【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


tuliosavio
Cara, de fato, para um iniciante é totalmente contraproducente comprar uma guitarra com ponte tipo "Floyd-Rose", mormente as que não tem boa qualidade. A manutenção e os problemas não compensam em princípio.
Sua guitarra não é tão ruim assim, o problema é a ponte. Creio que vc tem duas opções: Mandar regular o instrumento e colocá-lo à venda e pegar uma guitarra com ponte "tune-o-matic" ou tipo "vintage". Ou instalar uma ponte de boa qualidade, como uma Gotoh ou Schaller.
Abç

WebTiago
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mauricio, qual é melhor: violão de luthier ou um violão de fábrica(por exemplo, Taylor)?? Só para mim ganhar uma aposta

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


WebTiago
Cara, essa pergunta não pode ser respondida...
Abç

metallicasnake
Veterano
# nov/11
· votar


Mais uma vez Bertola, muito obrigado pela atenção e pelos esclarecimentos!!

Abç e sucesso pra vc!!

marcosshrp
Veterano
# nov/11
· votar


Qual é o melhor para se blindar uma guitarra, tinta condutiva ou adesivo de alumínio?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


marcosshrp
Folha de cobre...
Abç

MR__Bruno
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual a diferença entre as cordas para guitarra elixir nanoweb e Polyweb ?
abc

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


MR__Bruno
Não sei...
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# nov/11 · Editado por: Tensoohvisky
· votar


Bertola, comecei fazer uma telecaster diferente aki, 2 humbeckers ativos, ponte fixa modelo strato ( mais facil de instalar ) com braço angulado tipo ibanez, mas o foda, é a medida dos trastes... como que eu faço para instalar a ponte de forma correta pra colocar este braço com 24 casas? Porque tem as medidas dos trastes até a ponte, daí ficaria mais dificil de fazer a intalação correta da ponte...

marcosshrp
Veterano
# nov/11
· votar


é verdade que se colocar captadores de alnico junto com captadores ceramicos, os alnicos podem se despolarizar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


Tensoohvisky
Cara, a ponte fica no ponto médio na seguinte distancia: Da pestana ao 12° traste, e daí para a ponte.
Se vc colocar um braço de 24 casas numa tele padrão, não vai dar muito certo...
marcosshrp
Há relatos de que sim...
Abçs

danielfz
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pretendo comprar esta guitarra Xaviere , você conhece? Já chegou a regular alguma destas? Esta madeira Poplar é boa?
Uma dúvida, pois eu possuo humbukers Duncan, este tipo de captadores cromados (nikel) pode ser trocado por um Humbuker sem problemas, sem ter que mexer com madeira?

Desde já muitíssimo Obrigado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


danielfz
Não conheço. Mas já comprei muito material da GFS e posso atestar a qualidade. Álamo (poplar) é uma madeira padrão para a fabricação de corpos, usada desde os anos 60...
Sim, pode.
Abç

marcosshrp
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Os captadores da ibanez rg350dx são ceramicos ou alnicos?

Pq eu pretendia colocar um paf pro na ponte

fconde77
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vc conhece um acessório chamado "FATFINGER" pra dizer se realmente funciona, tem ideia do princípio por traz dessa simples peça pra fazer o que promete?
Li que acrescente massa no final do braço e da mais sustentação.. se for só isso vou colocar feltro num Grampo Tipo C Para Marceneiro 2" e colocar na strato pra ver qual é.. rsrsrs

EduBluesMan
Veterano
# nov/11
· votar


Prezado professor Bertola.
Conforme havíamos conversado em MP antes, acabei adquirindo um captador Vintage Zebra ALnico da Wilkinson.
Agora surgiu um outro problema.
A minha guitta (Shelter Nashiville) possui capas nos captadores e este que eu comprei não possui.
Como faço pra colocar a capa metálica neste novo (retirando-a do velho)...
É soldada ou apenas colada com um banho de parafina?
SE posso fazer na base da parafina, é só encher ela com a parafina a uns 90ºC e em seguida colocar os captadores encaixados? Só isso?
E isso faz com que eles percam potencia ou magnetismo?
mais uma vez, fico agradecido

danielfz
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Grande Bertola, muito obrigado pela resposta,pretendo comprar esta guitarra pra treino, e colocar o Seymouyr que eu já tenho! Parece que ela tem um braço de pouca espessura.

Outra duvida.. você conhece este acessório Tremol-no para floyd, serve apenas para mudança de afinação, ou também para a regulagem da altura da ponte?

Obrigado!

Jean_Strato
Veterano
# nov/11
· votar


Bertola tenho uma strato, mas não uso a alavanca posso por 5 molas para a ponte ficar totalmente estavel? ela tem 3 molas se eu acrescentar 2 molas é necessário uma regulagem ?

EddieVanHalen
Veterano
# nov/11
· votar


Caro Bertola


Bem como você me indicou fiz o procedimentos para ver se as cordas param de desafinar, apertei bem as tarraxas e olhei se a ponte estava bem fixa e tudo mais.

Agora preciso comprar um encordamento novo para testar, e como você trabalha com guitarras a bastante tempo ja deve conhecer as marcas de encordamento.

Gostaria que você me indicasse 3 marcas que você aprova.

Agradeço novamente, grato Julio

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


marcosshrp
Cerâmicos.
fconde77
Cara, não conheço os benefícios disso...
EduBluesMan
É melhor não colocar pois há risco de danificar o capt. Ademais, algumas capas simplesmente não encaixam e as que vem nos capts são soldadas.
danielfz
Serve para a estabilização da ponte.
Jean_Strato
Por que então vc não a bloqueia logo?
EddieVanHalen
Cara, D'Addario, GHS e Ernie Ball...
Abçs

marcosshrp
Veterano
# nov/11
· votar


o que devo fazer então? Desligar os demais captadores?

henriquemxk
Veterano
# nov/11
· votar


bertola, eu comprei uma floyd rose e ela ta desregulada, oque acontece se eu tocar com ela desregulada?

Jean_Strato
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola Como bloqueio a ponte?

palubo
Veterano
# nov/11
· votar


Estou querendo comprar uma Strinberg Flying V CLG 46
Segue as características:
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood
Captadores: 2H
Controles: 2V, 1T
Chave: 3 Posições
Tarraxas: Die Cast

O preço está em torno de 650 reais. Acha que vale à pena? Não poderia gastar muito mais que isso em uma guitarra no momento, e estou precisando de uma guitarra nova urgente. Eu gostei do timbre dela quando toquei, mas gostaria de saber se as ferragens são de qualidade e etc. Caso haja alguma sugestão, seria bem-vinda, mas lembrando que não poderia gastar muito além disso.
Também queria sugestões de bons amplificadores para ensaio, não ultrapassando a faixa dos 800 reais. De preferência, algo mais em conta.

Muito obrigado,
um abraço!

Rosimo
Veterano
# nov/11
· votar


Pode me informar se compensa eu comprar essa guitarra?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/273589/
Ajudem!
Grato =)

danielfz
Veterano
# nov/11
· votar


Obrigado pela ajuda,

Fiz a encomenda, espero que não decepcione o braço, ação / altura das cordas e sustain.

ANRUKAR97
Veterano
# nov/11
· votar


Bertola,

Boa tarde!!

Estava olhando alguns violões de nylon no mercado livre, quando me deparei com um modelo que me chamou a atenção...
Mas reparei que o mesmo violão, possuia 2 modelos, um com tampo maciço em Cedro Maciço (Solid Red Cedar) e outro com tampo maciço em Abeto Engelmann maciço (Solid Engelmann Spruce).
Queria saber de quem entende, qual a diferença de timbre entre essas madeiras e suas características próprias...

Obrigado desde já!!

té+

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


marcosshrp
Porque?
henriquemxk
Não afina direito...
Jean_Strato
Com um bloco de madeira colocado, sob pressão, entre a parte de trás do bloco da ponte e o corpo.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


ANRUKAR97
O de cedro tem som mais grave (para ser rápido e simples...).
Abç

ANRUKAR97
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw... xP

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji