Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
ericklorenc
Veterano
# nov/07
· votar


a questão é: tá dando problema? as cordas estão trastejando por causa disso? ou a ação (altura) das cordas esta ruim? pelas fotos parece que não.

Ela não está trastejando, ela só faz isso quando vai dar algum bend na casa 15 por aí, mas é pouca coisa, então é normal??

Valew

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


ericklorenc
sim

veja neste exemplo:
http://www.luth.org/plans/pl24.jpg

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar


Marcelo R.
Essas guitarras OLP possuem uma excelente relação custo/benefício.
Experimente o instrumento e vc vai poder tirar suas próprias conclusões.

ericklorenc
As cordas parecem meio altas...
Qual a ponte da sua guitarra?

ericklorenc
Veterano
# nov/07
· votar


As cordas parecem meio altas...
Qual a ponte da sua guitarra?


Sou leigo nessas coisas, mas acho que é ponte fixa, tune-o-matic.
as cordas estão meio altas mesmo eu queria baixar, acho que vo ter que mandar regular , mas o braço então é normal ele desalinhado com o corpo...?

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar


ericklorenc
Se for tune-o-matic é normal que o braço seja inclinado, pois essa ponte é alta; à não ser que tenham feito um rebaixo no corpo para ela.
Como as cordas estão altas provavelmente é isso mesmo.
Vc precisa regular e verificar o nivelamento dos trastes pra resolver esses probleminhas.

faeljv
Veterano
# nov/07
· votar


Bertola

Estou planejando fazer uma guitarra modelo les paul doublecut, com corpo em mogno, com tampo de freijó. Essa combinação de madeiras é boa? O corpo poderia ser feito todo em mogno, mas achei uma peça de freijó muito bonita. O lance do tampo seria somente estético. A questão é: de que forma o tampo de freijó influiria no som do corpo de mogno? A captação que vou usar é um sh-4 jb na ponte, um ssl-5 rwrp no meio, e um sh-2 jazz no braço, todos seymour duncan. Vale a pena essa combinação de madeiras e captação? Como seria o timbre dessa guitarra? Seria melhor por o tampo de freijó ou deixar ela toda em mogno? Obrigado!

faeljv
Veterano
# nov/07
· votar


Mais uma pergunta, amigos,

Como essa guitarra que pretendo fazer vai ter uma floyd rose, é necessário usar tarraxas com trava? Se não for necessário, pelo menos vai ser útil? Ou o próprio lock nut já é suficiente e inutiliza as travas das tarraxas? Pergunto pq encontrei um set de tarraxas gotoh 510 com travas muito barato, e queria saber se vale a pena comprá-lo, ou se daria no mesmo comprar um set convencional, sem travas. Obrigado!

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


faeljv
O locker nut e as travas das tarrachas são coisas diferentes, mas em nenhuma guitarra as tarrachas com travas são extritamente necessárias.
Elas são boas e diminuem a possibilidade de desafinar pelo fato da corda não ficar com folga das inúmeras voltas dadas no "poste", funcionando como molas (nesse ponto o locker nut resolve o problema); e pela praticidade em instalar as cordas. .
No caso da Magnum lock, basta passar as cordas pelo furo, esticar, virar o botão até puxar a corda, apertar a trava e afinar.

gualtersouza
Veterano
# nov/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


Bertola e Seiji

Salve srs. Resolvi aprender contrabaixo e estou vendo alguns instrumentos para adquirir um para aprendizagem e diversão de final de semana. Entre eles, achei um Shelter JB75, com uma pintura e escudo de dar susto em velhinha, mas que tem sido altamente elogiado no forum em termos de sonoridade.
Gostaria de saber se vocês já tiveram um desses em mãos para ajustes e se lembram de algum problema crítico desse modelo...
Achei também um Condor Topaz 5 cordas, ativo, imitação do Tobias, mas feito em basswood. Vocês poderiam comentar algo a respeito desse instrumento?
Abç

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


gualtersouza
salve!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar


faeljv
Essa combinação (freijó + mogno) lhe proporcionará um pouco mais de médios, mas a diferença será sutil. É impossível prever o timbre de um instrumento, tem que fazer pra ver (ouvir), mas creio que ficará bom. Se vc pretende colocar ponte tipo "Floyd-Rose", não há a necessidade de tarrachas com trava se se coloca o "lock-nut", aliás eu recomendo que vc não confeccione "back-box", assim a guitarra ficará muitíssimo mais estável e com maior sustentação.
gualtersouza
Em uma loja do RJ estive com um SJB75 nas mãos e não gostei do acabamento nem da espessura do corpo fora de padrão (40 ao invés de 45mm), alguns modelos mais antigos eram bem melhores. Já o modelo SX (ferragens douradas e corpo em Ash) é melhor. O dito Condor eu não conheço, mas o modelo Jazz Bass é bom.
Abç

PipaAvuada
Veterano
# nov/07
· votar


Senhores...
A minha dúvida é a seguinte:
Tenho uma Strato Standard Mexicana, estou querendo usa-la mais na minha banda, que tem um som bem pesado, que toco com uma Les Paul Epi e uma Tele com captadores SCN da Fender.
Estava querendo um captador na ponte mais forte, e sem hum, pensei num hot rail ou Fast Track, mas dessa maneira iria descaracterizar demais aquele som de strato que tiro com o cap da ponte.
Agora sim a pergunta: (finalmente)
Eu terei algum problema de usar um SCN Fender somente na ponte, mantendo os outros dois caps origninais? Terei alguma diferença grande de volume?
A Telecaster dá conta do recado com os SCN que tenho nela, sera que os modelos para strato são muito diferentes?

Agradecido.

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


PipaAvuada
Não entendi direito...
Vc quer mais volume apenas no captador da ponte?
Se for assim a diferença de volume vai ser proposital, não?

PipaAvuada
Veterano
# dez/07
· votar


Seiji...
Eu quero usar mais distorção no captador da ponte, na verdade o ideal seria um Hambucker na ponte, mas não estava querendo matar totalmente o estalado da strato, na tele eu tenho esses SCN que dão o som distorcido que eu quero mantendo o som limpo caracteristico, so qeu na tele coloquei o conjuto completo, na strato estou pensando em por somente um SCN na ponte.
Na verdade não procuro mais volume, procuro mais distorção com menos barulho de single-coil.

Abraço!

Luke Strat
Veterano
# dez/07
· votar


Olá!! Bertola ou Seiji, tenho uma dúvida, se puderem me ajude.
É o seguinte, possuo uma Fender Stratocaster 60th Standard, mas ela tem uma característica que está se tornando um incomodo, ela tem um braço muito largo, mede 44mm no nut, bem largo e eu tenho maos bem pequenas, gostaria de saber se existe a possibilidade de diminuir a largura, como é o procedimento, se é caro, a grossura do braço eu acho confortável, é mais a largura que me incomoda mesmo, se caso for fazer essa mudança, vai alterar o timbre?, imaginava deixar o braço com 41 ou 42mm, meu amigo tem uma fender de 74 que mede 41 mm, o melhor braço que ja encontrei...

abraços

Rods Conti
Veterano
# dez/07
· votar


Bertola e Seiji
Boa Noite!!
minha duvida eh o seguinte..minha guita está com os trastes gasto e preciso trocar, mas nessa area de lutheria so meio leigo e queria saber se tem algum tipo de material q eh melhor (quero algo q dure um bom tempo), e mais alguns outros detalhes..
queria saber tbm qual eh a media de preço desse serviço?

obrigado!!!

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


Luke Strat
eu acho que esse tipo de serviço deve ser bastante complicado, com risco de comprometer o braço.
imagino ser mais viavel trocar o braço, se for possivel.

Rods Conti
bom, não é ético discutir preços, o melhor é fazer orçamentos direto com os luthieres.

Jubstelda
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Seiji

E ae cara tudo bem??

Já vi alguns trabalhos seus (aqui do forum) e gostei...

To afim de fazer uma guitarra contigo....

Sou de Goiânia, qual seu e-mail pra conversamos melhor??

O meu é douglasrock100(A)msn.com

Aguardo contato ok??

Abçs!

Chronos newGuitar
Veterano
# dez/07
· votar


Olá estou para comprar minha 1ª guitarra.
eu gosto dos modelos strato e dos parecidos.
eu tava dando uma olhada e encontrei essas:

Guitarra R500 Estilo PRS Stagg (R$ 615,85)

# Corpo: Solid alder wood
# Braço: Hard Maple
# Escala: Rosewood
# Ponte: Clássica Style Tremolo
# Captadores - 2x humbucker
# Controles - 1vol / 1tone
# Ferragem - Die-cast cromada

Guitarra Eagle STS002 Strato Captador Duplo (R$ 296,81)

Escala: Jacarandá
Nº de trastes: 22
Braço: Maple
Corpo: Cedro
Captadores: 1 humbucker e 2 single coil
Chave: 5 posições
Controle: 1 volume e 2 tone
Tarraxas: Semi-blindadas
Ferragem: Cromada


Guitarra Ibanez GRX140 Strato Ponte Tremolo (R$573,40)

# Corpo - Alder
# Madeira Braço - Maple
# Escala - Rosewood
# Ponte - FAT10
# Captadores: S-S-H
# Marcação - Ponto pérola
# Ferragem - Cromada

Guitarra Ashland Cruiser By Crafter CJ 450HR FLAME Ou CIRCLE (R$ 467,00)

Corpo: Solid hardwood
Braço: Maple
Escala: Rosewood, 15 1/2 polegadas
Captadores: H+H
Controles: Chave seletora de 3 posições

Para um amplificador pensava em um:

Caixa Amplificada p/Guitarra G-25R 25W RMS Groovin (R$ 220,35)

# Reverb
# Distorção
# Saída para fone de ouvido
# Potência 25W RMS
# Voltagem em 110V

# Dimensões
# Altura 33cm
# Largura 30cm
# Profundidade 14,5cm

Também iria pegar uma X V amp para ver como são os efeitos e talz.

Esse set seria interessante para um iniciante?

Seria interessante se vocês pudessem, fazer uma modificação em algum desses Set's

Obrigado

Chronos newGuitar
Veterano
# dez/07
· votar


otra pergunta,

qual a diferença entre amplificador e Caixa amplificadora?

Jubstelda
Veterano
# dez/07 · Editado por: Jubstelda
· votar


Fábio Seiji

Cara, tenho uma dúvida...

Recentemente comprei uma Cort Viva Series pro meu Studio, pra gravar(precisava de uma Guitarracom tremolo).
A guitarrinha até boa, porém a captação pra mim ficou muito a desejar.

Sobre o som dela, aliás desse tipo de padrão de instrumento, eu senti uma falta de graves e médios mais definidos.Achei o som muito opaco e estridente.Não sei qual madeira é essa Guitarra, no site falam que é um tipo de Maple, mas a Guitarra é meio pesada...

Enfim, queria uma recomendação sua se eu trocar a captação eu poderei ter um som mais encorpado ou esse som é caractérístico desse instrumento??
Sobre os captadores, qual usar??

Pensei Tone Zone (ponte) e Paf Pro no braço.

Procuro sons Hard Heavy, definidos e pesados (com corpo e graves) e tb que dê um som mais classic quando necessário...

ME fale ae, Grato!

Me dê sugestões ae!

Rods Conti
Veterano
# dez/07
· votar


kiki

só perguntei a média de preço pra mim ter uma noção e num to discutindo preço!!

kiki
Moderador
# dez/07 · Editado por: kiki
· votar


Rods Conti
entendo. é que mesmo essas medias de preço de serviços comuns eu já vi variar bastante. além da qualidade.
e varia de acordo com a região onde voce procura, da existencia de luthieres, etc. por isso o melhor mesmo é voce consultar luthieres da sua regão, e fazer uns orçamentos.

bom, eu fiz um re-trasteamento, custou 80 reais (não direi nem onde foi, pra não fazer propaganda ou despropaganda). não sei dizer se o serviço foi bom, pois não entendo tanto, e ja foi há uns 5 anos atras. melhorou, pois os trastes estavas muito gastos.

Rods Conti
Veterano
# dez/07
· votar


kiki
ahh sim..
e vc sabe se tem algum meterial q eh melhor ou eh só um tipo??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


PipaAvuada
Existem muitas opções de captadores "stacks" ou "vertical humbuckers" que lhe dariam o que vc quer.
Luke Strat
Não é uma boa idéia.
Chronos newGuitar
Se vc é iniciante eu recomendaria a Eagle.
Caixa amplificada é o nome "popular" para "combo", "cubo" (sistema integrado de amp e caixa no mesmo "móvel"), etc; amplificador é tudo isso.
Jubstelda
Essa guitarra é confeccionada em soft maple. Esses captadores são bons e melhorarão sensivelmente o timbre do instrumento.
Abçs

Jubstelda
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Vlw pelas informações!

Vc acha que trocar a captação não iria mudar muita coisa??

Pq eu gostei dessa guitarra apesar de seu baixo preço (900 reais), a Floyd eu dei uma regulada nela (oitavas, lubrificação de partes de contato e etc) e ficou muito boa, o braço tb eu gostei.

Só o timbre que deixou a desejar, muito sem definição e com um brilho estranho.Sinto falta de presença, graves e definição.
O foda é gastar 600 reais em captadores e não resolver =/

Chronos newGuitar
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu amigo.

sempre gostei da eagle, queria ver se é boa mesmo ^^. dentro dessas 2 próximas semanas pretendo ir la na todoro e comprar =D
então uma caixa amplificadora é melhor?
pq c eu compra um amp teria que compar mais uma caixa depois?

Obigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


Jubstelda
Cara, que vai melhorar, vai...Agora se vai ficar como vc quer..... É outra história.
Abç

Ch4p0L1N
Veterano
# dez/07
· votar


quanto vou gastar +/- pra mandar modificar meu Dunlop Crybaby GCB95 pra true-by-pass?

kiki
Moderador
# dez/07 · Editado por: kiki
· votar


Rods Conti
não sei.

esperemos os mestres pra saber.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!