Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


japaubatuba
Mantenha os de 250K.
Abç

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

vlw! =)

SpaceGhost_BR
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vleu!

lehnox
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vc sabe de algum luthier pela área da Tijuca, de confiança pra fazer esse serviço, ou é simples e qq um faz?

obrigado novamente

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


lehnox
As tarrachas que lhe indiquei são fáceis de trocar e não precisa alargar os furos.
Abç

URIK
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola, as Wilkinson EZ-LOK são boas?
http://store.guitarfetish.com/Wilkinson-EZ-LOK-locking-Tuners-3x3-fits -Gibson-Headstocks_p_880.html

E no caso, precisaria alargar pra colocar em uma guitarra que as tarraxas padrões não tem trava?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


URIK
Nesse caso sim, procure seu luthier para instalá-las.
Abç

Rafael A.
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola

Tenho uma guitarra hsh e chave de 5 posições. Usando a busca, descobri que alguns modelos de Ibanez, na posição 2 e 4 da chave, automaticamente já splitam os humbuckers, ficando como se fossem singles ponte-meio ou meio-braço respectivamente.

No caso da minha guitarra, uma Jackson coreana 96, ela não faz isso, então nas posições 2 e 4 o humbucker completo fica combinado com o single do meio. Pergunto: há alguma utilidade nessas posições?

Porque se não são tão usuais, como pretendo trocar os humbuckers, aproveito e peço pra quem fizer o serviço fazer a ligação dos fios na chave, de forma que já haja o split nas posições ditas.

moad
Veterano
# ago/10 · Editado por: moad
· votar


Eu gostaria de levantar um pouco a ponte de minha guitarra pq ela esta muito alinhada com o corpo da guitarra, deixando as cordas muito baixa e fica trastejando um pouco. Eu queria saber se eu devo folgar os parafusos da ponte rose floyd ou se devo mexer na mola?

Gostaria tbm de saber o seguinte, se eu levantar um pouco a ponte vai desregular ou mudar som da guitarra?

minha guitarra é uma memphis mg130

SHMA
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
sei que esse não é o lugar certo, mas vale a pena equipar um baixo Strinberg 5c, pois tenho um asul rajado, lindo, mas queria dar uma melhorada no som.ou a madeira dele é ruim.valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Rafael A.
Cara, as posições 2 e 4 são posições de "combinação" de 2 capts. Se eles se ligam como S e S e S e H, funcionam com sonoridades diferentesm, mas funcionam. Só com a modificação do circuito e com capts de 4 fios vc poderá ligar os Hb's como singles nessas posições.
moad
Basta levantar um pouco os parafusos dos pivôs.
SHMA
O que vc chama de "equipar"?.
Abçs

AB-JDR-94HI
Veterano
# ago/10
· votar


Sou novo por aqui e queria pedir uma ajuda, tenho uma jackson jdr 94 e curto ela bastante voltou agora do luthier e tal ficou bem bacana mais a ponte dela não ajuda porque ja esta bem surrada, porem minha grana tá curta vale a pena pegar uma floyd mais barata que gotoh? ou espero e compro uma??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


AB-JDR-94HI
Se ela está "surrada", troque as molas por novas.
Jamais economize com um componente tão crítico como pontes desse tipo.
Abç

AB-JDR-94HI
Veterano
# ago/10
· votar


Beleza... já tinha trocado as molas e deu uma melhorada sim... então vou esperar pra colocar uma gotoh mesmo...

AB-JDR-94HI
Veterano
# ago/10
· votar


obrigado!

SHMA
Veterano
# ago/10
· votar


O que vc chama de "equipar"?.
Tipo ,trocar o captadores, ou algo que melhore mais o som.

WendellA7x
Veterano
# ago/10
· votar


Eae Maurício...

Cara, tenho uma Jackson JDR Concept, o que você acha dela cara? Tah toda original, com um JB na ponte.. e pah...

E, cara... a altura das cordas, deve estar entre 1,8 e 2mm... e queria uma ação mais baixa, uso encordoamento 0,10 ... meu luthier falou que se eu colocasse um encordoamento 0,9 iria melhorar... não iria trastejar, e pah... daí até ele falou até que a construção dela é mais indicada um encordoamento 0.9.. por conta do braço fino, d ela ser floyd (o da floyd n tem nd a ver), de os trastes ser jumbo, e pah...

Mas enfim, será que teria como eu conseguir 1mm e meio, 1,3mm, por aew... com encordoamento 0,10?

abraço!

marcosamugakan
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola/Seiji. Será que podem me ajudar? Tenho uma Fender Stratocaster Japan Reissue 62 ST-DMC. Esta guitarra veio original com uns captadores Dimarzio Collection. Sinceramente não curti o som deles, especialmente o captador da ponte que é horrivelmente estridente e sem controle de Tone (os tones são dos captadores do braço e do meio - é assim mesmo que deve ser?). Gostaria de uma opinião de vocês também sobre os seguintes conjuntos de captadores (ponte/meio/braço): a) Seymour little 59(split)/Fender CS 69/ Dimarzio FS-1; b) Seymour SLL 5/Fender CS 69/ Fender Fat 50; c) Seymour Jb Jr (split)/Fender CS 69/ Fender CS 69. Curto sons limpos com boa definição e o estalado das Fender (na onda do The Police e bandas anos 80), mas não deixo de tocar sons mais pesados estilo Whitesnake. Quais conjuntos ficariam mais harmônicos? Enfim, me dêem uma luz aí!! Abração!

lehnox
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola

vc sabe se a guitarfetish manda a encomenda como "gift"?

abs

Leandro Aquino
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola

Tudo bom amigo? É uma pergunta simples e vc é a única pessoa q "conheço" q pode ajudar em minha dúvida. Estou interessado em um peavey bandit ou algum ampli semelhante com pedal footswitch. Como esse ampli valorizou mto, comprarei no ML, mas na mesma cidade quea minha (SP) para testar. A pergunta é:

Qual dos Peaveys Bandit do ML são o "da cara preta"? Precisarei fazer algum upgrade nesse ampli ou recomenda algum outro hj em dia? Meu som é blues e death metal e minhas guitas Ibanez rg370 com dimarzios paf pro e d activator e Cort M600 SD 59 e JB.

Algum destes são o da cara preta? (ahaha esse nome é engraçado)

1) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149863063-amplificador-peavey-b anditt-112-falante-sheffield-_JM

2) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151226896-peavey-banditt-112-la ney-marshall-crate-mesa-_JM

Obrigado desde já e parabéns pelo suporte q vc oferece a tantos músicos do Brasil.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


WendellA7x
meu luthier falou que se eu colocasse um encordoamento 0,9 iria melhorar... não iria trastejar, e pah... daí até ele falou até que a construção dela é mais indicada um encordoamento 0.9.. por conta do braço fino, d ela ser floyd (o da floyd n tem nd a ver), de os trastes ser jumbo, e pah...
Isso não procede. Basta regular muito bem e fazer um bom polimento/nivelamento de trastes. Agora, saiba que há um limite para a ação baixa das cordas, um limite de cada guitarra.
SHMA
Não creio que haja necessidade. Uma boa regulagem, em um bom luthier, já melhora bastante.
marcosnakaguma
Cara, esses DM são cerâmicos de alta saída, escolha um conjunto com meio e braço de AlNiCo e da ponte tipo "stack". Sim, os pots de tone funcionam assim mesmo.
lehnox
Que eu saiba, não.
Leandro Aquino
O 1º é uma dos "famosos" "cara-preta", com falante Sheffield.
Não há como fazer "up-grades" em amps SS's.
Abçs

emachado
Veterano
# ago/10 · Editado por: emachado
· votar


Bertola

Já comprei o mogno de 4cm de espessura de que falei, para usá-lo em um projeto de explorer neck-thru.

Para complementar a espessura de 4,5cm encontrei imbuia.
É uma opção em termos de timbre?

Outra dúvida: penso em não pintar, deixando na cor da madeira. Assim, se ao invés de usar a imbuia ou outra madeira "por cima" (top) se eu colá-la por traz vai prejudicar a sonoridade?
Por cima seria em mogno envernizado e o neck-thru em pau-marfim.

Aproveitei o preço e comprei uma peça de cedro rosa bem bacana. Esta pode ser utlizada em braços? Resistiria com uma longarina de roxinho?

Fugitivo
Veterano
# ago/10
· votar


Fala Bertola ! eu tenho uma Ibanez, com EMG81 na ponte, e eh mto bom, mas ela tem dois espaços para colocar os dois singles, o do meio e o do braço, entao gostaria q vc me indicasse uns captadores ativos e singles (a sound/malagoli fabrica ?) que tivesse um clean bom, para mandar uns dedilhados de vez em quando no estilo metallica, desde ja agradeço !

thmenezes_RJ
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Meu caro Bertola, algumas perguntinhas mais especificamente sobre hardware e pickups da GFS:

- a ponte da minha SST62 está bem destruída... gostaria de saber qual modelo de tremolo da GFS você me recomendaria.

- Tenho um trio de stellfners stratos na SX, queria trocar o da ponte por um dos Lil Killers deles, mas tenho medo que a saída fique muito alta. Qual vocÊ recomenda ?

- Por fim, qual a captação para telecaster deles que vc recomendaria, sendo que gostaria de manter o som original da tele? Já coloquei os Neovin Vintage na tele e não gostei do resultado...

Agradeço,
Abraço

renansena777
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Queria saber se o modelo da guitarra altera DECISIVAMENTE o timbre...tipo se fizerem uma les paul e uma fling V com os mesmos componentes e materiais...daria muuuita diferença?

As2P
Veterano
# ago/10
· votar


Boa tarde galera. Tenho uma duvida.
Eu não manjo nada de lutheria, mas, eu queria trocar o braço da minha guitarra por um mais bonito, ou com trastos maiores ( aqueles jumbo, foi um amigo que me disse que tem assim, se eu to falando besteira me corrija ) ou escalopado.
É bucha eu trocar será ?
Complicado de fazer as regulagens e tal ??

Homem Guitar
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola, minha guitarra é uma EC-1000 e o parafuso que segura a correia soltou totalmente.

Vou fazer uma apresentação domingo e to precisando resolver uma forma de quebrar o galho pra aquele dia. A situação é meio urgente e importante. Pois não quero que solte no meio do show. Mais depois irei levar para um luthier

Agradeço muito se ajudar, vi num livro que tenho que colocar fita teflon (veda rosca) e cola de madeira ou super bonder, mais quero que o luthier resolva depois então to com medo de não sair mais e dar mais problema

Posso colocar essas colas? Qual seria o melhor jeito

Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


emachado
Cara, imbúia é uma madeira ainda mais bela que o mogno. Cole em cima mesmo, como "tampo". Cara, não use cedro para braço, use o pau-marfim.
Fugitivo
Confira os novos ativos da Sound/Malagoli (ainda não conheço).
thmenezes_RJ
Qualquer modelo que caiba alí e que tenha o bloco grande e confeccionado em aço ou latão.
Instale o captador, e, se a saída destoar demais dos outros, simplesmente abaixe-o deixando-o mais longe das cordas...
Instale o modelos:
http://www.guitarfetish.com/Hot-Lead-Alnico-Overwound-Tele-Bridge-Pick up_p_415.html
E esse:
http://www.guitarfetish.com/Alnico-Tele-Neck-Pickup-Classic-Chrome-Cov er_p_92.html
Ou os modelos "Fat Boy"
renansena777
No caso que vc citou, sim, pois as "Flying V" tem pouca massa na trócula, deixando o timbre mais agudo.
As2P
Meu rapaz, existe um profissional específico e habilitado para tal: O Luthier. Consulte os endereços dos profissionais de sua região e leve sua guitarra a um deles.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Homem Guitar
Apenas coloque cola de madira no buraco e um ou dois palitos de fósforo ou de dentes e deixe secar. Depois, aparafuse o pino.
Abç

Homem Guitar
Veterano
# ago/10 · Editado por: Homem Guitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigadão aí pela ajuda
Essa guitarra eh nova ainda acredita?

Só mais uma duvida mais de curiosidade. Como o luthier concerta esse problema ??


Agradeço

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)