Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
Br1t3
Veterano
# mar/12
· votar


Alguém pode me dar uma ajuda?
Estou querendo saber o que estudar primeiro: escalas ou formação de acordes?

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


Estuda escala primeiro. A formação de acordes ocorre em função da escala...

Br1t3
Veterano
# mar/12
· votar


mjcmello
Valeu.
Mais uma dúvida: eu estudo além das escalas maiores, menores e pentatônicas, os modos gregos também? Pra depois passar pra formação de acordes.

Agradeço às respostas.

mjcmello
Veterano
# mar/12
· votar


Recomendo que vc aprenda primeiro as escala maior. Depois estuda como os acordes são formados dentro do campo harmônico desta escala.

Depois faz o mesmo para as escalas menores (harmônica e melódica).

Depois aprende as pentatônicas (que são formadas a partir das escalas maiores/menores) e mais os modos gregos (que também são uma derivação das escalas maiores/menores)

Br1t3
Veterano
# mar/12
· votar


mjcmello
Valeu pelas dicas.
Vou seguir o que você falou.
Obrigado.

paulolaux
Veterano
# set/12
· votar


uma coisa que não entendi, sobre os modos, principalmente.
Por exemplo: alguem toca uma base com os acorde C Am e G para eu improvisar. Então, eu uso a escala de C Maior durante os três acordes, ou para cada acorde tocado eu uso uma escala diferente (em C uso a escala de C Maior, em Am uso a escala de Am e em G uso a escala de Mixolídeo de C)?
Pq, tipo, pra mim é tudo a mesma coisa esses modos... não muda nada pra escala de C Maior. Ou seja, não entendi direito na prática... se alguem puder ajudar. Vlw (:

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


paulolaux

Você acha que é a mesma coisa porque os acordes que você citou são harmonizados a partir de uma mesma escala. Os modos são inversões desta escala. Por outro lado, se pinta um acorde estranho à tonalidade, o modo fica mais destacado. Vamos supor que você se depare com um Fm7 entre esses acordes, como você faria? A escala de Dó maior ou qualquer uma de suas inversões (modos) não soaria bem sobre o Fm7. Enquanto você toca "C - Am - G", dizemos que é tonal, porque pertence a tonalidade. Quando tem que improvisar sobre o Fm7 aí dizemos que é modal, porque não tem outra maneira senão pensar no modo deste acorde (Fá dórico).

paulolaux
Veterano
# set/12
· votar


LeandroP
uhm, acho que entendi.

então pra cada acorde de uma música eu tenho q usar um modo diferente que se "encaixe" nele?
se for isso, como eu vou decorar todos os modos e tal? '-'

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


paulolaux

Você pode decorar os modos pensando nos seus intervalos característicos. Vamos pegar por exemplo os modos jônio e lídio, que são maiores. Esses dois modos são muito semelhantes, porém, a quarta nota destes dois modos são diferentes. O modo jônio tem um intervalo de quarta justa e o modo lídio tem um intervalo de quarta aumentada. Então podemos afirmar que a quarta aumentada é um intervalo característico do modo lídio. Desta forma você não precisou decorar dois modos. Sabendo um modo e conhecendo o intervalo característico do outro, é só uma nota (ou intervalo) que muda.

Pegue como referência o modo jônio (maior natural) para os modos maiores e o modo eólio (menor natural) para os modos menores. Compare os modos e observe quais são os seus intervalos característicos.

paulolaux
Veterano
# set/12
· votar


entendi.

mas sobre colocar os modos na prática, é isso mesmo: "em certo acorde devo usar certo modo"?
se sim, como vou saber que modo usar durante a execução de um determinado acorde?

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


paulolaux

Dê uma lida neste tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

paulolaux
Veterano
# set/12
· votar


LeandroP
vlw pela ajuda man :D

mas vou pedir mais uma instrução haha
meu conhecimento é o seguinte: conheço a Escala Maior e Menor (naquele esquema tom, tom, semitom, tom, tom....) Sei como encontrar os modos (tipo, apartir de tal grau da escala vou ter tal modo). E só :P
Então, se não for pedir muito, claro, oque exatamente preciso aprender agora e em que ordem?

enfim, vlw pela ajuda (y)

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


paulolaux

Eu também aprendi a escala maior e menor desta forma (T, T, ST, T, T, T, ST).

Só que esta fórmula te ajuda apenas no início. Pra entender melhor como desenrolar qualquer escala ou qualquer modo, é muito impostante conhecer os intervalos. Saber quais são (I, II, III, IV, etc.) e classificá-los (maior, menor, justo, diminuto, aumentado). Desta maneira você se livra desta fórmula primitiva e entende as escalas num contexto mais amplo. Intervalos é a chave de tudo!

paulolaux
Veterano
# set/12
· votar


uhm vou atentar nessa questão. mas e depois, oq eu preciso aprender exatamente e, como já tinha dito, em que ordem? (um esquema assim seria interessante: por exmplo Intervalos > Escalas > Modos > ? > ? > ? etc...

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


paulolaux

Estude primeiro intervalos (tem muita coisa). Tem tópicos com sequencia de estudos, cronogramas, etc.

paulolaux
Veterano
# set/12
· votar


Ok. Agora que já assimilei o estudo dos intervalos e já entendi a lógica da formação de acordes, o que devo estudar?

LeandroP
Moderador
# set/12
· votar


paulolaux

Você consegue colocar os 7 modos da escala maior em intervalos?

Por exemplo, o modo jônio em intervalos:

T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8

Faça esta análise com os outros modos.

paulolaux
Veterano
# set/12
· votar


uhmm vou fzer.

mas, fazendo um pergunta mais abrangente e pouco técnica: eu preciso saber a teoria da musica para ser músico?
Poxa vida, eu fico todo o tempo que posso pesquisando conteúdo na internet pra tentar aprender mais mais é extremamente pouco produtivo. Além disso, cada vez mais eu aprendo mais duvidas eu tenho '-'
To começando a desanimar com a teoria... confesso que acho muito mais produtivo e até "legal" ficar decorando licks de solos e tirando riffs, principalmente de blues e country.
Então, de novo, pergunto: eu preciso aprender a teoria pra ser músico?

alexdiffer
Veterano
# out/12 · Editado por: alexdiffer
· votar


paulolaux
Então, de novo, pergunto: eu preciso aprender a teoria pra ser músico?


Na verdade nao...mas a teoria ajuda um bocado...a musica como dizem em muitos metodos e conservatorios é o ato de expressar os sentimentos da alma mediante o uso de um instrumento....entao acho q sentimentalmente falando a musica eh oq vc sente....a unica coisa q acho imprescindivel a um bom musico eh a tecnica (e com isto nao quero dizer tocar solos a 100000000bpm), ou seja, a clareza na execucao das notas, a afinacao, o ritmo e a capacidade de improvisar.

A teoria é como o alfabeto musical...falar todo mundo fala agora escrever nem todo mundo sabe ler e escrever...mas nem por isso deixa de falar....agora como o exemplo acima...as vezes vc nao ler e nao escrever te fazem falar errado...isso pode acontecer na musica...vc estar usando por exemplo uma escala nada a ver com a harmonia rs...

LeandroP
Moderador
# out/12
· votar


Sumiu, alexdiffer. É bom vê-lo por aqui novamente. Disse tudo!

alexdiffer
Veterano
# out/12
· votar


LeandroP
Eh a correria trabalho...faculdade....agora sai do trampo entao to na area
e o dinheiro da recisao eh um convite a GAS rsrkkkk

LeandroP
Moderador
# out/12
· votar


e o dinheiro da recisao eh um convite a GAS rsrkkkk

heuahuhea cuidado!

alexdiffer
Veterano
# dez/12
· votar


Dando um UP em mais um topico meu que pode ser util

manasses.ss
Veterano
# mai/13
· votar


Já faz um tempo que eu estou querendo me aperfeiçoar em escalas, mas nos sites agente não acha um metodo prático pra gente aprender as escalas ou então vem com outros nomee. então é o segunite: Eu estou precisando da escala de Soul, Blus, Rock e Bossa Nova, em cifras tipo: C,D,E#, etc, ou em graus TOM, 2, 3# etc, não precisa todas as variações da escala não, pelo menos as mais usadas. agradeço a compreensão?

Denis Guitar
Veterano
# mai/13
· votar


manasses.ss
Esses estilos de música que você citou usam escalas como qualquer outro estilo de música, mas vou dar uma resumida grosseira. Então...

Soul e Blues - Pentatônica m7, m6 e M7 no tom.
Rock - Pentatônica m7, m6, M7, escala maior, menor natural e menor harmônica.
Bossa - Escala maior, menor harmônica, menor melódica, diminuta.

Para os Shapes das escalas clique aqui.

Para saber aplicar as escalas em cima dos acordes você precisa conhecer os campos harmônicos.

Para entender a formação do Campo Harmônico Maior clique aqui.

Para os demais campos clique aqui.

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


Vou levantar o tópico, como disse em outro lugar, ta feio o meu caso:
Escalas...Se tenho por exemplo o shape da escala pentatonica de C maior - https://juarezbarcellos.files.wordpress.com/2013/02/escala-pentatc3b4n ica-maior-de-dc3b3.jpg

No primeiro desenho: sou obrigado a começar pela tônica (caso queira criar um solo, uma melodia ou algo do tipo)?
Devo sempre seguir o shape?

Ou posso aleatorizar como toco as notas do shape?

No caso dos modos, tenho que seguir a ordem das notas?

Galera esta é a dúvida que não deixa eu entender os modos e nem seguir meus estudos em teoria musical.

Obrigado!

Filippo14
Veterano
# mai/17
· votar


Sem seguir ordem de nada, tudo é livre, o importante é usar as notas da escala ou shape que tem relação com os acordes que serão tocados simultaneamente e repousar nas notas que combinem mais com esses acordes tambem. A ordem vc define.

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


Beleza! Já me clareou. Então na real mesmo os modos gregos mais são para relacionar as nonas com a harmonia, pois querendo ou não, seja o modo que eu fizer ainda estarei tocando a escala da tônica?

Outra coisa, ja ouvi falar em notas de repouso, o que são?

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Ao juntar as palavras modos e escalas numa frase só a coisa desanda. Como o nome diz são modos de pensar, não escalas.

Comece os modos pela pentatônica. É mais fácil!
Uma harmonia em um tom, mas tu toca como se estives em na penta de algum outro grau, IIm por exemplo.

Mas se quer solar, esqueça de regras, é preciso entender a formação dos acordes, e objetivar quais as intenções no fraseado. As vezes a melhor escala para aquela passagem é a cromática, as vezes a hexafônica de tons inteiros, as vezes...? Tudo subordinado a intenção.

O Tony Iommy brinca muito com isso, Iron Man é a única que eu tenho contato profundo e ele parece que tá cagando para escala.

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


Blz, valeu!

Meu único problema agora, como ja coloquei em outro post é que tenho algumas musicas aqui com partitura, e consigo de boa pegar a melodia, mas gostaria de por uns power chords (uma segunda guitarra fazendo a base) mas não sei por onde começar...

Mesmo assim, obrigado por tudo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas O Metodo Pratico!