Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Diferenças evidentes de timbre - Nitro X PU;

      Autor Mensagem
      fraalex
      Veterano
      # 14/fev/18 14:02 · Editado por: fraalex
      · votar


      Fizemos muitas experiencias e vimos q até acustico n depende tnto da madeira. Vi violão de pinho soar melhor q spruce e vice versa.

      Aqui você já entra em contradição. Se você mesmo disse que o de pinho soou melhor, como você diz que não depende da madeira? Você mesmo testou e viu que depende SIM! A verdade é que dessa experiência você não podia ter concluído que a madeira é indiferente. Você deveria ter concluído era que "Algumas madeira soam melhor do que outras independente da espécie". Não é a espécie da árvore que vai dizer como vai soar, mas uma madeira pode sim soar melhor que outra.

      ---------------------------------------------------------------------- ----------

      amigooooo ... este exemplo que dei é de um instrumento acústico, o violão. Eu disse: em INSTRUMENTOS SÓLIDOS a madeira n altera o som. E o exemplo foi para mostrar q até em instrumentos ACÚSTICOS a influencia da madeira n é tao crucial como pensamos. Sacou? só interpretar o texto direitinho que vc n encontra contradição.

      E repito, meus ouvidos comuns, mais as teorias da fisica indicam que é impossivel a madeira alterar o som de um instrumento SÓLIDO com captação magnética.

      mas n estou aqui p derrubar crenças. Crenças são crenças.

      abç

      fraalex
      Veterano
      # 14/fev/18 14:18
      · votar


      Pra concluir já acreditei nisso tudo. Mas ... o tempo e a experiência me mostraram tais absurdos. Muitos falam isso ou aquilo porque leram na internet, mas nunca experimentaram na prática. Até pq isso consome muito tempo em dinheiro. Pois vc precisa ter e fazer, para testar e concluir.

      felipe bento pereira
      Membro Novato
      # 11/jul/18 18:44
      · votar


      È...
      para intrumentos de corpo solido até concordo! mas os outos que são acusticos??? ai não né!

      Drinho
      Veterano
      # 12/jul/18 08:31 · Editado por: Drinho
      · votar


      A discussão é insana e não dá veredito final.

      Há pessoas que dizem que o acabamento interfere e há pessoas que dizem que é bombagem, pessoas inclusive do alto escalão da luthieria que entendem mais do que qualquer um daqui pois já devem ter vivenciado um milhão de experiencias....

      John Cruz (principal masterbuilder da fender custom shop, a guitarra mais barata construida por este cara custa 5000 dolares) diz que guitarra com menos acabamento ou até sem acabamento soa melhor pois a madeira consegue vibrar mais sem o acabamento impedir.

      John Suhr (antigo masterbuilder da fender custom shop, um dos caras que mais ensinou John Cruz segundo ele mesmo, hoje proprietario da marca suhr que constroi guitarras de linha por 3000 dolares e guitarras personalizadas por sei lá quanto) diz que tudo isso é bobagem.

      Como é uma cadeia de pelo menos 20 fatores que constroem som de guitarra fica IMPOSSIVEL atribuir sucesso, fracasso, melhor ou pior á apenas uma coisa só uma vez que as outras 19 coisas intereferem no resultado e tornam qualquer julgamento questionável.

      É mais ou menos assim:
      Eu tenho uma guitarra ruim e você boa e tocamos um do lado do outro:

      Eu tenho 20 anos de guitarra e você tem 2:

      Eu com 20 anos de guitarra além de tocar bem conheço tudo que é necessário para construir som de guitarra dentro da minha proposta que carrego comigo há pelo menos 10.

      E você com 2 anos está apenas começando a tocar bem e desconhece tudo além disso.

      Basta eu realçar via pegada e equalização qualquer frequência que traga para fora a minha proposta que já carrego há 10 anos pelo menos, esconder via pegada e equalização qualquer eventual ponto fraco da minha guitarra (que tem o pior acabamento), jogar potencia no amplificador e tocar do meu jeito que mesmo estando com pior tudo (inclusive acabamento) meu som ainda vai ser 10 vezes melhor que o seu de modo que você ficará chateado e virá me perguntar. Meu deus o que você usa? Quando na verdade a pergunta deveria ser: O que você fez nos últimos 20 anos?

      Eu e você fomos usados apenas como exemplo, estou longe de ter um grande som de guitarra e de tocar como tal.....

      Sei que é chato insistir nessa conversa mas eu sou a favor de discutir coisas em que cheguemos a resposta, neste caso se dois luthieres tem opiniões divergentes, quem somos nós? Não vamos chegar nunca a resposta.



      Neste video uma é de nitrocelulose a outra fosca ou com cera sei lá....

      Qual conclusão você chega? A conclusão que eu chego é que o Guthrie Govan é um animal, timbra muito, toca em demasia e tem boas idéias...... O acabamento das guitarras é o que menos importa.

      JJJ
      Veterano
      # 12/jul/18 08:39
      · votar


      Drinho
      Meu deus o que você usa? Quando na verdade a pergunta deveria ser: O que você fez nos últimos 20 anos?

      Isso me lembrou um caso aqui...

      Eu fui fazer um showzinho de churrasco com uma galera, uns anos atrás. O som era uma bosta completa. Como eu tenho um pouquinho de estrada, inclusive em equipe de som, consegui um som razoável. Tinha dois cantando: eu e outro cara. Lá pelas tantas, o cara (que estava cantando bem ruinzinho) não se conteve e mandou uma pergunta tipo essa que você colocou: "pô, esse microfone deve ser bom, hein?" (era uma porcaria de microfone de Karaokê que eu levei justamente pra não arriscar levar um dos melhorezinhos que tenho...). Claro que eu não quis desanimar o cara e só balancei a cabeça, mas deu vontade de responder "não, cara, é que eu sei cantar..." kkkkkkkkk

      Delson
      Veterano
      # 12/jul/18 09:55 · Editado por: Delson
      · votar


      O fórum de Guitarra pode ser resumido nessa discussão.

      EDIT: Nuno Bettencourt pode dar uma opinião legal sobre acabamento de guitarra.

      felipe bento pereira
      Membro Novato
      # 12/jul/18 11:47
      · votar


      Qual conclusão você chega? A conclusão que eu chego é que o Guthrie Govan é um animal, timbra muito, toca em demasia e tem boas idéias...... O acabamento das guitarras é o que menos importa.

      pronto! disse tudo!! O negocio é focar em evoluir, deixar um pouco esses por menores de lado!!
      podem até fechar o tópico! hahahahaha

      NeoRamza
      Veterano
      # 12/jul/18 15:05
      · votar


      Drinho
      John Suhr (antigo masterbuilder da fender custom shop, um dos caras que mais ensinou John Cruz segundo ele mesmo, hoje proprietario da marca suhr que constroi guitarras de linha por 3000 dolares e guitarras personalizadas por sei lá quanto) diz que tudo isso é bobagem.

      Não é o que ele diz nessa entrevista: http://gjd.guitaraffair.com/insiders/1192-the-guitar-insider-down-to-t he-wood-with-john-suhr

      Drinho
      Veterano
      # 13/jul/18 17:22
      · votar


      NeoRamza


      6:40

      NeoRamza
      Veterano
      # 13/jul/18 19:18
      · votar


      Drinho ah sim, você falava apenas do acabamento né? Falha minha que não li direito, desculpe. Achei que você estava falando do tonewood em geral, inclusive sobre madeiras. No link que eu passei ele fala sobre madeiras apenas, e não sobre acabamento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferenças evidentes de timbre - Nitro X PU;

      305.946 tópicos 7.899.602 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital