Ligação de Captadores (preciso de ajuda - ligação meio complicada)

    Autor Mensagem
    bluesband
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: bluesband


    Tenho uma YAMAHA EG 112C2 (cor preta), ela tem um Humbucker (ponte) e dois Singles - 1 Volume, 1 Tone.
    Comprei um escudo Tortoise, 11 furos, pra dois Humbuckers, só que vem três buracos para os potenciometros - 1 Volume e 2 Tones no escudo.

    Eu vou colocar Seymour Duncan JB/'59
    O JB é 4 fios e o '59 são só 2 fios.

    As perguntas são:

    1 – Vai ficar sobrando um furo pois a guitarra só veio com dois potenciômetros , eu compro um potenciômetro ? É fácil de achar o potenciômetro do mesmo tipo que veio na guitarra ?

    2 – Será possível ligar 1 Volume e 2 Tones com esses captadores ou 2 Volumes e 1 Tone (captadores --> um de 4 fios e o outro de 2 fios) ?

    3 – Eu tenho um jack de um EMG sobrando, tem como eu aproveitar ele na Strato (porque o que veio nela está com problemas) ?


    Me ajudem aí ! ! !

    SuperGeo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    como vai ficar sobrando um buraco ainda no escudo novo, você pode colocar uma chavezinha para splittar o JB, já que ele tem 4 fios.

    bluesband
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    splittar é defasar ? push-pull ?

    bluesband
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Alguém ajuda ae... quem entende de eletronica, tem experiencia com captadores...........

    bluesband
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: bluesband
    · votar


    Achei a ligação pra dois Humbuckers (2 Volumes e 1 Tone)

    http://static.zoovy.com/img/guitarelectronics/-/wdu_hh3t21_01

    Porém, ainda tem o problema dos fios (em um captador são DOIS fios e no outro são QUATRO)

    Alguém sabe se tem como usar essa ligação aí da imagem, com esse "problema" dos fios ? (pois nessa ligação, ambos captadores tem 4 fios)

    Ah, outra coisa: eu não quero usar push-pull no JB, e queria saber se tem Switch de tres posição, desses de Strato (porque de Les Paul é de 3 posições, normal). Veio de 5 posições na YAMAHA, tem como usar esse Switch pra funcionar em 3 posições ?

    bluesband
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Acho que o povo desse Fórum não gosta de mim... nunca responde meus tópicos. =/

    Bem, pra resumir:

    2 Humbuckers
    Chave Seletora de 3 posições
    2 Volumes e 1 Tone


    Vou ligar em serie, paralelo ou em fase ?

    mg32_san
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: mg32_san
    · votar


    sinceramente se fosse, comprava 2 pots push pull e copiava o esquema da js1000 do satch
    tem um monte de combinaçõespossíveis, o que te daria muito mais timbres e talz....

    http://www.guitarelectronics.com/product/WDUHH3T2101
    não é o do satriani, mas parece bem legal p/ 2 duplos e não é complicado de fazer...

    http://www.guitarelectronics.com/product/WDUHH3T1103
    esse outro com uma chavinha a mais e um monte de sons possíveis...

    have fun !!

    Henrique S.
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Henrique S.
    · votar


    bluesband

    cara eu ja vi uma strato com chave de 3 posiçoes e era igual a de 5 mas nao sei se veio assim e tal....

    o que tu pode fazer é ligar a de 5 posiçoes e na posiçao 4 splita o humbucker e combina com o single do meio....

    EDIT agora eu vi q é 2 humb

    tem varios diagramas no site da SD procura la....

    Henrique S.
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bluesband

    respondendo as perguntas

    1 - sim é facil. um pot lin(b) ou logaritmico(a) de 500K (quem decide se vai se A ou B é tu)

    2 - sim é possivel, os 4 condutores do JB servem so se for fazer ligaçoes "alternativas" como split, defasagem, serie/paralelo

    3 - sim pode, a diferença entre um jack comum (mono) e o de EMG (stereo) é que o stereo faz o chaveamento para quando vc pluga a guita, liga os captadores. (caso contrario ia ficar consumindo a bateria direto)

    bluesband
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Comprei os captadores:

    Jazz Model + JB

    Vou deixar só 1 Volume e 1 Tone mesmo (até pra simplificar o circuito)

    O buraco que sobra no escudo eu coloco um potenciometro qualquer e um Knob, só pra não ficar o furo.

    Só to esperando chegar o Switch de 3 posições e o escudo Tortoise.

    Quando tiver pronta a guitarra, eu posto fotos e audio/videos.


    Valeu aí, quem me ajdou.

    Elvenfoot
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bluesband
    Se vc tiver com problema com fiação procura na internet por wiring schemes, ou simplesmente guitar wiring, vc vai achar um acervo imenso de fotos e esquemas para fazer a ligação dos fios.

    Henrique S.
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bluesband

    usa esse buraco pra por alguma chave ou coisa assim, tipo Killswitch, Coil-split, Series-parallel, defasagem entre outras

    ogaitnas
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    um esquema um pouquinho mais complicado dá muito mais timbres... nmho vc aproveitaria
    melhor sua guita com um esquema mais trabalhadinho... eu andei fazendo uns mods
    na minha mg32 e consegui o som que eu quero tirar desde que comprei a guitarrinha
    --
    usei uma conf HSH com 1 vol 1 tone, peguei um esquema do guitarelectronics que
    faz um auto split dos 2 duplos qdo em conjunto com single
    http://www.guitarelectronics.com/product/WDUHSH5L1101
    e misturei com o esquema elétrico da js1000 que coloca mais um capacitor no volume,
    na verdade eu deixei um capacitor de 022 no tone e um de 033 no volume, ficou legal
    consegui boas variações desde bluesinho meio hendrix até sons mais pesados...
    só com duplos acho que fica meio restrito, se vc usasse algum esquema de split
    nos seus caps, vc pode variar mais o som e talz... claro .. isso é só a sugestão de um
    novato hehehe

    LeandroP
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    bluesband

    Você pode splitar uma das bobinas do humbucker, e ele fica quase como um single.

    Muita gente faz este esquema com uma chave liga/desliga. Eu também já fiz assim. Mas agora eu desligo uma das bobinas gradualmente, utilizando um potenciômetro de tonalidade. Então fica um volume comum pra tods os caps, um tone pra todos os caps também e um potenciômetro pra defasar gradualmente a bobina do humbucker.

    Veja este esquemático que eu fiz no Paint (tá meio tosco)

    Algumas explicações neste tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/151750/

    bluesband
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    valeu

    bluesband
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: bluesband
    · votar


    Olha eu de novo enxendo o saco...

    É que eu nunca tive Strato, então to apanhando...

    Seguinte... acabei comprando um Kit da Seymour Duncan ( Hot Rodded Humbucker Set - JB/Jazz Model)

    Vou levar a Guitarra no Luthier, e to pensando aqui em dois esquemas de ligações dos captadores:

    Opção 1 - 2 Humbuckers, 1 Volume (push-pull), chave seletora 3 posições
    ou
    Opção 2 - 2 Humbuckers, 1 Volume, chave seletora 5 posições (split)

    Na primeira opção, eu vou ter 6 opções de timbre ?
    Alguém sabe onde posso comprar chave seletora de 3 posições pela Internet (aqui no Brasil) e escudo Tortoise pra dois Humbuckers ?

    mg32_san
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Eu colocaria um volume e um tom, daria chance p/ mais uma mexidinha no timbre e talz...

    bluesband
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: bluesband
    · votar


    Eu uso pedal de Equalizer e dois Amps (um só pra som limpo), não acho necessidade de usar o Tone, na verdade nunca usei, e acho que fica melhor só um volume, pela simplicidade do circuito.

    Mas, minha pergunta da chave seletora não foi respondia... =/

    E qual das duas opções ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligação de Captadores (preciso de ajuda - ligação meio complicada)