Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Jps01
Veterano
# fev/11 · Editado por: Jps01
· votar


Opa Bertola blz...

Pouco tempo atrás comprei essa guita aqui >> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155124481-tagima-635-envenenada -melhor-lance-_JM

Estou querendo trocar o único captador original dela que sobrou...

Qual vc me indicaria sendo um bom Custo X Beneficio...

Ah, irei trocar o escudo dela pois está com uma cor estranha!

Esse aqui seria uma boa escolha?

vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Jps01
Sound/Malagoli Traditional "vintage" (polaridade reversa - isso é muito importante!).
Sim, esse escudo ficaría legal.
Abç

Gmenezes
Veterano
# fev/11
· votar


Bertola,

Não sei, é que eu andei ouvindo coisas do tipo, "o JB é um captador que tem mtos medios, e o basswood é uma madeira que favorece mto os medios, e ai o som ficaria meio estalado e que o ideal seria um captador que não tivesse mto medios e tal" .... ai como eu não entendo nada disso, fiquei na duvida ..... e tambem não sei se "acordo comercial" .... as ibanez top são vendidas todas com Dimarzio, do mesmo jeito que as Jacksons top são vendidas com JB .... ai aumentou mais ainda a duvida, será mesmo que esse lance da madeira é verdade???

Mas, cara se vc diz que fica legal .... show ... pq eu gosto mto dessa dupla "JB e 59" o 59 então é 10000 .... e eu imaginei, se essa dupla fica boa numa jackson JDR que é inferior a uma ibanez prestige, imagine como ficará na Ibanez.

blza então Bertola, vou mandar trocar hoje já .... BRIGADÃO

Abs,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Gmenezes
Sim cara, a madeira é fundamental na sonoridade.
Uma guitarra de amieiro (alder), com capts X soará diferente de uma de tília (basswood) com os mesmos capts X (excluindo TODAS as outras variáveis: cordas, amp, cabos, tamanho da escala, etc).
A questão é que, dentro desse parâmetro, não existe isso de uma madeira ser melhor (ou pior que a outra), desde que a qualidade da(s) peça(s) seja boa.
Por isso é que eu sempre digo aqui (e quase nunca sou escutado!), que pouco importa qual é o capt, mas sim se ele é bom ou não, ou se tem uma saída alta ou baixa.
Mesmo guitarras do mesmo tipo e marca (e madeira de corpo), soam diferentes entre sí; afinal, madeira é um material biológico.
Abç

Gmenezes
Veterano
# fev/11
· votar


Bertola,

Já abusando um pouquinho ... rsrsrsr

Eu tenho uma Dean Soltero (modelo les paul da dean guitars), koreana e tal (vc conhece??) ... as caracteristicas dela são;

Guitarra toda em mogno com carved maple top
Fretboard em dark Rosewood, marcações em abalone e white binding, Braço colado

eu estava pensando em trocar os captadores dela, e ai as opções seriam;

Gibson - 498R e 498T
PRS - 57/08
EMG - Set Zakk Wylde (81 85)

Vale a pena??? (eu tenho contatos nos USA ai a compra dos captadores sairia bem em conta ... pq comprar aqui é quase um assalto)

vc indicaria qual desses para chegar proximo a aquele som de uma les paul???

Obrigado mais uma vez !!!!

marcosshrp
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre, qual dos captadores nacionais o senhor me indicaria pro braço de uma fernandes strato soar bem john mayer?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Gmenezes
Instale os Gibsons...
marcosshrp
Sound/Malagoli Alnico Blues
Abç

Gmenezes
Veterano
# fev/11
· votar


Bertola,

valeu cara, mto obrigado

Abs,

Cjvj 0210
Veterano
# fev/11
· votar


Aow bertola, eu vou comprar minha guitarra quinta feira e fiquei entre 2 modelos ?!

Shelter Lp nashville
OU
Ibanez GRG 170 DX

Qual vc considera melhor ?! sem importar o preço.

Desde ja agradeço. =D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Cjvj 0210
São instrumentos MUITO diferentes. Não tem "melhor" ou "pior"
Abç

Cjvj 0210
Veterano
# fev/11
· votar


Hm.. entendo, mais então a Ibanez Grg 170 seria uma boa compra ? um bom custo beneficio? (vou compra-la nova por 675 reais)
Obrigado.

lehnox
Veterano
# fev/11
· votar


Bertola

Você sabe onde eu consigo comprar um nut de osso aqui no rj?
fui deixar minha guitarra no luthier pra trocar o nut por um de osso e ela me disse que não tem encontrado...

p.s. só achei em sites lá de fora

abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Cjvj 0210
Sim, é.
lehnox
Não tem....
Você terá que comprar o osso (tem em lojas de instrumentos) e o seu luthier terá que esculpí-lo.....
Abçs

Stega
Veterano
# fev/11
· votar


alguem pode me ajudar?
queria muito saber se pra mudar as cordas de 010 para 011 precisa regular?(minha guitarra é uma shelter sx modelo sg braço colado)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Stega
Sim. Lve sua guitarra a um luthier habilitado.
Abç

lehnox
Veterano
# fev/11
· votar


Bertola

outra coisa. Você conhece os saddles da graph tech para guitarra?
será que vale a pena colocá-los? (quer dizer acho que deve fazer mais diferença do que o nut, certo?)

abraços

SlashWylde
Veterano
# fev/11
· votar


Bertola excelência...

Tou querendo um ampli de até R$ 400..
Pesquisando e ouvindo opiniões inclusive do fórum,
me entrou na cabeça o Landscape Predator 20w Triefx
Ele é um dos melhores na faixa de preço sabe dizer?

E sabe dizer também se é verdade que o ampli com abertura atrás, ele possui um grave melhor?
Gostaria de saber se o predator tem essa abertura..
Vlw

emachado
Veterano
# fev/11 · Editado por: emachado
· votar


Bertola

Olá. Gostaria de um pouco mais de ajuda:

1- Na construção da minha guita vou defasar um dos caps, mas não comprei potenciômetros push-pull. Minha Samick tem uma chave com alavanca que para mim funciona muito bem, mas não sei quais são as especificações dela. No ML só encontrei chaves DPDT com botão. Quais são as especificações desta chave com alavanca e ela também é uma chave DPDT com seis pinos?

2- Vou demorar um pouco para comprar os caps e por isso não poderei fazer as cavidades deles até a profundidade ideal. Se eu deixar a guita só na seladora e deixar o verniz nitro pra depois da instalação dos caps ela já estará protegida quanto à empenamentos e pragas? Ou convém já aplicar verniz e depois ajustar os caps?

3- Existe algum problema em fazer a blindagem com chapas de alumínio de 0,5mm ou será exagero na quantidade de alumínio?

4- Tendo como base minha Samick, a distância entre nut e ponte é de exatas 25 pol. e meia. Neste projeto que estou construindo convém manter a medida exata de 24" e 3/4 nesta distância, apesar da leve inclinação da ponte tune-o-matic (agudas com menor comprimento e bordões o inverso)? Pergunto isto por conta de ter ouvido alguns comentários sobre compensações na escala. De qualquer forma só vou fixar a ponte depois que tocar/testar afinação e oitavas.

5- Qual é tempo mínimo de secagem em prensa fria para a Titebond 50? Tenho deixado pelo menos 4 dias.


Me desculpe pelo texto enorme
Saudações

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


lehnox
Sim, muito bons. Instalei-os numa Bertola's Strato que fiz a alguns anos atrás.
SlashWylde
Não sou "excelência" cara.... Sou apenas Professor.
Não conheço esse amp, portanto não posso opinar, mas uma coisa é certa: Ampzinhos com falante de 8pol. só servem pra vc estudar no seu quarto.
Não, com abertura atrás o grave fica "prejudicado", mas isso não faz muita diferença para guitarra (para baixo, sim - tem que ser fechado e "dutado").
emachado
1) "mini toggle switch" com 6 pinos (DPDT) - em loja de eletrônica tem.
emachado
2) Vc pode aplicar o verniz sim, mas, na hora de usinar as cavidades do capt terás que ter MUITO cuidado, "cortando" o contorno da cavidade com o formão (antes de furar) e cobrindo o entorno com fita crepe.
3) Cara, a folha de alumínio de espessura ideal para isso é a de embalagem de pizza...
4) Cara, apenas use como padrão o 12º traste. A distância até a ponte é a mesma da pestana até ele, e dele para ela.
5) Eu costumo deixar 1 semana, compressionado.
Abçs

SlashWylde
Veterano
# fev/11
· votar


Bertola

Rlxa cara
foi soh um modo de abrir um primeiro contato :)

ah, e é só pra estudos mesmo..
Eu queria um ampli de qualidade boa e graves bons mesmo em volumes baixos (apartamento)
mas sem fugir do limite de R$ 400..

Mas a dica sobre a abertura atrás já ajuda bastante, vlw ae cara! ;)

Alguém pode me ajudar com o Predator Triefx?
Ele é um dos melhores pela faixa de preço ? (R$390)
É aberto atrás e tem um brom grave?

Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


SlashWylde
Porque vc não compra um combo de baixo?
Se vc comprar, mesmo usado, um Meteoro Thor (por exemplo), poderá usá-lo tranquilamente em sua casa, e, em caso de ensaio (ou mesmo show pequeno), construir uma caixa 1X12 para ele e ligá-la na saída Spkr....
Abç

Junior AJNB
Veterano
# fev/11
· votar


Bertola ta rolando um negocio de eu trocar os meus captadores da minha tagima PR-100, os originais wilckinson, por um par de captadores da epiphone les paul custom
entao eu queria saber se esses caps sao bons pra tocar rock e etc...

flws

Gianyny
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ae, coloquei as cordas D'addario 0.11, levei em um Luthier em uma cidade vizinha e ficou de bouaz, muito bom.

Muito obrigado pelas dicas ,parabéns pelo trabalho.

bgvp
Veterano
# fev/11
· votar


Ola pessoal! sou novo aqui no forum, alias esta eh minha primeira postagem hahaha

primeiramente queria parabenizar a todos por manterem este forum sempre atualizado, pois apesar de ter me cadastrado so agora, frequento o fourm a bastante tempo.

aqui vai minha pergunta ao Bertola hahaha

Eu acabei de comprar uma Ibanez RGA 7 (7 cordas). Toquei por muito tempo na loja ate decidir compra-la. Chegando em casa, notei que o som do "sizao" estava sumindo quando tocava ele junto com o misao... tentei quase tudo, troquei as cordas, usei ampli valvulado, simulacao no pc com fone e msm assim nada resolveu. A impressao q eu tive foi que o captador (Ibanez ibz-7 ativo) naum aguentava "processar" o som das duas cordas juntas. Porem enquanto tocava, percebi que o "Sizao" estava trastejando e pensei q este talvez possa ser o problema... ps: eu afino a guita em drop A e eu tentei a afinacao normal em Flat B e parece q melhorou um pouco, mas naum ficou bom.
O que vc acha que pode ser? uq eu devo fazer a respeito?

Desculpe pelo enorme texto, mas eu to meio desesperado!
desde ja, obrigado!

aqui vai o link da guitarra caso precisem: Ibanez RGA7 (7cordas)

Joel_ESP
Veterano
# fev/11 · Editado por: Joel_ESP
· votar


Entre o Laney LV100 e o Peavey Bandit 112, qual é melhor?
Abç.

David.H.Bispo
Veterano
# fev/11
· votar


Olá Bertola!
Finalmente me resolvi, tomei vergonha na cara, coragem e peguei uma guitarra de verdade, agora a epipoca special vai ficar só pra ensaios e etc, mas enfim, peguei uma cort viva series (por uma oferta irresistivel diga-se de passagem!) e achei ela bem legal, já dei algumas alavancadas e nada de desafinar, mas notei que o captador da ponte apita um pouco com umas distorções mais "pesadinhas, que opção de caps. você me daria, de forma que a guitarra não ficasse muito aguda (já que ela é toda de maple) e com um preço acessivel, tipo esses malagolis da vida, lembrando que teria que ser um cap. versátil e sem muitos agudos! E que tipo/marca de trastes voc~e me indicaria para colocar nela?
Desde já obrigado!

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Voltei..
As guitarras da Dean são boas? Vi uma estilo explorer bem legal, de mogno, top em maple..

StaggPRS
Veterano
# fev/11
· votar


a minha guitarra está na afinação padrão, vou afinar em meio tom abaixo e manter, tenho qe manda regula ela? ou posso deixa, ela não é micro afinada

Gmenezes
Veterano
# fev/11
· votar


bertola,

Vc me tiraria duas grandes duvidas??

1º - Com relação a Sustaim;

Quando se fala em sustaim, vem logo a imagem das gibsons les paul, guitarras em mogno e com o braço colado.

Essa questão de que uma guitarra com corpo inteiriço (set-thru) ou braço colado ter mais sustaim que uma guita de braço colado, é verdade que ou é mito??

E que as guitas em mogno e com modelo les paul tambem teriam mais sustaim, é verdade que ou é mito??

Seria possivel fazer uma guita (strato) com as mesmas caracterisca de uma gibson, mesma madeira corpo e braço, mesmo tampo, só que com o braço parafusado e ter o mesmo sustaim????

Valeu,

Gmenezes
Veterano
# fev/11
· votar


Bertola,

Existe / ou é possivel instalar um sistema de piezo em uma guitarra com floyde???

Por exemplo numa ibanez prestige 1570, que tem a propria floyde deles.

Valeu mais uma vez,

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)