Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


gabiscap
Sem dúvida que sim.
Abç

Excelion
Veterano
# set/09 · Editado por: Excelion
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Olá!

Então, eu estou para encomendar uma Strato Lone Star só que antes, gostaria de saber (como não manjo nada de luthieria) qual pot comprar pra mandar um Luthier fazer um esquema split-coil push/pull no Pearly Gates da ponte. E também gostaria de saber se ao mandar um Luthier fazer esse esquema não corro o risco de "mexer no time que está ganhando" ou seja, o Luthier zuar uma guitarra em perfeitas condições.

Aproveitando, eu vou mandar pra um Luthier quando eu voltar pro Brasil, então gostaria de saber se conhecem algum Luthier de confiança para fazer esse mod aqui em Santos -SP.

Grato desde já!

BaseGuitar
Veterano
# set/09 · Editado por: BaseGuitar
· votar


Fala, Bertola, tudo bem ?

Arrumei uma Walker Strato, aparentemente é das antigas, não é das atuais que saem escritas "Hering" no headstock, aparentemente ela é toda original (tanto que 4 tarrachas já quebraram perto dos parafusos na parte de trás, fora os trastes que estão todos gastos... mas, por incrível que pareça, dou umas "dive bombs" e a maldita não desafina nem a pau !), queria saber se vale a pena fazer um upgrade completo nela (trocar trastes e tarrachas - trastes Dunlop e tarrachas Grover / Wilkinson - e trocar os caps originais Holly Grail por um trio Malagoli).

Abraço e desde já obrigado !

Chronnos
Veterano
# set/09
· votar


Bertola e Seiji, tirem um dúvida minha por favor!

Recentemente achei vendendo um amp antigo da Tagima, com 4 valvulas no power e 3 no pré, é o Tube 50R, por 1050 reais, mas estou com um pé atrás...

Será que o head dele é bom o bastante a ponto de valer a pena trocar o falante por um Celestion? Trocando as válvulas dele por algumas de maior saturação conseguirei fazer uma distorção mais forte, ou o pré dele não permite msm isso? Abraços!

fmz
Veterano
# set/09 · Editado por: fmz
· votar


Mauricio Luiz Bertola

SEJI

to querendo comprar esse roller nut http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-105457765-roller-nut-fender-lsr -original-americano-melhor-preco--_JM
e mandar por.. ou eu mesmo por .. na minha SX SST 62 ... porque sou fã de alavancadas . mas curto apenas modelo strato o que voce acha..e o que aconselha pra mim?

Fábio Seiji
Luthier
# set/09
· votar


Excelion
Melhor vc avaliar o time antes pra ver se precisa realmente dessa alteração.
Precisa verificar se o captador possui os 4 condutores que permita o split (sendo SD é provável que tenha).
O pot push-pull ou chave mini-toogle vc pode encontrar no próprio lugar onde vc faz o serviço ou comprar no exterior (uma vez que vc está aí) um bom da CTS (do mesmo valor em KOhms daquele que vc quer substituir).

Chronnos
Não conheço esses amplificadores Tagima... pra falar a verdade eu nem sabia que existiam!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Excelion
Concordo com o Fábio Seiji.
BaseGuitar
Vale à pena sim.
Chronnos
Cara, esses amps são bem legais, quanto ao pré, é preciso perceber quais as válvulas, e as de power também. Se forem 6L6, um técnico (como o grande Augusto Pedrone) pode modificá-lo para EL34, que saturam mais cêdo. Trocar o falante por outro de melhor qualidade e sensibilidade é sempre bom.
Quanto à distorção, isso é irrelevante; basta usar um bom pedal com essas características.
fmz
O "roller-nut" tem que ser instalado por um luthier habilitado.
Além dele, uma série de procedimentos devem ser adotados para uma maior estabilidade de afinação com o uso de alavanca.
Abçs

allkline
Veterano
# set/09
· votar


Oi pessoal sou novo aqui no forum.
Queria saber onde compro fio de cobre esmaltado pra fazer captadores no rj ou sp ou em algum lugar que envie.
Abraços

Junae
Veterano
# set/09 · Editado por: Junae
· votar


Olá,
estou terminando de fazer uma guitarra prs singlecut com um luthier aqui da minha cidade. Então gostaria de tirar umas dúvidas com o bertola e outros luthiers que porventura puderem ajudar.
O corpo da guitarra ficou com verniz brilhante e o braço verniz fosco. Na junção do corpo com o braço essa diferença não ficou legal. Seria pq, nas prs modern eagle que são assim, o braço é colado depois que o tudo é envernizado?
Que saída eu teria agora?
Outra coisa, o luthier teve que colocar um calço embaixo do braço para dar a altura ideal com a ponte. Ele disse que é normal. Mas desconfio que ele fez alguma medida de forma errada e depois colocou o calço pra corrigir.
Alguém pode dar uma luz?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


Bertola

Olá, tudo bom? Minha guitar ta com emg ativo e vou trocar por captaçao passiva. Q adaptaçoes vou precisar fazer? Os potenciometros sao diferentes? E o jack estereo tenho q mudar tb?

um abç

KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


Bertola

Aproveitando o ensejo, desculpe minha ignorância, mas na prática o que seria captação ativa e passiva ? Seymour Duncan Distorcion seria o quê ?

Valeu

Abçs

Slash_1989
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, to estudando fora agora e só to podendo tocar guitarra 1 vez a cada 15 dias... qual seria a melhor forma de "conservar" a guitarra durante tanto tempo guardada dentro do case?!
afrouxar as cordas? tirar as cordas? ou o melhor eh só mante-la guardada dentro do case?!
p.s.: eh uma guita com floyd!

Chronnos
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi... ele tem três válvulas 12AX7 no pré e quatro válvulas EL84 no power, ai dá pra trocar as do power por EL34 sem problemas ne? Eu pretendia usar ele com aquele pré Tubestation 5150, será que eu conseguiria um bom overdrive e um timbre um pouco mais saturado do amp, e pra hi-gain msm as válvulas do power ajudariam a dar a qualidade final ao Tubestation? Ou vc acha que vale mais a pena usar juntar mais e comprar um Meteoro Scorpion? Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


allkline
Não sei. Talvez em lojas de eletrônica ou de enrolamento de transformadores.
Acho que fazer captadores, com a oferta de bons capts nacionais hoje em dia, é anti-econômico.
Junae
A guitarra foi "acabada" com 2 tipos de verniz distinto, portanto, essa consequencia é normal. Colocação de calço é algo muito comum, não causa nenhum problema.
Motoboy From Hell-SDMF
Sim, toda a parte elétrica deverá ser trocada (exceto as chaves); e o "jack" pode ser estereo mesmo, mas ligado em mono.
KAEL METAL
Captação ativa é quando o capt é de baixa impedância e poucas espiras na bobina, devendo ser alimentado (por uma bateria 9 volts). Passivo é quando o sinal elétrico é formado por um imã e uma bobina. O SD Distortion é passivo.
Slash_1989
Mantenha-a guardada dentro do case, e NÃO AFROUXE AS CORDAS.
Chronnos
Cara, vc tem um bom amp nas mãos. Apenas veja a possibilidade com um técnico habilitado em valvulados de trocar as válvulas para EL34 e pronto, use com o pré que vc quiser.
Abçs

allkline
Veterano
# set/09
· votar


vlw bertola,
o problema é ahcar as lojas de enrolamento....=/
mas fazer o cap é pela experiencia mesmo =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


allkline
Ok.
Abç

KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Captação ativa é quando o capt é de baixa impedância e poucas espiras na bobina, devendo ser alimentado (por uma bateria 9 volts). Passivo é quando o sinal elétrico é formado por um imã e uma bobina. O SD Distortion é passivo.

Em questão de melhor tem algum modo (ativo e passivo) que seja ?

Valeu

Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


KAEL METAL
Não, não existe melhor.
Porém, eu acho que os passivos dão umasonoridade mais "natural", interagem mais com o madeiramento do instrumento.
Abç

allkline
Veterano
# set/09
· votar


bertola, voce sabe indicar algum usuario que tenha feito cap?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


allkline
Não sei não.
Abç

KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu, obrigado

Abraços

mmayorca
Veterano
# set/09 · Editado por: mmayorca
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola,

conheçe essa Gianinni?será que vale a pena?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-106070831-giannini-sg-anos-70-c om-bigsby-e-case-original-_JM

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


mmayorca
R$ 1100 tá meio demais. Façauma oferta. Quanto a serboa ou não...Bem, esse éo problema com as Gianninis...Nunca se sabe...
Abç

KAEL METAL
Veterano
# set/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sou eu de novo, esqueci de perguntar

A minha guita tá com ação das cordas assim:

medindo na casa 12 a 6ª corda (mizão) tá com 3mm de altura e a 1ª corda (mizinha) tá com 1,8mm de altura, eu gosto de ação baixa, menos que isso começa trastejar na mizona nas casas 1 a 5 e na corda sol nas casas 7 a 12, levei a um luthier que deu umas reguladas inclusive no tensor mas o máximo que conseguiu baixar foi para essas medidas.

A ponte é floyd rose e tá travada

Tem como baixar mais ainda e não ter o trastejamento que sai na caixa ? Sei que é meio difícil de falar sem ver a guita mas

Abçs

Excelion
Veterano
# set/09
· votar


Fábio Seiji

Valeu cara, eu já avaliei mesmo e constatei que não consigo ficar sem a opcão de splitar e eu já ouvi um SD Pearly Gates splitado e o som e agradou muito mesmo! 4 fios ele tem também eu já verifiquei, agora vou comprar o pot, mas aí como eu não posso confiar no povo aqui, tem algum pot que você recomendaria? Pra eu não chegar lá pedindo pot de 250k com split e o cara me vender um lixo.

Valeu mesmo cara!

Freud Paranoid
Veterano
# set/09
· votar


Seiji,
Vou me informar.
Valeu!

fabiovelame
Veterano
# set/09
· votar


Estou querendo comprar uma guitarra depois de muito tempo, e estou em duvida.
Entrei no forum ha pouco tempo pra saber opiniões do pessoal, e depois de muito ler e pesquisar, fiquei um pouco desaniamdo pq estava pensando em adquirir uma Tagima T735 Special ou a Epiphone SG Special....mas logo essas 2 pelo q já pesquisei não vale a pena, custo x beneficio
Se eu for gastar mais do q eu achava q iria, então queria saber se esse vale a pena:
Guitarra Epiphone G400 SG BK, o valor dela ta variando de 1300 a 1700 reais...
Ah eu me considero apenas um guitarrista com "g"minusculo msm, e ultimamente só tenho tocado em min. de louvor da igreja q congrego.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


KAEL METAL
Cara, não posso te responder peremptóriamente, mas talvez um polimento dos trastes ajude a baixar um pouco mais as cordas. Mas saiba que há um limite para isso, e esse limite depende da guitarra.
Excelion
Procure pots da Alpha e da Gotoh.
fabiovelame
Porque vc não dá uma olhada nas SX SST57/62 ou nas SX SSG Std? São guitarras com excelente custo-benefício.
Abç

KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu

faski
Veterano
# set/09
· votar


Olá bertola, pode me dizer porfavor as caracteristicas de timbre do ash e do alder? quando a fender começou a utilizar o alder?
Obrigado

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III