Esquema de Ligação de Captadores

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# mar/16
· votar


gvprocknroll

Tanto faz.

JJJ
Veterano
# mar/16
· votar


LeandroP
Tanto faz.

Ainda mais em se tratando de Tonante, né? Aí "tanto faz" mesmo! kkkkkk

gvprocknroll

Cara, eu chutaria o verde no terra, nos dois captadores.
Se, ao ligar o switch no meio (os 2 captadores soando), você sentir que o volume da guitarra baixou muito e o som ficou fraco, troque os fios em um deles. Isso deve resolver.

gvprocknroll
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: gvprocknroll
· votar


JJJ
É bem isso, kkkkkkk
ok, obrigado. Quando os potenciômetros e capacitores chegarem eu faço a ligação e comento aqui.
vlw

Claudio_Chapolin
Membro Novato
# ago/16
· votar


Olá tenho uma stratocaster SSS/VTT, e quero desativar um pots de tone, deixar apesar 1 knobs de tone para todos os caps e o outro potenciometro usar para ativar os caps Neck+Brigh?

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Claudio_Chapolin

O que seria VTT?

Se você quer utilizar o captador do braço junto com a ponte você pode utilizar o esquema de "blender" (misturador), que pode ser feito de forma gradual (através de um potenciômetro de volume) ou imediato (através de uma chave liga/desliga ou um push-pull).

GPONTESFM
Membro
# ago/16
· votar


Acho que é Volume Tone Tone

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


GPONTESFM

Isso mesmo! Valeu!
;)

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Claudio_Chapolin

Você pode substituir um potenciômetro de tonalidade por um de volume.

Nesse potenciômetro de volume você puxa um fio direto do braço. Quando você abrir o potenciômetro, independente da posição da chave seletora, ele vai ativar o captador do braço. Só não fará sentido quando a chave seletora estiver na posição do braço ou braço+meio.

O JJJ tem um tópico interessante sobre isso, com vídeo, onde ele explica como fez. Tem outras coisa também. Recomendo a leitura ;)

Claudio_Chapolin
Membro Novato
# ago/16
· votar


Vou procurar, Obrigado LeandroP, eu preferia colocar 1 potenciometro de tone para fazer esse "blender", pois moro longe do centro da cidade para ir comprar um potenciometro push-pull. No caso isso so vai funcionar eu colocando a chave no cap da ponte e aumento o volume do braço esou certo?

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Claudio_Chapolin

Exatamente. Particularmente, eu faria desse jeito mesmo, pois acho que fica melhor, pois você pode dosar o volume que pretende misturar. Com o push-pull seria meio que "tudo ou nada".

Claudio_Chapolin
Membro Novato
# ago/16
· votar


LeandroP

No caso eu colocaria o captador do braço em paralelo com o knob e a chave?
Eu achei esse esquema mas nao sei como iria ficar
Esquema
Ai eu iria fazer um "jump" dos condutores do braço e ponte para o knob

JJJ
Veterano
# ago/16
· votar


Claudio_Chapolin

Eu não curto muito esse esquema aí. Preferi fazer um só com o captador do braço. Segue o meu vídeo:



LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Claudio_Chapolin

Cara, esse esquema mistura também, eu nunca usei esse esquema. Eu prefiro o mesmo método do JJJ.

Claudio_Chapolin
Membro Novato
# out/16
· votar


Como faço para mudar o esquema da minha guitarra, ele atualmente está S-S-S e não achei em nenhum lugar. Quero por humbucker na ponte, porém quero por um push/pull para splitar o humbucker e quero saber o valor do push/pull se compro de 250k ou 500k e os outros 2 pots de 250k o que faço?
Obs.: vou comprar todos pots novos pois os da minha guitarras estão todos com ruídos e falhando as vezes.
To com 2 single alnico blues no braço e meio e um Malagoli Hot Vintage na ponte. Alguém me ajuda por favor?

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Claudio_Chapolin

Potenciômetros de 500k pra tudo.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Claudio_Chapolin

Eu fiz isso na minha Squier, que tem uma copia do hot rails e tive a seguinte experiência.

-pot de 250K: ficou bom para a configuração de uma bobina, com bobina dupla ficou muito abafado e sem agudo.

-pot de 500k ficou bom para a configuração de bobina dupla, mas ficou muito agudo com uma bobina.

O que fiz foi o seguinte, comprei um pot de 500k com chave push/pull. Aproveitando que o pot tem duas chaves independentes, fiz um circuito que, quando ligado na configuração de uma bobina, coloca um resistor de 560k em paralelo com o pot de 500k, quando ligado na configuração de bobina dupla, desliga o resistor de 560k.

Na minha guitarra ficou bom, pesquise sobre outras soluções e não sei se este circuito que eu fiz funciona bem para qualquer captador.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Luiz_RibeiroSP

Gostei desta solução. O que está achando dela?

GPONTESFM
Membro
# out/16
· votar


A minha configuração está a seguinte:
HSS com:
1 pot 250 K para tone
1 pot 250 K para split da segunda bobina do cap da ponte
1 pot 500 K com chave push pull para volume

Na chave push pull eu coloquei para ativar diretamente o captador do braço independentemente da posição da chave de 5 posições. Assim em tenho:

Com a chave desligada:
Posição 1: Captador do braço
Posição 2: Captador do braço + meio
Posição 3: Captador do meio
Posição 4: Captador do meio + ponte
Posição 5: Captador da ponte

Com a chave ligada:
Posição 1: Captador do braço
Posição 2: Captador do braço + meio
Posição 3: Captador do braço + meio
Posição 4: Captador do braço + meio + ponte
Posição 5: Captador da braço + ponte

Lembrando que nas posições 4 e 5 eu posso variar através do potenciômetro de 250 k a quantidade de sinal da segunda bobina do captador duplo da ponte.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


LeandroP

É a que funcionou melhor, das opções que eu tinha. Peguei a ideia aqui no forum, não lembro onde, resolvi testar e funciona bem.
ja ouvi falar sobre inversão de fase, não pesquisei muito a respito, mas se eu tiver coragem um dia, eu tento.

*NOTA IMPORTANTE*: quando eu fiz a modificação na primeira vez, coloquei a chave no pot de volume da minha strato. Recomendo que instale essa chave no pote de TONE, o mais distante da ponte.
O motivo é que o pot fica mais alto do que o normal e atrapalha quando esta tocando. Quem assim como eu, fica batendo sem querer no botão de volume enquanto toca, vai sentir muito desconforto, se instalar a chave no pot de volume!
No final comprei outro pot com chave, neste caso de 250k, e instalei da forma como descrevi, e mantive o pot que veio instalado de 500k no volume.

master_splinter
Membro Novato
# mar/17
· votar


galera, tenho uma strato com hot rails na ponte. além da opção do push-pull, existe algum esquema de ligação em que na posição MEIO+PONTE o hot rails atue splitado? sinto falta daquele som de single característico dessa posição. Já pesquisei muito e não achei nada sobre. obrigado.

dallman
Membro Novato
# mar/17 · Editado por: dallman
· votar


master_splinter

Normalmente, humbuckers na posição do meio (seja strat ou qq outra guitarra) funcionam como single já.

Outra coisa, normalmente, humbucker splitado não fica com som de single.. apenas aproxima... A exceção são alguns humbuckers especialmente fabricados para se comportarem como singles qdo splitados.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


master_splinter

Eu tenho essa mesma configuração, e este mesmo captador. Acho que posso falar um pouco...

Tu tens na verdade um HB ao somar meio com alguma outro single. Na prática soa igual e diferente, também gosto bastante, tem um bem característico.

Existe o auto split coil, deve estar nos arquivos do começo do tópico, mas não sei se terá bem o som esperado. Eu tinha e desfiz pois era bem melhor as 3 bobinas atuando.

mucho7
Veterano
# ago/17
· votar


Amigos,
peço a ajuda de vcs para decifrar esse esquema, nao estou entendendo a ligação na chave.
Alguem sabe como fazer?
esquema

JJJ
Veterano
# ago/17 · Editado por: JJJ
· votar


mucho7

Acho que esse switch aí não é o comum...

O normal pra 2 hb, 1 vol, 1 tone seria um 3 way. Tipo telecaster (se for strato ou tele) ou tipo Gibson (se for Lespa ou SG).

Ou você tem um switch desses aí?

RachArs
Membro Novato
# out/18 · Editado por: RachArs
· votar


Caros, boa tarde!

Será que, por algum milagre alguém saberia, acertadamente, indicar o esquema para essa lindinha?

http://4.bp.blogspot.com/-Jc1UUJlAWPc/VQ27IXfZT_I/AAAAAAAAD6M/wj9AiQzn pyw/s1600/DSC01156%2Bed%2B02.jpg

Obrigada,

Rach.

anderson_gesteira
Membro Novato
# 13/jul/22 14:54
· votar


Queria ver uns esquemas para fazer umas ligações, e infelizmente estão todas fora do ar. Será que alguém sabe algum lugar onde consigo achar essas ligações?

BrotherCrow
Membro Novato
# 13/jul/22 15:28
· votar


anderson_gesteira
O Guitar Fetish disponibiliza os básicos:
https://www.guitarfetish.com/Wiring-Instructions_c_811.html
Lembro que no site da Seymour Duncan tinha tbm.

anderson_gesteira
Membro Novato
# 13/jul/22 16:08
· votar


BrotherCrow Legal o site. Irei usar então. Muito obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esquema de Ligação de Captadores