Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
joaormrt
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola , o que vale mais a pena?

Comprar uma SX SST 57 e fazer algum upgrade ou uma Tagima 635 das novas?

Abç

Will Bejar
Veterano
# jan/10 · Editado por: Will Bejar
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Falaí, camarada!!!
Bom, minha dúvida é a seguinte, comprei na Guitar Fetish um upgrade pra strato http://store.guitarfetish.com/costupelcoki.html e o capacitor que veio foi o de .047uf (que eu instalei nda minha Fender)...porém, nos sites da Fender Am. Trad., eu encontrei os esquemas onde se usa o capacitor de .1uf e .022uf.

Afinal, pra que servem os tais capacitores e quais as diferenças nestes valores que eu citei???

EDIT> Só pra constar, eu uso um jogo de GFS Vintage Alnico Stagger.

Viics
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola,
Você sabe se quando o escudo de uma Gibson Fly V - aquelas classicas - é removido, por baixo é liso, igual quando removemos o escudo de uma Les Paul ou é a parte com hardware e etc?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


joaormrt
Nasduas vc terá que mexer...
Will Bejar
Cara, quanto maior o valor, mais grave fica. No caso de stratos com singles, eu prefiro o de 0.022uF, mas esse aí serve.
Abç

Will Bejar
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, quanto maior o valor, mais grave fica. No caso de stratos com singles, eu prefiro o de 0.022uF, mas esse aí serve.
Mas ele fará diferença com o tone no 10 (por exemplo)?

Jonas Decorte
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual set de captadores Malagoli/Sound vc aconselha para dar um "up" numa CLP2-S, levando em consideração que ela será usada para rock em geral, do clássico ao hardcore?
(não me refiro a Heavy Metal)

Abraço!

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


joaormrt
Cara eu tive a mesma dúvida que você...

A Tagima tem um acabamento um pouco melhor, mas a SX SST 57 tem um timbre melhor e, pelo menos pra mim, isso é mais importante que o acabamento. O acabamento da SX SST 57, é pior em comparação a Tagima, mas não é ruim...

Logo preferi economizar uns 150 reais e investir ainda mais em timbre e estabilidade... comprei captadores, ponte e outras coisas mais... ficou com um timbrasso, show mesmo.

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


Will Bejar
Cara, fazer diferença deve fazer sim, mas com essa conversa sua e do Bertola, fui verificar e coloquei de 0.047uF na minha inocentemente (comprei no GFS também), o timbre ficou equlibrado.. eu gostei e não senti falta de nada, talvez se eu tentar um timbre mais SRV não consiga ficar tão igual, não sei, mas com essa dica, vou testar com 0.022uF também...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Will Bejar
Não, só quando estiver "atuando".
Jonas Decorte
O "coringa" da marca, o H777.
Jandira
Concordo.
Abçs

Morva
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu tenho uma guitarra Fender Highway One Stratocaser HSS (Ponte: SD JB, Meio: SD Hot Rails, Braço: SD Hot Rails), e tava querendo instalar push/pull nela, para defazar todos os caps. A minha duvida eh a seguinte: teria como o push/pull ser instalado no knob de volume (já q este controla todos os caps) para q assim qdo eu puxar o knob, todos os caps ficarem defazados de uma só vez? Ou o push/pull tem q ser sempre no pot de tone?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Morva
Cara, captadores que podem ser "splitados" são apenas Hb's de 4 fios. Single-coils apeas podem ter sua fase mudada em relação ao(s) outro(s). Assim, apenas o Hb da ponte será "splitado" por esse pot "push-pull"; se vc quiser fazer um conjunto de ligações "série-paralelo", terá que montar um sistema tal qual a da guitarra do Brian May, que, convenhamos, não é lá muito prático nem geralmente usado.
Abç

Morva
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sim disso eu sei, porem os singles da minha guita são na verdade mini-humbuckers (seymour duncan hot rails), e na propria embalagem dos captadores está escrito q eh possível splitar. Portanto eu gostaria de saber se eh possivel fazer o q eu tinha perguntado. Abraços!

Skider
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que implica na "personalizaçao" do corpo de uma super strato?
Digo, em termos de estética, pintura propriamente dita;
Teria alguma alteraçao significativa no timbre?
Claro, levando em consideração que o luthier no caso é bom de serviço;

Obrigado e abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Morva
Possível é, mas vc terá que ter uma chavinha DPDT para cada captador.
Skider
"Personlizar" nesse caso tem muitos significados, desde uma côr unusual, até grafismos, ou então colocar captadores "diferentes" (Strato com P90, por exemplo). Se for só uma questão de pintura, não altera nada.
Abç

Skider
Veterano
# jan/10 · Editado por: Skider
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim, nesse caso especifico seria só uma arte no corpo, ou grafismo como vc mesmo disse;
Obrigado brother!

maquiro
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola,
Quero trocar o escudo do meu baixo SX SJB75 e gostaria de saber se você, por acaso, já testou se os escudos padrão jazz bass que se vendem nas lojas cabem no SX ou se é preciso fazer novos furos.
Obrigado
Abraço

Morva
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

naum tem como fazer usando o knob de volume entaum? pra naum ter q instalar a chavinha..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


maquiro
Cabem. Quanto aos furos, não se preocupe com isso, pois, se não coincidirem, o próprio escudo cobre...
Morva
Não. O "push-pull" no volume "splita" um captador.
Abç

Jonas Decorte
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas vc quer dizer para colocar o Hellbucker com o Realbucker, ou o Hellbucker com outro captador?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Jonas Decorte
O que vc quiser.
Abç

MncGtrPlyr
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eae, blza??

Cara, troquei as cordas da minha guitarra faz +/- 1 semana (não mudei a espessura) e desde então a A está trastejando bastante... Chequei tudo e tá tudo nos trinques, minha suspeita é de que o "buraco" do nut por onde passa a corda A está corroído de tanto "raspar" a corda... Isso pode acontecer mesmo ou to viajando? e se esse for o caso mesmo o que posso fazer pra arrumar sem ser trocar o nut?

Agrdeço desde de já..!

gualtersouza
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Salve Bertola e Seiji.
Andando atrás de chaves push-pull para dar um up na configuração dos caps (que estou trocando na CLP2-S da qual já havia te perguntado), ouvi de um vendedor das lojas que há algumas marcas de potenciômetros que cortam algumas frequências. Isso, segundo ele, justificaria se investir num da marca NOBEL. Segundo ele, seria superior aos Alpha, inclusive...

Esse argumento tem relevância mesmo, ou é para vender? A diferença de preço é 100%, mas o valor é baixo. É mais para entender se o que ele diz tem fundamento prático...
Abç

kairi
Veterano
# jan/10
· votar


Opa, perguntinha bem rápida! :D

Bertola, tem como por essa ponte, nessa guitarra?

Abração. o/

luc_sky
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola, ficaria legal colocar um captador Intruder na ponte e um EVO no braço, ambos da Sound? Digo, haveria perda de ganho? É uma boa combinação?

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


MncGtrPlyr
Retire a pestana e coloque um pedacinho de cartão e telefone embaixo dela. Uma visita a um bom luthier seria interessante, para que ele verifique se não há trastes "levantados".
gualtersouza
Tem, e não tem. O problema dos pots baratos é que els muitas vezes vem com erros e problemas de fabricação. Os alpha, Gotoh e CTS são muito bons, esse aí eu não conheço.
kairi
Tem, mas a instalação não é tão fácil, deve sr feitapor um luthier habilitado.
luc_sky
Por que "perda de ganho"? Se é uma boa combinação para o que vc quer, só vc pode saber... O Intruder é um captador "porrada"...
Abçs

Skider
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu de novo brother; Dúvida de Cubo agora;
Esses cubos de pequeno porte, 15/20w;
meteoros, spears, essas coisinhas convencionais;
Se eu pegar um falante de porte maior e de melhor qualidade, e adapta-lo nesse cubo, ou aproveitar a "potencia" dese cubo, e fazer uma caixa maior, funcionaria?

abç e obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Skider
Sim, funciona...
Mas vc terá que construir uma caixa para ele.
Abç

luc_sky
Veterano
# jan/10
· votar


Então, Bertola.. é que desconheço o volume do Evo. Na verdade, queria dizer perda de volume rsrs.. não sei o que deu em mim para botar perca de ganho.
Existe perda de volume na mudança do intruder pro evo?
Abraço.

Skider
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Excelente;
Tenho dois faltantes desses; http://www.sonorum.com.br/2009/images/woofer_hp.jpg

Hinor 12'

tenho uma caixinha da spear e um atomic drive, ambos de 20W;
montando uma caixa de estrutura maior, e usando a potencia deles, esses falantes responderiam melhor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


luc_sky
Haverá sim, mas isso pode ser compensado de várias formas...
Skider
Cara, para isso vc tem que atentar para as características do falante, se ele não tem uma potência excessiva para o seu ampzinho e se a sensibilidade é adequada (tem que ser maior que 98dB por 1W/1m.).
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)