Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Igormusic
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tks!!!

Quais os valores padrões dos pots das Fender??? São Log ou Linear???


Abraço!!!

lehnox
Veterano
# ago/10
· votar


bertola

Para mudar de captadores humbuckers para p-90 em forma de humbucker, como esses é necessária a troca de mais algum componente da parte elétrica da guitarra?

lehnox
Veterano
# ago/10
· votar


Ahh, outra coisa, qual a diferença entre um humbucker e um desses daqui?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Igormusic
Para as configurações S-S-S e S-S-H, usam-se os de 250K, para as configurações: H-H e H-S-H, usa-se 500K.
Os pots tanto podem ser log (A) como Lin (B), geralmente usa-se B para o volume e A para os tons, mas, na verdade tanto faz, o que muda é a forma de atuação.
lehnox
Não.
Nenhuma diferença, é apenas um Hb com outra "apresentação".
Abçs

victorhs
Veterano
# ago/10
· votar


eu to com um problema com a minha ponte tune-o-matic

aqueles buraquinhos no final da ponte onde ficam as pontas das cordas são pequenos. As vezes eu preciso forçar para a "argolinha" na ponta da corda para ela entrar... Na hora de trocar cordas é muito dificil retirar porque ficam prensadas.

É normal eles serem assim? Se não for normal o que eu poderia fazer para resolver?

iRock
Veterano
# ago/10 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qaul é o nome daquela peça que é colocado em braços parafusados(normalmente em guitas com floyd) na junçaõ do braço com o corpo pra ajustar o angulo do braço? Vale a pena colocar uma por 50 reais?

PS: não é o tensor.

Luis Guitar
Veterano
# ago/10
· votar


Boa noite.
A algum tempo que não posto por aqui, mas surgiu uma duvida.
Uso cordas .10 na minha condor rx30, mandei regular para essa tensão, agora um amigo comprou alguns jogos de Ernie Ball Heavy Bottom, e me passa pro um ótimo preço, só que esse jogo é .10 hibrido - 10-13-17-30-42-52, Diferente dos jogos que costumo usar -10-13-17-26-36-46-
Queria saber se teria algum problema colocando essas cordas, lembrando que uso afinação Standard ou Drop D.
Teria que regular novamente a guitarra, o que ficaria bem dificil, pois iremos tocar por esses dias, e preciso da guitarra para ensaio, ou posso colocar elas normalmente?

victorhs
Veterano
# ago/10
· votar


Encontrei o motivo do problema que citei no meu post anterior.

é que as bolinhas das cordas SG Strings são muito grandes. Peguei cordas d'addario e entraram perfeitamente nos buraquinhos da ponte.

Ja não estava satisfeito com o som das cordas SG, agora vou parar de vez com elas e usar outras marcas melhores.

Agradeço de qualquer jeito!

lehnox
Veterano
# ago/10
· votar


Valeu Bertola

Galattico
Veterano
# ago/10
· votar


cara oque voce acha de uma guitarra cort G260 plugada em um Laney LG35R

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


victorhs
Vais fazer uma boa troca.....
Luis Guitar
É necessário re-regular as "oitavas" (ajuste de entonação).
Galattico
Não acho nada; nunca ví (ouví)essa guitarra "plugada" nesse amp. E isso é irrelevante, pois, qualquer que seja o amp (de qualidade pelo menos razoável), e qualquer que seja a guitarra, é vc quem tem que "pesquisar" a melhor sonoridade.
Abçs

Luis Guitar
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Luis Guitar
É necessário re-regular as "oitavas" (ajuste de entonação).

Apenas as oitavas? Não terei problemas com o tensor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Luis Guitar
Apenas dê 1/4 de volta nele....
Abç

Luis Guitar
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado

iRock
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual é o nome daquela peça que é colocado em braços parafusados(normalmente em guitas com floyd) na junçaõ do braço com o corpo pra ajustar o angulo do braço? Vale a pena colocar uma por 50 reais? Não é o tensor.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


iRock
Cara, não sei que peça é essa...
As guitarras Fender dos anos 70 até hoje possuem uma regulagem de angulação na própria trócula.
Abç

iRock
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu dei uma procurada, o nome da peça é Micro Tilt. ESSA PEÇA AQUI. VAle a pena colocar em uma Viva Gold II por 50 reais?

victorhab
Veterano
# ago/10
· votar


http://www.guitarfetish.com/BlackWhiteBlack-SSS-Pickguard-for-Strat_p_ 129.html
Será que cabe na Sx SST57?
B/W/B ou B/B/B? Qual mais bonito?
nao acho B/B/B do Gilmour... :(
Valeu...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


iRock
A pergunta eu faço: Porque vc precisa disso?
victorhab
Cabe.
Abçs

matheusthedark
Veterano
# ago/10
· votar


Vc constrói instrumentos?Caso sim quanto vc cobraria por uma strato normal(igual a da fender) toda preta com escudo preto,2 singles,um humbucker na ponte,push pull e floyd?

victorhab
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeeeu mestre!
Brigadão! Admiro muito você, sempre respondendo nossas perguntas...
Abraço...

iRock
Veterano
# ago/10 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Para poder dar o angulo certo no braço, sem ter que levantar muito a Floyd para não danificar a madeira e deixar em uma ação qeu eu me sinta confortável.

Aproveitando, só por curiosidade(não pretendo fazer isso), mas qual o melhor metodo para de descolar uma braço de uma guitarra?

GustGuitar
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola
Cara, você conhece os novos pedais giannini?
Eu queria um afinador e um drive leve pra compor meu set, e os achei interessantes e relativamente baratos, o que você acha?
Valeu!

emachado
Veterano
# ago/10
· votar


explorer neckthru em mogno e pau-marfim

Bertola

Tá difícil de encontrar pau-marfim para o braço.
Que outras madeiras poderiam substituir o marfim?
Já tenho um peça bacana de jatobá, a qual pode ser em filetes para reforçar o braço.


Encontrei uma prancha de muiracatiara para top.
Esta madeira acrescentaria mais tons de agudos ao projeto, ou ela "timbra" mais para grave, que é do meu interesse?

emachado
Veterano
# ago/10
· votar


Exporer neckthru em mogno e pau-marfim

Bertola

Já abusando de sua boa vontade:

1- Minha família trabalha com mecânica de aviões e tenho acesso à chapas de inox e alumínio. O inox "escovado" pode ser utilizado nas marcações do braço? Não prejudicaria o som? Minha samick parece que utiliza este material.

2- As explorer ESP e Gibson têm quais raios/radius em suas escalas?

3- Meu próximo projeto é uma baixo semelhante aos rickenbaker. Como as madeiras que estou comprando geralmente são peças grandes, não as deixam cortar, penso em poder utilizar as sobras para este e outros projetos futuros. Porém, não sei quais madeiras brasileiras ficariam mais próximas da sonoridade/timbre de um rickenbaker. Eles também são neckthru?

Vou começar um curso de construção de viola "branca" (caiçara).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


matheusthedark
Eu não comento preços aqui.
iRock
Para isso, basta colocar um calço na trócula....
Quanto a "descolar" escalas de braços, isso é um serviço complicado, e só um luthier experiente pode fazer.
GustGuitar
Não conheço....
emachado
Use tauarí-branco.
Muiracatiara é muito dura, acrescentaría agudos...
O inox "escovado" pode ser utilizado nas marcações do braço?
Poder, até pode, só que nunca ví ninguém fazer...
O raio da escala varia de 11pol. Até 15 pol de radiano.
Os Ricks são confeccionados em maple ("neck-trhu") e sof maple (parte lateral do corpo) e escala em jacarandá. Vc pode substituir por pau-marfim (no braço), laterais em marupá e escala em ipê. A medida da escala do braço é de 33;1/3 polgadas.
Abçs

iRock
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu sei disso, mas não é descolar a escala, e sim descolar o braço do corpo, e só queria saber qual o melhor metodo, por curiosidade, não pretendo executa-lo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


iRock
O método é semelhante ao de descolar a escala, mas ainda mais complicado, usam-se espátulas e até fogo....
Abç

iRock
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu mesmo cara, por ter paciencia comigo e com todos que te pedem ajuda, ótimo trabalho, parabéns.

papillon
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

grande bertola, blz cara??
entao, comprei esta semana um violão di giorgio numero 38, muito bom por sinal, ele veio com cordas tensão média e nao tem tensor,
queria saber se posso colocar cordas de tensão alta sem problemas..
valeuu

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)