Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Problema na mão - Não consigo mais tocar guitarra

      Autor Mensagem
      juninholiveira
      Veterano
      # dez/11
      · votar


      Alguem aí tem notícia do hard80rocker???? Todos nós queremos sabe se nesse tempo desde que ele mencinou o rpoblema, alguma melhora ocorreu, ajuda ae gente, alguem conhece ele ou tem notícias, por onde ele anda?

      rafaeldilen
      Veterano
      # dez/11
      · votar


      Também gostaria de saber, já que tenho um problema muito semelhante ao do criador do tópico, também sem solução.
      Parei de tocar guitarra ha pouco mais de 1 ano devido a um problema na minha mão esquerda que acredito estar relacionado com um diagnóstico de diminuição de espaços intervertebrais entre 2 vertebras da minha cervical (já fiz eletroneuromiografia, radiografias e uma ressonância magnética que detectou o problema). Quando toco, meu dedo médio salta para fora da escala (como se eu estivesse fazendo um "sinal feio" pra alguem) e sinto extrema dificuldade para erguer meu mindinho (o mesmo acaba se arrastando pelas cordas nas trocas de acordes ou em solos). O problema começou após pouco mais de 1 ano de estudos e foi piorando ao longo do ano seguinte. Comecei praticando 30 minutos diários, os quais se transformaram em 3 a 4 horas de estudos por dia conforme fui evoluindo com o instrumento. Como agravante, eu não tinha o hábito de fazer alongamentos antes e depois dos estudos, não fazia pausas e ainda trabalhava no banco (digitando bastante e me estressando mais ainda). Não sei a quem recorrer. Estou morando no interior de Goiás, e ouvi dizer que os neurologistas da capital são muito bons. Porém não sei se procuro um neurologista, um ortopedista, um fisioterapeuta...

      WREX
      Veterano
      # dez/11
      · votar


      Tocar 4 horas seguidas depois de trabalhar freneticamente o dia todo no teclado do pc por quase 20 anos....a mão não aguenta.

      Maximun-EGS 216
      Veterano
      # dez/11
      · votar


      Fica a dica: fazer BAstANTE aquecimentos antes de tocar, e durante o dia! Principalmente quem fica o dia todo no pc, parar por 5 minutos, 2 ou 3 vezes enquanto trabalha, não vai te prejudicar e sim evitar problemas de atrofiamenteo no futuro!

      rafaeldilen
      Veterano
      # dez/11
      · votar


      Tocava mais ou menos 1 hora e meia de manhã, ia pro banco e quando voltava tocava mais umas 2 horas. Felizmente mudei de emprego ha 7 meses e uso muito menos o PC agora. A questão é q não sei o q procurar... neurologista, ortopedista ou fisioterapeuta. Goiânia é um pouco distante daqui e não queria perder a viagem indo a um especialista q vai se limitar a me mandar pra outro especialista.

      monstrona
      Veterano
      # dez/11
      · votar


      juninholiveira
      dá até medo de pensar q ele poderia ter abandonado o FCC D:

      hard80rocker
      Veterano
      # fev/12 · Editado por: hard80rocker
      · votar


      Depois de muito tempo volto a acessar este fórum. Fiquei afastado pois sinceramente me desiludi com tudo. Infelizmente ainda não consegui voltar a tocar, e os médicos não dão um diagnóstico que realmente explique o problema. Mas minha reumatologista deu uma dica e acabei me deparando com uma coisa chamada Distonia. Eis aqui um dos blogs com info acerca do problema
      null
      Segundo o blog alguns dos sintomas que se encaixam perfeitamente com o que acontece quando vou tocar:

      Descontrole dos movimentos durante à execução;
      Lentidão nos dedos;
      Tensão e rigidez na mão e antebraço;
      Debilidade na mão;
      Tremor digital;
      Dor

      Ainda encontrei esta informação aqui

      "Estima-se que o transtorno neurológico chamado distonia encerrou a carreira de pelo menos um membro de todas as principais orquestras metropolitanas americanas. A distonia resultou na perda de meio de vida de músicos de todos os gêneros, como o pianista aclamado Leon Fleisher do Peabody Conservatory of Music, o antigo primeiro oboísta da Sinfônica de Chicago Alex Klein, o guitarrista acústico Billy McLaughlin, a violonista clássica Liona Boyd, o tecladista Keith Emerson de Emerson, Lake and Palmer, e outros."

      À quem quiser pesquisar copiei esta informação deste localnull
      Ainda estou à busca de uma possível solução.

      rafaeldilen desejo-lhe boa sorte pois sei como você se sente. Espero que possamos encontrar a solução para este problema ridículo, seja ele qual for, que nos impede de tocar. Agradeço também a todos que trouxeram palavras de apoio e otimismo.

      Hard80rocker

      ALF is back
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      hard80rocker
      cara q zica! vc nao consegue tocar nada? nem meia duzia de acordes?
      e é a unica limitação q isso te causa? porra parece sacanagem ne...vc nao poder tocar mas poder fazer qualquer outra coisa...muito azar!

      vinicius000
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      hard80rocker

      Esses dias eu tava lembrando desse tópico e me perguntando se você já tinha voltado a tocar. Que pena, deve ser uma merda você não conseguir fazer o que tanto gosta, e pior é nem saber quando voltará a tocar.

      Mas não desiste não, eu tenho certeza que este problema será resolvido e você vai voltar a tocar como antes. As vezes a vida nos impõe desafios, e só não desistindo que podemos vencê-los.

      Alex guitar man
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      hard80rocker

      Cara sei que é difícil mano, eu vivo pensando o que aconteceria se acontecesse algo com minha mão.......

      Procure outros instrumentos, pesquise, nem que for um instrumento asiático desconhecido por 99% da população terrestre, só não deixe a musica dentro de você morrer

      MauricioBahia
      Moderador
      # fev/12
      · votar


      hard80rocker: Ainda estou à busca de uma possível solução.

      Vai achar!

      Abs

      Stephan.Forte
      Veterano
      # fev/12
      · votar


      No blog também dizia que há uma grande expectativa de melhora para quem faz o tratamento, então não desista e lute!!
      Toco guitarra ha um ano, foi quando meu tio trouxe seu velho violão aqui em casa, no momento em que coloquei ele no colo senti uma coisa diferente, uma ligação, não sei explicar...logo comprei meu primeiro violão e comecei a praticar e fui ficando cada vez mais viciado, no inicio eu treinava por 2 ou 3 horas por dia, hoje eu vario entre 10 e 12 horas ( ou até mais), porém faço uns 10 minutos de alongamento e fico uma hora tocando só músicas mais leves, depois vou pra pauleira dos solos, arpejos e escalas....se algo me impedisse de tocar eu entraria em depressão, sei como você se sente, mas fique firme e não pare de lutar!!

      MauricioBahia
      Moderador
      # mai/12
      · votar


      Up pra conhecimento geral.

      O FCC não é um consultório médico. O que aconteceu com o nosso amigo hard80rocker pode ocorrer com qualquer um aqui.

      Abs e bom feriado.

      clebergf
      Veterano
      # mai/12 · Editado por: clebergf
      · votar


      hard80rocker

      Porra velho, li alguns posts e que chato isso...
      Mas não desista cara, continue lutando que a solução irá aparecer... :)



      MauricioBahia
      O que aconteceu com o nosso amigo hard80rocker pode ocorrer com qualquer um aqui.

      Um grande erro da maioria das pessoas é acharem que são imunes a tudo e que certas coisas são apenas histórias que escutamos e que nunca irá acontecer conosco....

      pimpsputz
      Membro Novato
      # jun/15
      · votar


      TBM TO PERDENDO OS MOVIMENTOS DOS DEDOS, ESTAO TRAVANDO CADA VEZ MAIS E NAO SINTO DOR, MAS NAO CONSIGO MAIS MEXE LOS COMO ANTES, TENHO SHOWS MARCADOS E PASSO MAIS VERGONHA A CADA SHOW POR NAO CONSEGUIR EXECUTAR DA MANEIRA CORRETA AS MÚSICAS, TA FODA, ALGUÉM JÁ TEVE ISSO?

      krixzy
      Veterano
      # jun/15
      · votar


      pimpsputz
      Faz exercícios e alongamentos durante os treinos e antes dos shows?

      É estranho perder os movimentos quando vc está sempre exercitando e praticando...

      Ismah
      Veterano
      # jun/15
      · votar


      Assassino em baixo krixzy... Eu chamo isso de psicológico.

      pimpsputz
      Membro Novato
      # jun/15
      · votar


      Cara eu faço uns alongamentos, nem sempre fiz mas de uns anos pra cá tenho feito sempre, vai ser mais bizarro se eu falar pra vcs q foi de um dia para o outro, pois é, sai do estúdio por volta das 22 hrs e no dia seguionte quando fui dar uma treinada nao conseguia executar o famoso 1234 para esquentar e até hj nao consigo, treinava todos os dias cerca de 2 a 3 hrs com pausas para descansar, sinceramente nao sei. ( nao sei como marca o amigo aqui).

      pimpsputz
      Membro Novato
      # jun/15
      · votar


      krixzy
      aprendi a marcar
      Ismah
      era só clicar, haha

      krixzy
      Veterano
      # jun/15
      · votar


      pimpsputz
      Ah, talvez seja fadiga muscular, da um descanso de uns 2 dias, ninguém perde a prática de um dia pro outro.

      Di_Soares
      Membro Novato
      # 12/jun/17 18:34
      · votar


      Olá galera. Sou nova por aqui, O que me chamou atenção nesse tópico é que estou com problema parecido com alguns de vocês. Há seis meses eu eu venho tendo problema ao tocar, o dedo médio simplesmente não responde como antes. Ele está pesado, não consigo mexe-lo direito. A expressão que costumo usar é que ele esta "morto". Mas ele também está prejudicando o dedo anelar, faz com que esse perca velocidade também porque eles ficam meio que grudados. Até um C está foda de fazer.
      Sério, isso é frustante demais. Faz três anos que consigo viver apenas da musica e ano passado tirei meu bacharel em guitarra pelo Conservatório Beethoven. Profissionalmente vivo um ótimo momento.
      Mas aconteceu isso. Meu fisioterapeuta diz que é emocional (passei uns problemas dificeis ano passado) e tambem ter a ver com a coluna, pois me posicionava errado para tocar (ficava meio corcunda, sacas?)
      A questão é que passa-se os meses e até agora nada. Tem dia que dá uma leve melhorada, e tem dia que volta com tudo o problema no dedo. Morro de medo de voltar num dia que eu tenha um show importante, mas estou tendo que aprender a conviver com isso.
      Algum de vocês melhoraram? Voltaram a tocar o que tocavam antes? Por favor, me deem uma luz rsrss
      Obrigada!

      rafael_cpu
      Veterano
      # 13/jun/17 08:06
      · votar


      Di_Soares

      Meu fisioterapeuta diz que é emocional (passei uns problemas dificeis ano passado) e tambem ter a ver com a coluna, pois me posicionava errado para tocar (ficava meio corcunda, sacas?)

      Amigo, você precisa consultar um Médico! Diagnóstico nosológico é médico. Procure um imediatamente...
      Boa sorte!

      T+

      Di_Soares
      Membro Novato
      # 13/jun/17 10:24
      · votar


      rafael_cpu

      Obrigado amigo. Fui num ortopedista e ele disse que é uma espécie de cãibra. O problema é que cada um diz uma coisa rs por isso queria a ajuda de voces.

      NeoRamza
      Veterano
      # 14/jun/17 17:33
      · votar


      No mês passado inventei de pegar um riff ultrarápido do Petrucci e repeti a mesma coisa várias vezes com o metrômetro para conseguir aumentar a velocidade, o que de fato deu bons resultados. Mas além disso fiquei com uma dor intermitente na palma da mão perto do mindinho, e diminuiu um pouco os movimentos do mindinho. Isso ficou assim por duas semanas Depois disso fiquei cerca de 10 dias sem tocar a dor desapareceu completamente.

      JJJ
      Veterano
      # 14/jun/17 18:31 · Editado por: JJJ
      · votar


      Di_Soares

      Realmente, o melhor caminho é um ortopedista (ou traumatologista ou, eventualmente, um reumatologista). Se o primeiro não conseguiu, procure outro. Você deve ser meio nova pra artrite, artrose, essas coisas; então eu chuto que seja algum tipo de lesão por esforço repetitivo - mas eu não sou médico.

      Enquanto isso, eu faria umas massagens com pomada de arnica. Não vai curar, mas pode ajudar um pouco...

      Boa sorte!

      Di_Soares
      Membro Novato
      # 06/jul/17 20:19
      · votar


      Obrigada pelos comentários!

      Finalmente descobri o que tenho. Uma mistura de sintomas que geraram esse momento ruim em minha vida.
      É uma espécie de rearranjo muscular, justamente por esforço repetitivo. Estava mudando minha técnica (meu jeito de tocar) no ano passado e ao mesmo tempo passava por um momento pessoal muito triste. Não quero entrar em detalhes, pois não há necessidade, mas posso dizer que foi o pior momento da minha vida. Fiquei numa espécie de depressão e perdi a vontade de fazer muitas coisas, inclusive de tocar. Mas como vivo de música, não tem como você simplesmente parar de tocar. Então eu fui levando. E foi aí o meu erro. Pois, ao tentar trocar de técnica, acabei por tocar de forma errada mas sem perceber, justamente por causa da depressão. E meu corpo se acostumou a tocar de forma errada. E quando acordei já era tarde, o corpo já tinha se ajustado.

      Faço hoje fisioterapia e acupuntura para melhorar, e digo uma coisa, o resultado está sendo excelente. Lento, mas preciso. Sinto que em breve estarei 100% novamente. Quando isso ocorrer, terei o prazer de compartilhar essa felicidade com vocês.

      Mais uma vez, obrigada! :)

      Fabio Oliver
      Membro Novato
      # 07/jul/17 01:05
      · votar


      Voltei recentemente a tocar e tb com problemas na mão esquerda.

      Por incrivel que pareca no dedo do meio...visivelmente dava para sentir que era problema de tendão inflamado....tendinite...pois trabalho com pc e tenho tendinite a muito tempo... ja fiz fisioterapia um tempo..mas nao da pra fazer sempre...

      Foi entao que amigos da minha esposa que trabalham com esta terapias alternativas me deram a dica ...coisa simples...

      Tomar em jejum: suco de 1 limao espremido no copo, e leite em pó (ninho) ...medida de um copo de café.. primeiro toma o suco depois o leite...

      Em 10-12 dias...as dores diminuiram...depois com 30 dias..nao senti mais...isso faz um tempinho...agora meses depois...voltou a doer..e ja iniciei o processo....interessante que fiz...mas isso..mas no inicio fui totalmente discrente...mas funcionou...nao custa tentar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema na mão - Não consigo mais tocar guitarra

      303.023 tópicos 7.842.450 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital