Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# jan/08
· votar


_Felipe_Rock_n_Roll_
É só regular a guitarra, pode ficar tranquilo.

busterchair
Valeu cara!
Quanto aos amplificadores, eu prefiro os todo valvulados (independente do modelo das válvulas) por causa do timbre mas, eu acho melhor vc testar antes pra ver qual vc gosta mais e o melhor custo/benefício.

Cadarn
Não sei te informar sobre esse pedal; diga por quanto vc achou que alguém pode te responder melhor à sua dúvida.

ogaitnas
O cara diz que as tarrachas estão descascadas e que é fácil de pintar; isso é papo de vendedor pois não é fácil.
Se vc não tiver necessidade das travas eu recomendo sem elas, assim vc encontra tarrachas novas por esse mesmo preço.

Leronne
Bom, eu não faço manutenção, só construção de instrumentos.
Aqui em S P existem muitos luthiers espcializados em violão, qual região vc mora ou fica mais fácil pra vc levar e trazer o violão?

Matheuss
É bom regular; pode ser que vc consiga tocar sem mudar nada, mas vai sentir alguma diferença.

Leronne
Veterano
# jan/08 · Editado por: Leronne
· votar


Fábio Seiji
eu moro em São Bernardo do Campo no bairro Demarchi
vc teria alguem pra me indicar em sbc ou santo andré? ^^

ps: desculpa xD
mas eu realmente não conheço nenhum luthier '-'

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# jan/08
· votar


Fábio Seiji

valeu

Cadarn
Veterano
# jan/08
· votar


R$ 130,00 no HB-01 ^^
No aguardo! Valeu ;]

Dianriel
Veterano
# jan/08
· votar


Fábio Seiji


ae cara é o seguinte, eu tenho uma guitarra modelo Tele, foi feita com peças de muitas marcas diferentes, o braço é escalopado tbm e eu gostaria de trocar os captadores pra tocar Trash Metal, basicamente claro não só trash e outra vou pegar esse cubo Crate GT 212 120rms.

agradeço desde já se puder me ajudar ou dar algumas dicas.
té mais.

ogaitnas
Veterano
# jan/08 · Editado por: ogaitnas
· votar


Fábio Seiji

hmm obrigado pelo toque.

vou procurar mais, vi anúncio de wilkinson, conhece a marca ?

achei estas

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-67392348-tarraxa-wilkinson-trav a-preta-guitar-wj056lez-frete-gratis-_JM

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


Estou de volta.
Abçs à todos.

SwampLord
Veterano
# jan/08 · Editado por: SwampLord
· votar


Fábio Seiji
Já experimentou guitarras com EMG's? O que achou?
Ainda não tive oportunidade, preciso mesmo de muitos testes!

Qual o encordoamento que vc está utilizando (marca e calbre)?
Uso 0.9 GIANNINI, bom isso tá explicado para a firmeza das cordas, 0.10 já consigo uma boa diferença?

Guitarras 7c, mesmo que vc encontre por um preço bom, possuem um custo de manutenção maior, tudo bem?
Pesquisei um pouco mais, e dependendo das travas da ponte da minha RG que vc disse que poderia resolver meu problema posso continuar com ela mesmo! ;)

Eu não sou fã de Floyd Rose, mas o seu problema pode ser resolvido apenas travando a ponte ou instalando um sistema tipo Tremol-no ou Trem-setter.
Se assim for feito eu poderia estar mudando a afinação livremente? sem se preocupar com molas, tensor e tudo mais?

é isso, irei testar EMG's, e cordas mais firmes, tudo conspira para que continue com minha RG e faça o upgrade nela mesmo! ;)

Agradeço pela ajuda até agora!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


SwampLord
Cara, estive lendo seu post p/ o Fábio, e minha opinião é a seguinte:
Mudar afinação de guitarra enquanto se toca é uma temeridade, principalmente se a mesma possui ponte tipo "Floyd-Rose"(o que torna essa operação impossível). O ideal é que vc possua uma guitarra em afinação normal e regulada para tal, e outra para a outra afinação que vc usa em sua banda, e regulada para tal.
Ao se mudar a afinação "na hora", vc ocasiona uma diferença de tensão no braço, o que, caso ele não seja robusto o suficiente, pode ocasionar empenos. Ademais, para cada afinação existe um ajuste "ótimo" de entonação, assim, ao mudar a mesma, vc estará tocando desafinadamente, principalmente a partir do 12º traste.
Abç

busterchair
Veterano
# jan/08
· votar


em todos posts q li, consegui observar q 90% do pessoal prefere 0.10. Eu ainda uso 0.09 mas to querendo mudar. Possuo Floyd Gotoh.. tem que ajustar algo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


busterchair
Sim, fazer uma regulagem geral em sua guitarra, desde o tensor do braço, até a tensão das molas da ponte (seria bom trocá-las por novas). Leve a sua guitarra ao seu luthier.
Abç

B.Frusciante
Veterano
# jan/08 · Editado por: B.Frusciante
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Já que você é baixista, essa é pra você:

Se você conheçe ou já testou, o que você acha do baixo Peavey Milestone II, um Jazz Bass?

O pai do guitarrista da minha banda tem um e ele sempre empresta para o baixista da minha banda quando ele precisa.

Só por curiosidade mesmo hehe :)

A propósito, feliz ano semi-novo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


B.Frusciante
Sim, já, e não gostei.....
Achei uma versão tôsca do bom e velho JB, e no mercado tem uns dois ou três "JB cover" que são melhores que esse (como o Condor, por exemplo).
Feliz 2008 p/ vc também.
Abç

Dianriel
Veterano
# jan/08
· votar


Fábio Seiji e Maurircio Luiz Bertola


é o seguinte, eu tenho uma guitarra modelo Tele, foi feita com peças de muitas marcas diferentes, o braço é escalopado tbm e eu gostaria de trocar os captadores pra tocar Trash Metal, basicamente claro não só trash e outra vou pegar esse cubo Crate GT 212 120rms.

agradeço desde já se puder me ajudar ou dar algumas dicas.
té mais.
[i][/i][b][/b]

kochh
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Seguinte, tenho uma Semi-Acustica e as ferragens dela é são pretas, as tarrachas, pontes e captadores humbucker tudo preto, e eu gostaria de botar umas ferragens douradas ou pratas, teria como mandar cromar, ou só trocando tudo mesmo ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


Dianriel
Qual é a sua dúvida?
kochh
Tem que trocar, por cromada, de preferência.
Abçs

Dianriel
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

quero trocar os caps da guitarra e é bem provavel que tenha que cortar o corpo da guitarra eu acho, então eu gostaria de saber se compensa, como eu disse antes a guitarra é modelo tele e tem o braço escalopado eu quero tocar som mais pesado, Metallica, megadeth, slayer mas nao exclusivamente, na verdade eu gostaria de uns caps que nao deixassem a desejar no caso de tocar metal, saca? só isso basta andaram me falando sobre uns caps Cabrera, bom mas não sei gostaria de dicas suas do que fazer até porque não posso trocar de guita agora porque vou pegar um ampli Crate GT 212 120 rms.
Bom é isso, se nao fui mto claro me desculpe, e obrigado desde já.

SwampLord
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Entendo essa parte da afinação, e tb entendo sobre os custos a mais de manutenção da uma 7 cordas, o meu caso está o seguinte, com a banda, sempre em casa treinando, toco em D, ok, mas sempre tiramos alguns sons do Cannibal Corpse, e por incrivel que pareça tem momentos que eles usam guitarras de 6 cordas em B, ou seja, é impossível estar mudando drasticamente de D pra B uma guitarra, foi o que Bertola disse, nesse caso uma 7 cordas seria ótimo mesmo, nem iria fuçar na afinação standard o peso que precisar estará na B ;), a questão é outra agora o EMG 707 faz um bom som tanto quanto um EMG 81?
mas então é exatamente isso, tocar músicas em B, com uma 6 cordas? muito trabalhoso! =X.

Igor Martins
Veterano
# jan/08 · Editado por: Igor Martins
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Boa noite caros!

Seguinte, tenho uma fender strato mexicana (fabricada em 11/1998), e os saddles estavam enferrujados (bastante deteriorados), o que além de desagradável visualmente, não me deixava ajustar a altura das cordas.

Então comprei novos saddles, originais da fender, timbrados,
embalado, etc. mas parece que tem um certo problema de espaçamento.

Até pensei que eu não estive parafusando corretamente, mas
após deixar os saddles em cima da ponte "enfileirados", notei
que ainda assim, os buracos onde passam as cordas não
possuem o posicionamento adequado.

Existe algum tipo de ordem na colocação dos saddles?
Ou o problema está no espaçamento da ponte/saddles?
Também cogitei a hipótese de existirem rebarbas.


Imagem:
Último e o primeiro saddle desalinhados com o buraco:
http://img222.imageshack.us/img222/6822/0401080036oq6.jpg

Agradeço a atenção.

kochh
Veterano
# jan/08
· votar


Igor Martins
Poderias me dizer por quanto que saiu esses Saddles da Fender ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


Dianriel
Se vc colocar nela captadores tipo "stack" (a Spirit tem um específico para Teles), vc chegará próximo disso. Lembre-se porém que o som final é o resultado de TODOS os fatores.
Igor Martins
Em princípio esse desalinhamento não provoca nenhum problema a não ser certa dificuldade de colocação das cordas. O que vc pode fazer é retirar os carrinhos das Mís e limá-los com um esmeril para diminuir a diferença.
Abçs

Dianriel
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola


e quanto custa esses stack? sabe me dizer aonde encontro?
agradeço pela ajuda.
abraço

Fox_scc
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola,

o braço de algumas stratos apresentam uma faixa mais escura de madeira na parte de traz, é apenas acabamento, ou existem algum propósito prático, para refroçar o braço, ou mudar o timbre?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Fox_scc
é uma faixa pra tampar o rasgo onde se instala o tensor.
o tensor, caso não saiba, é uma barra metalica que tensiona o braço pra resistir melhor à tensão das cordas.

os braços com escala colada tem o tensor instalado sob a madeira da escala, pela frente, e a escala cobre o rasgo.
os braços em peça unica recebem o tensor por tras, e o rasgo é tampado com essa faixa, chamada faixa de gambá (em ingles, esqueci como era).

são comuns nas stratos e teles mais antigas.

algumas imagens pra explicar melhor:
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4291.JPG
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4307.JPG
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4348.JPG
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4730.JPG

tem outro tipo de faixas que se faz que são as longarinas. não são tão comuns em fenders, e são muito mais utilizadas em instrumentos em uma peça só, incluindo o corpo.
as faixas escuras (que podem ser varias) atravessa o instrumento inteiro, até o headstock.
acho que não é o caso que voce citou.

espero ter esclarecido.

busterchair
Veterano
# jan/08
· votar


vcs tiram dúvidas de placas de som tb? se tirarem ai vai a pergunta
to com uma audigy zs2 e to querendo pegar uma placa de som melhor.. pois qdo ligo o meu microfone sm57 na mesa de som behringer ub802 e aumento o volume ele fica "muito sensível" fica com "ambiência" muito grande, e ouvi falar das Audiophile.. tanto a 2496 e a 192.. qual a diferença das duas (colocando custo/benefício na jogada) tb..

Agradeço desde já.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


busterchair
voce ja tentou procurar isso lá no forum do home studio? é o lugar especifico pra isso, talvez tenha alguma coisa util.

tem certeza que esse "problema" é da placa? não pode ser no microfone ou na mesinha?

Fox_scc
Veterano
# jan/08
· votar


Valeu kiki,

mas este procedimento não altera o timbre nem torna o braço mais ou meno resistente ?

Quais os prós e contras? vc saberia informar?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Fox_scc
Valeu kiki,
de nada!

mas este procedimento não altera o timbre nem torna o braço mais ou meno resistente ?
dificil dizer se altera. alterar em relação a o que? a guitarra é feita assim, é o timbre dela.
e o timbre é a soma das madeiras do corpo e do braço, do formato da guitarra e do modo como são colados e parafusados, das peças da ponte, da pestana, dos captadores...

o que dá pra fazer é compara o timbre de duas guitarras iguais, uma com essa faixa e outra com a escala colada. mas deve ser pouca diferença.

eu acho (e apenas acho, que nao sou luthier) que é mais uma questão de etapas de produção.
menos resistente acho que não fica, todos os braços tem um rasgo no meio, pro tensor. a diferença é se ele é inserido pela frente ou por tras.

Quais os prós e contras? vc saberia informar?
não sei. isso só os mestres pra responder corretamente.

do meu ponto de vista:
-acho esteticamente muito bonita a faixa. e tambem gosto da escala clara.
-parece que fazer a escala separada e colar é um pouco mais facil (acho que pra evitar erros), além de ser mais facil de dar um acabamento.

Igor Martins
Veterano
# jan/08
· votar


kochh
Olá!

Na minha opinião saiu um pouco caro, mas infelizmente original
como queria (afinal, estou restaurando), eu só achei no mercado livre. Paguei 105, sem contar a entrega.

O único lugar que vi além do ML era a MusicWare, mas estão com o site fora do ar (férias), justamente agora que tive tempo e dinheiro para isso.


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado! Irei limar os saddles das cordas E, deve resolver.
Abçs

busterchair
Veterano
# jan/08
· votar


pq tipo.
falam pra cantar com uma distancia de 10 cm do microfone.. se eu fico nessa distância a voz sai baixa.. e se eu aumento o volume ma mesa de som ele pega muito som em volta manja?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!