captador single alnico vs ceramicos

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# mar/15
· votar


rcorts

Cara, alnico, cerâmico, neodimio se refere ao material que o imã foi construído. Então nada melhor que olhar para o imã para ver isso, não é? rs

Diferenciar o alnico do cerâmico é simples olhando. O tipo do alnico já não é tão simples. Tem outras diferenças: o alnico é mais caro, tende a perder mais o magnetismo com os anos etc. Mas tem que tomar muito cuidado para falar que o alnico é melhor que o cerâmico na hora de tocar guitarra, não é por aí. O imã é o "motor" do captador, fornece a energia magnética para ele funcionar e o cerâmico pode ter maior energia.

Em homenagem ao grande De Ros, vou colocar um vídeo dele para mostrar:



Neste vídeo ele mostra um captador sendo enrolado, o cuidado com o número de espiras, a tensão do fio, a disposição do fio, o base plate, parafina, a polaridade (norte-sul)... Note que ele fala que faz a imantação igual do Alnico 2 e do Alnico 5, assim como poderia ser igual do cerâmico também (ou mais fraco, ou mais forte). A conversa de captadores vai longe...

rcorts
Veterano
# mar/15 · Editado por: rcorts
· votar


MMI

Com certeza. Conheço gente que acha que montar captador é tudo a mesma coisa, só escolher os materiais e escolher o número de voltas. Se fosse assim não existiria tantos tipos de captadores com tantas configurações e respostas diferentes.

Fico me perguntando, esse lance do captador desmagnetizar deve levar muito tempo certo? Digo isto baseado em guitarras de mais de 20 anos cujos caps ainda funcionam. O que vc sabe sobre isto? Valeu!

MMI
Veterano
# mar/15
· votar


rcorts

Conheço gente que acha que montar captador é tudo a mesma coisa, só escolher os materiais e escolher o número de voltas. Se fosse assim não existiria tantos tipos de captadores com tantas configurações e respostas diferentes.

Vai muito além disso. O próprio Seymour Duncan diz que o mais difícil numa linha de captadores é faze-los iguais.

Fico me perguntando, esse lance do captador desmagnetizar deve levar muito tempo certo?

As guitarras que hoje tem 40 anos ou mais tem uma desmagnetização significativa quando medida. Mas funcionam, pelo menos geralmente. Isso é coisa de Alnico.

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


MMI

Valeu. Muito obrigado pelas dicas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a captador single alnico vs ceramicos