Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
qew
Veterano
# dez/08
· votar


Rei Arthur Pendragon

vlw cara! entendi esse lance do dorico ae!! =D

brigadão!

eduardoaihara
Veterano
# dez/08
· votar


Boa Tarde pessoal !

Pra resumir bem resumido.
Eu to fazendo aula e tals, e também ando lendo sobre teoria, campo harmonico e tals...
Então me surge a duvida na hora de compor.
O metodo de harmonizar as escalas é sempre o mesmo, sempre usando as terças ? Ou seja eu harmonizo qualquer escala (Maior, Menor, Pentatonica e etc) sempre do mesmo modo ?
E outra coisa, na hora de criar um solo, digamos que eu to no campo harmonico maior de A#, eu lógicamente vou usar a escala maior de A#, e também posso usar a relativa que é G (que na verdade é a mesma coisa certo ?)
Mas que outras escalas eu posso usar ?
E sempre deve estar na mesma tonalidade ?
Espero que compreendam minha dúvida.

Obrigado galera.

Penta_Blues
Moderador
# dez/08
· votar


Boa tarde!!!

eduardoaihara
O metodo de harmonizar as escalas é sempre o mesmo, sempre usando as terças ?
Não. Existem outras possibilidades, mas eu recomendo a vc que domine bem o que está neste tópico pra depois se aventurar por "mares desconhecidos"...rs

Mas que outras escalas eu posso usar ?
Pode usar várias outras coisas, mas não queira "dar um peido maior que o xibiu"...rs. Acho que a riqueza de Escalas e o grau de complexidade empregados nos seus solos devem evoluir de acordo com a evolução de seu conhecimento técnico. Procure fazer solos simples, com poucas ou até mesmo uma única Escala; familiarize-se com a sonoridade dos intervalos; inclua a pausa (muito importante) em seus improvisos; vá do simples para o complexo e não o contrário.

E sempre deve estar na mesma tonalidade ?
Não. O "sabor" está justamente no pesseio que vc faz pelas tonalidades, mas, como eu disse, comece simples.

Valeu!!!

eduardoaihara
Veterano
# dez/08
· votar


Penta_Blues

O metodo de harmonizar as escalas é sempre o mesmo, sempre usando as terças ?
Não. Existem outras possibilidades, mas eu recomendo a vc que domine bem o que está neste tópico pra depois se aventurar por "mares desconhecidos"...rs


Entendi essa parte, mas harmonizar desse modo serve para toda e qualquer escala ?

E outra coisa, a escala é a base para se fazer tudo ?
Quero dizer que a escala é o ponto inicial, foi de onde se criou td ou tem outra coisa que serve como base para tudo no mundo da música ?

qew
Veterano
# dez/08
· votar


bom pessoal, surgiu uma duvida aki, onde que eu posso usar a escala menor melodica?

alexdiffer
Veterano
# dez/08
· votar


qew
bom pessoal, surgiu uma duvida aki, onde que eu posso usar a escala menor melodica?

Sobre o 5 grau do campo harmonico....

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


qew :
Na maioria das vezes eu uso em 3 situações clássicas, utilizando 3 modos diferentes, sendo que todos abaixo vc usa a mesma escala de Cm melódico (C D Eb F G A B), coloquei pra facilitar :

Nos acordes Cm7+, Cm6 utilizo o primeiro modo (Dórico 7+).
Em acordes F7(4#), utilizo o quarto modo (Mixo 4#).
Em acordes Balt, utilizo o último modo (Alterado).

Penta_Blues
Moderador
# dez/08
· votar


Bom dia!!!

eduardoaihara
mas harmonizar desse modo serve para toda e qualquer escala ?
Desde que seja uma Escala Diatônica.

E outra coisa, a escala é a base para se fazer tudo ?
Sim, desde que estajamos falando em Sistema Tonal. Tanto Melodia quanto Harmonia são derivadas das Escalas; a diferença é que Melodia se desenvolve "horizontalmente" enquanto Harmonia se desenvolve "verticalmente".

Quero dizer que a escala é o ponto inicial, foi de onde se criou td ou tem outra coisa que serve como base para tudo no mundo da música ?
Na minha opinião, não se pode falar isso uma vez que as Escalas estão mais ligadas aos instrumentos "temperados". Como este tipo de instrumento não é o único a ser usado em Música, para fazer música, seria um exagero dizer que Escalas servem como base pra "tudo".

Valeu!!!

qew
Veterano
# dez/08
· votar


alexdiffer
Sobre o 5 grau do campo harmonico....

C7M - Dm7 - Eb7M(#5) - F7 - G7 - Am7(b5) - Bm7(b5)

ta certo isso?


Rei Arthur Pendragon
Na maioria das vezes eu uso em 3 situações clássicas, utilizando 3 modos diferentes, sendo que todos abaixo vc usa a mesma escala de Cm melódico (C D Eb F G A B), coloquei pra facilitar :

Nos acordes Cm7+, Cm6 utilizo o primeiro modo (Dórico 7+).
Em acordes F7(4#), utilizo o quarto modo (Mixo 4#).
Em acordes Balt, utilizo o último modo (Alterado).


então cara, isso que me confundi...

por exemplo, eu gosto de rock, onde a maioria das musicas as bases sao em power-chords, mas nos campos harmonicos, da maioria das escalas aparecem esses acordes bizarros ae =/

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


qew
N importa muito esse lance cara... vc tem q se preocupar em aprender pra qd tiver uma situação pra usar, tipo jazz, mpb. Ocasionalmente um rock vai te dar uma oportunidade de usar algo diferente. Na purple haze do Jimi, por ex. tem um acorde alt. Mas a sonoridade desse modo é meio enjoada, então eu uso pra dar um tempero e de resto fico na penta mesmo, rockaum. A utilização dessas coisas mesmo rola no Jazz, MPB. Vc pode dar intenção modal pros power chords, mas aí vc vai colocar sonoridades não comuns ao rock... pode n agradar.

Eu por ex, to pouco me fodendo em saber solar fluentemente nos 7 modos da melódica. Mesmo no Jazz e outros estilos dificilmente o cara precisa de td. Eu vou em cima daquilo que aparece pra eu usar, o resto n me serve. Eu sei aquelas situações pq tem músicas q eu toco que usam. Pra que q eu vou aprender toda essa merda se n vou usar??

qew
Veterano
# dez/08
· votar


Rei Arthur Pendragon

ah tá cara, legal! brigadão mesmo!
eu tava já até meio preocupado com isso!

resumindo: Rock > pentatonicas mesmo hahaha!

sem querer abusar de sua enorme boa vontade, eu gostaria de saber como que monta o campo harmonico das pentatonicas?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/08
· votar


qew
N é só penta... mas se eu fosse vc ia primeiro dominar as pentas, pq são só cinco notas e resolvem a maioria do rock/blues. Exploradas as inúmeras possibilidades, passaria depois passava pras outras.
Qt ao campo, q eu saiba tá meio foda harmonizar isso. Penta já se encaixa em um pensamento mais modal, menos tonal. Eu penso nela de uma maneira diferente, em que acordes ela seria útil? Dá pra ver tentando harmonizar a escala :

Penta de Am
A C D E G

Com ela dá pra formar esses acordes ou partes deles, por ex :
Am, Am7, C, Cadd9, Gsus9 Dsus9 Em(6b).... daí tira-se que ela ser por ex pra esses acordes e outros.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/08
· votar


Porra rapaz... vc me deu uma idéia... vou tentar fazer uma música com esses acordes... de repente sai algo diferente hauahuhua

qew
Veterano
# dez/08
· votar


Rei Arthur Pendragon

nossa cara, muito obrigado! mesmo!

só uma duvida:

Cadd9, Gsus9

isso seria igual a C9 e G#9?? algo assim?

vlw mesmo cara!

qew
Veterano
# dez/08
· votar


Rei Arthur Pendragon
Porra rapaz... vc me deu uma idéia... vou tentar fazer uma música com esses acordes... de repente sai algo diferente hauahuhua

opa, nao deixe de divulgar aki!!! \m/

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


qew
Sus é quando substitui a terça por uma quarta... O Gsus9 pode ser G C D A - A é a nona..... tem com sétima tb mas nesse caso da penta n tem o F.

eduardoaihara
Veterano
# dez/08
· votar


A escala diatônica é a mesma coisa que escala maior né ?

qew
Veterano
# dez/08
· votar


Rei Arthur Pendragon
O Gsus9 pode ser G C D A - A é a nona.....

tá, lo A é a nona, e onde entra a troca da terça pela quarta?

a formacao do acorde de Sol maior, nao é G B D???

desculpe, mas nao entendi isso ae =/

rstudio
Veterano
# fev/09
· votar


BoaS!

tenho aqui algumas dúvidas sobre os modos..
já consegui perceber que os modos são uma "variação" da escala maior,apenas se dá mais atenção a outras notas..
em termos de escala, para solo já percebi +- tudo..
a minha confusão vai toda nos acordes ritmo para acompanhar o modo que quero usar..

como ai disseram os primeiros 20 anos são os piores, e eu ainda vou nos primeiros 2 meses, a estudar pela net..

sei os modos "maiores" e "menores", também sei que alguns podem ser usados nos dois com determinadas regras.

mas tudo me confunde nos acordes de acompanhamento.

por exemplo,

um simples
G-A-D na escala de G.

não deveria ser uma escala maior (ionian) ??

é que exprimentei a escala maior sobre esses acordes , e as vezes não me soa muito bem..
claro no acorde G soa, mas tipo no A já não..
será por o A ser dorian e ser mais uma escala menor?

se sim neste contexto só podia usar a 1ª ,4º e 5º da escala(em acorde) ,para solar com a ionian, pois são os modos maiores..
penso que não seja assim, mas faz-me confusão..

como vêm anda aqui alguma confusão..

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/09
· votar


rstudio
Cara, para o seu estudo de modos ficar bom vc deve estudar harmonia. Depois que vc tem harmonia na cabeça, fica fácil saber o q usar. Dado q algumas músicas tem suas particularidades, tipo duração dos acordes, notas de tensão, etc... Nem sempre uma solução vai funcionar bacana pra dois casos, mas em TEORIA sim :).

G (G B D) - A (A C# E) - D (D F# A)

Duas formas de ver a coisa :

(1) Aí estão os acordes e as notas q os formam. Observe as notas da harmonia ... elas formam a escala de D (D E F# "G" A B C#). Repara q se eu utilizar esta escala a partir do 4 grau entre aspas acima, estarei tocando o quarto modo da escala de D, Sol Lídio. Essa escala vai servir para toda a progressão. Pronto, resolvido.

(2) Agora complicando. Vamos supor q essa tua música comece em G e termine em G.

I II III IV V VI VII
G Am Bm C D Em F#o (escala de sol harmonizada, modo jônio)

Sua música envolve o acorde I G, II A(sendo que no teu caso usastes Lá maior e não Am como no campo de sol acima) e o V D. Em harmonia o acorde V sempre chama o I dele. O D é o cinco do G. Se vc colocar a escala de D(ver (1) ), verá que o A é o cinco do D. Então aqui a harmonia seria :

I V/V V/I
G A D

Nos acordes V pode-se usar sempre o modo mixolídio deles(V modo). No I, podes usar tanto Jônio como Lídio. A onda é vc fazer uma mudança suave, e saber montar as frases sem agredir cada acorde. Usar diferentes escalas para cada acorde funciona melhor se os acordes tem uma longa duração. Se for uma mudança rápida, animada fique com a 1 opção.

Penta_Blues
Moderador
# fev/09
· votar


Bom dia!!!

rstudio
como ai disseram os primeiros 20 anos são os piores,
Depois disso, vc descobrirá que ainda está aprendendo...rs
Quanto às dúvidas, vamos nos concentrar no exemplo que vc citou, pois sempre haverão dúvidas justamente porque o assunto além de ser abrangente permite variações (sem entrar agora em detalhes de quais variações; basta saber que existem):

Vou entender que "G-A-D na escala de G" a que vc se refere são notas da Escala e não uma Progressão de Acordes, ok? Então, sim, esta é uma Escala Maior ou o Modo Jônio no Tom de G.

é que exprimentei a escala maior sobre esses acordes
Considerando que a Escala Maior que vc usou foi a de G e que agora "G-A-D" seja uma progressão, o que possivelmente não lhe soa bem é o choque de notas que diferem do Acorde.
Explicando:
Em G (Sol Maior), vc não tem problema, pois o Acorde de G é formado pelas notas G-B-D e estas notas estão presentes na Escala de G ou Modo G Jônio.
Já em A (Lá Maior) heverá um choque da Terça C# que compõe o Acorde (A-C#-E) com a nota C da Escala ou Modo.
No Acorde de D (Ré Maior) já não ocorre isso, pois todas as notas do acorde (D-F#-A) também figuram na Escala.

se sim neste contexto só podia usar a 1ª ,4º e 5º da escala(em acorde) ,para solar com a ionian,
Considero esta forma de pensar como sendo um pedreiro que começa a fazer uma casa pelo telhado...
Na minha opinião, não se faz um solo pra depois construir a Harmonia, mas a partir de uma Harmonia se faz um solo.

pois são os modos maiores..
A grosso modo sim. Mas não engesse isso, pois como falei, existem variações. É importante vc saber que cada Modo possui uma nota em particular que o caracteriza, no entanto, alguns Modos possuem notas que devem ser evitadas. No exemplo do Modo Dórico vc até pode usa-lo num Acorde Maior já que a nota que deve ser evitada neste Modo não é a mesma que o caracteriza, ou seja, vc não toca a nota que se choca com a nota do Acorde (a Terça), mas ainda pode perceber a "intenção dórica" ao tocar a sua nota característica que é a Sexta.

Vai com calma, pois o caminho é longo, e sole mais com a emoção do que com a razão, ou seja, combine notas que mais agradarem seus ouvidos sem se preocupar com a teoria que enquadra a combinação que vc fez.

Valeu!!!

rstudio
Veterano
# fev/09 · Editado por: rstudio
· votar


ok obrigado ppl!

ok então tenho que estudar mais harmonia..
eu sei que os modos não são assim tão lineares, que se pode usar vários modos em diferentes acordes..

mas por enquanto queria saber fazer progressões (de acordes), para treinar os modos, mas em que essa progressão fosse sempre no mesmo modo e na mesma key..
isto para cada modo..
ou seja treinar uma musica em um modo.
outra noutro etc etc..


depois para a frente começava a analizar cada acorde, e aplicar os diferentes modos/escalas..

como posso fazer diferentes progressões em acorde, para treinar os modos?



"D E F# "G" A B C#). Repara q se eu utilizar esta escala a partir do 4 grau entre aspas acima, estarei tocando o quarto modo da escala de D, Sol Lídio"

por exemplo ,
se quiser treinar aeolian nesta escala ..
tenho que começar sempre os acordes em B (pois é o 6º grau)?
posso usar B- F#-G ?
e B-D-A-G-F#?
etc etc
que opções tenho ?
é mais isso que me faz confusão..


desculpem se estou a misturar as coisas,
mas estou a começar á pouco.


cumprs
e obrigado a todos!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


rstudio
Cara, pelo seu post ou vc está se confundindo com algumas coisas ou n entende alguns conceitos básicos.

Estude 3 assuntos primeiro, BEM estudados :

1) Os 12 Intervalos;
2) Formação dos acordes;
3) Escalas maior/menor e seus campos harmônicos.
** Se puder, dê uma estudada tb em algumas combinações de acordes e cadências básicas.

N existe um bom improvisador q n entenda harmonia. A maioria sai tentando solar, e n entende pq n dá certo.

rstudio
Veterano
# fev/09 · Editado por: rstudio
· votar


boas!

e onde aprender isso de maneira correcta?
é que ando a aprender tudo sozinho, por isso é mais difícil..


onde aprender, esses 3 pontos, de maneira efeciente?
pela net encontra-se muita coisa, mas muita confusão também
sabem algum guia para esses pontos?
um livro até não era má ideia, para puder ler em qualquer lugar, pois tempo ,não tenho muito..

Penta_Blues
Moderador
# fev/09
· votar


Boa noite!!!

rstudio
Comece procurando por aqui mesmo.
Use a ferramente de BUSCA e vc obterá vários tópicos com boas explicações, entre elas as do Leandro Panucci que manja muito de Harmonia.
Valeu!!!

rstudio
Veterano
# fev/09
· votar


boas!

sim procurei o Leandro Panucci e deve ser mestre, mas é difícil encontrar alguns tópicos com instrução , encontra-se mais user's á procura dele, ou a fazer perguntas..

ou então encontra-se perguntas e respostas, etc etc, muito lixo , e queria assim mais tipo um guia ou tutorial..


onde encontrar um tutorial de ?

) Os 12 Intervalos;
2) Formação dos acordes;
3) Escalas maior/menor e seus campos harmônicos.
** Se puder, dê uma estudada tb em algumas combinações de acordes e cadências básicas

alexdiffer
Veterano
# fev/09
· votar


onde encontrar um tutorial de ?
Formação dos acordes;
Escalas maior/menor e seus campos harmônicos.

Tudo aqui desde a primeira pagina.

rstudio
Veterano
# fev/09 · Editado por: rstudio
· votar


Boas!
pois é nem tinha reparado.
então diz-me só uma coisa, se eu estudar este tópico todo, fico com bases para as minhas dúvidas ou ainda falta material aqui?

é que não queria estudar para ficar a meio.

a minha dúvida inicial era esta

"D E F# "G" A B C#). Repara q se eu utilizar esta escala a partir do 4 grau entre aspas acima, estarei tocando o quarto modo da escala de D, Sol Lídio"

por exemplo ,
se quiser treinar só aeolian nesta escala ..
tenho que começar sempre os acordes em B (pois é o 6º grau)?
posso usar B- F#-G ?
e B-D-A-G-F#?
etc etc
que opções tenho ?
é mais isso que me faz confusão..





outra coisa na página 2, falta o link (activo) , e parece que dá muito jeito.

O link abaixo tem um kit que é composto por:

Diagrama dos sete modos da escala maior na tonalidade de G (sol maior)

Guia basico para triades e escalas

Bracinhos de guitarra pra voce formular seus modos e escalas!

Kit FCC triades, modos e escalas



cumprs e obrigado, pela iniciativa!

rstudio
Veterano
# fev/09 · Editado por: rstudio
· votar


Boas, vou fazer nova pergunta pois tenho aqui um dúvida.

tive a ler tudo tudo, deste tópico (a parte de tutorial).

relativamente ao que me disseram para aprender bem, (nos post em cima)

" Os 12 Intervalos;
2) Formação dos acordes;
3) Escalas maior/menor e seus campos harmônicos.
** Se puder, dê uma estudada tb em algumas combinações de acordes e cadências básicas
"

li e percebi os 12 intervalos, a formação de acordes (em triade), e harmonizando (em terças)..

consigo perceber que está tudo relacionado, consigo entender como fazer uma escala maior, menor e relativas, como fazer os campos harmonicos (triade) de uma escala,

os modos também já sabia (em escala) como se formam..

mas para dizer a verdade continuo com a mesma dúvida que tinha antes de estudar isto..

que era que acordes usar para treinar só um dos modos numa determinada key?




por exemplo quero usar a escala aeolian numa campo harmonico de C maior

C-Dm-Em-F-G-Am-Bº


Tenho que começar por o Am (que é o sexto grau de C ) ?
ou podia começar por outro?

lembrem-se que a escala A aeolian nunca iria parar nem mudar pois era o que queria treinar,

notem que não quero mudar de escala em cada acorde, isso sei analizar ,(tipo este acorde fica melhor este modo etc etc)



então no campo harmónico de C para usar aeolian tinha que usar a (A aeolian) sobre o acorde Am, e depois que mais hipotese tinha?


sei que posso usar o F-G (4º e 5º grau) de C para solar o A
aeolain..

mas continuo sem perceber porque??
se pode usar estes acordes se são maiores e aeolian é menor..
se aeolian é 2M-3m-4J-5J-5m-6m-8J como ficam bem em acorde maior (1-3-5 ?) e não 3 menor?
alem disse o 4 e 5 grau é outros modos.


e para usar mais acordes?
teria que mudar de campo harmónico (ou tom de escala?)
mas ais está não queria mudar a key

eu gostava de perceber e não só decorar, pois acho que tenho só uma pontas soltas que não consigo juntar.

não sei se me estou a fazer explicar bem,

sei construir acordes, Campos harmónicos, percebo os modos,intervalos , e não percebo como é possivel usar (4º e 5º grau) de C para solar o A

Atenção que percebi q A é aeolian de C, por isso se quero solar A Aeolian, vou á escala maior de C (a começar pelos A)..






a confusão continua,rs

Penta_Blues
Moderador
# fev/09
· votar


Boa noite!!!

rstudio
que era que acordes usar para treinar só um dos modos?
lembrem-se que a escala aeolian nunca iria parar., era sempre a tocar
Bem, além da sua improvização ficar chata pra cacete, vc pode usar qualquer acorde que tenha na sua formação as notas que compõem o Modo considerado, no seu caso um A Eólio.
Qualquer acorde formado por A - B - C - D - E - F - G poderá compor sua Base.

por exemplo quero usar a escala aeolian numa campo harmonico de C maior C-Dm-Em-F-G-Am-Bº
Tenho que começar por o Am (que é o sexto grau de C ) ?
ou podia começar por outro?

Vc está confundindo Nota com Acorde. Em cima do Acorde Am, vc pode começar com qualquer nota na Tonalidade de C, já que Am faz parte com Campo Harmônico de C (Dó Maior). Vc pode usar o Modo A Eólio em cima de qualquer Acorde do Campo Harmônico de C.

então no campo harmónico de C para usar aeolian tinha que usar a (A aeolian) sobre o acorde Am, e depois que mais hipotese tinha?
Nenhuma! Vc mesmo estabeleceu que só quer usar uma Escala...
"quero fazer uma série de acordes e usar sempre a mesma escala."
Pelo menos foi o que entendi com esta frase...

teria que mudar de campo harmónico(tom)
Se mudar o Campo Harmônico, mudará os resultados.

ou posso usar outro acorde menor deste campo C, para usar o aeolian? (ex : Em)
mas esse é frigio.

Repetindo, vc pode usar qualquer Acorde deste Campo Harmônico.
Repetindo, vc está confundindo Acorde com Escala.
Em não é Modo Frígio é III Grau do Campo Harmônico
E Frígio é o III Modo derivado da Escala de C
Em cima de qualquer Acorde do Campo Harmônico de C, vc pode usar C Jonio, D Dórico, E Frígio, F Lídio, G Mixolídio, A Eólio ou B Lócrio porque na prática, todos possuem a mesma sonoridade já que são compostos pelas mesmas notas. O que fará diferença será a execução, a dinâmica, as pausas, os repousos, os saltos, etc.

Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas O Metodo Pratico!