Problema na mão - Não consigo mais tocar guitarra

Autor Mensagem
marcioguita
Veterano
# ago/10
· votar


Problemas na guita? medico
problemas de saude? luthier (zuera)

hard80rocker
Veterano
# ago/10
· votar


Como o Conde_guitar disse,estamos com vc cara.
Quanto à jam,fica aqui o convite! Será um prazer tocar com vc!
Força!


WTF

Que mais posso dizer? Será um enorme prazer para mim! Muitíssimo grato pela força cara! Keep playing!




Cara... Óbvio que vc tem que procurar um médico.

Que tipo de dores vc sente? Dói com a mão parada constantemente, ou só quando faz determinados movimentos?

É nos dedos? No punho?
Dói pra fazer mais o que, além de tocar guitarra??


Del-Rei

Na verdade já stou em tratamento a algum tempo, quase um ano fazendo RPG e Fisio... infelizmente senti pouca melhora para tocar, mas as dores na coluna melhoraram muito!

Dor eu sinto no punho, do lado esquerdo (com a palma da mão para cima), mas só quando toco... o lance é que a força da mão se foi, é como se eu não encontrasse mais posição para tocar, o dedo médio insiste em colar no braço da guitarra, um simples power-chord agora é tarefa hercúlea; esqueça sobre solos, escalas, patterns... não consigo mais. O mesmo vale para ligaduras, etc. Arpejo então é missão impossível. Um simples fraseado é quase impossível para mim. E já estive pior, quando comecei o tratamento eu "zerei", não conseguia tocar nem um simples acorde G no violão. Mesmo assim não consigo mais tocar.

hard80rocker
Veterano
# ago/10 · Editado por: hard80rocker
· votar


nusss


acho melhor vc nao ir procurar ajuda aqui, vai num medico cara.

Uma coisa eu vc aprende, vc nao esquece, vc pode ficar mais ruinzinho se nao praticar, mas nunk que vc vai voltar para traz!


MatheusEK

Isso é verdade. Tenhpo tudo aqui na minha cabeça. às vezes toco mentalmente.
Sabe, um coisa que doeu foi um dia que acordei de um sonho - eu chegava na porta de um barzinho e me davam uma guitarra nas mãos... eu peguei e comecei à tocar - era como se fosse a minha guitar, com os efeitos que eu gosto de usar...
No sonho comecei à solar, e eu ouvia nitidamente as notas que estava tocando - correspondia certinho à posição dos dedos no braço... parece loucura mas é real... e eu acordei desse sonho e me entristeci pois era só um sonho. Mas me senti grato por, pelo menos desse jeito, ter conseguido fazer um pouco daquilo que tanto amo.

Giuseppe Miglionico
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker
Estou conseguindo tocar, o que acontece raramente é a dormencia do meu dedao quando apoio no braço da guitarra, tb ja estou pra ver esse sintoma, mas isso acontece quando fico o dia inteiro tocando, acho que tambem é exagero meu e falta de fazer exercicios.

ivan_puppets
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker
Vou te indicar as melhores coisas para se fazer ao sentir esses problemas.

1. Vai no medico!

2. Faca alongamentos e aquecimentos antes e depois de tocar, mesmo que seja bobo ou feio.
Esses tipos de exercícios aumentam a circulação sanguínea, aumentando as chances de cura ou prevenção.

3. Melhore sua postura(do corpo mesmo!) e tente relaxar, tocar com tensao facilita a pegada, mas atrapalha destroi os tendoes.

4. Faca Tai Chi, Chi Kung ou qualquer outro tipo de meditacao ou controle de fluxo de energia, com isso aprendera a relaxar e controlar o fluxo sanguineo para melhor recuperacao.

No mais e isso, e melhoras! No fim tudo fica bem =D

Over-Drive
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker

Cara, sei bem como é ter uma das vozes silenciada, e você não poder fazer nada a respeito.
No começo dos anos 90, eu já tocava faz uns 2, 3 anos, e eu quebrei o braço.
Para mim, foi um dos períodos mais horriveis da minha vida, pois fiquei um bom tempo sem tocar, só olhando pra guitarra, e lembrando como era bom tocar.
Sobre a E.L.A., vários fritadores aqui do fórum conhecem o Jason Becker. Um gênio, que foi atacado por essa doença. Ainda hoje ele compõe, mas não toca mais, não fala mais, não se move de jeito nenhum, e precisa de aparelhos para respirar.
Provavelmente seja o que o MauricioBahia disse. Uma lesão por esforço repetitivo.
O ideal é consultar um médico e falar sobre isso com o seu fisioterapeuta.
Abraços.

mr.moretti
Veterano
# ago/10
· votar


credo, ja tem gente querendo bota ELA no cara.
Espero que nao seja nada grave. Melhoras

MatheusEK
Veterano
# ago/10
· votar


Isso é verdade. Tenhpo tudo aqui na minha cabeça. às vezes toco mentalmente.
Sabe, um coisa que doeu foi um dia que acordei de um sonho - eu chegava na porta de um barzinho e me davam uma guitarra nas mãos... eu peguei e comecei à tocar - era como se fosse a minha guitar, com os efeitos que eu gosto de usar...
No sonho comecei à solar, e eu ouvia nitidamente as notas que estava tocando - correspondia certinho à posição dos dedos no braço... parece loucura mas é real... e eu acordei desse sonho e me entristeci pois era só um sonho. Mas me senti grato por, pelo menos desse jeito, ter conseguido fazer um pouco daquilo que tanto amo.


conseguido fazer um pouco daquilo que tanto amo
Nossa, parece que amputaram suas maos que vc nao pode mais tocar.

EDER R SANCHES
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker

Olá,

Amigo, sou acadêmico de medicina então vou me permitir dar um pitaco sobre o seu problema pois, assim como a grande maioria dos amigos do FCC, também quero vê-lo recuperado para tocar guitarra.
Seu problema de tendosinovite se resolve com drenagem do líquido da cápsula e com injeção de anti-inflamatório. Ocorre, entretanto, que a diminuição da força muscular de seus dedos pode não estar relacionado, em sua maior parte, com a bainha sinovial que comentamos acima, mas sim com problemas no plexo braquial (conjunto de nervos, digamos assim, que emergem na altura na coluna cervical), você disse que tem bico de papagaio (ou osteófitos) e isso é sinal de compressão de uma vértebra sobre a outra, dessa forma o plexo braquial (que tem todos os cabos elétricos, vamos exemplificar dessa forma, do seu cérebro até seus dedos) fica comprimido no meio dessas vértebras que estão se atritando mais fortemente (tanto é que formam os bicos de papagaio). Bem, todos esses nomes não vem ao caso, e longe de mim fazer um diagnóstico sem nem ao menos examiná-lo, a demais nem médico eu sou ainda, mas fica aqui a minha percepção do seu problema, e uma coisa que aprendi nestes anos de medicina é que muitas vezes vejo pacientes pedalando anos até encontrarem um médico bom que lhes resolva o problema, então a minha dica é "procure um médico" (que novidade, certo?) mas um médico com M Maiúsculo, porque é muito comum eu ver pessoas pulando de médico para outro médico com problemas osteo-musculares. Então não desanime se os seus resultados estão desanimadores, procure outros profissionais até que lhe possam ajudar mais efetivamente. Se o meu palpite estiver correto, um bom ortopedista (ou neuro-cirurgião) pode lhe fazer uma cirurgia na coluna cervical e melhorar muito o seu problema nos dedos. É uma questão de achar o profissional certo, e não se preocupe, patologias como a sua são muito mais comuns do que você imagina e com o tratamento adequado a recuperação é muito satisfatória.

Boa sorte meu amigo.

Abraço.

WTF
Veterano
# ago/10
· votar


Grande EDER R SANCHES!!!!!!!!!!

Vc n tem idéia do quanto fiquei feliz com sua análise sobre o assunto!


hard80rocker

Mais uma vez te digo: vai dar tudo certo!!! E te espero na jam hein!!!

SpectrosGuitarman
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker
cara, seguinte, eu tocava piano desde os 4 anos de idade. Aos 14 as dores já me impediam de ficar mais de 15 minutos tocando. Parei de tocar por um tempo, voltei e logo voltaram as dores. O engraçado é que tocar guitarra me ajudava a aliviar a dor. Cara, eu não conseguia tocar quase nada sem sentir dor, geralmente me entupia de analgésicos e tocava. Hoje eu consigo tocar novamente, tenho feito uma melhora considerável, tenho voltado gradativamente a tocar, alongamentos e etc. Não desista, procure ajuda médica, faça alongamentos e realmente não faça isso de se entupir de analgésicos. Existe também o lance dos altos e baixos, as vezes quando eu fico horas seguidas tocando guitarra minha mão simplesmente perde a força, mas é quando eu exagero demais.

Conde_guitar
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker

que isso velho num precisa agradecer...eh o minimo que podemos fazer pra um "irmão" guitarrista....xD

Les Guitar
Veterano
# ago/10 · Editado por: Les Guitar
· votar


Post duplo!

Les Guitar
Veterano
# ago/10
· votar


EDER R SANCHES
Nossa cara, eu sou um fã de medicina, adoro medicina, mas ler esse texto me fez sentir um idiota.. haha


hard80rocker

Uma vez eu tava tocando guitarra e começei a fazer ligados igual a um pedreiro, resultado: fiquei com fraqueza em todo o antebraço até a ponta de cada dedo... foi tenso. Parei de tocar e só voltei no dia seguinte. Não vou opinar nada pois não entendo sobre o assunto, mas te desejo toda a sorte!

Amidex
Veterano
# ago/10
· votar


Vá atrás de:

Médico.
Fazer sempre alogamentos antes e depois de tocar, e durante o dia.
Academia.
Fisioterapia.
Paciência.


Boa, sorte... isso deve se tenso, eu sinto alguams dores, mas eu sempre me alongo, e faço exercícios, ai logo passa.

Abraço!

RMafe
Veterano
# ago/10 · Editado por: RMafe
· votar


começou com uma técnica não soando mais tão nítida, depois já não conseguia mais executá-la, depois outra técnica foi embora, depois outra...
Hoje luto pra tentar fazer um simples fraseado

Se alguém já passou por isso seria interessante debater o assunto.

Conheço alguém q ja passou por isso, disse q foi tento dificuldades com os movimentos,etc. O nome dele é Jason Becker.

Cara conselho simples: Procura Médico

RMafe
Veterano
# ago/10
· votar


Tem gente q recomenda médico, e logo depois fala para vc fazer alongamento antes de tocar.

Você nem se sabe se pode fazer alongamentoquanto mais se pode tocar. Vai em 2 médicos, fala pra eles q sua mão está horrível, e nos relata o que os medicos disseram, o tratamento, etc.

RMafe
Veterano
# ago/10
· votar


WTF
Cara, acredito q sessões de fisioterapia farão resultado. Mas como o pessoal falou,faça alguns aquecimentos e exercícios antes de tocar e observe os resultados. No mais, fique tranquilo cara.
Qualquer coisa é só falar.

Cara pode até ser q alongamentos e aquecimentos bastam; mas é possível também que não e q ele só estaria piorando a situação. Para vc ter idéia, tem fisioterapeutas q em caso de l.e.r., só fazem alongamentos a partir do terceiro dia de tratamento ou ate depois.
E tem gente falando para o cara continuar tocando.

Conde_guitar
Veterano
# ago/10 · Editado por: Conde_guitar
· votar


RMafe

o Jason Becker eh outro caso...

o caso dele eh uma doença rarissima degenerativa....que se esse maluco tivesse jah deveria ter se manifestado...normalmente a pessoa morre com 25...

e num vem dá uma de gostosão aqui naum tipow criticando o que os outros falam..a menos que tenha conhecimento sobre o assunto...

Guitar_RdS
Veterano
# ago/10
· votar


Olá,
Bem, sinto-me comovido com o seu problema. Imaginei-me em seu lugar e foi desesperador, isso pq eu nem sou tão ligado assim com minha guitarra.
O q posso fazer é te desejar forças e q Deus te ajude a superar o seu problema.
Um grande abç

SpectrosGuitarman
Veterano
# ago/10
· votar


va mesmo no médico cara, só um bom médico pode te ajudar, o meu caso foi abuso e falta de atenção a postura, o que resultou numa grande caca (eu tenho uns agravantes que é melhor nem entrar em detalhes) mas esse é meu caso. Pode ser que o médico te indique seçoes de RPG, isso realmente ajuda e se puder evitar qualquer tipo de cirurgia, evite.

Guizaum......
Veterano
# ago/10
· votar


existe uma doença eu acho que atinge o nervo da mão de quem digita muito, acho que no teu caso deve acontecer a mesmo coisa.
procura um fisioterapeuta

sr. das caravelas
Veterano
# ago/10
· votar


Bom cara,só posso dejesar força pra ti...foda esse problema.

RMafe
Veterano
# ago/10
· votar


Conde_guitar
É por ter pouco conhecimento cara, que afirmo, qur o ideal é o cara ir no médico. Não dá para ermos idéia do estado dele. Às vezes, a situação ta péssima e a pessoa faz tratamentos por conta própria que, por conta da gravidade do seu estado, não vão ajudar, e adiarão a cura, e talvez até piorem o estado.

Eu tive L.E.R. cara, então tenho noção do que é díficil. Mas, não sou exemplo. Fiz só 8 seções de fisioterapia. E parei completamente, parei inclusive de fazer atividades manuais, perdendo força etc. Ficava achando q daqui a pouco melhorava.
Demorei 6 meses para melhorar, e ainda com dúvidas.Hoje, 10 meses depois tenho algumas dores no polegar, porém, de pouca intensidade,e aparentemente, estabilizadas.

RMafe
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker
Dá uma olhada nesse tópico> http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220447/ ; e tenta entrar em contato com akeles usuários com conhecimento em fisioterapia.

RMafe
Veterano
# ago/10
· votar


hard80rocker
Cara, pra mim o mais difícil foi não poder tocar, até emprestava a guitarra para não ter como tocar.

Conde_guitar
Veterano
# ago/10
· votar


RMafe

entendo soh num acho legal tipow essa indiretinhas...

eu posso tah errado...tipow vc pode num querer ter daod uma indireta nos outros...mas eh que soou assim pra mim...

foi mal ae mano

hard80rocker
Veterano
# ago/10
· votar


conseguido fazer um pouco daquilo que tanto amo
Nossa, parece que amputaram suas maos que vc nao pode mais tocar.


MatheusEK


Na boa, queria ver se vc estivesse em meu lugar, sem conseguir tocar a quase dois anos, com inspiração pra várias músicas mas sem poder executá-las, tendo abandonado a gravação do meu cd quando estava ensaiando no estúdio, e sem resposta concreta, como vc se sentiria. Mas talvez eu entenda a sua colocação, pois nem todo mundo que toca tem o mesmo amor pelo instrumento que eu tinha ( e ainda tenho).

hard80rocker
Veterano
# ago/10
· votar


Guizaum......, Amidex

Valeu caras. Já estou sob tratamento a um ano.

sr. das caravelas, Les Guitar, Conde_guitar, mr.moretti, ivan_puppets, Giuseppe Miglionico, WTF

Valeu pela força, conselhos e dicas. Valeu muito mesmo.

RMafe

Sabe, quando isso começou a acontecer, tb lembrei de Jason Becker e fiquei apavorado. E eu conheci uma pessoa com essa doença, ela está travando aos poucos. É muito triste ver uma pessoa jovem definhar dessa maneira e se tornar prisioneira de seu próprio corpo. Mas o meu problema é de coluna. Valeu pela dica da fisio, vou entrar lá. É bom ouvir conselho de outros fisioterapeutas, pois estou sob tratamento a um ano e as dores já melhoraram bastante, mas ainda não voltei ao normal. Abçs

hard80rocker
Veterano
# ago/10
· votar


Olá,
Bem, sinto-me comovido com o seu problema. Imaginei-me em seu lugar e foi desesperador, isso pq eu nem sou tão ligado assim com minha guitarra.
O q posso fazer é te desejar forças e q Deus te ajude a superar o seu problema.


Guitar_RdS

Você realmente compreendeu como estou me sentindo. Muito obrigado mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema na mão - Não consigo mais tocar guitarra