Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


GUITARK2
Cara, vai ser bem difícil arranjar isso....
Abç

GUITARK2
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obrigado

tomasbignoto
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como retira a moldura.. é isso que eu quero saber..
Só a moldura.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


tomasbignoto
Desaparafusando...retirando a chave...
Abç

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Conhece esse amp

Frahn TSP Mastersound.

Ele eh bem antigo, achei ele junto de uma "velharias", poderia me dar informações sobre ele, caso conheça.

killer7
Veterano
# jan/10 · Editado por: killer7
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Desculpe voltar nesse assunto e me corrija se estiver errado mas é que li aqui no fórum que o timbre da Les Paul é mais aveludado e o da SGé mais rasgado e como eu quero tocar um Death Metal, Grindcore gostaria de saber qual é a mais indicada: Shelter Nashville ou Shelter Detroit? Não importo com sustain ou solos, gosto de riffs graves e rasgados.

Obrigado pela atenção, Abç!!

aleguedes
Veterano
# jan/10
· votar


bertola vc saberia me dizer a qualidade das madeiras usadas na serie gio da ibanez? e se são feitas de compensado?

obrigado

pedrojob
Veterano
# jan/10
· votar


Mandei esse post, mas pelo jeito o senhor nao o viu, estou com duvida, por isso estou sendo persistente. Descupa.

Mauricio Luiz Bertola

Tudo bom bertola?

Cara tenho uma condor rx20, faz pouco tempo eu coloquei um HB Hot da malagolli na ponte, fiquei satisfeito com o som.

Mas as cordas dela estao meio altas, levei pro meu professor dar uma abaixada quando comprei, ele fez isso mas ainda esta muito alta e mesmo altas estao trastejando em algumas notas.

Eu teria que mandar pra um luthier, o problema que aqui em Presidente Prudente tem um Luthier mais nao é de muita confiança...

Pelo o que eu te falei o que seria necessário fazer na minha guitarra? Quanto que seria um preço medio para fazer?

Sinto uma diferença muito grande em tocar nas guitarras do meu professor com as cordas baixas para a minha, planejo ir nesse luthier para ver o que ele fala e o preço mais queria ter sua opinião sobre o assunto.

Obrigado!


Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Ian Anderson
Lixo puro!
killer7
Cara, a Detroit tem braço aparafusado, portanto, a forma de construção é diferente. Se vc prefere a SG, então compre essa. Eu sugiro que vc observe a SX SSG STD (Nova ou usada), pois é superior à essa Detroit.
aleguedes
Essa série é bem basica mesmo, não possui madeiras muito boas, tem muitas emendas, mas não é de compensado.
pedrojob
Sua guitarra deverá ser levada a um bom luthier para que ele faça uma verificação dos trastes e possível nivelamento ou rebatimento e polimento dos mesmo. É um serviço que exige prática, portanto, procure um luthier habilitado.
Abçs

natashadarke
Veterano
# fev/10
· votar


Olá,Tenho uma duvida imensa,vim pedir-lhes ajuda.

Eu tenho uma cruiser rv-820,e quero usar cordas 0.11 nela,mas vou por a afinação 5 semitons abaixo,ou seja,em B(si).Tenho que regular o tensor? apertar ou afrouxar?
Gostaria de dizer que na minha cidade não tem luthier,moro no interior do Pará,e fica bem longe da capital,então um luthier é impossivel pra mim. :(


Agradeço.

iRock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estava lendo uns tópicos sobre a madeira usada nas Epiphone LP Standard e fiquei curioso: Tu sabe de que madeira o corpo e o braço são feitos? O site diz que é mogno, mas tu ja chegou a lixar alguma para verificar?

Johnny.
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
otra pergunta
e colocar um p-90 numa strato? também posição ponte
tem que fazer modificações além do escudo? qual melhor, SOAPBAR ou DOG EAR?
abrass

pscb
Veterano
# fev/10 · Editado por: pscb
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite, Bertola. Tu constrói instrumentos ainda? Poderia me passar um e-mail para discutirmos algo nesse sentido? Obrigado.

Cow Bees
Veterano
# fev/10 · Editado por: Cow Bees
· votar


Oi Mauricio e Seiji!

Vou tentar ser rápido!
Estou trocando as marcações da minha Les Paul Giannini, esse modelo aki.
Vou comprar esses inlays da Stewmac, porém eles não vêm polidos (não vêm com brilho).
Como faço esse polimento?
Obrigado!!

Beto

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


natashadarke
Cara, eu nunca regulei guitarra para essa afinação...Faça o seguinte: Afine e pronto. Quanto a não haver luthier por aí, só posso lamentar......
iRock
Nato. Em algumas séries, mogno hondurenho. Nenhuma guitarra atual usa o verdadeiro mogno brasileiro, cujo corte e exportação está proibido. Recentemente a Gibson sofreu um processo pois estava comprando madeira contrabandeada de madeireiros criminosos no Brasil para suas Custom Shop...
Johnny.
Cara, como eu te disse no outro tópico, sim, terá que cortar o escudo e o corpo (se o mesmo já não for cortado por dentro no estilo "piscina"). Como eu lhe falei também, os P90 originais tem uma forma específica de fixação, e deve-se ficar atento à isso (os tipo "Dog ear" não servem). Consulte o seu luthier.
Costa 85
Cara, o que tenho são vários instrumentos já "alinhavados" aqui. Provavelmente não irei construir nada novo por enquanto. O ideal é vc vir me visitar para ver o que tenho e se algo lhe agrada.
Cow Bees
Com lixa d'agua 1200.
Tem certeza de que vais fazer isso?
Abçs

Necrophagist
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, qual o nome portugues para basswood
se eu chegar em qualquer lugar e pedir basswood o cara vai me responder com um: ahhn?

iRock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas pelo que eu ouvi dizer o Nato é uma madeira bem próxima ao Mogno, então a diferença sonora não é tão grande, certo? E como posso saber se a minha é em mogno ou em nato?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Necrophagist
Cara, em 1º lugar essa madeira não existe no hemisfério sul, portanto vc não vai comprar em lugar algum aqui.
O nome em português (de Portugal, pois no Brasil não existe) é tília americana.
iRock
Você nunca saberá....Só um profissional em madeiras, muito experimentado pode.
Abç

Death
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ja q todo mundo falando do mdf da ibanez, me tira uma duvida!
eu estava olhando as especificações da cort viva gold II e vi q o corpo era feito de maple e q a guitarra vinha da Indonesia.
ha um tempo atras eu havia perguntado sobre a possibilidade de construir uma guitarra c/ essa madeira e o Seiji comentou q não daria, uma vez q a mesma existe apenas no emisferio norte, mais precisamente no Canadá e q a sua exploração era proibida (o mesmo oq ocorre c/ o mogno aqui no Brasil).
Não sei se vc chegou a ver uma dessa de perto, mas gostaria de saber se essas informações procedem e se a qualidade em termos de construção é boa (se há emendas e coisas do tipo), uma vez tendo em vista q o preço é "baixo" devido ao material empregado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Death
Sim, procedem.
O maple (bordo), empregado na construção do corpo é o soft maple, uma sub-espécie mais macia (que não serve para braços).
Emendas tem sim, mas a construção é boa.
Abç

Death
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vlw
uma outra duvida
esse soft maple é de facil acesso aqui, ou só importando?
em comparação c/ o mogno chega a ser tão denso quanto ou há mta diferença?

iRock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Por eles serem muito semelhandes? Existe uma diferença sonora grande de um pra outro?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Death
Essa madeira não existe no hemisfério sul.
É mais densa, a sonoridade proporcionada é aguda.
iRock
Sim, existe. O Nato é mais semelhante, em sonoridade ao nosso cedro, ou seja, mais médios.
Abç

iRock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmm obrigado cara, mas como sei qeu o Mogno e o Cedro são ótimas madeiras pra guitarra, se o Nato é semelhante a uma delas posso ficar tranquilo, obrigado.

ThiagoGuitar
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a diferença entre as escalas, tipo: Rosewood, maple..?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


ThiagoGuitar
Use a busca pois tem inúmeros tópicos no qual explico isso.
Abç

clarkfilho
Veterano
# fev/10
· votar


Olá!!! Tenho uma Squier Strato das antigas, com configuração HSS, fiz a troca dos caps originais por um set da Cabrera, coloquei um E-tone na ponte e 02 screaming blues meio e braço. Mas a guita ainda tem aquele "ronco ou chiado" em quase todas as posições da chave, apenas qdo está na posição dos caps meio e braço não tem ronco ou chiado. O que pode ser?

PEdroooo
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, eu tenho uma escala em marfim que nao tinha nenhum tipo de selador, tava só na madeira crua mesmo e ela fico muito suja. Eu queria passar alguma coisa que desse uma isolada da sujeira e conservasse a cor clara do marfim (e, se possível, ainda dar um brilho)... o que q eu poderia usar? seladora? laca nitro? verniz pu?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


clarkfilho
Aterramento ou ligação mal feita, no mais, esse chiado vai continuar sim. Leve a seu luthier para essa verificação e para fazer uma blindagem.
PEdroooo
seladora spray (Colorgin).
Abçs

Necrophagist
Veterano
# fev/10 · Editado por: Necrophagist
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, se eu fosse realmente trocar o corpo da minha guitarra mais adiante, eu poderia usar todo o hardware da rg370 em uma guitarra copiada desta?
minha intenção e copiar este corpo e usar as peças da outra guita nela

----
outra foto - modelo 6 cordas

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)