【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/12
· votar


XBK
Hadouken_SP


Vocês acreditam que já toquei esta coisa em alguns festivais? No último, era de rock pesado e eu toquei... [suspense] Fear of the dark do Iron Maiden nela.

Thunderstart
Veterano
# jul/12
· votar


Olá, eu possuo uma sx sst57, ela está com um stellfner stack neody soft no braço, eu queria colocar um cap de alnico no meio e um little 59 na ponte (cerâmico) queria saber se essa mistura de magnetos pode acabar em uma grande bagunça, tem algum problema em fazer isso? Também gostaria de colocar tarraxas ez-lock nela, e como não achei pra vender tarraxas desse tipo no modelo vintage de furação, iria comprar o modelo normal mesmo, obviamente deve haver algum conflito de furação, é possível resolver esse problema ou não tem como por essas tarraxas? Obrigado

Inoob
Veterano
# jul/12
· votar


Bertola eu Estou com um probleminha aqui, se puder me ajudar vou agradecer muito:
Estou com uma Lespaul Strinberg CLP79 aqui em casa, e durante os ensaios ele está dando muita microfonia, o estranho é que troco de guitarra, colo stratos com SSS ou HSS e a microfonia some ( a função do Humbucker não é justamente evitar a microfonia) então.. estou achando isso muito estranho o que pode ser? altura dos captadores? blindar a parte elétrica? valeu.. abração..

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar


Thunderstart

Não vou opinar sobre os captadores pq não sou grande conhecedor no assunto.
Sobre as tarraxas posso dizer que dá pra instalar sem maiores problemas, claro vc terá que aumentar a furação pra caber, pode levar ao luthier pra instalar (mais recomendado) ou fazer em casa com uma tesoura seguindo esse exemplo:

http://guitarra99.blogspot.com.br/2010/11/para-os-sem-luthier.html

Funciona e é bem fácil, fiz assim no meu violão, foi tranquilo e ficou muito bom.

Inoob

A microfonia não tem nada a ver com a questão dos ruído, o ruido dos single é de 60Hz, é um chiado chato, microfonia é realimentação e isso blindagem não resolve.
Pode ser:
1- Volume ou ganho muito alto e/ou vc estar tocando de frente ao amp.
2- Captadores de baixa qualidade e/ou não foram devidamente parafinados.

Inoob
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77
Ahh cara.. saquei..
Na verdade acho que é os dois, eu estou tocando com ganho muito alto, na frente do amp e os caps são lixo.. rsrs
Valeu.. abrass

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


luckasgibson
Sim, e bem.
Thunderstart
Sim, existe a possibilidade de desmagnetização dos capts de AlNiCo.
As tarrachas de tipo "blindada", com trava ou não, precisam de adaptação para serem instaladas nessa guitarra, e isso requer uma instalação em um luthier.
Inoob
Captadores de baixa qualidade e/ou não foram devidamente parafinados.
Abçs

BJAofficial
Veterano
# jul/12
· votar


entao, comprei um microamp pra fones, pra montar o retorno da banda...
esse: http://www.musiciansfriend.com/pro-audio/behringer-microamp-ha400-head phone-amp
mas o boca aberta aqui esqueceu de conferir a voltagem.. hahaha
liguei a fontezinha que era 120, numa corrente 220.. ;p
bom, agr nao liga mais..
minha dúvida:
será que queimou a fonte ou o microamp?
qualquer um dos casos, da pra arrumar, ou terei que comprar outro?

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar


BJAofficial

provavelmente só a fonte, mas corre o risco também de ter queimado o regulador de entrada.
pegue outra fonte com as mesmas características que essa (12V / 150mA) só que 220v, é claro e veja se não causou nenhum prejuízo ao circuito.
Pelo tamanho desse microamp a entrada da fonte deve ser bem simples, apenas um capacitor, provavelmente de 1000uf de no mínimo 16v, ou seja se deu chabu, foi com ele mesmo.

BJAofficial
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77

vou ver se consigo uma fonte dessas pra testar e ver se funciona..
arrumar a "queimada" nao tem como será? ou o preço vai ser maior doq comprar uma nova ou coisa assim?
se com outra fonte funcionar, quer dizer que o microamp ta tranquilo? nao fica nenhuma, seilá, "sequela", do ocorrido?

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar


BJAofficial

Tem sim, leve um técnico de eletrônica que ele vai avaliar... das duas, uma:

- Ou vai trocar o transformador da fonte, se fizer vai colocar um de 110v(mais provável é pratico)
- Ou vai enrolar o antigo

BJAofficial
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77

opa, beleza entao.. economizo uns trocados se der certo, eu acho.. haha
valeu pela ajuda, abraço.

XBK
Veterano
# jul/12
· votar


João Pedro Strabelli

Sempre tem um louco pra tudo. O primeiro filhote da ninhada é seu. Mas você tocou com o quê? Tonante ou G.AEO1LP ?

Já estamos desvirtuando o tópico Bertola/Seiji...

XBK
Veterano
# jul/12
· votar


Dr. Bertola

Adquiri recentemente uma Shelter USA que parece ter caído do caminhão de mudança. Totalmente destruída. Mas é para brincar de "quando crescer quero ser o Bertola".

Ainda não "abri" a dita. Mas uma coisa me chamou a atenção: um clips comum de metal para papel grudou no captador da ponte e do meio (oohhh).

A princípio nada de estranho, já que essa é o princípio da sua função.

Mas no captador do braço não senti nenhum magnetismo. O clips não "grudou" (nem uma corda que estava arrebentada. Ela foi atraída pelo captador da ponte e do meio, mas no do braço NADA).

Ligado no amp, o captador do braço também não funcionou.

Desculpe pela ignorância, mas captador desmagnetiza a tal ponto de sequer "segurar" um clips metálico?

Ele tem salvação? Se tiver, compensa ou fica "mais caro o molho que o peixe"?

Att.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


XBK
Esse capt "já era". Troque-o; aliás, troque todos...
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/12
· votar


XBK
Mas você tocou com o quê? Tonante ou G.AEO1LP ?
Com a Tonante. Não sei quem era mais louco, os moleques que me chamaram para tocar com aquela guitarra ou eu que aceitei ir.

Já estamos desvirtuando o tópico Bertola/Seiji...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Concordo plenamente; Tonante desvirtua qualquer tópico sobre guitarra.
Já imaginou se alguém chega na oficina de caras que nem o Bertola ou o Seiji com um estrupício desses nas mãos pedindo para dar uma regulada nela?

Brincadeira, gente...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


João Pedro Strabelli
Com um pouco de técnica e boa vontade, dá pra fazer uma Tonante (de modelo antigo, com braço colado), "falar" bem.....
Abç

mestre cabeça
Veterano
# jul/12
· votar


Olá, pergunta aos luthieres e ao pessoal que possa ajudar e que entender do assunto......

eu tenho uma epiphone standard e as oitavas delas estão afinadas certinho, mas quando eu coloco um capo traste soa desafinado mesmo a guitarra estando afinada, ai eu testei com um capo de um amigo meu e ficou melhor um pouco, soou bem menos desafinado, mais ainda um pouco desafinado, entao a pergunta é seguinte:

existe capotraste específico para o braço de guitarra les paul ( porque o braço costuma ser mais largo? oou é tudo a mesma coisa? obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


mestre cabeça
Não existe.
O que existe é capotraste de boa qualidade e colocado corretamente.
Sobre soar desafinado, isso é normal, pois, ao colocar o mesmo, vc muda a afinação e por conseguinte a entonação.
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/12 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Com um pouco de técnica e boa vontade, dá pra fazer uma Tonante (de modelo antigo, com braço colado), "falar" bem.....
Sério? É dessas que você está falando (http://images.quebarato.com.br/T440x/guitarra+finder+tonante+rio+de+j aneiro+rj+brasil__3024CE_1.jpg)? Se for, vou pedir umas dicas.
Técnica eu não tenho muita não, mas boa vontade sobrou. Já mudei a fiação delas quase umas dez vezes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


João Pedro Strabelli
Estou na universidade, e esse tipo de site não abre aqui.
Mas uma coisa posso te garantir. Um bom e experiente luthier pode fazer uma Tonantezinha falar razoavelmente bem...
Abç

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
João Pedro Strabelli

E o "CustoxBenefício" nessas horas?

Gustavo_Orient
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Minha guitarra tem uma floyd rose, levei ela em um luthier e ele regulou ela e deixou nos trinks, estava tocando com ela ontem, quando quebrou a primeira corda, quando a corda quebrou, a afinação das outras subio, ai aonde começou a merda, tive que tirar aquela trava que prende as cordas para voltar a afinação, pois na microafinação não tinha como voltar, voltei a afinação coloquei a corda nova, agora, quando eu afino a primeira corda a segunda e as outras desafinam, e quando eu vou afinar uma outra as outras desafinam e a ponte vem subindo, o que pode ser??

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Já que você me animou com a Tonante, deixa eu aproveitar um pouco da paciência. Vou perguntar antes porque o luthier que eu levo a guitarra mora quase 100 km depois de uma rodovia em reformas.

A minha Tonante não é de madeira sólida (igual cedro, pinho), e parece que corpo e braço são uma peça só. Se ela tem um tensor, deve ser fixo, porque não tem cavidade nenhuma para ajuste.

O trabalho do luthier consiste em trocar captadores, ponte, tarraxas?

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77
E o "CustoxBenefício" nessas horas?
Só vou mexer se achar viável o custo x benefício. Com o meu bandolim foi assim. Todo o serviço que fiz nele, incluindo eletrificação não passou de cem pilas.

Vender ela eu não vou mesmo, que ninguém quer comprar. E ela está escondidinha atrás do armário que eu guardo as coisas de escola há uns oito anos (enconstadinha num baixo da mesma marca comprado na mesma loja na mesma época). Se tiver jeito de tirar os dois da aposentadoria...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


fconde77
Basta utilizar componentes que atendam à essa relação. E, sinceramente, qualquer coisa é melhor que os componentes originais de uma Tonante. Rs...
Gustavo_Orient
Cara, agora vc entendeu por pontes tipo "Floyd-Rose" são um "pé-no-saco"? Arrebentou uma corda... Babau, a ponte desestabiliza toda, principalmente se a qualidade não for boa.... Vai ter que regular tudo de novo....
João Pedro Strabelli
Sim, bem como trabalhar trastes, pestana, etc.
Abçs

BJAofficial
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eai bertola,
seguinte, tenho uma schecter synyster gates custom.. o meu probleminha com ela ta sendo na afinaçao, ela ta saindo da afinaçao meio facilmente.. fora que é complicadinha pra afinar né, já que a microafinaçao nao resolve sempre. haha
tudo bem que ela tem floyd, mas eu nao to usando o floyd ultimamente.. será que é normal, mesmo em uma guitarra desse nível, com locking nut, floy rose original, etc?
ou pode ser regulagem? já que já fazem uns 5 meses que eu mandei regular pela última vez..

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E, sinceramente, qualquer coisa é melhor que os componentes originais de uma Tonante. Rs...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Concordo plenamente em gênero, número e grau (superlativo).

Valeu pelas dicas. Já vou começar a bancar o Sherlock nas lojas daqui (consegui um humbucker pra ela alguns anos atrás, encalhado numa loja que me saiu por menos de 20 pratas).

Valeu mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


BJAofficial
Regulagem. Confira as molas também...
João Pedro Strabelli
É isso aí...
Abçs

Gustavo_Orient
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Minha guitarra (floyd rose) está com as cordas altas e está trastejando, oque pode ser?? Tem uma semana que levei ela em um luthier, ele regulou e deixou tudo certo, quebrou uma corda e eu a substitui por outra, só que nunca acho a afinação, agora finamente achei a afinação, mais a ponte está super alta, e trastejando, seria o tensor que voltou??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


Gustavo_Orient
Não. A ponte é que desregulou.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji