Problema na mão - Não consigo mais tocar guitarra

Autor Mensagem
hard80rocker
Veterano
# ago/10 · Editado por: hard80rocker
· votar


cara, seguinte, eu tocava piano desde os 4 anos de idade. Aos 14 as dores já me impediam de ficar mais de 15 minutos tocando. Parei de tocar por um tempo, voltei e logo voltaram as dores. O engraçado é que tocar guitarra me ajudava a aliviar a dor...

SpectrosGuitarman

Mas você, além da dor, chegou a ter alguma impossibilidade de tocar? Eu, além da dor, sinto como se minha mão esquerda estivesse torta, sem força, sem elasticidade, aleijada literalmente. Não consigo tocar muitas coisas. Abraços e boa sorte na sua recuperação cara!






Olá,

Amigo, sou acadêmico de medicina então vou me permitir dar um pitaco sobre o seu problema pois, assim como a grande maioria dos amigos do FCC, também quero vê-lo recuperado para tocar guitarra.
Seu problema de tendosinovite se resolve com drenagem do líquido da cápsula e com injeção de anti-inflamatório. Ocorre, entretanto, que a diminuição da força muscular de seus dedos pode não estar relacionado, em sua maior parte, com a bainha sinovial que comentamos acima, mas sim com problemas no plexo braquial (conjunto de nervos, digamos assim, que emergem na altura na coluna cervical)...



EDER R SANCHES

Grande cara, em primeiro lugar, valeu muito pela análise acadêmica que você deu ao caso. Como vc manja, vou escrever aqui: Ao final de 2008 meus problemas começaram a se manifestar. Na época eu estava tendo muitas crises de tontura, minha P.A subiu e fui parar no hospital (18 x 11), tinha dores nos olhos e fotofobia, dores de cabeça (agulhadas e pontadas), crises horríveis de torcicolo que me deixavam torto, e fui perdendo a capacidade de tocar, bem como digitar corretamente no teclado (PC). Muitos desses sintomas foram devido ao stress no setor em que eu estava trabalhando. Passei pela neuro (tonturas e perda de coordenação/força na mão), pela oftalmologista (pressão da vista - deu normal). Passei pelo ortopedista (por causa da perda de força/coordenação/capacidade de tocar e digitar/ formigamento e dormência nos dedos e na mão esquerda). Fiz tomo, ressonância magnética, eletroneuromiografia. Diagnóstico:
Coluna Cervical: Hérnia Discal, Bico-de-papagaio, retificação da lordose, diminuição dos espaços intervertebrais.
Mão Esquerda: Tenossinovite
Coluna Lombar: Artrose, Hérnia, uma espécie de Degeneração Modic 1(que o médico me disse que era por causa do atrito), fora outros que não me lembro de cabeça para relacionar aqui, pois minha lombar está bem ferrada (ou melhor, estava, pois estou sob tratamento a um ano).
Minha avaliação: estou melhor. Não tive mais torcicolo, só uma leve dor. As dores na lombar tb enfraqueceram, bem como as dormências na cintura, nos dedos dos pés e das mãos, dores horrendas nas parte anterior das pernas. Mas ainda não consigo tocar. Passei tb por um ortopedista cirurgião, que analisou meu caso e achou que não deveria realizar a cirurgia pois a RPG e fisio estavam corrigindo o problema. Abraços e valeu pelas dicas.

SpectrosGuitarman
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker
bom, minha mao simplesmente parava de funcionar se eu tentasse ficar muito tempo tocando, bem desse jeito que voce descreveu. Mas isso se eu ficasse tocando por um periodo muito prolongado de tempo. Isso ainda acontece hoje quando eu fico tipo umas 2 ou 3 horas tocando sem parar

Guitar Math
Veterano
# ago/10
· votar


foda man :(

WTF
Veterano
# ago/10
· votar


RMafe

Vc tem razão. Mas disse isso com base na maioria dos problemas quee afetam a musculatura cara. O interessante é procurar um médico mesmo.

papillon
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker

putss cara, isso eh foda demais,
sei como eh +/- essa sensação
pois ja quebrei o punho e o metacarpo do dedo mindinho da mao direita e o metacarpo do mindinho da esquerda tbm e eu tinha acabado de trocar a guita, tava numa vontade da porra de tocar e nao conseguia nem mecher os dedos, nem pressionar as cordas para sair som eu conseguia, foi um periodo muito dificil pra mim, visto q penso em guitarra a hora toda, fiz uns tratamentos caseiros, mt gelo, dps alongamentos, exercicios para fortalecer a musculatura da mao e com o tempo fui ficando bom, hoje nao tenho nenhuma sequela, tudo q eu sabia tocar recuperei e superei.
espero que o mesmo aconteça com você, alias, tenho certeza que vc vai ficar bom!!
estou torcendo por você!
um forte abraço e que deus te abençoe!

hard80rocker
Veterano
# ago/10
· votar


papillon

Valeu cara. Você demorou muito tempo para voltar a tocar?

Sioux
Veterano
# ago/10
· votar


Guilherme 90

-31 agora.

SpectrosGuitarman
Veterano
# ago/10
· votar


Sioux
ow rapaz, ta sumido hein?

joabfarias
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker
Cara, primeiramente, parabéns pela sua força de vontade e amor pela música. Tu é verdadeiramente um "Guitar Hero", no melhor dos sentidos. Te desejo a melhor das recuperações.
Em segundo lugar, quero te agradecer por compartilhar conosco essa experiência. É importante todos saberem que o que tá rolando contigo pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente em se tratando de sistema nervoso e coluna.
E quando tu ficar bom de novo, não esqueça de aquecer bem antes de tocar!
Um grande abraço,
Joab.

hard80rocker
Veterano
# ago/10
· votar


joabfarias

Com certeza, cara. Muito obrigado. No que tange à péssima experiência pela qual estou passando, espero que isso sirva de exemplo para outros músicos. A postura no dia-a-dia, não só quando estamos tocando nosso instrumento, mas aquela que se adota quando se está de pé - procurar estar com a coluna ereta, não levar muito peso em mochilas (e evitar aquelas transversais), fazer alongamentos (não só das mãos mas também pernas, braços, pescoço, etc), evitar (se possível) conduções lotadas em horário de pico (principalmente a caca do metrô, que acaba com a coluna), evitar o sedentarismo, digitar no teclado da forma mais confortável, sem tanta pressa, respeitando intervalos de 10 min. para cada hora digitada, e mantendo a postura quando se está sentado... são muitos os cuidados que devemos tomar, pois a coluna é vital para o nosso bem estar. Abraços cara

papillon
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker

+/-, para mim foi uma eternidade neh, mas acho q em cerca de 3 meses ja estava 100% de novo
abraço e boa sorte

patudodi
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker

Alguma melhora?
Cara enquanto voce estiver em recuperação esperimente algum outro instrumento, eu realmente nao teria sugestoes mas vai te ajudar, inclusive na propria recuperação =)

hard80rocker
Veterano
# ago/10
· votar


papillon

Poxa cara, três meses...que sorte... já estou desse jeito à quase dois anos. Abçs

patudodi

Não, infelizmente a melhora estacionou. Quanto à experimentar outro instrumento, estou fazendo isso com o teclado, embora tenho medo de piorar a situação. Abraços

hard80rocker
Veterano
# ago/10
· votar


Puta merda...lendo esses tópicos sobre downloads para improvisar em cima, batalha de guitars, etc... fico mais frustrado... pena que eu não me ligava no fórum antes, só usava para tirar dúvida vez por outra...

WTF
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker

Caaaaaalma cara. N fica assim não.
Vc chegou a ir ao médico?

hard80rocker
Veterano
# ago/10 · Editado por: hard80rocker
· votar


WTF

Sim. Dá uma olhada no primeiro post desta página três que foi minha resposta ao EDER R SANCHES e vc vai ver... lá eu descrevi meu diagnóstico. Valeu e abraços

Jack_RS
Veterano
# mai/11
· votar


hard80rocker
Conseguiu voltar a tocar ?
Se talvez nao estiver mais participando do FCC alguem ai tem noticias ?

Billy The Kid
Veterano
# mai/11 · Editado por: Billy The Kid
· votar


Guilherme 90

-42 votos...

Força Brasil !

hard80rocker

Olha meu velho... eu sei como é ruim ficar sem tocar... eu já tive que ficar dias sem tocar e enlouqueci... e sei como estava passando. O negócio é procurar um médico. Tomara que dê tudo certo pra ti cara!!! Eu te compreendo. E boa sorte, espero que tenha se curado!

AceFrehley
Veterano
# mai/11
· votar


Cara, torço muito pra voce, sei que vais conseguir!

monstrona
Veterano
# mai/11
· votar


hard80rocker


bom, nunca tive isso, mas eu tenho um problema com o dedo mindinho da mão esquerda , as vezes é uma luta pra eu mecher nele (o tendão é um pouco interrompido)


Abraços
(:

monstrona
Veterano
# mai/11
· votar


cara, cuidado, se vc senti dor intensa, melhor nem tocar e nem força o músculo e não mecha o dedo quando tiver sentindo isso.. Falando nisso, já consultastes o médico ?

depois q li os comentários, achei a minha idéia muito idiota de chorar num sonho pq minha guitarra favorita empenou D:
Poxa, eu caso me deixou assustada 9sem comentários,realmente eu não sei o q falar..)

Ps: toma cuidado para não romper o tendão ou mais tendões

Abraços e melhora

(:

Stalingrado
Veterano
# mai/11
· votar


hard80rocker
Li o tópico e espero mesmo que você tenha se curado!
Se puder, dê notícias, a galera está torcendo por você!

pedrobrito
Veterano
# jun/11
· votar


hard80rocker

Fala amigo, li seu tópico só hoje, pena não ter visto antes, poderia ter compartilhado meu problema com você também. Creio que meu caso não é tão grave quanto o seu(apesar de que pra mim é o fim do mundo hehe). O meu problema eh especificamente no dedo médio, ele tende a se dobrar e ir lá pra baixo quando estou usando os outros dedos, e é muito difícil subí-lo pra fazer uma escala, certo padrões que eu fazia rindo antigamente hoje em dia são simplesmente impossíveis de executar. Acho que só quem passa por isso pra entender o quanto é ruim, você literalmente se sente um lixo, anos e anos de prática jogados no ralo. Já tentei fisioterapia, injeções de corticóide, nada ajudou, mas ainda tenho esperança.
Um grande abraço amigo, da notícia pra gente se possível!

natthyguitar
Veterano
# jun/11
· votar


isso é questão de treinamentos e exercícios se não fizer os exercícios ñ vai adiantar nada cara volte aa treinar do ínicio e depois volta tudo vlw espero ter ajudado

pedrobrito
Veterano
# jun/11
· votar


natthyguitar

Não amigo, estamos falando de problemas fisiológicos, não de postura ou técnica, obrigado.

murilo97
Veterano
# jun/11
· votar


ví esse tópico só agora.
deve ser difícil estar incapaz de se fazer uma coisa que se ama, ter na cabeça o que quer fazer mas não conseguir, fazer força mas nao saír nada, se sentir incapaz, triste. não sei como eu ficaria se fosse comigo, talvez louco. não sei se voce já resolveu o seu problema. mas se não, Boa Sorte cara.

TheGuitarist
Veterano
# dez/11 · Editado por: TheGuitarist
· votar


Cara, que tópico mais útil este. Eu e um colega começamos tocar guitarra agora, sentimos dores entre o dedo indicador e o polegar, nessa região mais "gordinha" entre eles.

Isso é normal?

Eu quando corrijo a postura, dá uma aliviada bacana, não sei se é por isso.
Quando eu faço exercício demais, meu dedo fica trêmulo e diminui a resposta. È meio estranho, parece que quanto mais se esforça no exercício, mais ele "desobedece".

Vi nuns lugares que no começo é assim mesmo. Mas será?

Alguém pode falar sobre?

Obrigado e melhoras a todos que estão com dificuldades ai, principalmente o que criou o tópico. Tenho 3 instrumentos (2 violões e uma guitarra comprada há poucos dias) e sei BEM o que é amar essas cordas mais do que qualquer coisa na vida. È antes de tudo, um alívio deste mundo já tão desumano.

Abraços a todos.

TheGuitarist, :)

joabfarias
Veterano
# dez/11
· votar


TheGuitarist
Já tive a mesma dor, nesta mesma parte da mão. Experimente fazer isso: pegue um pregador de roupa e segure-o da mesma forma que segura a palheta. Aperte-o repetidas vezes, até a mão cansar. Dê um tempo para a mão descansar e faça novamente. Isso vai fortalecer o músculo que está doendo e, em alguns dias, essa dor vai se tornar menor e eventualmente ela cessará.
Caso tenha maiores dúvidas, consulte um fisioterapeuta.
Lembre-se que para tocar guitarra não se usam apenas músculos, mas também tendões. Ter uma dieta rica em cálcio ajuda a prevenir dores em outras partes do braço.
Um abraço!
Joab.

ACDC-OP
Veterano
# dez/11
· votar


melhoras pra vc!! :-)

leviribeiro
Veterano
# dez/11
· votar


hard80rocker

aí broder, força aí! vou tentar falar, dentro do meu conhecimento, parte técnico, parte empírico, sobre teu problema.

Me parece que antes de tudo, vc tem um problema geral. Você faz exercícios regularmente? Quem trabalha muito tempo sentado, geralmente começa a ter problemas aos poucos, e o motivo é a falta de exercício. Quem sabe uma hidroginastica poderia lhe fazer um bem enorme... se não tiver grana pra isso (pq tempo, é só querer que tem) procure alguma orientação para fazer uns alongamentos diariamente, quando acordar, em alguns momentos do dia, parar um pouco no trabalho, levantar e se alongar é muito importante, e ja ajuda muito!

Agora com relação a sua mão, digitar é mesmo terrível. Eu mesmo ja tive problemas com isso. Não fui em fisioterapeuta, mas busquei orientações com amigos q são, e comecei a fazer alongamentos nas maos e braços varias vezes ao dia, depois comecei a usar aquela bolinha, e meu problema se foi! Mas continuo sempre fazendo essa manutenção.... sempre alongando, mesmo que eu nao vá tocar nem nada...

Pra finalizar, força de vontade é tudo! Primeiro pra vc parar de tentar fazer tudo oq conseguia, nao se esforçar tanto, se concentra na tua recuperação, é um processo lento, pode demorar meses... e não desiste não véi! De repente enquanto vc não pode tocar tanto, vc pode investir por exemplo no seu vocal, treinando tecnicas, vocalises, etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema na mão - Não consigo mais tocar guitarra