Esquema de Ligação de Captadores

Autor Mensagem
Jhon da Guitarra
Veterano
# dez/13
· votar


Handerseep

oi, não sou o thegreen-eyedmonster mas acho que esse esquema aqui serve.. só vai depender do esquema de ligação do humbucker em formato de single... se for igaual ta valendo

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=lilhum_sing_lilhum_1v_2t_5



No site da seymour duncan tem uma infinidade de esquemas disponíveis:
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/

SkyHawk
Membro
# dez/13
· votar


Marcando

inExperienced
Veterano
# dez/13
· votar


Marcado

WilliamJunior
Membro
# jan/14
· votar


Essa ligação serve para a cort viva gold ii?

Caso sim

Qual seria a coloração ds condutores?

wesley_roque
Membro Novato
# jan/14
· votar


Bom dia pessoal !!
Novo por aqui mas cheio de interesse e duvida também rs...

Pesquisei bastante mas não encontrei, gostaria de um esquema para Les Paul da seguinte forma:
De: Volume Braço para > Volume Geral (2 Humbucker)
De: Volume Ponte para > Push Pull Split (Somente para erguer e abaixar)
Tones continuam iguais (os 2)...

Tem como fazer isso ??
O Knob do Split vai dar alteração no som/timbre ao mover ( horário / anti-horário) ??

Desde já agradeço pessoal !!

MarceloSCI
Membro Novato
# mar/15
· votar


Pessoal, preciso fazer a seguinte instalação de captadores em uma Strato V6 (1 vol e 2 tone):

Ponte: Seymour Duncan Hot Rails
Meio: Dimarzio HS4
Braço: Seymour Duncan Vintage Rails

Qual dos esquemas desse tópico devo utilizar?

Nefelibata
Veterano
# mar/15
· votar


MarceloSCI

Cara, na prática vc vai ter q pegar um esquema como se fosse 3 humbuckers (HHH) e vai variar também com o número de fios (3 ou 5) em cada captador. Se vc for levar ao luthier para fazer a ligação não precisa se preocupar com isso.

Vale ressaltar apenas a forma de ligação dos tones. Em strato eu gosto do tom de baixo controlando ponte e meio e o de cima apenas no braço.

andrecoelho
Veterano
# mar/15
· votar


http://www.guitarelectronics.com/category/wiring_resources_guitar_wiri ng_diagrams/

Não sei se já postaram aqui, eu incluso....

Abs!

BOANERGES
Veterano
# abr/15
· votar


PRESCISO DO ESQUEMA ORIGINAL DA TAGIMA JA1, CAPTADORES DIMARZIO, O SET, HSH 1VOLUME PUSH PULL E 1TONE PUSH PULL , CHAVE SELETORA 5POSIÇOES, ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

Penta_Blues
Moderador
# mai/15
· votar


Boa tarde!!!

BOANERGES
Primeiro, dá uma olhadinha nesta regra:
2. Respondendo tópicos
2.4. Não use LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou itálico em toda sua resposta.

Segundo, não conheço o esquema da JA1, mas faltam alguns detalhes no esquema que vc citou para ligação HSH com push/pull. Eles vão splitar cada humbucker ou um splitará e outro vai defasar, ou vali ligar ponte e braço como numa tele ou os três?
Tem muita opção para dois push/pull.

Valeu!!!

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Srs: heeeeeeelp!!!! Preciso fazer uma ligação como segue: HSS com 5 ligações: posição 1 = humbucker / posição 2 = uma bobina do humbucker (um "coil split" portanto) e o single do meio / 3 = single do meio / 4 = singles do meio e braço / 5 = single do braço. Vi muitos (muitos mesmo) esquemas que apaentemente fazem o que preciso. Mas uma dúvida é predominante: que chave seletora usar? Uma megaswitch modelo S da Schaller (vide “http://megaswitch.de/hp543131/Megaswitch.htm?ITServ=CY7d36518dX14d6 c7229a9X351e” - ligação HSS3)?; uma super 4 megapole 5 way switch selector da Stewmac; uma chave seletora "normal" de 5 posições (similar às usadas na fender strat)? Minha confusão tem origem principalmente no fato que em alguns diagramas vem escrito "auto coil split" (literalmente divisão automática de bobina) mas não explicita o tipo/modelo de chave. E, ainda há alguns esquemas reforçando que uma chave "comum" isso não funciona... Se alguém souber que chave usar, eu pediria POR FAVOR a especificação dela, onde encontrar, etc, etc, etc... Desde já, muito obrigado

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Velhinho-RJ
Uma opinião: não seria melhor fazer isso com um push-pull no tone ou no volume? Daí você usa um switch convencional qualquer de 5P de Strat e de quebra ainda ganha mais uma opção de timbre (2 bobinas do humbucker + meio).

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Valeu a dica. Mas o que eu quero realmente fazer é o seguinte: vou "embutir" uma distorção na guitarra (plaquinha de CI e 1 pot de ganho). Então, na posição 1 (humbucker) quero colocar direto com distorção não precisando colocar nenhuma chave (liga/desliga-DPDT-HH 6 terminais) para ligá-la, isto é, colocando a chave seletora na posição 1 automaticamente seleciono o humbucker E distorção. A partir da posição 2 o funcionamento seria "padrão". Fender. E sei que há como fazer isso, só não tenho certeza de que chave seletora usar para "splitar" o humbucker diretamente nela e o resto ficar nesse "padrão".

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Velhinho-RJ

É vc CCDB? kkk

Não escapa de por uma chave de 2 terminais ao menos, porque se não vc vai ter um captador distorcido, e outro não, usando HB+meio.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
É vc CCDB? kkk

O CCDB não ia ter dúvida sobre que chave usar! hehe

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Olá. Não, não sou o CCDB. Sou um novato curioso, rs...
Bem pessoal, eis aí, mais detalhadamente o que pretendo fazer. Qualque ajuda é bem vinda.

null

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ih, falhou....
Tentando novamente (é que sou novato nisso também)...

http://overpic.net/viewer.php?file=xs0g3r6f2cr5oqe3bt137.png

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ
CCDB não ia ter dúvida sobre que chave usar

Ele faria a sua kkkk

Velhinho-RJ

O "problema" persiste, está indo só uma bobina do HB pro mini fuzz

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ok, caiu a ficha... ou seja, qualquer ligação que eu fizer - com o objetivo proposto - eu sempre vou ter distorção nas posições 1 E 2. Mesmo trocando para SHS ou SSH, por exemplo, ok?

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Velhinho-RJ

Possivelmente. Não sou o cara mais indicado pra esse tipo de "serviço". Seria mais fácil, por um push pull ou chave táctil que enviasse o sinal para o fuzz ou direto para a chave (seria interessante um chave dupla, pra isolar o circuito fuzz, e uma tripla pra poupar bateria).

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Estou "+-" entendendo. Eu justamente estou tentando evitar de colocar muitos controles (chaves, pots, etc...) para não ficar inviável para tocar, ou seja, até ligar/desligar a distorção levaria um certo tempo (click aqui, push ali,...) e o músico talvez "atravesse" o ritmo, hehehe... Quanto à bateria, o jack utilizado é estéreo; sinal - terra - nada. Eu uso o terra e no "nada" ligo o + da bateria sendo esta acionada apenas quando introduzido o plug que "fecha" este contato. Bem, vou repensar esse abacaxi todo, sendo que aceito qualquer sugestão, principalmente com exemplos em foto/impressos/endereços na web, etc...pois sou um zero à esquerda em certos assuntos. Valeu, mas valeu mesmo!

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


evitar de colocar muitos controles

Dá uma olhada o que é um push-pull, vc tá fazendo confusão.

o músico talvez "atravesse" o ritmo

Aí ele tem que tocar com amp e guitarra... Quem se perde usando uma chave, se perde usando um pedal...

sendo esta acionada apenas quando introduzido o plug que "fecha" este contato

É o padrão de um circuito ativo. Mas... vc tem um circuito de fuzz... Aí vc toca 2 horas com o fuzz gastando bateria, e só usa ele 40min em funcionamento.

aceito qualquer sugestão, principalmente com exemplos em foto/impressos/endereços na web

Prometo te fazer um esquema mas só pra segunda. To saindo em breve, pra show hoje e amanhã.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ok. Bom show(s). Muito sucesso...!

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Olá Ismah. Se por acaso você der uma passada aqui no fórum ANTES de "montar" o esquema, postei uma nova "presunção" do que pretendo. Desta vez mexi em pots de tone, ou seja, 1 pot 250k para os singles e 1 pot 500k para o humbucker. Quando da 1ª postagem na qual inseri a distorção num esquema que achei pela internet, e que também achei que serviria para o meu propósito, a ligação que eu sugeria ali era meramente um chute. Na verdade um chutão. Coloquei no fio vermelho bem como poderia ter colocado em qualquer outro, pois não faço ideia de onde seria o certo. Como você e outros que estiverem acompanhando já devem ter notado, eu sou um super zero nisso. Só se aproveitam as idéias...rs... Daí para a prática vai uma infinidade... Vai um novo esquema, se é que se pode chamar de esquema, rs...
null

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


não faço ideia de onde seria o certo [ligar a distorção]

Pela lógica, no positivo do captador, o fio varia de marca para marca. Agora me apareceu outro "problema": fase. Quando vc amplifica um sinal inverte a fase dele.

Como você e outros que estiverem acompanhando já devem ter notado, eu sou um super zero nisso. Só se aproveitam as idéias...rs

Cara nem eu, sou ao menos bom nisso, mas é só seguir o caminho do sinal que vc vai perceber onde tem uma falha.

Desta vez mexi em pots de tone, ou seja, 1 pot 250k para os singles e 1 pot 500k para o humbucker.

Cara, eu só não uso pots de 1M nos singles, porque o fornecedor não tinha quando comprei. É bem pessoal essa escolha, e difícil palpitar. Só EU não usaria dois capacitores, usaria apenas um (créditos pra Seymour Duncan), só se fossem de valores diferentes.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Olá. Um engano nos capacitores: eu queria colocar .022mF nos singles e .047mF no humbucker. Bem, voltando ao assunto inicial - chave seletora - eu vejo coisas na internet como o esquema anexo e fico mais em dúvida ainda!?!? Na realidade eu me perco nas expressões "humcanceling Strat sound", ou palavras como "tapping"... Isto quer dizer o que eu pretendo, ou seja, passa a funcionar apenas uma bobina do humbucker? E me parece que "visualmente" a chave utilizada é uma chave "comum" de 5 vias... Desculpem me pela chatice... é que uma chave dessas custa aproximadamente 10% do valor de uma megaswitch S, por exemplo. Ah, tá ficando difícil fazer esta 2ª guitarra um tanto ou quanto diferente dos padrões...
Outro esquema:
[url=[img]http://img.overpic.net/thumbs/j/w/j/xjwjssqhm3vhjbll86tq4_s.jpg[/ img]]null[/url]

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ops!!!! Agora achei algo que me deu uma "esclarecida".
Diferença entre coil tap e coil split;
"Coil tapping is tapping into the inner coil of a single coil pickup to get a lower output or vintage tone (see coil tapping). It is often confused with coil splitting, which is switching off one of the coils of a humbucker, giving the pickup a single coil tone."
Pelo jeito então o que eu quero é coil split, ok?

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Boa pergunta rsrs

Passa lá no "pótico" do Bertola, e troca uma figurinha com ele.

pequenogafanhoto
Veterano
# jun/15
· votar


Olá pessoal, blza?
Estou procurando uma ligação de strato SSS, de forma que um knob seja volume da ponte, outro knob volume do meio e braço, e um tone só pra ponte. Os outros caps ficariam sem controle de tone. Não achei em lugar nenhum esse esquema, alguem poderia me ajudar?

Outra coisa ,se eu ligar um volume pra ponte e um volume pro braço, e deixar o meio sem volume, o que vai acontecer quando eu abaixar o volume nas posições 2 e 4? Vai estar abaixando os dois caps, como se fosse um "master", ou conforme eu abaixo o volume, o cap. do meio vai ficar mais alto na mix?

Grato desde já!

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


pequenogafanhoto
Não achei em lugar nenhum esse esquema

Não é de estranhar, porque esse seu esquema é bem esquisito! hehehe

Bom... vamos lá: se um volume e um tone são dedicados só para a ponte, dá pra usar um esquema comum de telecaster, ligado só ao captador da ponte, antes de chegar na chave. Tranquilo.

Agora, o outro pot seria volume do meio e braço? Aí acho que complica um pouco! Só se fosse um pot duplo, com dois pots "colados", acho eu. Ou então teria que ser um esquema meio "mandrake", tirando a ponte da chave e tal.

Outra coisa ,se eu ligar um volume pra ponte e um volume pro braço, e deixar o meio sem volume, o que vai acontecer quando eu abaixar o volume nas posições 2 e 4? Vai estar abaixando os dois caps, como se fosse um "master", ou conforme eu abaixo o volume, o cap. do meio vai ficar mais alto na mix?

Se deixar o meio sem volume ele vai ficar 100% o tempo todo... Pela minha experiência, quando os outros "entrarem", vai ficar pouco gradual. Ou seja: vai ser meio "com ponte ou sem ponte", sacou? Não vai dar pra graduar muito bem, creio eu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esquema de Ligação de Captadores