Dúvida sobre o uso prático de escalas

    Autor Mensagem
    etnanot
    Veterano
    # out/03


    É o seguinte pessoal, sou iniciante no mundo da música e como aqui é o reduto de guitarristas experientes, eu gostaria de tentar procurar a resposta pra uma dúvida que tenho, é a seguinte, eu começei a ler sobre escalas e tals, aprendi como formá-las, as posições e assim por diante, agora eu queria saber, como usar as escalas de um modo prático, os solos são tocados de acordo com as posições das escalas, as escalas variam no solo, são usadas todas as notas da escala? e pra finalizar, alguém poderia postar ou indicar um trecho de um solo com uma escala simples? Muito obrigado!

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/03
    · votar


    E ai!

    escala sao combinacoes diversas de sons consoates, soam bem. As notas sao as utilizaveis, ou seja, pode utilizar (tem umas pekenas excessoes dependendo dos acordes empregados em tais momentos, etc) nao eh regra usar uma escala ou outra, muito menos todas as notas. Eh q as notas invariavelmente sao de uma escala X ou de escalas X e Y,ou ate Z. Elas tao na escala, mas nao necessariamente solo criado pensano nela propriamente. Vc inventa por exemplo um solinho bem soado por acaso em 10 notas. vc pode ter "chutado" as notas mas ela tao em uma escala ou mescla delas, qualquer que seja.

    Para usar fluentemente na pratica, requer treino e sensibilidade. Nao eh de um dia pro outro. Pode demorar meses ate anos. Mas anos sao mesmo necessario, ja que eh um instrumento complexo.

    Sobre o trcho de solo, como citado muito no forum, pega o inicio do solo e Stairwat to heaven, do Led Zepellin.

    O inicio eh em penatonica menor de A. (tem umas variacoeszinha) mas eh basicamente ela

    :)

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/03
    · votar


    foi mal se ta complexo, eh q escrevi direto, nem corrigi. Qualquer duvida diga. Outros aqui tb irao ajudar com os respectivos pontos de vida.
    ;)

    etnanot
    Veterano