Dúvida sobre o uso prático de escalas

    Autor Mensagem
    etnanot
    Veterano
    # out/03


    É o seguinte pessoal, sou iniciante no mundo da música e como aqui é o reduto de guitarristas experientes, eu gostaria de tentar procurar a resposta pra uma dúvida que tenho, é a seguinte, eu começei a ler sobre escalas e tals, aprendi como formá-las, as posições e assim por diante, agora eu queria saber, como usar as escalas de um modo prático, os solos são tocados de acordo com as posições das escalas, as escalas variam no solo, são usadas todas as notas da escala? e pra finalizar, alguém poderia postar ou indicar um trecho de um solo com uma escala simples? Muito obrigado!

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/03
    · votar


    E ai!

    escala sao combinacoes diversas de sons consoates, soam bem. As notas sao as utilizaveis, ou seja, pode utilizar (tem umas pekenas excessoes dependendo dos acordes empregados em tais momentos, etc) nao eh regra usar uma escala ou outra, muito menos todas as notas. Eh q as notas invariavelmente sao de uma escala X ou de escalas X e Y,ou ate Z. Elas tao na escala, mas nao necessariamente solo criado pensano nela propriamente. Vc inventa por exemplo um solinho bem soado por acaso em 10 notas. vc pode ter "chutado" as notas mas ela tao em uma escala ou mescla delas, qualquer que seja.

    Para usar fluentemente na pratica, requer treino e sensibilidade. Nao eh de um dia pro outro. Pode demorar meses ate anos. Mas anos sao mesmo necessario, ja que eh um instrumento complexo.

    Sobre o trcho de solo, como citado muito no forum, pega o inicio do solo e Stairwat to heaven, do Led Zepellin.

    O inicio eh em penatonica menor de A. (tem umas variacoeszinha) mas eh basicamente ela

    :)

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/03
    · votar


    foi mal se ta complexo, eh q escrevi direto, nem corrigi. Qualquer duvida diga. Outros aqui tb irao ajudar com os respectivos pontos de vida.
    ;)

    etnanot
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Ta ótimo GuitarHouse, muito obrigado pela explicação!

    Eduardo Ardanuy
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Etnanot:

    Bem cara...
    Vc começou no caminho certo... Geralmente os iniciantes só querem saber de tablatura e tocar essa e tocar ou aquela e tudo mais... Não que seja totalmente errado, porque música tem que ser diversão tb, mas se ficar só nisso vai estagnar...
    Mas quanto ao uso das escalas...
    Imagino que vc as conheça teoricamente... Então o próximo passo é ir "jogando" em todo o braço da guitarra todas as notas referentes a escala em questão...
    Uma vez feito isso, vc vai memorizando "shapes" (desenhos, formatos de escala ao longo de todo o braço)... Isso vale para absolutamente qualquer tipo de escala...
    Creio eu que vc esteja se referindo tb ao fraseado (o q tocar)... Então, como o nosso amigo Guitar House explicou bem, é questão de ir praticando e vc chega onde quer... Vai acontecer o seguinte: no começo dos seus improvisos (onde eu estou agora, não pense que eu toco alguma coisa), vc vai estranhar muitos dos sons e achar suas frases um lixo, pelo menos é o que acontece comigo hahahah... Mas com o tempo, vc vai se ligando em quais são as notas que soam melhor para o que vc quer passar, e então vc já vai conseguir improvisar razoavelmente bem... Um dia eu tb chego lá!!!
    E se serve de consolo, eu estou praticamente no mesmo barco que vc...
    Abraço

    John Andrade
    Veterano
    # out/03
    · votar


    O legal de jogar as escalas é saber colocá-las enxergando o acorde da base no meio dela. se vc conseguir isso, já deu um passo de gigante... veja também que uma escala puxa a outra e uma escala está dentro de outra (quando falamos de um tipo de escala apenas... tipo.. modo gregos: toque o modo jônio.. observe que quando vc desce pra 5ª corda, vc começa a digitar o modo lídio, ainda no Jônio !!!)

    e por ai vai... é questão de parar e enxergar o que vc está fazendo... não existe fórmula mágica pra aprender a improvisar...

    LOW Fl
    Veterano
    # out/03
    · votar


    O legal de jogar as escalas é saber colocá-las enxergando o acorde da base no meio dela. se vc conseguir isso, já deu um passo de gigante..

    Acho que aí que é umas das grandes jogadas de treinar arpejos e suas inversões

    Cassio
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Ok
    Mas voltando à prática (como se tivesse um Violão na tela do PC), no caso na Introdução de Zepelin, quais são os desenhos da Penta Am pra ver se combina com o que consta na introdução que tenho aqui.
    Disse 'desenhos' porque penso que é OPCIONAL usar um ou outro Box da mesma Escala.
    Okei?

    etnanot
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Up, alguém pode responder a pergunta do Cassio aí, só pra finalizar este tópico?

    alexdiffer
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Aprenda os modos

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/06
    · votar


    como faço pra tocar powerchords afinado em DROPPED D?

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/06
    · votar


    na afinaçao normal da corda E GRAVE A D,POR EXEMPLO, G E FORMADO NA 3 CASA ASSIM 355 MAS AFINADO EM DROPPED D e 333 mas nao sei como se monta.

    Extrapolation
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Filipe Reis
    vai ficar 555, nao 333

    BlacK Dog
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Tava achando estranho as boas respostas...Só depois que notei que o tópico era antigo...

    marcio_zav
    Veterano
    # set/06
    · votar


    BlacK Dog

    ahuehuaehuaeh

    Soulface
    Veterano
    # set/06
    · votar


    BlacK Dog
    E pode ver q a partir de q as respostas são atuais, o tópico desandou. No mínimo, foi totalmente desvirtuado...

    Extrapolation
    Veterano
    # set/06
    · votar


    BlacK Dog
    marcio_zav
    Soulface
    comecem por vc entao
    façam topicos q prestem e respondam coisas q valham a pena

    alexandre bastos
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Olha, não há um "metodo" pratico de escalas, para mim a melhor forma é saber a teoria das escalas com papel e lapis, sabendo isso partimos para a montagem dos respectivos campos harmonicos (Maior, Menor Melodica, Menor Harmonica e etc.) e relaciona-las com os acordes

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre o uso prático de escalas