Esquema de Ligação de Captadores

Autor Mensagem
pequenogafanhoto
Veterano
# jun/15 · Editado por: pequenogafanhoto
· votar


JJJ
Não é de estranhar, porque esse seu esquema é bem esquisito! hehehe
hehehe

O cap da ponte seria tipo isso?: Esquema tele 1 pickup? Aí como seria a ligaçao dele na chave seletora?

O volume pro braço e meio não teria como? Não entendo de ligações mas imagino que seja possível porque tem aquelas stratos com apenas 1 vol e 1 tone, ou les pauls com 1 tone só...

Se deixar o meio sem volume ele vai ficar 100% o tempo todo... Pela minha experiência, quando os outros "entrarem", vai ficar pouco gradual. Ou seja: vai ser meio "com ponte ou sem ponte", sacou? Não vai dar pra graduar muito bem, creio eu.
Hm... Tinha pensado que ia ficar igual Les Pauls, que, se não me engano, se tipo, eu estiver na posiçao do meio (dois caps ligados) e deixar o volume do braço aberto e ir fechando o volume do cap da ponte, o que acontece é que o volume geral abaixa, mas os 2 caps continuam com a mesma proporçao no blend... Ai nao sei se isso aconteceria com strato...

FBlues_rock
Veterano
# jun/15
· votar


marcando a ótima compilação

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


pequenogafanhoto
O cap da ponte seria tipo isso?

Isso. Com o "tip" (hot output) indo pra chave depois (ao invés de ir direto pro positivo do jack, como no esquema da tele). Esse é relativamente fácil. O cap de 47 é que pode ser de 22 (se você não quiser um tone muito abafado, quando fechado).

O volume pro braço e meio não teria como? Não entendo de ligações mas imagino que seja possível porque tem aquelas stratos com apenas 1 vol e 1 tone, ou les pauls com 1 tone só...

Sim, mas um tone só pra tudo é mole! É só pegar o hot da saída da chave e mandar pro tone. O problema é que você quer 1 tone pra 2 dos 3 captadores... aí enrosca... hehehe... Mas de repente aparece um gênio da eletrônica e te dá uma solução mais simples do que a minha (de um pot duplo). Se bem que a minha solução nem é tão complicada assim... rs

Tinha pensado que ia ficar igual Les Pauls, que, se não me engano, se tipo, eu estiver na posiçao do meio (dois caps ligados) e deixar o volume do braço aberto e ir fechando o volume do cap da ponte, o que acontece é que o volume geral abaixa, mas os 2 caps continuam com a mesma proporçao no blend... Ai nao sei se isso aconteceria com strato...

Eu acho que não, cara... a menos que a ligação da sua Lespa seja diferente do padrão. Além disso, são 4 pots e só 2 captadores... E, na ligação usual, se você zerar o volume de um, zera tudo.

Soares93
Membro Novato
# jun/15
· votar


galera alguém tem um tutorial de como fazer blend? ligar o captador do braço com o da ponte e ligar os tres caps simultaneamente?

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


Soares93

Nesse vídeo abaixo eu coloco a minha solução de blend (tem o TBX também, mas pode ser feito só o blend). É mais simples que essa de pegar ponte e braço (eu só uso o braço e funciona).



LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


Soares93

Se você mandar um rabicho do fio do captador do braço que vai pra chave, e mandar ele pra algum tipo interruptor (liga/desliga), e desse interruptor você mandar uma continuidade pro potenciômetro de volume, terá um blend onde o captador do braço pode ser ativado e desativado em qualquer ocasião.

Este interruptor pode ser desde uma simples chave liga/desliga, como um potenciômetro igual ao de volume. Com o potenciômetro você faz a mistura (blender) de forma gradual.

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


Soares93

O vídeo do JJJ é perfeito! Vale a pena conferir o tópico.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/320304/

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


LeandroP

Obrigado, Grão Mestre! hehe

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


JJJ

Me chame apenas de grão kkkkkkk

Soares93
Membro Novato
# jun/15
· votar


é possível fazer este tipo de ligação usando um potenciometro push pull?JJJ

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


Soares93

Tipo um dos pots normais (por exemplo, o tone do neck) com a "chave" ligada com o neck. Se puxar, liga o neck direto. É isso? Acho que sim, se a parte de "switch" do pot for do tipo on-off e independente do pot em si, não vejo porque não daria... Mas não tenho familiaridade com esses pots, então não posso te dar certeza.

LeandroP
Moderador
# jun/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Soares93

Dá pra fazer utilizando um push-pull. Na minha guitarra (modelo strato) eu tenho um potenciômetro de tonalidade do tipo push-pull, onde faço um blend pro captador do braço. O push-pull pode funcionar como um interruptor, conforme descrevi acima.

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


Não sendo pra canhoto encontra-se de tudo.

Soares93
Membro Novato
# jun/15
· votar


LeandroP
Verdade mesmo, pra canhoto tudo é mais difícil de encontrar kkkk.
Mas então
JJJ
Vomo vc disse no vídeo ninguém vai ficar medindo um pouquinho pra cá um pouquinho pra lá na hora de misturar os caps por isso queria usar o push pull como on off, ligar ou desligar entende,não queria colocar uma chavinha pra não mudar a estética da guita mas pelo que eu vi, com essa ligação vc perde a função do tone né? por isso minha idéia de usar o push pull, só ligar e desligar quando quiser, sem alterar a estética mas continuando a ter a função do tone

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


Soares93

Então... não é que não tenha diferença nenhuma... Claro que tem um "meio termo" no pot, mas é meio fino demais o ajuste para todos os fins práticos, entende? Agora, um pot bom, com curva logarítmica certinha, pode dar uma nuance e um "degradê" mais suave, sei lá...

Quanto ao tone, eu não perdi. É que eu mudei pra um esquema de "tone master", tipo telecaster - que controla o tone geral, ao invés do usual de Strato que é um tone pro braço, outro pro meio e nenhum na ponte. Muita gente até prefere deixar a Strato sem um dos tones pra fazer o esquema de Tele...

Soares93
Membro Novato
# jun/15
· votar


JJJ
Entendi, mas então, até por isso tô buscando fazer uma alternativa diferente, quero mudar a ligação dos tones também de forma a ter o tone atuando nos três, um no braço e um na ponte, o do meio ligo junto com um dos outros dois. Gosto de fechar o tone as vezes em alguns solos com muita distorção, acho que da um efeito legal, uma suavizada

pequenogafanhoto
Veterano
# jun/15
· votar


JJJ

Consegui esse esquema, mas nele o tone é Master. Tentei incorporar o esquema da tele no cap. da ponte como você falou, mas não sabia em qual pontinha da chave seletora colocar o hot do jack. Liguei o pot de tone conforme o esquema da tele, e a saída do volume ponte num pino da chave seletora que estava livre. Não sei o que aconteceu mas deu certo hehe! As posições da chavinha ficaram invertidas mas isso eu resolvi rodando ela!
Obrigado!

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


Eu uso um tone-master, mas ligo ele em paralelo com o potenciômetro de volume, que também é volume-master.

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


pequenogafanhoto
Não sei o que aconteceu mas deu certo

Então tá tudo certo! hehehe

LeandroP
Moderador
# jun/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Esquema da minha strato:

Captação HSH
1 chave seletora de 5 posições
1 tone-master com push pull, onde ativo o H do braço em qualquer posição da chave seletora
1 potenciômetro do tipo liga/desliga pra ligar o modo split, e ao girar o potenciômetro eu consigo splitar gradualmente o H da ponte. Fica bacana!
1 volume master.

Com este esquema eu utilizo os 3 potenciômetros sem descaracterizar o aspecto de strato, mesmo sendo HSH.

Esquema da chave de 5 posições:

#1 = humbucker ponte
#2 = humbucker da ponte + single do meio
#3 = single do meio
#4 = humbucker do braço + single do meio
#5 = humbucker do braço

Com a chave na posição #2 e o push-pull ativando o braço (blend), eu tenho todos os captadores da guitarra ligados juntos, em paralelo. Podendo splitar o H da ponte da forma que eu quiser. O blend só não faz sentido nas posições #3, #4 e #5 da chave.

pequenogafanhoto
Veterano
# jun/15
· votar


Acabei de checar e perceber que os captadores estão "vazando" nas posições da minha strato...
Na posição 1 (ponte) vaza um pouco (significante) do captador do meio, e um pouquinho de nada do captador do braço. Na posição 2 dá pra ouvir o cap. do braço, na posição do meio dá pra escutar o da ponte e o do braço, e assim vai.
Não sei se estava assim antes, mas só agora que eu mudei a ligação, que eu fui testar, batendo com um metal nos pólos. Isso não seria um problema, mas está alterando um pouco o som das posições, aquele estalado das posições 2 e 4 está acontecendo nas outras posições também (está menos óbvio nas outras, mas ainda tem).

Isso já aconteceu com alguém? Dei uma olhada nos fios e parece que não tem nada fazendo contato com o que não deveria...

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


pequenogafanhoto

Pode ser sujeira na chave seletora. Experimente limpar com limpa-contato ou com álcool isopropílico e veja se o problema continua.

pequenogafanhoto
Veterano
# jun/15 · Editado por: pequenogafanhoto
· votar


LeandroP
Pode ser sujeira na chave seletora. Experimente limpar com limpa-contato ou com álcool isopropílico e veja se o problema continua.
Isso seria por dentro? Não consegui abrir ela. Mas testei com outra chave que tinha aqui, pra ver se o problema era na chave, e aconteceu a mesma coisa. E foi do mesmo jeito, os captadores indevidos vazaram com o mesmo volume e nas mesmas posições da chave.
Conferi as soldas e parece estar tudo ok. Pensei também que fosse algo sem aterrar e por isso a chave não teria pra onde mandar o som dos captadores que são mutados em cada posição, mas está tudo aterrado direitinho.

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


pequenogafanhoto

Seria por dentro da chave. Mas dá pra limpar com limpa-contato numa boa. E se for o caso, pode resolver. Tem como você postar uma imagem do esquema que você utilizou ou uma foto da ligação na guitarra?

mucho7
Veterano
# fev/16
· votar


Pessoal preciso de ajuda, se alguem puder me orientar agradeço, seguinte
comprei dois captadores da malagoli hh777 blade ponte e braço, e gostaria de usar o esquema com push pull para desligar uma das bobinas, porem nao estou conseguindo fazer a instalaçao, quando utilizo o push pull o som fica baixo, perde o volume drasticamente. minha chave é de 5 posiçoes os potenciômetros sao um push pull A500k e um normal B500k, no manual dos captadores informe que o fio vermelho é o positivo o preto e o branco ficam juntos e o verde vai com a malha.

minha duvida é , como seria a instalaçao?

LeandroP
Moderador
# fev/16
· votar


mucho7

É normal esta perda de volume quando você desliga uma das bobinas. A diferença é realmente significativa. Se você fez a ligação e isso acontece não quer dizer que você ligou errado.

Experimente misturar o humbucker splitado com o single do meio (caso tenha um single no meio), na posição #2 da chave seletora. Eu curto muito o timbre, e a diferença de volume é atenuada por conta do single do meio.

LeandroP
Moderador
# fev/16
· votar


no manual dos captadores informe que o fio vermelho é o positivo o preto e o branco ficam juntos e o verde vai com a malha.

Ok. O vermelho vai direto pra chave. O preto e o branco vão pro push-pull (um em cada terminal. O verde e a malha você manda pro aterramento.

SkyHawk
Membro
# fev/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


mucho7
Pode não ter nada de errado na ligação, como o LeandroP falou a queda de volume é normal e significativa. Uma dica é falar com a própria Malagoli, sempre que tenho problema de fase ou de ligação de captadores eles me ajudam na maior boa vontade. Se achar a solução conta aqui, vivendo e aprendendo.

Por isso eu não gosto e não uso split em nada, na minha opinião humbucker é humbucker e single coil é single coil.

mucho7
Veterano
# fev/16
· votar


LeandroP

Obrigado pela resposta, entao vou fazer a instalaçao novamente e vou testar com o single.

SkyHawk

vou tentar entrar em contato com o pessoal da malagoli, se eles tiverem alguma soluçao, volto aki para falar. obrigado !!!

gvprocknroll
Membro Novato
# mar/16
· votar


E ai pessoal, por gentileza gostaria que alguém me ajudasse com o seguinte:
Comprei recentemente uma guitarra modelo Les Paul muito antiga da gloriosa marca TONANTE, sim eu sei mas foram apenas 20 reais kkkkk.
A parte eletrica dela estava sem funcionar, entao decidi refaze-la seguindo o padrão clássico Les Paul (padrão gibson) com chave seletora de 3 posições e tals.
O problema é que os captadores humbuckers dela possuem apenas 2 fios, um amarelo e um verde. Gostaria de saber qual deles é o positivo/ terra para fazer a ligação.
Obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esquema de Ligação de Captadores