【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
JulioB
Membro Novato
# 22/jan/23 00:48
· votar


Pessoal, estava procurando guitarras canhotas e me interessei pela Strinberg LPS 230.

Alguém pode me falar como é a tocabilidade e o som dela?

Estou mudando de destro pra canhoto e pra fazer o teste eu não queria investir muito, mas também não queria um som muito zuado. Recomendam ela?

Mindão
Membro Novato
# 02/fev/23 08:25
· votar


Alguém conhece guitarra de entrada da marca Boomer?? ou Boomers??

DJ Bozó
Membro Novato
# 26/fev/23 18:21
· votar


O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, o que inclui altas taxas de importação para produtos estrangeiros. Infelizmente, isso afeta diretamente o mercado de instrumentos musicais, resultando em preços exorbitantes para músicos e amantes da música no país.

As altas taxas de importação são aplicadas sobre o valor do produto e incluem impostos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto de Importação (II) e o ICMS. Esses impostos podem chegar a mais de 70% do valor do produto, o que acaba sendo repassado para o preço final.

Isso significa que, muitas vezes, instrumentos musicais que são vendidos a preços razoáveis em outros países acabam custando muito mais caro no Brasil. Além disso, muitas marcas internacionais não têm representantes oficiais no país, o que dificulta ainda mais a importação de seus produtos.

O resultado é que muitos músicos brasileiros têm dificuldade para adquirir instrumentos de qualidade, já que os preços são proibitivos para a maioria da população. Isso acaba limitando a criatividade e a expressão musical de muitos artistas, além de dificultar o acesso à educação musical, que muitas vezes exige o uso de instrumentos específicos.

Infelizmente, as altas taxas de importação são um problema complexo e difícil de resolver no Brasil. Enquanto isso, os músicos continuam a enfrentar dificuldades para adquirir instrumentos de qualidade a preços acessíveis.

Tiagolafre
Membro Novato
# 28/fev/23 14:10 · Editado por: Tiagolafre
· votar


Saudações, pessoal!

Atualização:

Meu filho de 10 anos começou a estudar guitarra e pediu uma de presente de aniversário.
Ele está naquele tamanho em que a guitarra infantil fica pequena e a adulta fica grande e pesada. A professora dele recomendou uma 3/4, mas diversas outras pessoas recomendaram uma de tamanho adulto mesmo. Testei uma strato da Tagima com ele na loja e ficou grande, mas deu pra "tocar".
Gostaria então de algumas dicas de modelos adultos, porém simples, baratos, leves, com braço mais curto e fino, que ele consiga tocar nessa fase, até ter uns 14/15 anos e trocar por uma mais duradoura.
(Isso se ele continuar tocando, lógico - e espero que continue...).
Não tenho amp ainda, devo pegar mais pra frente. Pedal, nem tão cedo...
Penso numa faixa de entrada mesmo, menos de R$ 1.000,00, porém quero uma guitarra nova.
A primeira coisa que penso é que deveria ser uma strato. Estou certo? Ou outro tipo pode ser mais confortável para ele?
E podem indicar algum modelo/marca que seja mais leve e confortável?

Agradeço antecipadamente!

Grimc
Veterano
# 28/fev/23 14:26 · Editado por: Grimc
· votar


Tiagolafre

Eu comecei a tocar bem nessa idade, numa strato normal mesmo (uma SX se me lembro bem, era bem pesadinha até). Se ele for só tocar sentado, é totalmente deboas usar uma guita normal. A strato que eu tinha usava umas madeiras pesadas e tinha um braço vintage meio grosso, mas existem varias stratinhos dessas novas marcas que costumam ter braço mais fino e feitas de madeira mais leve. Por exemplo, essa gianinni aqui

https://www.mercadolivre.com.br/guitarra-eletrica-giannini-standard-g- 100-de-choupo-black-e-white-shell-verniz-com-diapaso-de-madeira-tecnic a/p/MLB17460881?pdp_filters=category:MLB2987#searchVariation=MLB174608 81&position=5&search_layout=grid&type=product&tracking_id=3389c504-caa e-4a75-a387-6856896410bf

Parece bacana pra uma guitarra de entrada. De qualquer forma, a melhor coisa é levar o seu filho numa loja pra ele experimentar as guitarras e ver qual acha mais confortavel dentro do seu orçamento. As vezes o menino vai querer tocar um AC/DC ou coisa do tipo, então pode ser bacana ver se acha algo com um humbuckerzinho só pra ficar um pouco mais empolgante com distorção. Nada que seja extremamente obrigatório numa guitarra de iniciante, mas algo pra considerar talvez. Talvez uma guitarra estilo les paul possa ser mais bacana porque a escala é um pouquinho mais curta (coisa de 1 polegada), mas isso é comparando fender com gibson e não sei se se aplica a stratos e lespas mais baratas. A les paul por outro lado costuma ser pesada e ter um braço mais tora. Eu iria numa strato ou superstrato da vida mesmo.

kevinluis
Veterano
# 28/fev/23 16:13 · Editado por: kevinluis
· votar


Tiagolafre

Sinceramente, compre uma guitarra infantil e leve diretamente pra um luthier regular, essas guitarras geralmente vem com as cordas muito altas, por isso é bom já baixar antes mesmo dele tentar começar a tocar. Eu sei que faz mais sentido comprar uma guitarra normal que ele poderia aproveitar por muitos anos, mas guitarra, assim como o violão, são instrumentos que machucam muito os dedos no começo, por isso é importante ele ter mais conforto pra conseguir aprender mais fácil.

Compre uma guitarra usada mesmo, se não achar na sua cidade, no Mercado Livre com certeza deve ter, como são baratas, não é tão difícil vender depois para comprar uma normal, quando ele já estiver maior.

É plenamente possível aprender com uma guitarra normal, porém, pode não ser o caso do seu filho, mas as crianças hoje, por terem acesso a tudo muito rápido com a internet, não estão acostumadas a "sofrerem" pra conseguir algo, ai a dor e a demora em conseguir tocar os primeiros acordes podem ser muito desestimuladores pra elas, por isso aconselho muito a guitarra infantil bem regulada!

Tiagolafre
Membro Novato
# 01/mar/23 10:05 · Editado por: Tiagolafre
· votar


Agradeço pelas duas respostas e concordo com os dois!!! Hehehe

Sobre a guitarra 3/4, foi justamente o que a professora disse, que vai facilitar o aprendizado dele, para que ele não sinta tanta dificuldade. Mas ele vai fazer 11 anos, mede 1,50m, gostou mais da guitarra tamanho normal, e outros professores indicaram pra ele a tamanho normal mesmo... Daí minha dúvida persiste.

Estava pensando em um meio termo: comprar uma strato de entrada, regular e colocar cordas leves, tipo 008 ou 007. O que acham?

Grimc
Veterano
# 01/mar/23 10:06
· votar


kevinluis

É plenamente possível aprender com uma guitarra normal, porém, pode não ser o caso do seu filho, mas as crianças hoje, por terem acesso a tudo muito rápido com a internet, não estão acostumadas a "sofrerem" pra conseguir algo, ai a dor e a demora em conseguir tocar os primeiros acordes podem ser muito desestimuladores pra elas, por isso aconselho muito a guitarra infantil bem regulada!


Tem um fundo de verdade nisso, mas aprender instrumento vai ser um processo dificil pra caralho de qualquer jeito (a não ser que você seja um super prodígio que aprende tudo fácil, mas nunca conheci uma pessoa assim pessoalmente pelo menos). Mesmo que a pessoa não tenha umas bolhas nos dedos e desista por isso, tem uma boa chance de desistir em algum outro obstaculo. No fim das contas, só quem realmente gosta do negócio vai se dedicar. Se realmente for uma criança que quer tudo fácil, não vai longe no negócio mesmo que a guitarra seja um pouco mais macia.

Independente da escolha do instrumento, concordo 100% que regular é fundamental. E botar encordoamentos mais leves também. 0.09, talvez até 0.08 se for uma guitarra adulta, pra ficar bem macio nos bends, pode ser bom.

Tiagolafre
Membro Novato
# 03/mar/23 21:35
· votar


Estou indo comprar amanhã, e a não ser que o teste na loja demonstre outra coisa, estou propenso a escolher uma guitarra adulta mesmo. Daí é regular e usar encordoamento 0.008 por um tempo.

Estou em dúvida entre estes modelos de entrada, de preços semelhantes:
STRINBERG STS100
MEMPHIS MG30
GIANNINI G-100

Alguma dessas pode ser considerada superior às demais, para um iniciante? Alguma eu não devo comprar de jeito nenhum?

Mais uma vez muito obrigado!

Ramsay
Veterano
# 03/mar/23 22:54 · Editado por: Ramsay
· votar


Tiagolafre
Entre essas 3 guitarras de iniciante, a menos pior é a Gianinni G-100 que usa corpo de poplar que tem características sonoras similares ao Marupá que era usado nas Tagima T-635.

A Stringberg STS100 usa corpo de tília que é a mesma madeira utilizada nas Tagima TG-530 que custam na faixa de 900 reais e é melhor que as três guitarras que vc citou.

Já a Memphis MG-30 usa corpo de basswood. Mas, eu pergunto: que basswood é esse? Eu tenho uma guitarra feita de basswood que pesa quase 5 Kg e outra da mesma madeira que pesa 3 Kg.

Bons tempos aqueles em que se comprava uma Tagima T-735 por 600 Reais.

Agora, se puder, é altamente recomendável gastar um pouco mais e comprar uma SX-SST-62, cujo basswood e demais componentes são superiores aos da Memphis MG-30:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2186483759-guitarra-sx-vintage -sst62-candy-apple-red-_JM?matt_tool=36625289&matt_word=&matt_source=g oogle&matt_campaign_id=14300459467&matt_ad_group_id=124587331423&matt_ match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=539490865649&ma tt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=180241 195&matt_product_id=MLB2186483759&matt_product_partition_id=1946581325 478&matt_target_id=pla-1946581325478&gclid=EAIaIQobChMI8r3a3pPB_QIVteh cCh2t5ABFEAQYASABEgKhlPD_BwE

Ou então, pega uma Tagima TG 530:
https://www.mercadolivre.com.br/guitarra-eletrica-tagima-tw-series-tg- 530-de-tilia-metallic-red-com-diapaso-de-bordo/p/MLB17449693?matt_tool =36625289&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14300459467&m att_ad_group_id=124587331423&matt_match_type=&matt_network=g&matt_devi ce=c&matt_creative=539490865649&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_a d_type=pla&matt_merchant_id=637837317&matt_product_id=MLB17449693-prod uct&matt_product_partition_id=1818728128551&matt_target_id=pla-1818728 128551&gclid=EAIaIQobChMIjc-iwJjB_QIVCiSRCh2xyAjuEAQYASABEgKWEfD_BwE

Tiagolafre
Membro Novato
# 04/mar/23 07:41
· votar


Ramsay

Jóia. Obrigado pelas dicas!

Dullandal
Membro Novato
# 07/mar/23 22:26
· votar


a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
R$ 2500 +/-

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Aprender/tocar no meu quarto.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Não tenho nada, vou comprar um amp sheldon

d) Qual é o seu nível técnico?
Iniciante

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Curto muito power metal (rhapsody e afins), queria uma guitar com 24 trastes. Infelizmente por motivos matrimoniais vou comprar uma nova. Tava vendo uma ibanez 121dx ou a 170dx, mas manjo 0 haha. Modelos do tipo soloist ou strato. Provavelmente comprarei no ML, moro no interior e nao tem nenhuma loja de musica num raio de uns 300km hahahaha

kevinluis
Veterano
# 09/mar/23 09:20
· votar


Dullandal
Curto muito power metal (rhapsody e afins), queria uma guitar com 24 trastes. Infelizmente por motivos matrimoniais vou comprar uma nova. Tava vendo uma ibanez 121dx ou a 170dx, mas manjo 0 haha. Modelos do tipo soloist ou strato. Provavelmente comprarei no ML, moro no interior e nao tem nenhuma loja de musica num raio de uns 300km hahahaha

Então, você tem um notebook ou pc razoavel? Se sim, eu esqueceria esse amp que você quer comprar, e amplificador é o que mais faz diferença no som, então eu compraria uma inferface bem simples, provavelmente usada, e instalaria o guitar rig ou outro programa parecido no pc, pra simular o amplificador e os efeitos, como você tá começando, você não precisa de um amplificador pra ensaiar ou show agora, pode deixar isso pra depois e já comprar um bom, além disso esses programas já contam com metronomo e já da pra tocar junto com backing tracks, é bom pra estudar.

Agora quanto a guitarra, como você curte metal, provavelmente vai precisar mudar a afinação da guitarra várias vezes, por isso fuja de guitarras com ponte flutuante, não é o caso das duas que você citou. Porém, não sei como as GIO estão hoje, mas nunca toquei em uma GIO que valesse o que custa, e com 2500 você consegue boas opções usadas, até mesmo uma RG 321, mas eu olharia também pras Jackson, Cort e LTD.

Não esqueça de comprar também um bom cabo!

TonyBrux
Veterano
# 11/mar/23 20:36 · Editado por: TonyBrux
· votar


Olá galera!

Ainda é possível achar guitarras de entrada, novas, strato (super strato) , com a configuração HSH ou HH, com 24 casas? Não precisa ser Floyd necessariamente.

Não acho nem a pau...

A vantagem de ser nova é que além de ser nova, você tem 7 dias pra devolução caso tenha defeito, aí pra comprar uma guitarra usada pela internet sem ver é bem complicado.

Moro no interior do Ceará e pra achar algo só em Fortaleza, a mais de 90km.

Dullandal
Membro Novato
# 14/mar/23 20:02
· votar


Continuando meu antigo post, aqui na cidade tem um rapaz vendendo uma cort x-11 usada, em boas comdicoes, por 1900 com captadores EMG.
Vale a pena?
Tava vendo no ml uma ibanez 121dx por 2 mil, mas nova.
Alguem consegue me ajudar? Manjo 0 de guitarra haha
Como disse anteriormente, tava querendo uma com 24 trastes, pq curto power metal demais hahahha
Curto guitarra sem shield, acho mais estilo xD

kevinluis
Veterano
# 15/mar/23 11:12
· votar


Dullandal

A cort x11 é uma guitarra muito boa, eu só não consideraria tanto os captadores EMG dela, eles são os EMG-HZ, não é aqueles EMG ativos que são bem procurados pra metal, esses hz não são ruins, mas como são passivos, os seymours são melhores.

Mas cara, eu sei que se conselho fosse bom não se dava, se vendia, mas assim como falei antes, vou repetir, tanto a X11 quanto a 121dx são guitarras com ponte flutuante, vai te dar dor de cabeça bem rápido, só aconselharia elas como segunda guitarra. Vou te explicar o porque...

Imagine que você começou a aprender agora, e tá pegando as coisas bem rápido, daqui 1 ano ou 2 você monta sua primeira banda, ai uma música tá em afinação Drop D e a outra tá em afinação Eb, ai você vai pedir um tempinho pra afinar, você passa 10 minutos afinando a guitarra, demora mais porque a tensão das cordas em uma guitarra assim é dependente uma corda da outra, ai quando você finalmente afinou cada corda várias vezes até chegar nessa afinação, você olha pra ponte e ela ou tá levantadassa ou ela entrou pra dentro da cavidade e as cordas tão tudo trastejando, ai você vai ter que abrir a parte traseira com uma chave philips e ou apertar ou soltar as molas, ai afinar de novo e repetir esse processo até que esteja na afinação que você quer, e a ponte tá nivelada, cara, nisso pelo menos você gastou meia hora, é inviável. Tem inúmeras guitarras com 24 trastes e ponte fixa ou tremolo.
Se você quiser uma cort tem a X100, X1, KX100, KX300, KX500, KX1, KX3, KX5, M600, M200, só ver qual dessas cabe no seu orçamento.

Dullandal
Membro Novato
# 31/mar/23 10:35
· votar


Opa, valeu Provavelmente vou comprar uma js22 arch top, da jackson Valeu

PatoTicoQuack
Membro Novato
# 31/mar/23 10:58
· votar


Olá galera, achei um anúncio de uma guitarra que me interessa no OLX, porém não consigo ir ver ela pessoalmente, o vendedor me mandou fotos, a nota fiscal dela (foi comprada e fabricada em 2020), e o OLX ainda tem aquela compra segura onde teria possibilidade de eu devolver caso a guitarra seja falsa ou tenha algum problema, deveria arriscar? Penso em levar em um luthier quando ela chegar, pra verificar a veracidade da guitarra

Navegando
Membro Novato
# 10/abr/23 16:06 · Editado por: Navegando
· votar


Iai galera to aprendendo a tocar violão enquanto junto grana pra comprar uma guitarra e o resto dos equipamentos, e tenho algumas dúvidas To pensando em comprar uma ibanez gio grx 55b hsh, principalmente pra tocar metal, mas tbm pretendo explorar outros gêneros. Foi a hsh mais em conta q achei (menos de 2000), queria saber oq acham dela e se podem me recomendar outras hsh tbm (Ah, e sem floyd rose) Provavelmente vou comprar online, acho q realmente nao tenho como ir em uma loja e avaliar outras, queria saber se vale a pena o risco de comprar online Tbm n sei exatamente qual amp comprar (baratinho msm, de estudo) e se vale a pena um pedal tipo um zoom g1(mais pra frente)

ViniSC
Membro Novato
# 01/mai/23 14:08 · Editado por: ViniSC
· votar


a) Quanto vc tem ou pretende gastar? R$ 2000 +/- b) Qual o uso que vc dará ao equipamento? Tocar em casa usando fone. Hobby. c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set? Tirando o fone, não tenho nada ainda. Pretendo comprar um Cuvave Cube Baby e usar o fone nele. d) Qual é o seu nível técnico? Iniciante nível 0. Vou comprar a guita pra aprender a tocar. e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades? Nada de especial, mas que seja decente tanto pra tocar musicas com distorção e quanto som limpo. Gosto mais de Metallica e Linkin Park, de vez enquanto Skillet e Red Hot Chili Peppers. Bom dia/tarde/noite, eu quero comprar a minha primeira guitarra para aprender a tocar. Nas minhas pesquisas me deparei com a Tagima Stella NTM, gostei do visual rústico dela, achei muito bonita. Estou tentado a compra-la, no ML os preços estão entre R$1927 ~R$2100. Gostaria de saber dos entendedores, se estou indo na direção certa com essa compra ou se, há alguma opção(que seja guita nova) melhor nessa mesma faixa de preço (estourando o orçamento em R$2100) ???

kevinluis
Veterano
# 02/mai/23 13:38
· votar


ViniSC Pro estilo que você quer, acho que a melhor opção seja mesmo strato com Humbucker na ponte e dois singles, exatamente como a Tagima que você quer, eu já toquei em vários tagima, nunca na stella, mas sempre ouvi falar bem dela. Porém eu também daria uma olhada na Cort G250, acho a qualidade da cort no geral melhor que a Tagima.

Rafixx007
Membro Novato
# 08/mai/23 17:00 · Editado por: Rafixx007
· votar


Olá, pessoal. Fui indicado, por sugestão médica, a aprender algum instrumento musical, decidi então me aventurar na guitarra que era meu desejo quando criança. Me aventurei em tentar escolher algum instrumento em três lojas de música da minha cidade, mas fui tão mal atendido que fui embora sem comprar nada ao som de cochichos desagradáveis. A má vontade era perceptível, só queriam me empurrar qualquer coisa o mais rápido possível. Irei depois visitar alguma outra loja fora da minha cidade. Depois dessa experiência chata, quero procurar algo mais específico que se adeque a minha necessidade e ir em alguma loja para ver se o shape do instrumento é confortável ou talvez até mesmo comprar pela internet, se for o caso. a) Quanto você tem ou pretende gastar? Até R$ 2.000 reais. Contudo, pode ser menos caso haja algum CxB para meu intuito. b) Qual o uso que você dará ao equipamento? Usarei apenas para estudos e como hobby, com o intuito de melhorar meu quadro clínico. c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set? Tenho uma caixa de som BLACKSTAR HTR1R. Comprei por merreca para ajudar um amigo, mas nunca usei. Acredito que ainda esteja funcional. Tenho também um cabo de uma marca chamada SANTO ANGELO. d) Qual é o seu nível técnico? Nenhum. e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades? Bom, não entendo nada quanto ao formato do corpo, captação, encordoamento, tarraxas etc. Por isso citarei alguns gostos pessoais, se puderem me ajudar irei ficar muito feliz. Gosto de músicas com uma pegada mais leve e relaxante, talvez um estilo mais indie, new wave, mpb etc. Aprecio a “calmaria” de algumas faixas de bandas como: Men at Work, Depeche Mode, Snow Patrol, The Cure, Ze Ramalho, REM, Modern Talking, MUSE, Engenheiros, Maná, Gorillaz, Robbie Willians e outros; Considero ter mãos pequenas, sendo assim não sei o formato ideal do braço para pessoa como eu. Os modelos que tentaram me oferecer senti que tinham o braço muito “gordo” para abraçar, e achei bem desconfortável; Usarei a guitarra sentado, então acho que o peso não será um problema; Sou destro.

leonardocostaguitarrista
Membro Novato
# 09/mai/23 10:43
· votar


Oq me dizem da ibanez Gio Grg 270? Em questão de valores mesmo… tô com uma aqui mas não é meu tipo quero passar pra frente. E sobre a Condor Prestige les Paul? Apareceu pra troca,talvez faço negócio com essa Ibanez,será q tá valendo? Vi algumas comparações com a epiphone special… mas não conheço ela. Achei a condor bem bonita a construção mas ainda não toquei

DJ Bozó
Membro Novato
# 11/mai/23 15:40
· votar


Rafixx007 Os modelos que tentaram me oferecer senti que tinham o braço muito “gordo” para abraçar, e achei bem desconfortável; Nesse caso, é bom evitar as stratos e les pauls da vida, que são guitarras que costumam ter braços mais gordinhos. Guitarras "superstrato" tipo modelos estilo Ibanez da vida, tem braços mais finos. Talvez uma Ibanez GRG caiba no seu orçamento e tem um shape de braço bem mais fino.

dicq
Membro Novato
# 11/mai/23 21:38
· votar


Rafixx007 sugiro avaliar escalas com raio de 12 para cima(curvatura). Sao mais retas e para mao pequena sao melhores(meu caso). Fuja das 9,75 para baixo. As strato são as mais versáteis.

abiliao
Veterano
# 11/mai/23 23:23
· votar


É possível comprar somente o braço e o corpo de uma ibanez? Para personalizar o resto. E possível saber qual braço encaixa em qual corpo de duas Ibanez de linhas diferentes? Muito obrigado

Rafixx007
Membro Novato
# 14/mai/23 22:24
· votar


Rafixx007 Os modelos que tentaram me oferecer senti que tinham o braço muito “gordo” para abraçar, e achei bem desconfortável; Nesse caso, é bom evitar as stratos e les pauls da vida, que são guitarras que costumam ter braços mais gordinhos. Guitarras "superstrato" tipo modelos estilo Ibanez da vida, tem braços mais finos. Talvez uma Ibanez GRG caiba no seu orçamento e tem um shape de braço bem mais fino. Rafixx007 sugiro avaliar escalas com raio de 12 para cima(curvatura). Sao mais retas e para mao pequena sao melhores(meu caso). Fuja das 9,75 para baixo. As strato são as mais versáteis. Obrigado, pessoal! Irei buscar instrumentos com base nas dicas oferecidas.

lgomes
Veterano
# 23/jun/23 19:09
· votar


Pessoal, queria compra um Les Paul nova intermediária na faixa de 3k, é possível?

Se sim, quais vocês indicariam?

Grato a quem puder ajudar.

Grimc
Veterano
# 24/jun/23 11:15
· votar


lgomes

Nessa faixa tem as SX, e a tagima mirach que eu saiba

Tiagolafre
Membro Novato
# 24/jun/23 20:22
· votar


[Pessoal, queria compra um Les Paul nova intermediária na faixa de 3k, é possível?

Se sim, quais vocês indicariam?

Grato a quem puder ajudar.


Sempre ouvi falar bem (inclusive neste fórum) das Cort, então as Cort CR podem ser uma boa opção. Pesquise os modelos CR 200 e 250, que estão nesta faixa de preço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda