【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Lucas Hatfield
Cara, eu não conheço essa daowood...
Abç

O Toko
Veterano
# dez/11
· votar


Como eu faço pra descolorir minha guitarra? Quero deixar ela crua, na cor da madeira mesmo.

fconde77
Veterano
# dez/11
· votar


O Toko

Lixando...

O Toko
Veterano
# dez/11
· votar


huumm, com uma lixa normal de lixar parede? (no troll plz)

mfr15
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola ou Seiji
Qual é a madeira mais apropriada para se travar a ponte da guitarra. Que medidas corto para a minha Ibanez GRG 150 ou tem que medir? Obrigado

Rafa-Ban
Veterano
# dez/11
· votar


Boa Noite Bertola!
eu troquei as cordas da minha Tagima k2 recentemente, do encordoamento de fábrica, que era 0.9 para um jogo Elixir 0.10. Estava td uma maravilha, só que ao se esecutar bends e vibratos com a mizinha, notei que a afinação dela caia drasticamente,e ao executar um bend, ela fica pulando pra fora do saddle.Gostaria de saber o que eu posso fazer pra que a corda permaeça firme, já que não queria ter que substituir o encordoamento que coloquei ha 3 dias por um novo

Obrigado

Lucas Hatfield
Veterano
# dez/11
· votar


O Toko

É só q de preferencia bem fina que é para vc só rancar a tinta e o verniz. Legal seria se depois de tirar toda a tinta voce passasse uma leve camada de verniz ou dar uma polida na madeira.
Abrç

Lucas Hatfield
Veterano
# dez/11
· votar


Rafa-Ban

Você vai ter que levar ao luthier para ele dar uma apertada no tensor (certeza) e regular o carrinho (eu acho). Não conheço nada de floyd mas ela deve ter alguma regulagem por ser flutuante e um encordoamento mais pesado gera mais tensão nas peças.

danielfz
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não sei se você pode me ajudar neste conflito que estou! Os Trastes Dunlop são realmente os melhores?- É complicado fazer só a troca dos trastes? É necessário desmontar o braço todo? Existe maior dificuldade em set-neck?

Muito obrigado desde já!

leito
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola

O WD40 pode ser usado em peças metalicas da guitarra para ajudar a preserva-las? Se sim, como devo usar? Passar e retirar com um pano, jogar e deixar secar? E só mais uma dúvida, o WD40 é a mesma coisa que os demais óleos lubrificantes em spray, ou ele tem uma fórmula melhorada? Valeu.

Mulambo80s
Veterano
# dez/11
· votar


Seymour Duncan JB + Fender Texas Especial + Dimarzio FasTrack I

Casa bem numa superstrato?

Tô pensando em montar a minha com eles, alguma opinião?

billkrek
Veterano
# dez/11
· votar


tarraxa 3+3 sao tarraxas soltas sem ser grudadas ? http://www.playtech.com.br/ch/prod/2479/tarraxa-violao-strinberg-3+3-% C2%A0j-21---cromado.aspx

e aki vem 6 tarraxas ou uma só ?

Tensoohvisky
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola, pra sanar a duvida de todo mundo, as CLP2 são ou não superiores às Epiphones?

O Toko
Veterano
# dez/11
· votar


Outra pergunta... lixando a guita eu posso "estragar" ela? Eu não conheço nada de luthieria e queria brincar um pouco disso. De qualquer forma minha guita não vale quase nada mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


mfr15
Qualquer uma...
Rafa-Ban
Faça um sulco no rastilho com uma lima fina.
danielfz
Os trastes Dunlop são padrão.
Não tente fazer isso em casa. Leve a seu luthier...
leito
Cara, WD pode ser usado com parcimônia em peças metálicas, em mais nada...
Mulambo80s
Cara, isso não existe....
billkrek
Não entendi a sua pergunta, formule-a corretamente.
Tensoohvisky
Em alguns aspectos, sim.
O Toko
Amigo, luthiería não é brincadeira, é coisa séria, para profissionais que estudaram...
Abçs

O Toko
Veterano
# dez/11
· votar


Eu sei disso. Mas não vou fazer mal pra ninguém brincando com o meu instrumento, ou vou? Eu quase nem uso aquela guita, só tô sem nada pra fazer, tenho um osmocolor aqui e sempre quis uma guita cor de madeira.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


O Toko
A questão é a seguinte:
Alguns procedimentos de luthiería podem ser perigosos pois exigem a manipulação de ferramentas e máquinas que são potencialmente perigosas, portanto, há que se aprender a usá-las corretamente para não sofrer sérias consequencias.
No seu caso específico: Retirar a pintura de um instrumento, não há tanto problema, pois não se utilizam essas ferramentas.
O que vc tem que fazer é, utilizando uma lixadeira plana, retirar a pintura com lixas grossas, e, ao atingir a madeira usar lixas finas para o acabamento. Após esse procedimento, deve ser aplicada seladora de madeira, preferencialmente à pistola. A cada demão da aplicação, deve-se lixar novamente a madeira com lixa fina. Depois de umas 5 demãos de seladora (e respectiva lixagem), faz-se uma última lixagem com bombril e aplica-se o acabamento final, que pode ser com cêra incolor ou de carnaúba (depois procede-se o polimento com politriz), ou verniz de nitrocelulose ou poliuretano (aplicados com pistola e depois polidos com lixa d'agua 1200 e depois cêra de polimento e politriz).
Como vc pode perceber, não é um procedimento tão simples assim....
Abç

danielfz
Veterano
# dez/11 · Editado por: danielfz
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado pelo esclarecimento.
Como os trastes ainda são novos, pelo que entendi, não vale muito a pena investir neste procedimento neste momento!
Meu intuito era sim levar à um Luthier experiente, pra deixar perfeitamente regulados, inicialmente pra por um Jumbo e aproveitando procurar um melhor material, existente, mesmo que o custo seja mais caro, mas que seja mais 'macia' a guitarra melhor para Bends e de preferencia menos desgaste!!

danielfz
Veterano
# dez/11 · Editado por: danielfz
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Como os trastes ainda não estão tão gastos, talvez não seja viável o procedimento no momento, mas eu queria por jumbo!
Tem alguma marca de trastes (de INOX ou AÇO) que valeria realizar o procedimento, mesmo?

Tive vontade de colocar de aço, mas vi comentários que o resultado do nivelamento de aço não é tão preciso, esta informação procede?

O Toko
Veterano
# dez/11
· votar


Hehehehe, certo, valeu mesmo pela explicação amigo. Eu tenho mania de fuchiriqueiro mesmo. Vou seguir (mais ou menos) suas dicas e dps posto o resultado aqui. Há braço.

assacinodeemos
Veterano
# dez/11 · Editado por: assacinodeemos
· votar


Bertola
Estou para fazer um "rolo" numa guitarra , vou pegar uma ibanez grg 270 , é uma boa guitarra ? tem uma boa construção ? a ponte (edge3) é de qualidade ?
toquei nela achei o som bom (tirando o pick up do meio que não me agradou) e estou quase fechando negocio só aguardo sua opinião
Qual captador você recomenda para a posição do meio stellfer neodymio ou hot rails ?
edit ** Ahhh em caso afirmativo comprarei o cap hot rail da malagoli

obrigado e abçs

caiodorn
Veterano
# dez/11
· votar


Boa noite, pessoal.

A minha dúvida é a seguinte: vou me ausentar de casa por uns 3 meses e queria umas dicas sobre o acondicionamento das minhas guitas... se precisarei soltar um pouco as cordas ou algo do tipo.

Abraço.

igor.schecter
Veterano
# dez/11
· votar


caiodorn
o ideal é afrouxa-las ou tirar elas :] porq em 3 meses vai oxidar então melhor tirar pra n zua nada tlgd?

fconde77
Veterano
# dez/11 · Editado por: fconde77
· votar


caiodorn

Limpe sua guitarra e com um cotonete levemente embebido em WD-40 e passe nas ferragens(ponte, tarraxas e nas cabeças dos parafusos), guarde no case ou bag afinada em um local que não tenha grande variação de temperatura, nunca não guarde apoiada na parede ou algo parecido, deixe sempre sobre seu próprio peso.

Nesse vídeo vá até +-12:30 que fala bem sobre o assunto



caiodorn
Veterano
# dez/11
· votar


igor.schecter
Acho que não é bom guardar instrumentos com alma sem cordas, mas valeu.


fconde77
Aos 15min ele QUASE respondeu à minha dúvida... digo "quase" pq não falou especificamente sobre guardar por longos períodos de tempo e focou no violão. Valeu.

Naripok
Veterano
# dez/11
· votar


Olá,
Fiz um rolo numa Cort M200 novinha, saida a menos de 1 mes da loja.
Como gosto de um set up bem especifico, me pus a mecher na guitarra, para deixar a açao das cordas bem baixinha.
Logo de cara troquei as cordas originais por um set Elixir 0.10.
Regulei o tensor, abaixei a ponte, fiz um fretwork bem feitinho com as ferramentas apropriadas, deixei os trastes bem redondinhos e a escala no raio certinho, tudo para uma boa açao das cordas.
O problema é que quando fui fazer o intonation, nos saddles da ponte, as 3 primeiras cordas nao chegaram no ajuste nem com os saddles todos para traz. A nota sempre fica um pouco mais alta do que o harmonico.
Gostaria de saber se isso acontece devido a angulaçao do braço, ou pode ser outra coisa.

Desde ja agradeço!

Chines da Padaria
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola o que seria mais indicado para limpar uma guitarra que tem pintura fosca?

slow-hand
Veterano
# dez/11
· votar


Olá. É o seguinte:
Deixei minha guitarra cair ¬¬'. Tipo a diarista q trabalha ake em casa deixou.
Logo q peguei constatei os danos, o nut quebrou, os trastes arranharam, o detalhe da chave de mudança de caps quebrou, a ponte desrregulou toda. Isso foi o q eu vi na hr. Levei em um luthier conhecido aki na minha cidade no msm dia. Ele olhou ela pra mim e disse q teria q fazer um nut novo, nivelar os trastes, colocar um detalhe da chavinha novo, regular a guitarra denovo, e checar mais alguma coisa pra mim. Ele vai cobrar 70 reais.

Tenho 3 perguntas:
1º Vc acha q a guitarra pode ter danificado mais q isso?
2° Será que a guitarra vai ficar como antes?
3º O preço que ele cobrou para arrumar a guitarra foi justo?

PS: A guitarra é uma Shelter Nashville.

Gabriel18
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola, então eu possuo uma Guitarra Austin Strato, um Amplificador Meteoro mg15 bem básico, e estou com uma graninha agora, estava querendo comprar um pedal ou pedaleira, pois o som que eu consigo somente com o amp não me agrada muito. Mas eu tenho dúvida de trocar a guitarra o amplificador ou comprar um pedal/pedaleira, mesmo.. o que voce me indicaria? pois meu equipamento é básico. Desde já Muito Obrigado!!

Buja
Veterano
# dez/11
· votar


Gabriel18
mal me pergunte, de quanto estamos falando nessa graninha?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji