captador single alnico vs ceramicos

Autor Mensagem
faski
Veterano
# abr/09


olá galera eu estava testando 2 guitarras uma Squier california made in china, e uma Fender American stratocaster e notei uma diferença. O som da Squier tinha mais ganho e dava + microfonia com distorção e tinha pouco agudo e mais grave se comparado com a Fender o som dela lembrava uma ibanez com single.
Mas a Fender soava mais aguda e estalada sem nenhuma microfonia, com pouco ganho. e com menos graves tambem.
Essa diferença é por causa do captador de alnico da Fender e o Ceramico da Squier, ou seja o ceramico é mais forte?

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


o ceramico é mais forte, sim.

Insomniac_
Veterano
# abr/09
· votar


Sim

faski
Veterano
# abr/09
· votar


mas o som da fender com alnico é assim mesmo?

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


faski
hehehehe...comigo é o contrário...a Squier tem alnico e a Fender tem cerâmico!!! Mas é isso mesmo que acontece.

faski
Veterano
# abr/09
· votar


up

Fábio Santiago
Veterano
# abr/09
· votar


faski
Os captadores de Alnico tem uma saida mais baixa se comparado com os ceramicos mas eles tem o timbre com mais qualidade pode reparar que a maioria dos captadores são feitos de alnico apenas os modelos tipo Distortion da Seymour ou Dimarzio sao ceramicos p/ conseguir uma saida mais alta, no caso da fender os de alnico tem o timbre mais original de strato com aquele som limpo e brilhante caracteristico da propria marca tipo Stevie Ray Vaughan, ou Jimi Hendrix.

Will Bejar
Veterano
# mai/09
· votar


Re-levantando a discussão, hoje eu peguei a minha Fender Stratocaster American Traditional (sim, estou desempregado...) e resolvi tocar um pouco...todas as caracaterísticas que o faski citou.

Mas eu sei lá...as já vi muita gente reclamar dos cerâmicos...eu tocando hoje, achei legal o som deles. Eu tô querendo trocar o cap da ponte por um Cool Rails da Kent Armstrong, para dar um som diferente, mas hoje quase desisti da idéia pq o som da minha Fender com os caps originais ainda são bem legais!!!

Com a minha Squier vc ouve aquele som bem vintage enquanto na minha Fender tem um pouco mais de "força".

Alguém mais aqui curte os cerâmicos SINGLE???

Thyagw
Veterano
# mai/09
· votar


Alguém mais aqui curte os cerâmicos SINGLE???
Eu curto muito
Quando eu quero um bom crunch eles são perfeitos!

stratotele
Veterano
# mai/09
· votar


Will Bejar

Se vc está desempregado, não vai dar pra trocar os caps agora, certo? (rsrsrsrs)

Um abraço!

Will Bejar
Veterano
# mai/09
· votar


stratotele
É que quando eu digo trocar os captadores, significa trocá-los mesmo...eu já tinha comprado quando tava trabalhando!!! hehehehehe...mas ainda não sei se faço isso...um Cool Rails splittado terá som de single:::??? Se sim, posso experimentar, se não gostar troco de volta!!!

Rodrix Guitar
Veterano
# mai/13
· votar


Olá pessoal desculpa ressuscitar esse tópico, mas eu estou querendo trocar meus captadores, tenho uma Strinberg Strato HSS, das bem simples. To pensando em colocar tudo alnico, andei pesquisando algumas coisas, curto muito o som de Strato tipo Fender, mas tbm gosto de sons bem pesados para Heve, por isso o duplo na ponte, mas minha dúvida é a seguinte, já li em revistas e algum as pessoas falam que os Alnico são mais agudos e os cerâmicos mais graves e gordo, mas aqui no fórum já vi gente dizer o contrário que os alnicos são amais graves e os cerâmicos mais agudos, então qual é verdade ? preciso de uma fonte segura, pois quero captadores agudos, gosto de sons agudos e cristalinos e bem definidos, e acho minha guitarra tbm muito abafada, quanto a ganho sei que os cerâmicos tem mais, mas prefiro um som mais claro.

OBS:[i][/i] Será que Malagoli é uma boa opção ??? será que um investimento de 300 reais em uma Strinberg vale a pena ???

tchedovollosky
Veterano
# mai/13 · Editado por: tchedovollosky
· votar


Rodrix Guitar
tenho uma Strinberg Strato HSS, das bem simples. To pensando em colocar tudo alnico

cara o humbucker tem que ser de alnico tambem porque se vc colocar alnico com cerâmico juntos, o cerâmico desmagnetiza o alnico (li isso no próprio site da malagoli) E humbuckers de alnico são mais caros.

já li em revistas e algum as pessoas falam que os Alnico são mais agudos e os cerâmicos mais graves e gordo, mas aqui no fórum já vi gente dizer o contrário que os alnicos são amais graves e os cerâmicos mais agudos, então qual é verdade ?

cara pra falar a verdade eu não posso lhe dar essa resposta, por que nunca comparei pau a pau pra ver...

Será que Malagoli é uma boa opção ???
nunca vi ninguem falar mau dessa marca na internet, nunca comprei nada com eles mas se eu fosse compra algum captador com certeza seria com eles.

será que um investimento de 300 reais em uma Strinberg vale a pena ???
depende... olha também tô nesse dilema de gastar dinheiro em guitarra de baixo custo, tenho uma Memphis MG 230 e estou pensando em trocar os trastes dela, só que não sei se vale o investimento mas, como é minha unica guitarra e uso ela apenas pra "estudo" acho que tá valendo. Mas cada caso é um caso.

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


Rodrix Guitar
preciso de uma fonte segura, pois quero captadores agudos, gosto de sons agudos e cristalinos e bem definidos
Recomendo os TexMex da Fender (aí vc guarda os cerâmicos) ou os Texas Traditional da Malagoli (já usei um na ponte de uma stratinho que tinha e ele mandou muito bem!!!).

acho minha guitarra tbm muito abafada
Strinberg Strato HSS
Aí que tá o negócio... a guitarra é feita com madeira de menor qualidade, o que provavelmente está distanciando o som dela pra de uma strato de melhor qualidade. Não são só os captadores, depende do conjunto da obra. Mas acho que esse aí que recomendei vão fazer melhorar o timbre.



tchedovollosky
tenho uma Memphis MG 230 e estou pensando em trocar os trastes dela, só que não sei se vale o investimento
Assim, os trastes, em algum momento terão de ser trocados... vale a pena??? Vale!!! Mas eu esperaria até o dia que não tiver mais jeito... rs...

como é minha unica guitarra e uso ela apenas pra "estudo" acho que tá valendo. Mas cada caso é um caso.
Pois é... acho que vale a pena segurar mais um pouco. Uma troca de trastes deve sair caro, na faixa dos R$200.00...

maspn
Veterano
# mai/13
· votar


Alnico é melhor onde?

A questão do alnico soar mais naturalmente não tira a qualidade de bons cerâmicos que dão um timbre mais moderno, high gain, por exemplo, uma gibson custom com bons 496r e 500t, até mesmo um som mais moderno com um distortion e 59 (mesclando os 2 mundos).

Essa questão de que alnico é melhor, é falta de argumentos.
Nem todo mundo busca um som limpo, cristalino que os alnicos fornecem, pode ter alguém que quer mais sujo e/ou mais moderno (diferenciado).

A respeito, os cerâmicos puxam p/ agudo e grave, e os alnico se não me engano p/ grave e médio.

ponte do seth lover
http://cdn.seymourduncan.com/sounds/0d96fa15f81d63dc25e975169dc14c6636 92c380.mp3

ponte do distortion
http://cdn.seymourduncan.com/sounds/5898739ed600d119afeb6e248afc0f8aa6 349fef.mp3

dá pra tirar a dúvida do alnico x ceramico.

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


já li em revistas e algum as pessoas falam que os Alnico são mais agudos e os cerâmicos mais graves e gordo, mas aqui no fórum já vi gente dizer o contrário que os alnicos são amais graves e os cerâmicos mais agudos, então qual é verdade ?

Galera, não é bem por aí. Isso é meio que falar que a diferença entre uma strato e uma Les Paul é o corpo de ash contra o corpo de mogno. Pô, tem muito mais além disso!

Se vocês forem ver, tem diferenças em fios 42, 43, 44, 45, 46 e disso vem o fator Q, número de voltas, tensão, força magnética (Alnico 2, 5, cerâmicos), esmalte, a capacitância, extensão dinâmica etc. Tem a questão da construção, ficando na strato para não alongar, entra a questão do base plate, por exemplo. Tem o lance dos polos "staggered" ou não... Conversando com um fabricante de captadores que se vê que a coisa é bem mais complexa. Até a forma de enrolar altera o som dele.

Entendo, o tipo de magneto usado e a "força" do captador são o que mais comumente se usa como parâmetro de comparação, nisso está certo. A questão é que um dado captador, com um dado material magnético e um dado fio, com um pouco de overwound ele vai ficar um pouco mais forte, ganhando graves, alterando sua sonoridade. O mesmo ocorre com o underwound. Ou seja, na construção a "equalização" do captador dá para buscar graves, agudos, médios e até força. Então leve em conta que o material magnético usado muda muito mais a força do captador, claro que mais forte tende a aumentar o lado grave, mas isso é feito muito na construção que só pelo magneto.

Abs

maspn
Veterano
# mai/13
· votar


MMI

mas não é regra,
o distortion puxa p/ agudo...

Pickup Guitarra Eléctrica Seymour Duncan TB-6 Duncan Distortion Zebra. ... Balanço - Treble: 9; Middle: 8; Bass: 5

tchedovollosky
Veterano
# mai/13
· votar


Will Bejar
creio que esse dia já chegou hehehhehehehe

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


maspn

É regra sim, aí que tá. Os graves precisam de mais energia, então captadores mais fortes tem mais facilidade de dar graves. Mas como eu expliquei, o material do captador quase que só importa na força, porque a equalização vai ser controlada muito pela construção e outros detalhes. Boa parte dos SD puxam para o agudo mesmo, mas nem é tanto culpa do Alnico ou cerâmico.

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


tchedovollosky
Então é fazer mesmo... hauhauhauhau... a minha Fender tem 13 anos comigo (primeiro dono!) e tem umas marquinhas. Na última revisão que fiz, o luthier disse que aguentava mais uma retificada.

Será que a sua não é o caso de retificar também???

kapusho
Veterano
# mar/15
· votar


desenterrando o tópico pra não criar outro:

dúvida meia boba: todo captador alnico tem os polos desnivelados?

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


kapusho

Não necessariamente. Alguns cerâmicos tem parafusos no lugar das barras, pra isso ser passível de ajuste à gosto do freguês.

kapusho
Veterano
# mar/15
· votar


melhorando a pergunta: todo captador single com polos desnivelados é alnico? se não tiver marcas visíveis, como diferenciar alnico de cerâmico?

a pergunta se justifica: a um tempo atrás, peguei uma strato condor num brique, e os singles são desnivelados. o timbre é muito bom, pouco ganho mas definido e estalado. não tem qualquer anotação ou marcação nos captadores, o do braço deu 6,5k na medida. pelo timbre e visual parece alnico. mas será que essas guitas baratinhas viriam com alnico, ou será que a guita já tinha sofrido upgrade? o dono anterior era um gurizão iniciante, q se desfez pq ela não era boa pra tocar metal (kkk) e não sabia dize nada da origem, só que ela foi revisa do por luthier

kiki
Moderador
# mar/15
· votar


kapusho
mas será que essas guitas baratinhas viriam com alnico, ou será que a guita já tinha sofrido upgrade?
alnico nao necessariamente é melhor que ceramico.

kiki
Moderador
# mar/15
· votar


kapusho
achei uma dica boa pra diferenciar:

http://2.bp.blogspot.com/-VkFaune_4AY/ULYM9u4F7zI/AAAAAAAAA3A/OHgPYsxP kmU/s640/ddddddddddddddd.jpg
Na imagem ao lado à esquerda temos o captador de alnico com suas "pontas" como se tivessem sido mal cortadas. Na direita o cerâmico, com as pontas "certinhas" e arredondadas. Essa é a princiapal dica e a maneira mais fácil de se verificar se o captador é alnico ou cerâmico .

http://reidalespaul.blogspot.com.br/2010/06/semana-passada-um-clinte-n osso-esteve.html

kapusho
Veterano
# mar/15
· votar


kiki

tinha visto essa mesma dica na web, e os meus parecem com os polos malacabados, até com princípio de ferrugem, provavelmente estou com uns alnico mesmo

MMI
Veterano
# mar/15
· votar


kapusho

todo captador single com polos desnivelados é alnico? se não tiver marcas visíveis, como diferenciar alnico de cerâmico?

Captadores single "staggered" (que você chamou de desnivelados) tem as barras de metal para compensar a altura e volume das cordas. Podem ser cerâmicos ou alnico, não é isso que diferencia, já que essas barras não são os imãs geralmente.

É fácil diferenciar um captador alnico de cerâmico, mas você vai ter que tirar o captador. Ao tirar a capa , geralmente tem uma fita cobrindo a bobina. Ao se afastar um pouco essa fita, na base você vai encontrar a barra do imã ( mais ou menos assim, como ilustram esse humbucker). O imã cerâmico é preto, escuro, enquanto o alnico é mais metálico (veja a foto).

Will Bejar
Veterano
# mar/15
· votar


Boas dicas, hein!!!

kapusho
Veterano
# mar/15
· votar


MMI

baaaaaaaaaaaaaita dica, realmente os imãs dos meus são escuros, portanto cerâmicos

vlw

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


MMI

Boa dica. Sempre achei que esse lance dos polos não bastava mesmo para diferenciar entre alnico ou cerâmico, mas o lance do imã foi realmente válido.

Quanto à velha discussão entre caps cerâmicos e alnico tenho apenas dois comentários:

1. Os caps da minha Strato Mexicana creio que eram cerâmicos, e até que eram legais, mas apenas isso. O do braço era um pouco mais agradável que os demais.

2. No momento, o captador da ponte da minha strato HSS é um Dimarzio Tone Zone (alnico) e o do braço é um The Chopper (cerâmico), e eu não podia estar mais feliz e satisfeito (nessa guitarra) do que com essa combinação. Ambos soam extremamente eficientes e agradáveis dentro de suas propostas individuais.

Enfim, é apenas uma opinião pessoal, mas não sinto nem um pouco de falta do The Chopper ser em alnico, assim como o Tone Zone, mesmo não sendo cerâmico, oferece muito ganho. Minha conclusão, também pessoal: o know-how e o controle de qualidade contam muito mais do que a simples diferença cerâmico x alnico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a captador single alnico vs ceramicos