Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar

Bertola,
Numa guitarra Stratocaster com 2 captadores - Alnico Blues no braço e Invader na ponte, sendo um só botão de volume com push-pull e chave de 3 posições, o que seria melhor: potenciômeto de 500k ou 250k??? O corpo, provavelmente será de cedro-rosa (daquele cara lá de Sta Catarina).
Obrigado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar

kyo_ryo
Caro, trabalhoso, inútil e prejudicial (quando se trocam os trastes...).
Will Bejar
250K.
Abç

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
250K
Bele!!! Mas não ficaria muito fechado o captador da ponte???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar

Will Bejar
Se está na ponte, não. Se vc colocar 500K, o do braço vai ficar "fino"....
Abç

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Entendi!!! Valeu...

Decitar
Veterano
# jul/10
· votar

Amigo, vou lhe fazer um pequeno pedido!

É o seguinte, sou o cara que tá interessado na squier...

A única forma de eu saber se ela é boa, é se ela é de compensado ou não, correto?

Abrindo a cavidade das molas dá pra saber correto? Dizem que possui linhas protuberantes na horizontal...
Mas não sei como identificar isso...Teria como vc me mandar um exemplo de compensado e uma de maciça? Serei eternamente grato...Seu trabalho aqui é absurdamente bom!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar

Decitar
Basta vc olhar com atenção as partes internas do corpo da guitarra. Quando aparecem linhas horizontais bem pronunciadas, dando a impressão de um biscoito waffle, inclusive com diferença de côr (se não estiver pintado) e têxtura, é compensado. Se a parte interna for de côr e consistência homogênea, é madeira.
Abç

Decitar
Veterano
# jul/10
· votar

Amigo Bertola,

Abri a traseira de uma guitarra parada aqui minha e não possuía partes não pintadas...as que não estavam pintadas, eram homogeneas e da mesma cor...
Peguei uma lixa 300 para tirar a pintura lá de dentro e dar uma olhada, e, ao que parece, possui diferentes camadas de cores mas a textura é quase que contínua...

http://img441.imageshack.us/img441/9313/img0494hv.jpg

http://img534.imageshack.us/i/img0495x.jpg/

http://img228.imageshack.us/i/img0496c.jpg/

ZACK 626
Veterano
# jul/10
· votar

ligar apedaleir no amp , high ou low?

Abadia
Veterano
# jul/10
· votar

Bertola, tenhu uma duvida, tenho uma ibanez ex series, com captadores trocados, você sabe onde vende captadores da ex series? ou uqias captadores da ibanez eu posso colocar que seja similar, os melhores da ibanez.
Grato

Symptom
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho um ampli Marshall MG-30DFX. Todo mundo fala mal dessa linha. Particularmente, não tenho muita coisa contra o timbre dele. Porém, estou planejando a compra de uma terceira guitarra e pensei que, em vez de guitarra, poderia comprar um outro amplificador e partir de vez para o maravilhoso mundo dos valvulados.

Já vi você recomendar alguns handmades e tal. Mas gostaria de saber o que você recomendaria em preços mais "pagáveis". Lembrando que seria de 15w para eu poder tocar em casa. Não tenho necessidade de shows.

Andei olhando o Fender Blues Junior, mas é meio caro novo. Também vi o Laney LC-15 e o VC-15 (o vc é mais caro que o lc, mas não sei se vale a pena).

Você tem alguma dica dentre esses, ou alguma outra?

Obrigado.

pedromeh
Veterano
# jul/10
· votar

Cara, quero trocar os captadores da minha Dolphin Les Paul.

Estou em dúvida entre um kit de de 2 hh77/malagoli (280 reais)

ou

Quadri Blade (42 e 43) sérgio rosar. (500 reais)

Qual voce recomendaria? Tendo em vista que é uma dolphin les paul.

marcosshrp
Veterano
# jul/10
· votar

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=article& id=49:fonte-9v-para-pedais&catid=13:pedais&Itemid=44

essa fonte possui algum ruido ou me recomenda comprar uma?

NoAlarms
Veterano
# jul/10 · Editado por: NoAlarms
· votar

Bertola ou Seiji,

vocês conhecem a guitarra Giannini Supersonic (modelo 2006 com trastes substítuidos - pois de acordo com o dono eram de péssima qualidade) ?
O que podem me falar dela?

Abraços

Caike_bend
Veterano
# jul/10 · Editado por: Caike_bend
· votar

Bertola, Ibanez GRX - 20 Made in Indonésia. O que você me fala dela para segunda guitarra?

Toco Blues, Hardrock, Heavy/Thrash

Abraço!

EDIT: Você já deve conhecer essa guitarra, mas só pra constar:

Corpo: Alder
Braço: Maple
Escala: Rosewood

Valeu!

Stieve Staley
Veterano
# jul/10 · Editado por: Stieve Staley
· votar

Olá.

Eu tenho uma guitarra SX GG1 Custom e a pouco tempo atrás instalei o kit de EMG's nela (81+85).

Na minha casa eu tenho um amp bem pequeno com pouca potencia, daí quando pluguei a guitarra nele, percebi um chiado baixo. Considerei que era do meu amp ou do meu cabo.

Mas daí, fui ensaiar com banda num estúdio, e quando pluguei a guitarra num amp da Meteoro valvulado, o chiado ou ruído ficaram realmente altos. Principalmente conforme eu aumentava o Gain e Distorção.

Eu sei que os Caps da EMG ativos não devem ser aterrados. Então, qual deve ser o problema? Ou é normal essa chiadeira?

ps: Quando eu plugava minha guitarra com humbuckers passivos no mesmo amplificador desse estúdio, havia bem menos chiado.

ps2: a bateria está nova também.

iRock
Veterano
# jul/10 · Editado por: iRock
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Que guitarra com Floyd Rose tu indica até a faixa de uns 2500 reais.

Ja aproveitando, qual a diferença entre as Floyd Rose Original, Licensed e Special?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar

Decitar
As fotos não estão nítidas; não dá pra ver direito...
ZACK 626
Onde ele "soar" melhor...
Abadia
Os capts Ibanez dess série aí são os Power Sound, que são medianos (para bons). Uma boa troca seria colocar um SD Pearly Gates na ponte.
Symptom
Cara, 15WRMS valvulados para tocar em casa já é muito. Recomendo um amp do Acedo ou do Max Electrontubes.
pedromeh
H777 cara.
marcosshrp
Cara, construir fontes que não apresentam ruído, só se vc for um experiente técnico em eletrônica...
NoAlarms
Simplesmente não gosto dessas guitarras...
Caike_bend
Como 2ª guitarra, tá muito bom...
Stieve Staley
Só a visita a um luthier poderá resolver esse "mistério"...
iRock
Schecter Omen 6 FR, Ibanez RG350DX Fender Ritchie Sambora...etc
A diferença está no metal de construção.
Abçs

Caike_bend
Veterano
# jul/10 · Editado por: Caike_bend
· votar

A ibanez GRX20 aguenta bem distorção pesada? Que tipos de upgrades ela precisa? Tarraxas? Captadores? Ela desafina facilmente com o uso da alavanca? Qual preço justo dela de mercado?
Lembrando que tenho uma golden (em cedro) com traditional HB HOT na ponte e no braço.. Eu estava pensando em deixar a Ibanez para sons mais pesados e a Golden pra sons mais leves.. O que você acha e sugerE?

Forte abraço!

Valeu!

iRock
Veterano
# jul/10 · Editado por: iRock
· votar

Mauricio Luiz Bertola

E o metal faz alguma diferença?

Eu estou procurando alguma com configuração HH passivos, e de preferencia corpo em basswood ou alder, escala em rosewood, ai fiquei entre a ESP/LTD Mh-100, a Schecter Omen 6 FR e a Jackson DX10. Tem uma diferença grande entre elas, e qual seria a melhor?

A pincipio eu estava atras de uma Jackson Dinky(com exeçã da DX10), mas as que achei em HH tinham escalas em maple, tem alguma em rosewood?

URIK
Veterano
# jul/10
· votar

Bertola, os luthiers fazem Les Pauls? Porque só vi projetos de strato e tele, nunca de les paul, será que é possivel fazer ou não?
Se for possível, compensa mandar fazer uma guitarra barata? É porque to pensando em comprar a Shelter Nashville, mas tenho um amigo que quer encomendar um baixo nesse luthier, e se compensar mais que a nashville, eu mando fazer também, assim ganhando um desconto legal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar

iRock
Claro que faz...
Schecter Omen 6 FR.
URIK
Te garanto que uma LP de luthier sai bem cara....
Abç

iRock
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Hmm, eu estava olhando o site da Schecter, e me deparei com a Omen 6 FR, a Omen 6 Extreme FR, a C-1 FR e a C-1 Custom FR.

Qual vale mais a pena?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar

iRock
A que vc puder comprar....
Abç

PEdroooo
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

bertola, ipe serve para o braço todo? ou só a escala?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar

PEdroooo
Só escala.
Abç

NoAlarms
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta.

Você poderia me falar mais claramente o porque que você desgosta dessa guitarra? Mais uma vez: obrigado!

marcosshrp
Veterano
# jul/10
· votar

O Tremendão 3 é clone de qual amp, Twin, bassman ou Blues Jr?

Symptom
Veterano
# jul/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

O único problema que vejo nesses handmades é que não tenho como ouvir, testar e ver se o som me agrada. Ouvi relatos também de que a durabilidade é muito menor, mas, sinceramente, duvido que isso seja verdade. Algum do Acedo para indicar?

Esse electrontubes, pelo que vi no site, trabalha mais com cabeçotes. Sabe se eles tem combos também?

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# jul/10
· votar

Há mais ou menos 1 mês comprei um Condor seminovo com captação ativa.
Tava indo tudo bem. Mas há uns 4 dias atrás percebi que ele tava distorcendo muito o som. Anteontem o bichinho parou de funcionar. Troquei bateria e nada. Não é o amplificador. O que pode ser?