seguintes amps, levando em consideração "custo X benefício":

1) Orange Crush 30r (Usado R$ 700,00)
2) Peavey envoy 110 (Usado R$ 500,00)
3) Peavey Audition 110 (UsadoR$ 500,00)
4) Laney Lg35r (Usado R$ 700,00)
5) Fender Frontman (Novo R$ 550,00)
6) Digitech 3012 (Novo R$ 700,00)
* esta ultima opção tenho medo da qualidade do amp. Não sei se usando pedaleira isso não importa. Importa??

Obrigado no que puder me ajudar.
abç

TheWantonSong
Veterano
# out/12 · Editado por: TheWantonSong
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, um amigo meu trabalha em uma loja de música e disse que as Condor LPC Set Custom tem um som agudo e não um timbre grave como seria de se esperar de uma les paul. O que você acha?

fconde77
Veterano
# out/12
· votar


metallicasnake

Cada um tem uma característica própria, e quando me refiro a "característica" não estou falando das especificações em sí, como tamanho do falante, potencia ou se tem ou não reverb, é mais do que isso, é o timbre que ele tem, quase que um "DNA" da marca e essa característica, esse timbre que vc tem que testar, ver qual o que mais te agrada, afinal essa escolha de qual timbre mais te agrada só vc pode fazer... O que a galera do FCC pode fazer e opinar e sobre a qualidade e especificações e te dar um base do pode ser bom ou ruim nelas e dai vc definir os modelos que se necaixam nessas especificações e marcas recomendadas e testar todos os produtos

metallicasnake
Veterano
# out/12 · Editado por: metallicasnake
· votar


fconde77
O que a galera do FCC pode fazer e opinar e sobre a qualidade e especificações e te dar um base do pode ser bom ou ruim nelas e dai vc definir os modelos que se necaixam nessas especificações

É justamente o que eu estou perguntando aqui no forum, amigo.
Gostaria de saber entre esses, qual seria uma boa escolha e se tem algum que eu deveria fugir, por algum problema ou deficiência.

Preciso de um que tenha uma boa potencia pro tamanho e que eu possa ensaiar com a banda em local pequeno e fechado, é claro. Além disso eu uso pedaleira, então o clean e distorção serão da pedaleira.

Por ex.: O fender frontman 25r do guitarrista de minha banda ja reclama nos graves qd está com volume alto usando a minha guitarra (Cort x5).
Pra ter uma ideia eu estou ensaiando com um roland 15x (falante de 8")...aí é dureza, neh?!

fconde77
Veterano
# out/12 · Editado por: fconde77
· votar


Dos que vc citou só testei a versão antiga desse Digitech (Maverick MV3012) e gostei, o Frontman tirei uma casquinha e não gostei muito (opinião pessoal, o dono ama o som) , então não sou a pessoa mais recomendável pra dizer esse ou aquele.

... eu uso pedaleira, então o clean e distorção serão da pedaleira.
Não entendi... Como vc vai tirar clean da pedaleira?!?! Clean entendo como som limpo, e som limpo eu imagino sem efeitos e nesse ponto como a pedaleira poderia ajudar?

É justamente o que eu estou perguntando aqui no forum
Então o melhor local pra sanar essas dúvidas e pesquisar é aqui, tem bastante material, dicas e reviews... é só ter paciência e ir garimpando com calma.

metallicasnake
Veterano
# out/12
· votar


fconde77
Então o melhor local pra sanar essas dúvidas e pesquisar é aqui,

Como não sei quem está comentando nos forums, muita coisa não tem como se dar credibilidade, até pq encontram-se opiniões contrárias sobre o mesmo assunto o tempo inteiro. Perguntei aqui no tópico, pois o Bertola é alguém de referência e que eu posso pedir uma opinião, pelo menos para me "nortear" sobre os assuntos.

Li bastante sobre esses amps e minha cabeça deu um "nó"...esse é o problema...rs

Não me entenda mal, mas talvez esse "bate papo" fuja ao propósito do tópico, ok?!
Valeu pela ajuda e boa intenção.

123nove
Veterano
# out/12
· votar


Mil perdões Bertola.. O link é esse

https://lh4.googleusercontent.com/-Lg2C8Mqxk44/UEVEWKbya7I/AAAAAAAAAOU /E6FiUaxvHpk/s640/2012-08-09%252022.34.23.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


nenemjonas
Para a escala, use óleo-de-peroba, para os trastes, bombril, o restante, pano limpo e sêco...
TheWantonSong
Acho que ele está equivocado.....
metallicasnake
Cara, atenha-se ao seguinte: Falante de 12 polegadas.
O resto, é teste....
Não sei se usando pedaleira isso não importa. Importa??
Não entendí.... Não existe isso. O que existe é vc mesmo programar e timbrar bem.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


123nove
Essa guitarra está equipada com uma ponte Sigma, de fabricação nacional (não existe mais), que é semelhante às Kahlers e eram boas pontes.
Quanto ao captador, não dá pra saber sem retirá-lo.
Abç

Caike_bend
Veterano
# out/12
· votar


Bertola, você conhece os pedais Black Snake?! São bons?

Valeu!

Keith Young
Veterano
# out/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola, tudo bem?

Gostaria de uma opinião. Sexta agora comprei uma Epiphone G-400 1966 Reissue Custom Shop Limited Edition.

Fiz uma boa compra?

Tenho uma Vintage SG tbm, levando em conta construção. Essa Epi é melhor que a Vintage?

Abraço

fconde77
Veterano
# out/12 · Editado por: fconde77
· votar


...

123nove
Veterano
# out/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Primeiramente obrigado pela atenção! Segundo, como essa ponte funciona? Quero pintar essa guitarra.. posso tirar, e depois por novamente? Preciso regular ela, mesmo so a desparafusando?


Abçs, Deus o abencoe!

metallicasnake
Veterano
# out/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não sei se usando pedaleira isso não importa. Importa??
Não entendí.... Não existe isso. O que existe é vc mesmo programar e timbrar bem.


Entendi...eu usarei pedaleira e minha dúvida era se deveria me preocupar com a qualidade do amp, no caso do clean ser cristalino ou abafado e se isso influenciaria quando fosse usar com pedaleira.

Sei que é uma dúvida bem de iniciante, mas como adquiri a pedaleira a pouco tempo, ainda tenho bastante dúvidas no uso dela com o amp.

Obrigado pela paciencia e ajuda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji