Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
rstudio
Veterano
# fev/09 · Editado por: rstudio
· votar


por exemplo quero usar a escala aeolian numa campo harmonico de C maior C-Dm-Em-F-G-Am-Bº
Tenho que começar por o Am (que é o sexto grau de C ) ?
ou podia começar por outro?

Vc está confundindo Nota com Acorde. Em cima do Acorde Am, vc pode começar com qualquer nota na Tonalidade de C, já que Am faz parte com Campo Harmônico de C (Dó Maior). Vc pode usar o Modo A Eólio em cima de qualquer Acorde do Campo Harmônico de C.



não estou a perceber.

dizes que em cima do acorde Am posso usar C ionian sim, por faz parte da tonalidade C.

mas depois dizes que posso usar A Eólio em cima de qualquer Acorde do Campo Harmônico de C

então não é o mesmo campo harmónico?
sei que A é o sexto modo do campo C, mas como usar em todos?


então será assim tão simples?

"Em cima de qualquer Acorde do Campo Harmônico de C, vc pode usar C Jonio, D Dórico, E Frígio, F Lídio, G Mixolídio, A Eólio ou B Lócrio porque na prática, todos possuem a mesma sonoridade já que são compostos pelas mesmas notas. O que fará diferença será a execução, a dinâmica, as pausas, os repousos, os saltos, etc"

se for assim, por exemplo..

no C.H. de A

posso usar
A-ionian
B-dorian
C#-phrygian
D- lidian
...
etc etc

é assim ?

cumprs e obrigado!

Konrad
Veterano
# fev/09
· votar


rstudio


Só passando por aqui.... uma pergunta, tu és português?

rstudio
Veterano
# fev/09 · Editado por: rstudio
· votar


português como?

----------

sim já tive a ver e pois, é exactamente igual..
então mas assim nem chego a treinar os modos bem como queria..
faço agora de outra maneira..

até aqui queria tocar só um modo em uma nota num determinada Campo harmónico..

assim fica sempre igual de facto.
agora pergunto o contrário , queria num determinado campo harmónico por exemplo C, quantas hipótese de modos tenho?

sim os 7, mas e mais ?
é que se for este 7 a escala é a mesma, só se dá mais "atenção" a outra nota..

ai já tenho que começar a analizar o acorde certo?
e procurar cada acorde para o "seu modo" é ?

como fazer para ter mais progressões?
tenho que mudar o C.H certo
como posso misturar vários C.H. de acordes ?
para isso não existe "mesmo regra" pois não ?


mas por exemplo se trocar as ordens dos acordes do C.H.
se fizer uma progressão no C.H de C

F-C-A ?
ou já estarei no C.H de F ?

e se for em triade F-C-Am
é igual ?

mas a tocar parece que resolve em A.


e por exemplo
E-C-D no c.h. de C.
posso usar na mesma os
A-ionian
B-dorian
C#-phrygian
D- lidian

não parece que resolve me E.
mas E nao tem C e sim C#..

Cumprs!

Penta_Blues
Moderador
# fev/09
· votar


Boa noite!!!

rstudio
dizes que em cima do acorde Am posso usar C ionian sim, por faz parte da tonalidade C.
mas depois dizes que posso usar A Eólio em cima de qualquer Acorde do Campo Harmônico de C

Assim como os Acordes de C, Dm, Am estão todos dentro do Campo Harmônico de C (Dó Maior), C Jônio e A Eólio são Modos da mesma Tonalidade (C), ou seja, tanto podem ser usados em cima do Acorde de C quanto de Am.

então será assim tão simples?
Simples assim se visto sob um determinado ângulo, mas existem outros pontos-de-vista.
Se vc perceber, eu inicialmente (nos meus primeiros post's) raciocinava desta forma, mas depois mudei a forma de encarar os Modos e considero que isso foi um bom avanço para meus improvisos.
Continue lendo este tópico e outros muito interessantes tb, mas não como se vc lesse um livro (da primeira à última página) e sim como um manual (onde vc procura o que precisa quando surge a dúvida). Além disso, nada como um bom e "velho" professor!

Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/09
· votar


Boa noite!!!

rstudio
tenho que mudar o C.H certo
como posso misturar vários C.H. de acordes ?
para isso não existe "mesmo regra" pois não ?

Existe regra. Ela se chama Modulação.
Mas não queira "dar um peido maior que o ...". Aprenda uma coisa de cada vez, pois Teoria Musical é assunto para a vida toda. Se é que uma vida é suficiente.
Tudo ao seu tempo, meu camarada. Não pense que o assunto se encerra aqui ou neste Fórum e nem espere aprender tudo aqui, apesar de toda a boa vontade dos que aqui colaboram.
Valeu!!!

rstudio
Veterano
# fev/09 · Editado por: rstudio
· votar


ok ok obrigado ando a estudar então..

com calma, sabes é que queria passar tudo para uma folha, os tópicos mais importantes , para estudar em qualquer lado sem ser no pc..pois isso talvez queira mais assuntos, do que devia mas..


qualquer dúvida que tenha, vou postar

obrigado!

mendel
Veterano
# fev/09
· votar


Olá pessoal! Estou necessitado de umas dicas.
Como posso aplicar as Escala Diatônica Menor Melódica Descendente, Escala Diatônica Menor Melódica Ascendente e a Escala Diatônica Menor Harmônica em um solo? Quando ouço um acorde tipo (Am) aplico-ás essas escalas, mas parece que sonoridade sai fora.

Conto com vocês! Obrigado

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


mendel
Vou colar o que respondi para outro usuário neste tópico. Antes de postarem dêem uma lida nas páginas anteriores primeiro, pois vcs podem ter suas dúvidas respondidas sem precisar postar, ou simplesmente postarem com alguma info. extra.

Na maioria das vezes eu uso em 3 situações clássicas, utilizando 3 modos diferentes, sendo que todos abaixo vc usa a mesma escala de Cm melódico (C D Eb F G A B), coloquei pra facilitar :

Nos acordes Cm7+, Cm6 utilizo o primeiro modo (Dórico 7+).
Em acordes F7(4#), utilizo o quarto modo (Mixo 4#).
Em acordes Balt, utilizo o último modo (Alterado).

Dificilmente em acordes do tipo tríade de Am eu utilizaria a MH ou MM. Elas dão tensões que ficam melhores qd o acorde utiliza algumas delas. Deve ser por isso que vc está achando a sonoridade estranha.

A menor harmônica, geralmente utilizo em (todos os exemplos abaixo utilizam a mesma escala Am harmônico = A B C D E F G#):

Acordes dominantes que antecipam outro menor :
E7 ou E7(9b), E7(5#) antes de um Am7; utilizo o quinto modo (Mixo 6b 9b). Tb serve se vier um B1/2dim E7 Am7, serve bem tb. (Sendo que quando chega o Am eu troco pro eólio, geralmente).
Am7+, primeiro modo (Eólio 7+).
Bo; utilizo último modo (Esqueci o nome dessa porra, modo diminuto eu acho).

rstudio
Veterano
# mar/09 · Editado por: rstudio
· votar


boas, tenho duas
duvidas sobre progressões harmonicas contendo dominantes individuais secundários:

em progressões maiores consigo perceber,pois tudo bate certo, mas aqui nas menores algumas coisas nao entendo mesmo.

por exemplo

-Im7-----V7/IV------IVm7--------V7---------Im7
Cm7----E7(b13)----Fm7---------G7(b9)----Cm7


então porque o acorde E7(b13) ?
o quarto grau do V7 (G) é DÓ (C) então porque uso E7 (b13) ?
não deveria ser C7 ?



Im7-------V7/V--------V7---------Im7
Cm7-------D7-------G7(b13)----Cm7

por exemplo aqui ja bate certo, o 5º grau de V7 é D.

outra dúvida que tenho é porque se usa o numa progressão o G7(b9) e noutra o G7(b13).

de onde vêem os b9 e b13 ,não poderia usar só o G7 sem b9 ou b13 ??

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


rstudio

Tem alguma coisa estranha nesta análise.

Se o acorde E7(b13) está marcado como V7/IV, então este IV deveria correponder ao acorde Am, sendo que o acorde que está aparecendo é um Fm7.

Realmente o Fm7 é o IV de Cm, por isso estranhei a nálise do E7(b13) como V/IV.

não deveria ser C7 ?

Pois é, deveria. Tem alguma coisa errada.

As tensões b9 e b13 ocorre principalmente em progressões de acordes menores.

O V do Dó maior possui as tensões 9 e 13, enquanto que o V do Dó menor possui b9 e b13. Isso está em função das escalas dos respectivos acordes.

G, A, B, C, D, E, F, G (escala de dó maior partindo do V)

G, Ab, B, C, D, Eb, F, G (escala de dó menor partindo do V)

O Bb foi elevado em um semitom pra transformar o acorde G em um dominante, formando um trítono entre B e F.

Note que a partir da inversão da escala de Dó menor, surgiram as notas Ab e Eb, que são respectivamente b9 e b13.

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Você pode tocar apenas G7 pra um acorde G7(b13) ou G7(b9).

Essas tensões b9 e b13 dão um colorido a mais ao acorde. Também é muito comum o uso dessas tensões quando se prepara pra um acorde maior. Isso provoca um efeito de aproximação cromática entre o dominante e o acorde a ser resolvido. Por exemplo, o b9 do G7 (nota Ab) está um semitom acima da 5a do C (nota G) e o b13 do G7 (nota Eb) está um semitom abaixo da 3a do C (nota E). Essa aproximação pode ser interessante.

rstudio
Veterano
# mar/09 · Editado por: rstudio
· votar


sim realmente é estranho, mas esta progressão está no livro harmonia e improvisação,(do almir chediak) por isso fiquei a estranhar. (podem confirmar, Pág 247 VOL 1) ,e não é de análize de uma música, é mesmo na explicação dos dominantes individuais secundários.


-Im7-----V7/IV------IVm7--------V7---------Im7
Cm7----E7(b13)----Fm7---------G7(b9)----Cm7


fiquei a pensar, por ser Cm o primeiro grau, talvez não ficasse tão bem fazer cm-c7-Fm..

não será um acorde de preparação já a pensar no Fm ?
mas mesmo assim não sei como deu E7..

ou será que está mesmo mal??

obrigado leandro, a parte dos b9 ,e b13 já percebi :)

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


rstudio

Então, tá errado mesmo.

Troque este E7(b13) por um C7(b13) que dá tudo certo.

Eu tô sem o meu livro aqui pra comparar... Erro de "digitamento" mesmo.

Pegadinha do Almir ?!?!?!?!?!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/09
· votar


rstudio
1) Sobre a primeira harmonia, a análise está errada. O E7 seria um no-function chord, não dominante de F. Repara que ele pode entrar nessa jogada vendo de 2 maneiras :

1) O E7 é acorde sem função, que apenas funciona aí pq ele tem notas em comum com o Fm7, além de fazer movimentos cromáticos com algumas notas:
E7(9b) = E G# D C (coloquei sem quinta)/ Fm7 : F G# C Eb
Em música modal rola direto essas coisas, e até pior.
* No jazz a gente usa muito dominantes e diminutos um semitom acima ou abaixo de um acorde pra enfeitar e criar movimentos para as melodias qd tocamos. Nesse caso, esse E7 poderia ter uma duração curtinha, ser só um "caqueado" que qd eu fosse passar essa harmonia pra alguém, eu nem incluiria, seria só um "movimento" pra ir pro Fm7, como diria Joe Pass.

2) Vc pode ver o G7(9b) simplesmente o V da escala de dó menor harmônico :
C D Eb F G Ab B.
Se eu pegar o G7 ( G B D F ) posso incluir o Ab(9b), o Eb(6b) como tensões.
O quinto modo da menor harmônica chama-se Mixolídio 6b 9b.
Vc pode pegar acordes emprestados de outros modos de escalas menores, ou dos modos diatônicos da escala natural.
Se quiser, pode tocar só o G7 normal sim, mas como o Panucci falou, vai dar um colorido usar alterações (9b 9# 5b 5#) que vc acha nos modos Mharm e Mmelód, principalmente em Jazz.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/09
· votar


LeandroPanucci
Eu acho que é pegadinha sim auhahahuahuA.

rstudio
Veterano
# mar/09 · Editado por: rstudio
· votar


mas isso é grave, se está mal no livro..
agora fico a desconficar..

já ouve outra página , em que ele está a comparar acordes com escala pentatónica, e tem lá um shape que não vi em lado nenhum, na escala pentatónica..

assim já sei que talvez seja mais um erro..

não é agradável, pois os livros nao foram assim tão baratos.


nada melhor que vir aqui ao fórum tirar as dúvidas..
obrigado pessoal!!

alexdiffer
Veterano
# mar/09
· votar


brunoliam
Pergunta:
Só passando por aqui.... uma pergunta, tu és português?


Resposta da pergunta:
português como?

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


rstudio
mas isso é grave, se está mal no livro..

E te custou caro este livro... O pessoal da Lumiar deve uma revisão, porque essas coisinhas bobas faz a gente perder um certo tempo.

Veja o acorde C6(9)... é basicamente uma pentatônica.

Rei Arthur Pendragon

Faltou um "Ráh" na última página do livro (kkkkkkk)

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


rstudio

Por outro lado, mexe com o ego descobrir um erro no livro... é quase como corrigir uma conta errada que o professor de matemática fez. Não quer dizer que o mestre não sabe, mas que o discípulo aprendeu.

rstudio
Veterano
# mar/09 · Editado por: rstudio
· votar


pois tens razão, ao tempo que ando aqui a patinar com este erro, depois a gente pensa, tenho é que estudar mais, estudei estudei e resolução nada..

é chato!
e mesmo assim não fico em ego, porque o meu ego foi se embora quando paguei 75 euros!
assim daqui para a frente fico sempre a desconfiar do livro, quando tiver dúvidas, e penso estará bem ou mal??

e com isso ainda vou perder mais tempo.

mas estão aqui voçês!
obrigado

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/09
· votar


rstudio
Por isso que é bom beber de fontes diversas. N dá pra se ter só uma mulher na vida, por ex.

LeandroPanucci
Se Almir ainda vivesse, dava pra ir lá com ele e encostar o livro no peito dele : busted!!!!

rstudio
Veterano
# mar/09 · Editado por: rstudio
· votar


brunoliam
Pergunta:
Só passando por aqui.... uma pergunta, tu és português?


Resposta da pergunta:
português como?




rs
sim estava na ironia, pois aqui essa pergunta pode ter dois sentidos.

se sou português de portugal , ou se sou português (em lingua) (no sentido de ser de outro pais que não se fale português, pois alguma coisa notaram na minha escrita.)

não sei se me expliquei bem, brincadeira

rstudio
Veterano
# mar/09 · Editado por: rstudio
· votar


LeandroPanucci
Se Almir ainda vivesse, dava pra ir lá com ele e encostar o livro no peito dele : busted!!!!



por acaso não conhecia o Almir, estou a saber agora que já morreu.
pensava que o livro era recente.

sendo assim desculpo os erros :)
menos a editora :)

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/09
· votar


rstudio
E morreu de "morte matada", como diria o sertanejo. Será q era algum leitor indignado?

rstudio
Veterano
# mar/09
· votar


sim ja foi investigar, é pena.

sim talvez algum leitor indignado, pois eu só ando á uma semana atrás deste erro, talvez alguem que tivesse á mais tempo confuso :).

tou a brincar é uma pena perder assim um grande homem!

rstudio
Veterano
# mar/09 · Editado por: rstudio
· votar


ainda sobre progressões harmonicas contendo dominantes individuais secundários:

por exemplo se fizer uma progressão em Em :


V7/VI----VI------V7-----I
G7-------C-------B7-----Em

E aplicando Só escala pentatónica em Em já reparei que é preciso evitar algumas notas, é normal pois existe intervalos diferentes, apesar de se conseguir uma boa melodia..


mas a pergunta é que mais se pode tirar da escala pentatónica o que posso usar mais, por exemplo nestas progressões que contem muitos dominates secundários e dominantes?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/09
· votar


rstudio
A penta de Em funciona para todos, como vc mesmo disse... mas vamos lá.

Vc pode fazer milhares de coisas na verdade cara, até pq em acorde dominante vale td. Então depende muito de como vc quer que soe. Eu penso da seguinte forma :
1)Tento associar sons e idéias aos sons dos modos e escalas :
tipo frígio qd quero som de música espanhola; dórico qd quero algo jazzy, dom dim qd quero algo q soe estranho, penta maior pra country, menor pra bluesy, etc.
2)Penso em uma abordagem para a harmonia; se quero q a peça soe como um conjunto tonal, ou se quero "separar" os acordes,,, fazer com que soe mais modal.. n tenha um centro e tals - cada acorde eu penso num mundo próprio, nao como parte de um todo.
3)Vejo o estilo da música, levada, ritmo, velocidade pra ver o q cabe melhor.

Vou listar as coisas mais legais separando acorde por acorde... aê vc vê o q acha :
G7 : G mixolídio; Pentas de Em/G, Dm/F; Arpejos de Dm7, B1/2dim, G7sus4
Coisas exóticas : Dom-dim

C : Penta de Am/C, se fosse C7+ eu tocaria mais a penta de Em/G;
Escala de C normal (se fosse pra comBinar com o G7), caso quisesse fazer algo pensando no Em como fim... usaria a escala de C lídio assim q chegasse no dó.

B7 : Aqui o melhor é a escala de Em harmônica, pq o acorde q vem depois é menor. Rolava Arpejos de F#o e Gaum além do B7; Utilizaria a Penta de B7(diferente da penta normal, pesquise), etc

Pode-se usar B mixo tB(valendo td q tava na primeira idéia), se quiser. Mas soa mais natural da forma anterior.

Em : Escala de Em natural e sua penta Em/G(arpejos legais são os de Bm7 e G7+) . Poderia misturar com o Em frígio qd a duração do acorde Em estivesse acaBando, pra misturar com o G7 legal.

=> Uma coisa legal seria tocar o arpejo de G7+ em cima do mi menor e passar pro de G7 quando chegasse o G7. Efeito Bacana, parece q vc n saiu do lugar mas tem um som massa... sutil.

rstudio
Veterano
# mar/09
· votar


muito bem ,obrigado assim já dá para ver,eu é verdade tudo tem a ver com a progressão ritmo melodia,sei que posso usar milhares de coisas, mas agora ainda estou só nas pentatónicas..

só uma dúvida :

G7 : Pentas de Em/G, Dm/F

penta de Dm, não percebi porquê

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


rstudio
Penta de Dm/F = D F G A C.

Escala de G mixolídio : (G) (A) B (C) (D) E (F)

Quando usada em G7, eu geralmente executo essa penta como um arpejo, tentando aproveitar todas as notas. Dessa forma, fico tocando um arpejo de G7sus4(9) em cima do G7, um som muito legal.

rstudio
Veterano
# mar/09
· votar


e isso mesmo que queria ver..

onde a pentatonica se pode encaixar.
entao por exemplo para todos os acordes V7 ou secundarios posso usar a pentatonica da sua 5 mixolidian ,pois tem os mesmo intervalos

neste caso e D.

claro que depois tem a ver com a harmonia , mas era so pra ver mais possiblidades, dentro da pentatonica.


obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas O Metodo Pratico!