Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# mai/17
· votar


Itamarwjr

Por que não começa colocando os powerchords?

Sobre uma escala maior, você pode colocar um powerchord pra cada grau da escala. Como o powerchord é formado pela nota fundamental e a quinta nota partindo da fundamental, basta você montar a escala e colocar a quinta de cada grau.


Escala de Dó:
I II III IV V VI VII
C - D - E - F - G - A - B

Powerchords:

I II III IV V VI VII
CG - DA - EB - FC - GD - AE - BF


O legal do powerchord é que ele tem o mesmo desenho no braço (exceto entre as cordas B e G) e que deixa subentendido se o acorde é maior ou menor, onde o "contexto harmônico" revela a sua tonalidade. Uma observação sobre o grau VII é que ele forma um powerchord diminuto, e na prática você deve notar que o desenho dele muda em relação aos demais. É um assunto que você pode ver mais adiante, mas você pode perceber que a sua sonoridade soa mais tensa em relação aos demais por conta da sua formação intervalar (trítono). Na prática, porém, não tenha receio de mudar de um powerchord diminuto pra um justo como os outros. Seu ouvido pode lhe indicar qual é melhor em cada caso.

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Ao que enteni ele quer criar uma base para piano, mas não se divide em harmonia e melodia, as coisas interagem entre as duas mãos.

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


LeandroP

Pois é, pensei nisto, apenas achei que iria ficar muito ridículo (kkkk) mas se acreditas que funcione, vou tentar, assim que chegar minha interface eu faço uma demo e posto aqui, obrigado!

Ismah
Tipo, a partitura que tenho eh de piano, a melodia sai direitinho pra guitarra, sem erro algum, inclusive a clave de fá consigo fazer bom uso com um baixo. O unico detalhe seria os power chords pra dar um peso, mas se fica aceitável tocar ele junto com a nota da melodia (nota com tonica do power) ja ta bom pra mim.

RockeiraDoida
Membro Novato
# 15/set/22 04:01
· votar


cara eu to comecando do zero, sei nada de teoria, posso ir nessas suas dicas ou apenas pra quem ja tem mais noçao ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas O Metodo Pratico!