Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
PEdroooo
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, eu tenho uma laca nitrocelulose que eu to usando como seladora, e eu queria saber se eu posso usar verniz PU (poliuretano) por cima sem dar problema. Tem como?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


PEdroooo
Ou vc usa nitro, ou PU.
Abç

PEdroooo
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual vc usa? nitro ou PU? Existe um verniz Nitro fosco?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


PEdroooo
Ambos.
Se vc aplicar o nitro à pistola e não polir, e aplicar cêra em cima e polir, fica fosco.
Abç

luquinhas12
Veterano
# jan/10 · Editado por: luquinhas12
· votar


olá bertola:

desses tres amps pra estudo qual vc acha melhor?

Crate fw15r com falante de 12:

Peavey rage 158 falante de 8

!landscape predator 20 triefix:


obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


luquinhas12
Peavey

PEdroooo
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Em que situação é bom usar nitro ou PU? Dar mais brilho ou alguma coisa assim? Existe seladora PU pra madeira?

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, fiz umas compras no GFS e comprei os potenciometros de 250k, vieram com haste longa, então não fcou legal... só que surgiu uma dúvida: "Potenciometro A é linear, Potenciometro B é log" tá certo isso?

Se eu quiser colocar Linear nos 3 potenciometros (1 volume e 2 tones) vai ficar bom?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


PEdroooo
Existe seladora PU pra madeira?
Não, seladora é seladora...
Vc tanto pode usar um como outro, o PU é mais brilhoso, maus artificial.
Jandira
Tanto faz usar A ou B, a resposta do B é mais abrupta.
Abç

ogaitnas
Veterano
# jan/10
· votar


luquinhas12

se vc vai usar pedais para distorção talvez o crate com falante de 12 seja mais negócio... usando só o clean do ampli + pedais...

Jandira

corta um pouco a haste hehe

GustGuitar
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola
Qual mais compensa: Cort M60 por 1300 ou Condor CLP2 por 1000?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


GustGuitar
São equivalentes cara. Compre a que lhe convier mais.
Abç

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


ogaitnas
O problema é que se eu cortar a haste, eu vou perder as ranhuras que prende o knob...

Complicado...

ogaitnas
Veterano
# jan/10
· votar


Jandira

como gambi total, cola...

Mas acho que o Bertola pode dar alguma idéia melhor hehe :)

PEdroooo
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


mas então se eu quiser usar verniz PU com o instrumento na cor da madeira, o que eu uso como base na madeira?

l Matheus l
Veterano
# jan/10
· votar


Ola,

Ta quase na hora de recebe o pagamento...e quase na hora de compra os captadores...mas a duvida paira em minha cabeça!

Curto toca Paul Gilbert, Steve Vai, Satch...curto toca um pouco de Metallica também.

Pensei na seguinte config : EVO (ponte) - Traditional Texas (meio) - Trad. HB Hot (braço)

Seria uma boa configuraçao? Eu ja perguntei varias vezes aqui, e sempre sou respondido (obrigado), mas parece que a cada momento surge mais uma opçao...entende?

Acho que pelo EVO por ser uma replica do Evolution ( "cap do Vai")se aproxima bem do que eu queria, o HB Hot para o braço acho que combinaria bem para o que eu queria também pois eu quero um cap grave e forte para o braço. Pro meio acho que o Trad. Texas combinaria bem com o conjunto

Tenho uma Ibanez GRG270 HSH

Sei que o certo era eu pergunta isso no topico do Erico, mas ele já nao aparece a um certo tempo, e ta quase na hora de eu comprar

Vlw

Dani xD
Veterano
# jan/10
· votar


Olá Bertola,
Estou pesando em pegar uma Fender Japan St57 TX
http://store.shimamura.co.jp/shop/g/g4510144118562/

Minha tia vai trazer do japão pra mim por isso vai sair uns 1500, o que me diz? É uma boa escolha?
Aproveitando me disseram que algumas dessas guitarras Fender japan reissue tem braço muito "gordo" , sabe me dizer se essa tem?

Obrigada pela atenção

luquinhas12
Veterano
# jan/10 · Editado por: luquinhas12
· votar


ogaitnas e Mauricio Luiz Bertola

Então porque eu tava pensando em pedaleiras,porqque pedais vai ficar mais complicado mesmo!mais será que o peavey é melhor com a pedaleira?o crate se adaptaria tanto quanto se eu usasse pedaleiras?

pq distorção da pedaleira eu nao usaria,usaria tipo um pedalzinho boss ds1,turbo distortion 2 sei lá...

Peedro
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu tenho a ponte Floyd travada, se eu dropar apenas a E pra D, vai desregular a ponte ?

ja procurei essa duvida, mas era com ponte não travada,

abraço. obrigado

Ramsay
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola, sou novo no fórum e te faço 2 perguntas:
1) Você é parente da Ana Paula Bertola?
2) Tenho uma Shelter SX SST62 que é a guitarra mais barata que já comprei, e a comprei após experimentar Tagimas, Squiers e outras stratos baratas do gênero e optei pela Shelter que era a que parecia dar um som mais próximo das Fender originais!!
Então, comprei 3 captadores Fender Noiseless "Jeff Beck" e pus nela e o som realmente deu um Up.
Na parte inferior da ponte ela usava 3 molas, mas como não me agradava, eu tirei uma das três molas, reajustei os parafusos e a guitarra ficou beleza!!

Meses após, eu resolví instalar uma chave tripla que fizesse com que os captadores Noiseless ficassem single (desligando um dos enrolamentos de cada captador e reduzindo a resistência ohmica de 11k, para 5,5K, ou seja, próximos a de um single original da Fender!!
Só que com o acréscimo de fios o encaixe do escudo na guitarra ficou mais difícil e por umas 2 ou 3 vezes ela estava na vertical e me escapou e tombou sobre a bancada que estava forrada com uma toalha de mesa!!
Então, não entendo porque ela abriu (descolou) formou uma vala!!
Levei no Garcia e lá queriam me cobrar R$400,00 pra colar e repintar a guitarra, o que achei um absurdo, afinal a guitarra custou R$460,00!!
Então, estou pensando em levá-la num marceneiro só pra juntar a parte descolada e deixar o resto do jeito que está!!
O que eu gosto nessa guitarra é que ao contrário das outras que tenho, eu posso passar 3 meses sem usá-la, mas quando eu a pego, ela está sempre afinada!!
E então, o que você sugere?? Mantenho, jogo ela fora ou ponho os captadores em outra guitarra??
De qualquer forma, é um prazer te conhecer!!

Jandira
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jandira
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, comprei esses captadores e hoje levei ao luthier, verificamos com um multimetro que a saída do captador do meio é maior que a do braço, os valores atuais são: Ponte: 8.7K, Meio: 5.5K e Braço: 5.3K, queria inverter as posições do meio e do braço para o braço ficar com um som mais forte posso fazer isso ou vai ter diferença tonal, além da saída?

dnreis
Veterano
# jan/10 · Editado por: dnreis
· votar


Bertola,

Quero trocar os Captadores da minha Shelter Les Paul Nashville, quero colocar 2 caps bons e baratos (baratos pois não quero ultrapassar o valor da guitar, que me custou 600R$). Quais captadores você recomenda?

*(eu curto bastante indie e punkrock)

Valter Bergamo
Veterano
# jan/10 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


PEdroooo

Pedro, seladora PU nao tem, o que é recomendado é utilizar fundo PU transparente qdo for dar acabamento natual ao instrumento apos a aplicação de selador.

Caso nao encontre o fundo PU transparente, utilize verniz fosco para madeira com selador e tiner, na proporção de 1 parte de verniz, 1 parte de selador e 2 partes de tiner.
Porem tem que deixar secar por bom tempo ate lixar e aplicas as demais demaos.

A nitro, ou lacanitrocelulose é utilizada para pintura, e nao recomendo deixar sem o verniz para que nao ocorram riscos e desgaste da pintura, o ideal é aplicar sempre o verniz PU, o mesmo utilizado em pinturas automotivas.

O acabamento é bem briloso, ou caso queira pode aplicar o verniz PU fosco ou ate mesmo verniz para madeira fosco, se quiser pode aplicar verniz para madeira briloso tb.

As pinturas antigas, estilo vintage, utilizam o esmalte sintético, que nao deve ser aplicado verniz , devido a reações.

OK

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Uma curiosidade: porque não se usa verniz em escalas de rosewood/jacarandá? Os modelos vintage da Fender vêm com aquele vernizão forte que até é legal pra proteger a escala, mas nunca vi esclas escuras com o verniz...

Rafa-Ban
Veterano
# jan/10 · Editado por: Rafa-Ban
· votar


Bertola
é o seguinte:peguei um laney lv 100,por 700 mangos esses dias..(na vdd dei uma jackson koreana e um marshall g15 cd e peguei o saldo de 300 num pedal micro metal muff seminovo) porem ele veio com um falante eminence legend gb 128 novo em folha,adorei o som do amp mto acima da média em comparação com alguns solid state de mesma wattagem..eu queria saber o quaõ bom esse eminence é em relação ao celestion rocket 50 que vem originalmente com esse amp
abç
p.s:é apenas curiosidade,ja que adoro o amp e futuramente vou construir um 2x12 pra ele,dai a duvida dos falantes

NFA_METAL
Veterano
# jan/10 · Editado por: NFA_METAL
· votar


tava afim de uma ibanez..
me interessei pela Rg 270.. a parada eh o seguinte....

tem uma tal de Serie GIO que falam que ela eh ruim? Pq ela eh ruim?

e outra, como posso identificar essa serie GIo?

tava afim dela por causa da ponte FR... tem outra opçao na msm condiçao de preço que tenho floyd rose...?

NFA_METAL
Veterano
# jan/10 · Editado por: NFA_METAL
· votar


mas duas duvidas...totalmente diferentes rsrsrs..

Qual cola se usa para colar novos trastes??

e eu posso envernizar uma escala escalopada??

P.S.: Tenho conhecimento como se instala trastes, só que num lembro qual cola usar...

tbm tenho conecimento em pintura (minha MG32 ta sendo cobaia em minha carreira de luthier srsrsrs)

Valter Bergamo
Veterano
# jan/10
· votar


NFA_METAL

as escalas escuras geralmente nao sao envernizadas devido a porozidade da madeira, pois na escala nao costumam passar grandes qtdes de selador, fundo e verniz, no caso de madeiras como marfim e maple, essa porosidade é muito menor, nao sendo necessario grandes demaos.

Outro fator é estetica e costume, ja vi algumas guitarras com escala escura e envernizadas.

O fato de se envernizar uma escala, esta ligada ao gosto, porem identificando sempre q esse verniz tera um desgaste por atrito com as cordas, isso fica feio com o passar do tempo.


A cola q se usa nos trastes, caso for utilizar é a cola animal ( que é aplicada quente) conhecida como Hide Glue que é vendida na stewmac a R$30,00.
Voce pode fazer esta cola com gelatina incolor sem sabor (pra quem nao sabe gelatina é de origem animal)
Caso queira aprender a fazer a cola posso te ensinar, eu utilizo sempre para colagens nos meus instrumentos.

Ou ate mesmo superbonder, porem tem que proteger muito bem as escala pois fica umas manchas feias com esse tipo de cola.

Eu particularmente nao gosto de utilizar cola nos trastes, dificulta em uma remoção posterior, o ideal é utilizar serras adequadas para um encaixe perfeito.

Stieve Staley
Veterano
# jan/10
· votar


Olá, estou com uma dúvida.

Por acaso guitarras les Paul da SX são interessantes? Eu vi uma muito bonita, o nome não é les paul, mas o formato é muito semelhante. Aliás, não estou falando das Shelters SX.

E falando em Shelters, por acaso ainda vale a pena investir nas les pauls dessa marca? E as respectivas da Condor?

Queria saber também se os caps da condor são razoáveis. E também se todos os modelos que citei "aguentam" caps ativos da EMG.

acho que perguntei bastante, mas é que estou prestes a trocar de guitarra e andei pesquisando os preços. Surgiram estas dúvidas.

obrigado

NFA_METAL
Veterano
# jan/10
· votar


Espetinho

O fato de se envernizar uma escala, esta ligada ao gosto, porem identificando sempre q esse verniz tera um desgaste por atrito com as cordas, isso fica feio com o passar do tempo.

no caso o braço ta com escalopagem funda, num vai pegar na escala...

A cola q se usa nos trastes, caso for utilizar é a cola animal ( que é aplicada quente) conhecida como Hide Glue que é vendida na stewmac a R$30,00.
Voce pode fazer esta cola com gelatina incolor sem sabor (pra quem nao sabe gelatina é de origem animal)
Caso queira aprender a fazer a cola posso te ensinar, eu utilizo sempre para colagens nos meus instrumentos.


Sim por favor me ensine, tenho mto curiosidade em aprender algo sobre luthieria..crie um topico sobre isso ou me passe se um msn pra me ensinar ok?

Ou ate mesmo superbonder, porem tem que proteger muito bem as escala pois fica umas manchas feias com esse tipo de cola.

Superbonder? Mas caso seja necessario retirar os trastes? eles sairao se eu aquecer eles com ferro de solda?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)