Tutorial:Como Modificar Um Captador Single Coil Cerâmico Para Alnico

Autor Mensagem
Sir.Paulo
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo


Devido a minha G.A.S,tinha aqui em casa uns 12 captadores singles cerâmicos retirados de guitarras baratas que eu customizei com captadores melhores. Pois bem, prá não jogá-los fora, resolvi dar um upgrade neles prá alnico e deixá-los pelo menos com uma certa dignidade (usáveis, portanto...).
Por questão de economia, os single cerâmicos, em vez de pinos individuais de imã alnico (liga magnetizada de alumíno/níquel/cobalto + ferro), apresentam pinos metálicos que conduzem o magnetismo de um grande imã retangular do tipo cerâmico/ferrite colocado na base do captador:
http://2.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S-IybwE21UI/AAAAAAAAAD4/7UuqQnQy zv0/s1600/ceralnico_01B.jpg
Essa configuração gera um campo magnético totalmente diferente do gerado pelos pinos de alnico, por isso a diferença (prá pior) de sonoridade dos captadores cerâmicos. O resto da estrutura é basicamente a mesma de um single alnico genérico: fios/enrolamento, carretel da bobina, ligações, etc. Então, a idéia aí e tirar o imã cerâmico e os pinos metálicos e colocar pinos de alnico.


1) - Primeiro, retire o imã cerâmico: via de regra ele é colado à base. Eu uso um formão e martelo de borracha, mas uma boa faca e martelo de carne já servem. Coloque o formão/faca entre a junção imã/captador e dê umas marteladas prá forçar o descolamento. Geralmente ele "pula" fora, mas eventualmente pode quebrar e tem que continuar martelando. Sempre com cuidado prá não atingir a área de onde saem os fios de cobre da bobina:
http://2.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S-IzO5Dyf1I/AAAAAAAAAEA/Q42X9EUL RiI/s1600/ceralnico_02.jpg
2) – Retire os pinos metálicos. Eles estão presos por pressão ou com uma leve colagem. Martele prá cima e prá baixo prá soltar um pouco e puxe-os (sempre girando, é mais fácil) com um alicate. O captador deve ficar assim:
http://1.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S-IzeYE7BTI/AAAAAAAAAEI/Boa26qjw 0bI/s1600/ceralnico_04.jpg
3) – Coloque os pinos de Alnico. Podem ser adquiridos em lojas especializadas no exterior ou na Malagoli: http://www.captadores.com.br - Custam R$ 3,50 cada e disponíveis na altura de 14 ou 18 milímetros (use os de 18mm se quiser "estagiar" – deixar diferentes alturas prá cada corda respectiva). Os de 14 milímetros são ideais prá ficarem "flat" na superfície. Deixam o captador com aspecto mais "equilibrado" mas têm menor massa, portanto, menor magnetismo. Dica: use os de 14mm para um padrão mais "vintage" e os de 18mm prá deixar com aspecto dos captadores Fender da década de 70.
Dependendo do diâmetro dos furos dos carretéis de bobina plástica, se os pinos ficarem um pouco frouxos, passe um cotonete molhado com cola tipo Super Bonder nos furos antes de colocar o pino de alnico. Se necessário (e não estiver fazendo estagiamento/escalonamento), coloque também uma fita adesiva na base.
Obs: pinos de alnico devem ter suas polaridades checadas no topo e na base (positivo/negativo ou sul/norte). Com uma simples bússola escolar pode-se checar as polaridades. Todos os pinos devem ser colocados com a mesma polaridade num mesmo sentido. O captador do meio entretanto, pode ter os pinos de alnico colocados de forma invertida (se o polo "sul" dos outros está prá baixo, o do meio terá os polos "sul" prá cima ou vice-e-versa). Esse procedimento foi iniciado na Fender acredito que somente no início dos anos 70. Nessa situação, ocorre cancelamento de fase nas posições "3" e "4", diminuindo muito o ruído natural dos single coils. Ele chegam da malagoli em blocos enrolados com uma fita adesiva com os mesmos pólos no mesmo sentido (mas sempre é bom checar... ) Os pinos que serão usados no captador do meio devem ser virados de "cabeça prá baixo" e instalados nesse sentido... (obrigado pelo lembrete Jaques...)

Captador (re)montado com alnico e colocado na guitarra (o do braço com pinos de 18mm e o do meio com pinos de 14mm) :
http://1.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S-Iz8oAaIRI/AAAAAAAAAEQ/CJKoABp- i0Q/s1600/ceralnico_06.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S-Iz88XIteI/AAAAAAAAAEY/RmzS5reH WH8/s1600/ceralnico_08.jpg

PS1: Em 90% ou mais desses single cerâmicos, existe uma camada de plástico que fica entre o imã e o fio (originalmente o fio é enrolado em contato direto com os pinos), diminuindo um pouco a potência real do imã (mas não acredito que caia a ponto de virar um "alnico IV"). Na maioria das vezes o efeito é benéfico, deixando o single mais "macio" - principalmente aqueles entre 6 e 7K.

PS2: Dependendo do processo de fabricação, alguns cerâmicos (ex: guitarras SX vintage - eles passam cola por tudo, até na capa) não permitem esse "truque".
Além disso, não é incomum rompermos o fio de cobre durante o processo (todo cuidado é pouco - caso a secção do fio ocorra nos terminais, dá prá arrumar, mas daí já é assunto prá outro post). Aproveite as dicas do multímetro aí de baixo prá checar se o cap continua vivo até o final... :)

Com humbuckers é mais fácil ainda.

Fonte:Blog do Paulo May

Obs:Eu não sou Paulo May blz

Will Bejar
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
Taí...solução barata e muito boa pra quem gosta de experiências!!!
Parabéns!!!

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Um captador cerâmico é ruim?

Necessariamente um alnico é superior?

Eu não sabia!

Will Bejar
Veterano
# mai/10
· votar


Essa configuração gera um campo magnético totalmente diferente do gerado pelos pinos de alnico, por isso a diferença (prá pior) de sonoridade dos captadores cerâmicos.
Concordo com o De Ros...aqui poderia não ter o "(prá pior)"...

Vc colou tudo do blog do cara???

Abç

GOREFESTA
Veterano
# mai/10
· votar


Legal o tutorial, mas acho que serve mais para quem procura um som mais especifico de single. Sera que tem tutorial de como transformar single em stack? hahahaha

De Ros

Um captador cerâmico é ruim?

Necessariamente um alnico é superior?


Com caps singles, onde vc é obrigado a ser vintage sempre, o alnico é sempre superior... ja até joguei fora meu humbucker em forma de single, afinal ele é ceramico e ainda é um humbucker! Todo errado!

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


GOREFESTA

Com caps singles, onde vc é obrigado a ser vintage sempre,


Vivendo e aprendendo!

_Dio
Veterano
# mai/10 · Editado por: _Dio
· votar


deixa pra lá...

Zero Zen
Veterano
# mai/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


Sir.Paulo

Parabéns pelo tópico ! Para quem gosta de "por a mão na massa" é bem interessante. Só não sei até que ponto os riscos e o resultado final serão benéficos, pois a possibilidade de "matar" um cap é bem grande. Além disso, a mudança dos imãs, implica em mudança de enrolamento (espessura do fio, número de voltas). Cada tipo de imã exige um enrolamento específico.

Não sairia mais em conta comprar um pick up de alnico direto da Malagoli ? Já que os imãs são deles...

De qualquer forma, como curiosidade e aprendizado... Tá valendo.

De Ros

Um captador cerâmico é ruim?
Necessariamente um alnico é superior?
Eu não sabia!


Nós não sabiamos ! Nem o Seymour Duncan, nem o Larry DiMarzio ! Esses americanos são mesmo uns "enroladores" ! hehehehe

GOREFESTA

Com caps singles, onde vc é obrigado a ser vintage sempre, o alnico é sempre superior... ja até joguei fora meu humbucker em forma de single, afinal ele é ceramico e ainda é um humbucker! Todo errado!

Puxa vida meu caro !

Você sabe muito. E eu que pensava em usar minha strato com single para fazer um som moderno. Acho que vou ter de seguir teu exemplo e jogá-la fora ou buscar um som mais "vintage". Valew !

T+.

Jandira
Veterano
# mai/10
· votar


Eu rio demais com os comentários do pessoal... ahuuhahua.

Ainda bem que meus captadores são Single e com imãs de Alnico.

Por isso que eu sou "Vintage e tô na moda"...

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


Com caps singles, onde vc é obrigado a ser vintage sempre

É, a policia ta de olho!!! Is the LAW!!!!!! <o>

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


haushuahsuahsuhausha

muito legal l tutorial, bem divertido mesmo pra aprender um pouco mais sobre os caps.

todos

mas aí peço um esclarecimento pros guitarristas aqui:
qual é a diferença entre os alnico e o ceramico, do ponto de vista sonoro????
eu não sei.
=p

GOREFESTA
Veterano
# mai/10 · Editado por: GOREFESTA
· votar


De qualquer forma, como curiosidade e aprendizado... Tá valendo.

Não nego que eu fiquei curioso em fazer isso, ja que eu estou com dois singles "parados" na minha guitarra, queria sentir como ficaria o som. Pena que nem um tiro de 38 tira a carcaça do captador (sim, minha guitarra é uma sst 62)

Esses americanos são mesmo uns "enroladores" ! hehehehe

P-rails??? Enrolação do seculo! Como podem fazer isso com um pobre p-90?

E eu que pensava em usar minha strato com single para fazer um som moderno

Strato? singles? moderno????? Não cara, som moderno é ibanez, jackson. Fender é para ligar num amp vintage, com pedais vintages (pedaleiras e racks? Nunca!) e, de preferencia, com cordas vintage. Se der use uma roupa vintage para tocar tbm...

Konrad
Veterano
# mai/10 · Editado por: Konrad
· votar


Sir.Paulo

Esse texto é de um outro Fórum. Foi você que o redigiu lá?

kiki
qual é a diferença entre os alnico e o ceramico, do ponto de vista sonoro????
eu não sei.


Cara, eu tenho dois texas cerâmicos e um Custom Alnico na mesma guitarra ( antes tinha 3 Texas cerâmicos na mesma guitarra)

A diferença que eu notei foi em agudos, o cerâmico rasga mesmo. o Alnico é mais brilhante, mas menos rasgado., mais macio. Mas também há de se considerar a construção dos caps... etc, etc.....

Não fui claro, eu sei. ;)

ogner
É, a policia ta de olho!!! Is the LAW!!!!!! <o>

Inquisição Espanhola do FCC! Como já classificou o Bahia!

Zero Zen
Veterano
# mai/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


Afinal de contas ! O que é ser vintage ? E se o cara ligar sua strato num amp moderno, com pedais modernos, fazendo música contemporânea, pop rock, instrumental ? Ele é vintage ou não ?

Como esse daqui:

http://www.youtube.com/watch?v=bLTkQoo8r_Y

http://www.youtube.com/watch?v=7_EwlMa5B6I

http://www.youtube.com/watch?v=VdTZFAMxDdc

http://www.youtube.com/watch?v=3l2oz_htG1M

Sei não...

O Thomas Blug, excetuada sua guitarra, não tem nada de vintage ! Sua música também não é vintage ! Logo Strato com singles em alnico não limitam o guitarrista à produção de musica "pure vintage" 40 years old !

IMHO.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Konrad
ah, mas ja deu uma luz...

fui verificar, os meus são "vintage", são de alnico...
eu tinha visto que tinha bolinhas em baixo, e não uma barirnha.
=p

bicinh
Veterano
# mai/10
· votar


Strato? singles? moderno????? Não cara, som moderno é ibanez, jackson. Fender é para ligar num amp vintage, com pedais vintages (pedaleiras e racks? Nunca!) e, de preferencia, com cordas vintage. Se der use uma roupa vintage para tocar tbm...


FAIL !

bicinh
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
ah sim, obrigado pelo post = )
vou ver se faço isso essa semana..

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


kiki
fui verificar, os meus são "vintage", são de alnico...

Ihhhh, vc ta por fora!! Vintage tem que ser de Alnico e saida de 5k até 5.4k....se não for assim, vc não é vintage, logo, não esta na moda.

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10 · Editado por: Kyuss_Age
· votar


De Ros
Um captador cerâmico é ruim?

Necessariamente um alnico é superior?

Eu não sabia!


Eu é que não faço uma merda dessas em captador nenhum e coloco depois nas minhas guitarras.

Melhor não.

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10
· votar


Strato? singles? moderno????? Não cara, som moderno é ibanez, jackson.

Huahuahuahuahuahuahuahua... só leio isso aqui nesse fórum.

Zero Zen
Veterano
# mai/10
· votar


ogner

Ihhhh, vc ta por fora!! Vintage tem que ser de Alnico e saida de 5k até 5.4k....se não for assim, vc não é vintage, logo, não esta na moda.

Putz ! Tenho uma Squier MIK com caps que tem 3.7K de resistência...

Então sou mais vintage que vocês ! Sou ultra vintage ! hehehehe

T+

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Zero Zen
3.7K de resistência...

Que isso. Eu tinha uns caps velhos aqui com 4.4 e achava baixíssimo.... hehe

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


ogner
eu sei lá a saida dele... mas ele chama "vintage", então é "vintage" ok?

http://www.chiaraguitarshop.com.br/product_image.aspx?file=0003123.jpg &width=150&height=150

=]

sou muito descolado...

Curly
Veterano
# mai/10
· votar


Alnico não é necessariamente melhor nem pior que cerâmico, depende da aplicação e do captador...

Mas o tutorial do carinha é interessante sim, muitos conseguem essas peças de alnico a um preço muito em conta e os resultados podem ser bons. Ja li sobre casos em que os caps foram inclusive rebobinados.

São experiências válidas com captadores baratos que estão jogados num canto sem utilidade. quando nada, pode-se aprender bastante

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


Zero Zen
Putz ! Tenho uma Squier MIK com caps que tem 3.7K de resistência...

Eitaaa, vinatege total!!! Pesquisarei...

kiki
\o/

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Kyuss_Age
acho que é bom esclarecer, pra voce e pra outros desavisados que possam passar pro aqui, que metade do que foi dito aqui nesse tópico é ironico, então cuidado ao interpretar as coisas...

(por que vem gente de fora, que acha no google e tal, então...)

Blackus
Veterano
# mai/10
· votar


Zero Zen
Na verdade você é sub vintage. Ou é inversamente proporcional?

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10
· votar


kiki

acho que é bom esclarecer, pra voce e pra outros desavisados que possam passar pro aqui, que metade do que foi dito aqui nesse tópico é ironico, então cuidado ao interpretar as coisas...

(por que vem gente de fora, que acha no google e tal, então...)


É bom esclarecer pra você e para os demais que mesmo posts irônicos confundem a cabeça da molecada que vasculha o google.

Então...

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Zero Zen

Espero que tu esteja anotando tudo, não quero ver tu falando esse tipo de bobagem novamente, viu!!!

Huahuahuahuahuahuahuahua!!!!

Alguém avisa o Vai e todos os donos de "Jems" por aí que os captadores singles são obrigados a ser vintage sempre. Esse tutorial pode ajuda-los a entrar na obrigatoriedade e tirar aqueles singles ridiculamente cerâmicos dessas guitarra.

Putz... Nas minhas C. Peruzzo eu também tenho humbuckers em formato single e cerâmicos! Cerâmicos!!!!

Por favor não contem a ninguém!

E o pior de tudo - eu escolhi eles comparando com vários outros, inclusive de alnico e inclusive de marcas consagradas. Eu devo ser o maior mané de todo o fórum!!

Por favor, não contem para ninguém, estou envergonhado de ser tão "sem dignidade".

Peço para que não riam dessa minha triste escolha.

Obrigado.



-------------------------------------------------------------------


Desculpem se exagerei na brincadeira, não quero magoar ninguém, mas acho no minimo engraçado alguém falar sobre escolhas tão pessoais como se houvesse um caminho certo e um errado na escolha do timbre individual de cada um...

Homem Cueca
Veterano
# mai/10
· votar


Caralho, vou jogar todos os meus captadores fora e colocar tudo de alnico, acho que meu timbre deve melhorar, né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial:Como Modificar Um Captador Single Coil Cerâmico Para Alnico