【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
projetoD
Membro Novato
# set/15
· votar


Galera, estou querendo comprar uma guitarra Les Paul, gostei muito das Epiphones e, por isso, fiquei em dúvida de qual comprar, pois os modelos que gostei foram uma standard ou uma custom. Porém, ao pesquisar, deparei-me com a Epiphone Ultra III, não tenho referências sobre ela, mas gostei da sua versatilidade. Quero saber se essa Ultra III vale a pena ser comprada. E entre as 3 qual vocês comprariam e porquê.

erico.ascencao
Veterano
# set/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar


projetoD

Esta Epiphone Les Paul Ultra III tem pra mim como principal diferencial o captador NanoMag, que é um captador magnético posicionado no fim da escala. Tenho um violão Epiphone EJ-200CE com este captador e gosto do som dele, dá um timbre mais natural para o violão. Entretanto, não sei como deveria soar este captador instalado numa guitarra, pois neste caso estamos falando de um instrumento com corpo sólido ao invés de um instrumento acústico. O ideal é procurar reviews no Youtube pra você sacar como este captador soa.

No mais, a decisão sobre comprar a Ultra III, a Standard ou a Custom vai depender muito sobre como você pretende utilizá-la. Ela seria legal caso você quisesse um som de violão na guitarra e/ou pretendesse tocar plugado no computador, usando o GuitarRig que vem com ela. A Standard é mais carne de vaca, tem uma revenda futura mais fácil. A Custom tem o apelo visual diferente, mas pra mim só valeria a pena mesmo a Custom Black Beauty com três humbuckers, justamente por ter este recurso do 3º captador.

Filippo14
Veterano
# set/15
· votar


Tenho a Ultra II, é bacana, gosto dela, nível bom da epiphone, mas nunca achei o NanoMag tão bom, tenho uma JPX-6 com piezo e acho o som de violão melhor. Ela é chambered e tem um corte na parte de trás da guitarra para ficar mais confortável, deixando ela bem leve, sendo diferente, mas sendo interessante para quem se incomoda com lespa pesada.

Abraço

Michel_Wylde
Veterano
# set/15
· votar


projetoD
No seu caso eu iria de Standard, por preço/qualidade/upgrades/revenda.
Abraço!

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


projetoD

Agora que você já sabe as diferenças, é simples resolver entre elas: Teste e veja a que se enquadra no seu som (madeiras e captadores) e seja feliz...

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

projetoD
Membro Novato
# set/15 · Editado por: projetoD
· votar


erico.ascencao
Agradeço seu auxílio, mais uma vez! Então, vi uns reviews no you tube, inclusive um em português com o Mello Jr, achei bastante interessante e com muitas funções, mas não usaria esse guitarRig!rs A ideia do nanomag e do duplo plug trazem uma versatilidade, mas vi que parece não ser muito útil - pena!
Filippo14 Você se arrepende em não ter comprado outra epiphone? O duplo plug tem um efeito legal, ou seja, atraente e emocionante? Agradeço sua opinião.

Michel_Wylde Vlws pelo comentário. Levarei em consideração sua dica.

BrunoRodrigues kkkkkkk simples não ficou muito, mas deu p ajudar. E quanto à testá-las fica meio que inviável, pois a Ultra III não em nenhuma loja até hoje, as outras até consigo experimentar.

Ah, qual a diferença da standard para standard plus?

Macctavish
Membro Novato
# set/15
· votar


Calime

Mano, já comprei ela nessa segunda-feira. Agora é só ter a paciência da chegada e partir pra glória! Valeu de verdade pelas dicas e tal. Cê ajudou bastante, e melhor dizendo, foi o único com essa extrema paciência. kkk

Qualquer coisa, levarei por experiente em guitarras que tem aqui na minha cidade, daí quando tiver tocando aqui em casa, te digo se aprovei ou não.
Abraço, irmão!

erico.ascencao
Veterano
# set/15
· votar


projetoD
O duplo plug tem um efeito legal, ou seja, atraente e emocionante?

Me entrometendo na pergunta que não foi pra mim... o plug estéreo não tem nada demais, é simplesmente uma forma que você tem para separar os sinais dos captadores magnéticos normais e do NanoMag. Com estes dois plugs, você pode ligar a saída dos captadores normais na sua pedaleira ou no seu amplificador de guitarra e a saída do NanoMag numa mesa de som. Se você ligar apenas a saída mono num amplificador de guitarra, o NanoMag deve soar uma bosta porque um amplificador de guitarra enfatiza muito as frequências médias, tirando o equlíbrio timbrístico necessário para que o NanoMag pelo menos lembre um violão.

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


projetoD

Se não é possível testar, a "coisa" complica um pouco. Principalmente nesse caso que você desconhece o captador comentado. Lembre-se que os vídeo são demonstrativos e que dificilmente você conseguirá "timbrar" igual - claro que não é raro conseguirmos melhores resultados.

Quanto a características técnicas é só buscar no site oficial da empresa. Quanto ao gosto pessoal sempre vai variar de um guitarrista - que realmente entende - para outro, assim, nem sempre a mais cara é a melhor para "aquela determinada" situação.

Abç ! ! !

Paulo Feresin
Veterano
# set/15 · Editado por: Paulo Feresin
· votar


Boa tarde pessoal.

Vou dar uma "reformada" nos meus equips.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que comprar primeiro.

Tenho em mente:

-Guitar Ibanez S420 ou a RG370.
-Pedaleira BOSS ME-80
-AMP novo (não decidi qual ainda, mas para Rock, estilo Ozzy, extreme, Steve vai e afins.... )

No momento tenho um um AMP meteoro de 15w transistorizado, uma pedaleira x-vAmp e minha Guitar é uma Washburn.
Minha guitar é boa, não lembro o modelo, é das antigas. Mas preciso de uma nova, essa algum luthier deu uma cagada.

A grande pergunta é: O que comprar primeiro? Estou entre a Guitarra e a Pedaleira. O AMP vai sair do orçamento acredito.

OU aceito sugestões de guitarras ou pedaleiras ou AMPs, ou sugestões em geral =).


Grande abraço!

*EDIT*

Também pensei em pegar essa pedaleira + um headphone, pelo menos por um tempo até conseguir um AMP melhor.

nightbird94
Membro Novato
# set/15
· votar


Fala, pessoal. Então, estou querendo comprar outra guitarra em breve, muito porque ando meio insatisfeito com os timbres da minha guitarra atual (Squier Bullet). Como ainda não tenho grana pra comprar um instrumento de alto nível, decidi que investiria em alguma guitarra na faixa de R$800-R$1500.

Tenho pesquisado SGs e LPs, das que me agradaram mais, estão as TLPs da Tagima e a SG da Golden. Qual vocês me recomendariam? Tô procurando um som mais grave, minha Squier soa MUITO estridente às vezes e tem pouco sustain.

eternansiedade
Membro Novato
# set/15
· votar


Galera, estou em dúvida entre duas guitarras bem parecidas.
Nunca toquei em nenhuma das duas especificamente e não vou ter a oportunidade. Então os componentes que vão ser a principal escolha.

Squier J Mascis Jazzmaster ou Fender Blacktop Jaguar (talvez a Jazzmaster)

Gosto de P90 e gosto de singles, não serão significativos na escolha porque ambos me satisfariam. Quanto a madeira e etc, são muito diferentes?

Ambas giram entre 2400/2500.

eternansiedade
Membro Novato
# set/15
· votar


Paulo Feresin

Se a base do teu som é distorção, a pedaleira vem por último. Primeiro sempre a guitarra e o amp. Se a guitarra não está rolando de ser usada, ela é a primeira. Se ela está tocável, eu trocaria o amp antes de tudo. Amp e guitarra são 90% do som.

Paulo Feresin
Veterano
# set/15
· votar


eternansiedade

Obrigado.

Mais alguem pessoal?

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


Paulo Feresin

Para poder te ajudar precisaríamos de tempo e texto seria longo, pois são muitas variáveis que envolvem o seu questionamento sobre o que comprar primeiro.

Contudo, quem está mais habilitado para responder é você, que sabe e conhece as condições de cada equipamento, o que eles tem oferecido e aonde você quer chegar com as novas aquisições.

Abç & Boa Sorte nas Escolhas ! ! !

#BrunoRodrigues

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


nightbird94

Entre as citadas: Golden.

Se puder testar e investir um pouco mais, confere as Vintage.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

erico.ascencao
Veterano
# set/15
· votar


Paulo Feresin
A grande pergunta é: O que comprar primeiro? Estou entre a Guitarra e a Pedaleira. O AMP vai sair do orçamento acredito.

Note as estimativas de investimento que você está pensando em fazer:
- Guitarra: R$2000
- Pedaleira: R$1000
- Amplificador: talvez R$0

O amplificador é o mais importante para o timbre final. Se você preza por ter um amplificador, invista o máximo que você puder num amplificador. Se conseguir pegar um valvulado como um Blackstar HT5 e ficar com a Washburn, seria muito legal. Eu, particularmente, acho que estes amplificadores transistorizados de 20 W pra baixo são estritamente pra estudar, ou seja, não é um amplificador pra você gastar tempo tentando tirar timbres espetaculares e sim pra você plugar e simplesmente tocar guitarra.

Se você chegar à conclusão de que precisa de diferentes distorções, efeitos e afins, o melhor seria pegar uma pedaleira e um bom par de fones de ouvido pra ir tocando em casa enquanto não pinta a grana para um bom amplificador.

nightbird94
Membro Novato
# set/15
· votar


nightbird94

Entre as citadas: Golden.

Se puder testar e investir um pouco mais, confere as Vintage.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues



Então, Bruno, vi umas pessoas comentando sobre a qualidade da Vintage. Mesmo tendo boas ferragens e um preço até acessível, pessoal fala (até aqui no fórum mesmo) que é uma marca enganosa? E outro amigo meu disse que a strato da Vintage é horrível, então fiquei com um pé atrás em relação a ela. Já chegasse a usar algum instrumento da marca?

Felipe Abreu
Membro
# set/15
· votar


Boa noite, poderiam me dizer sobre a qualidade desta guitarra: http://epiphonewiki.com/index.php/Limited_Edition_Cream_Finish

Apareceu por quase o mesmo preço da v100 e bateu a dúvida.

erico.ascencao
Veterano
# set/15
· votar


nightbird94
Então, Bruno, vi umas pessoas comentando sobre a qualidade da Vintage. Mesmo tendo boas ferragens e um preço até acessível, pessoal fala (até aqui no fórum mesmo) que é uma marca enganosa? E outro amigo meu disse que a strato da Vintage é horrível, então fiquei com um pé atrás em relação a ela. Já chegasse a usar algum instrumento da marca?

Me entrometendo na pergunta... já tive uma Vintage V100 (Les Paul) e V52 (Telecaster) e gostava muito de ambas pois elas tinham ótima construção, captadores que soavam muito bem e ferragens confiáveis. Estas Golden mais recentes vêm com captadores Wilkinson, da mesma marca dos captadores da Vintage, porém tome cuidado pois existem "Wilkinsons e Wilkinsons" - eu, por exemplo, recentemente peguei uma Giannini GCRA-202 EL FM com captadores Wilkinson e fiquei decepcionado com eles.

Felipe Abreu

Aparentemente é só uma Epiphone Les Paul Standard com uma pintura diferente em edição limitada.

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


nightbird94

Aí depende de quem é esse "pessoal que fala que a marca é enganosa". Opiniões jogadas ao vento não levo em consideração. Se você citar nomes e entre eles estiver quem entende mesmo, respeito a opinião, mas assim, não tem relevância nenhuma.

Sem contar que gosto pessoal influencia muito - além do conhecimento. Já tive clientes que não conseguiam tirar um som decente com uma Suhr - e a "culpa" era da guitarra...

Abç e Boa Sorte ! ! !

#BrunoRodrigues

nightbird94
Membro Novato
# set/15
· votar


Aí depende de quem é esse "pessoal que fala que a marca é enganosa". Opiniões jogadas ao vento não levo em consideração. Se você citar nomes e entre eles estiver quem entende mesmo, respeito a opinião, mas assim, não tem relevância nenhuma.

Sem contar que gosto pessoal influencia muito - além do conhecimento. Já tive clientes que não conseguiam tirar um som decente com uma Suhr - e a "culpa" era da guitarra...

Abç e Boa Sorte ! ! !

#BrunoRodrigues


Rapaz, li por aqui mesmo, não posso lembrar quem foi, mas não foi só falar que a marca é enganosa, falaram do tipo de madeira do corpo, captação. Enfim, não era pra polemizar e tal, peço desculpas.

No caso do meu amigo, foi a primeira guitarra dele, então creio que teve uma longa experiência com ela, talvez só não tivesse curtido o som mesmo.

Valeu pelas indicações! Quando eu comprar, postarei algo aqui

lucasvaladao
Membro Novato
# set/15
· votar


pessoal me ajudem. Apareceu uma oportunidade (ja que queria comprar uma strato), uma fender california corona, o cara vai pegar 2 violoes meu usados e eu vo dar a volta, porem preciso saber como identificar se ela e autentica ou nao, tem algumas coisas que estao gerando duvidas, no caso ele me mandou fotos e depois vou ve-la pessoalmente, porem segundo ele ela foi trazida dos EUA porem nao veio com case( por ser uma guitarra cara assim acho que todas deveriam vir com case), e a cor dela e muito diferente das que ja vi, ela e clara tipo um branco meio gelo envelhecido com os caps e knobs com capas pretas e eu nunca tinha visto. e ai como posso identificar se e verdadeira?

erico.ascencao
Veterano
# set/15
· votar


lucasvaladao

Achei neste blog algumas informações sobre o modelo que você deve estar de olho, a Fender California:

A série "California", produzida apenas em 1997 e 1998 pode ser identificada pelo mesmo princípio da American Traditional: decalque "California Series" onde deveria estar o "Original Contour Body". O número de série obrigatoriamente contém o prefixo "AMXN" (American/Mexican/1990s) na parte posterior do headstock. Basicamente eram guitarras feitas nos EUA mas pintadas no México. O corpo tinha duas ou três peças de alder e o resto era quase no padrão de uma American Standard (criado em 1986, a Fender não utilizou - geralmente - o termo "American Standard" entre 2001 e 2007, apenas o "American"). Boas guitarras. A série California é a única desse post cuja má reputação é desmerecida e nem deveria estar na lista :)

Isto posto, sugiro que você pergunte o número de série da guitarra e pesquise no site da Fender informações sobre este número de série pra ver se pelo menos ele é coerente. Aproveite e pergunte pro vendedor o ano de fabricação da guitarra ou desde quando ele a tem.

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


lucasvaladao

Número de Série e Certificado de Autenticidade.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

lucasvaladao
Membro Novato
# set/15
· votar


BrunoRodrigues
erico.ascencao

se tivesse como mandar as fotos dela mas infelizmente não estou conseguindo, li a respeito deste blog mas acredito que ela não seja dos anos citados, ela aparenta ser mais nova, foi comprada nos EUA mas veio em um isopor sem case (achei muito estranho isso), ja pedi ao dono o numero de serie, ai no caso e so entrar no site da fender e digitar o codigo do serial dela? e a respeito do certificado ele ficou de me passar tbm mas nao deu certeza.

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


lucasvaladao

Mantenha-nos informados - curiosidade 100%

Abç ! ! !

erico.ascencao
Veterano
# set/15
· votar


lucasvaladao
O site da Fender não tem nenhum sistema de busca por número de série, ele simplesmente conta com uma página explicando os diferentes padrões de numeração utilizados ao longo de sua história. Com isso, você pode pelo menos identificar se a guitarra que estão te ofertando é de fato uma Fender California. Se o cara te passar o número de série certinho, você pode tentar entrar em contato pelo "fale conosco" do site da Fender.

Sobre o fato de a guitarra vir sem case, pra mim não é de todo estranho. As atuais Fender American Special vêm sem case, por exemplo, e são boas guitarras.

JULIO 73
Membro Novato
# set/15
· votar


Olá pessoal gostaria de saber a respeito da guitarra tagima t735 Brasil, pois estou querendo comprar e o amplificador RANDALL Kirt Hammett kh 15, o que vocês acham?

gorgolus
Membro Novato
# set/15
· votar


Bom dia pessoal.

Já usei a busca e não encontrei nada específico para esse modelo de guitarra.

Tem um amigo meu querendo pegar minha LTD Viper 10 e mais R$ 1500,00 e me passar essa Ibanez Roadstar II - RS530 PW.

Pelo que pesquisei por aí, a guitarra é Japonesa e feita no ano de 1985. O acabamento dela é impecável e ela está muito bem conservada, ou seja, sem ferrugem nas partes metálicas e com a pintura em muito bom estado. Possui apenas uns " amassadinhos", mas penso que isso seja normal já que a guitarra tem 30 anos e já passou por 3 proprietários. Os captadores são originais de época pelo que pude constatar também.

O que me deixa bolado de pegar ela é a ponte Pro Rock´r. Nos fóruns gringos que pesquisei, o pessoal fica meio dividido. Uns falam mal pakas e outros acham boa de certa forma.

E aí, alguém conhece esse modelo de guitarra em específico?

Acham que é um bom negócio?

Conto com a ajuda de vocês.

Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda