Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar


Williamfw
Não tenho fotos e se é boa para corpos depende da espécie; seique existem pelo menos 2.
Uma com a densidade parecida com o do cedro, mas menos resistente e outra bem mais densa e dura.
Sei que ele tem textura grossa (veios pronuncioados) e de uma coloração amarelo-castanho.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Williamfw
Cara, essa madeira, orelha de macaco não tem boa consistência (grana) e apresenta muitas irregularidades.
Abç

Ratão
Veterano
# abr/06
· votar


acabei de instalar um captador JB Jr. da seymour duncan na minha shelter strato, coloquei no braço. No meio tem um single e na ponte um dublo, ambos de fábrica. A questão eh q o JB Jr. está mais baixo q os outros captadores, até mesmo mais baixo q o single, aqui no manual de instalaçao diz q isso pode acontecer,mas q eh facil resolver esse prob trocando dois fios de posicao, foi o q eu fiz, mas o som continua mais baixo q os outros captadores, isso eh normal? o som eh bem equilibrado, bom timbre, mas achei estranho ele ser mais baixo q os outros captadores

"if there is a dramatic loss in output when this pickup is used together with another company's pickup, the two pickups may be out of phase with each other.This can easily be corrected by reversing the connection of the Seymour Duncan pickup's green and black wires''

Williamfw
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Poderia dizer quais irregularidades?

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


Al_Capone

conheço um cara em são carlos, da escola toque fácil...outra opção...tenho um colega aqui em sampa...mas ae precisa avaliar o instrumento...ver o q vc quer ... me passa um mail...dae falamos..ok?

RaFaEl69
Veterano
# abr/06 · Editado por: RaFaEl69
· votar


Fábio Seiji
e ai cara firmeza?

seguinte vc acha qui é uma boa eu catar essa guita aki?em termos de construção,acabamento,ferragens??a madeira dessa guita é boa?compensa pegar ela e mais pra frente trocar caps,tarrachas e ponte??
http://www.tagima.com.br/portugues/tag_guit_t735.asp

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar


RaFaEl69
Cara, eu já falei aqui que eu não indico instrumento nem equipamento; não tenho experiência suficiente e se eu te indico uma coias que vc não gostar vc vai botar a culpa em mim, né? rss

RaFaEl69
Veterano
# abr/06
· votar


Fábio Seiji
Cara, eu já falei aqui que eu não indico instrumento nem equipamento; não tenho experiência suficiente e se eu te indico uma coias que vc não gostar vc vai botar a culpa em mim, né? rss

cara eu sei disso eu naum to pedindo pra vc indicar.....
eu só qro saber c vc conhece essa guita e c é boa nos termos q eu descrevi acima...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Williamfw
A madeira apresenta muitos nós, e sua grã (ou grana) não é lá muito adequada para lutiería.
Prefira o cedro.
Abç

Sparkle
Veterano
# abr/06
· votar


Uma pergunta, tenho um captador EMG ativo, SA, que vem com o potenciometro de tom e volume, se eu comprar um captador ativo que não vem com isso eu posso ligar ele no mesmo potenciometro de tom e no mesmo de volume do meu EMG?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Sparkle
Com uma chave sim.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar


RaFaEl69
Testa ela primeiro; testa outras guitarras na mesma faixa de preço também; assim vc vai me dizer se vale à pena ou não.
As madeiras a gente já conhece (marupá e pau marfim) resta saber se a construção e o preço te agrada.
abç

Ratão
Veterano
# abr/06
· votar


Fábio Seiji
ou Mauricio Luiz Bertola
me ajudem por favor! nao esqueçam de mim rsrs

acabei de instalar um captador JB Jr. da seymour duncan na minha shelter strato, coloquei no braço. No meio tem um single e na ponte um dublo, ambos de fábrica. A questão eh q o JB Jr. está mais baixo q os outros captadores, até mesmo mais baixo q o single, aqui no manual de instalaçao diz q isso pode acontecer,mas q eh facil resolver esse prob trocando dois fios de posicao, foi o q eu fiz, mas o som continua mais baixo q os outros captadores, isso eh normal? o som eh bem equilibrado, bom timbre, mas achei estranho ele ser mais baixo q os outros captadores

"if there is a dramatic loss in output when this pickup is used together with another company's pickup, the two pickups may be out of phase with each other.This can easily be corrected by reversing the connection of the Seymour Duncan pickup's green and black wires''

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Ratão
Cara, tá instalado errado, só isso.
Certifique-se de qual combinação de fios liga as duas bobinas em série, junte-os e solde-os na entrada da chave, depois certifique-se de quais fios perfazem o negativo e solde-os na carcaça do pot. depois verifique o aterramento e teste a guitarra. Se o som continuar baixo, inverta a polaridade (troque o + pelo -), se continuar ruim... aí tem coisa errada.
Abç

Ratão
Veterano
# abr/06 · Editado por: Ratão
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Fábio Seiji
ai q ta, nao entendo mt a simbologia aqui do manual e tenho medo de queimar o captador.....eu liguei como explicado na foto S2020004, vermelho e branco com o potenciometro, verde e ''drain wire'' no terra e preto no switch....como a saida ficou fraca eu troquei o preto com o verde, como recomendado, mas o sinal continuou fraco, o manual ta no link abaixo, c puder me ajudar

Ratão
Veterano
# abr/06 · Editado por: Ratão
· votar


http://beta.yousendit.com/transfer.php?action=download&ufid=086438B600 D5BCEE

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar


Ratão
cara, tá errado !
pelo que me lembro das cores dos condutores dos seymours é assim:

preto > pot de volume
branco - ligado - vermelho > isole com fita isolante e deixar "insulado"
verde - ligado com malha > aterramento (carcaça metálica ou terra do jack e etc)

Sparkle
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A qual chave tu se refere cara?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Sparkle
De 3 posições, tipo Tele ou LP.
Abç

Copag
Veterano
# abr/06
· votar


Bertola, como vai?

Você me ajudou em outro tópico com um problema que estava tendo ao querer comprar um pedal de wah-wah. Eu reativei o tópico hoje com uma pergunta, sei até que está na categoria errada, mas se pudesse me ajudar novamente eu agradeceria muito. O link é o seguinte:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/123227/

Muito obrigado pela atenção.



Abraços,


João Paulo

Sparkle
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ah bom! Então ta tudo certo, valeu denovo tche! \o\

Ratão
Veterano
# abr/06 · Editado por: Ratão
· votar


Fábio Seiji ou
Mauricio Luiz Bertola

consegui, valew mesmo pela ajuda
liguei assim:
vermelho e branco juntos e isolei
verde e malha com o terra
preto no switch

agora a saída ta alta e com um timbre melhor, brigadao!!

Netto Abbott
Veterano
# abr/06
· votar


Seiji ou Bertola

To com uns apitos irritantes na minha Les Paul qnd ligada nos amps valvulados. Os captadores são: SH-1 Seymour Duncan no braço e X2N Di Marzio na ponte
Já estou usando fitas isolantes para tampar as fendas em volta dos captadores (a lá Dimebag Darrel) mas pensei em blindá-la com uma fita que é utilizada para instalação de tubulação de ar-condicionado, não sei se vocês conhecem, é uma fita adesiva metálica.
Vocês conhecem este material? Acham que vai fazer algum efeito eu devo partir para materiais mais específicos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Netto Abbott
Apito em LP com captadores desses??!!
Será que vc não está exagerando no ganho ou excesso de distorção ou ficando próximo demais do amp?
Será que quem instalou esses capts não fez um aterramento correto?
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Ratão
\o/

Netto Abbott
nunca vi essas fitas; pode ser que funcione. vc já mediu pra ver se essa fita é condutiva?
quanto aos seus captadores é realmente estranho deles estarem apitando; melhor vc levar à um luthier pra isolar o problema.

butheavy
Veterano
# abr/06
· votar


Netto Abbott

só não vai usar silver tape, iuoaoiauoiuaoiauoaiua

Drifter
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Caros amigos, tenho uma Epiphone Les Paul, e me surgiu uma dúvida referente a regulagem das oitavas.

É o seguinte, os bordões eu consegui fazer bater a afinação, já nas primas, percebo uma diferença, principalmente na corda B, tanto nos harmônicos da 12ª e 17ª quanto tocando nos mesmos. Então ouvi por ai que se inverter o carrinho das primas, talvez possa chegar na afinação.

Existe algum problema se eu invertê-los??? Devo tomar algum cuidado?

Desde já, agradeço!

Netto Abbott
Veterano
# abr/06
· votar


Bertola

Cara, provavelmente é a proximidade do amp...é um JCM800 com uma caixa Marshall 4x12 e a sala de gravação realmente é muito pequena, estou cogitando até tocar fora da sala, os captadores fui eu mesmo que instalou, já fiz troca de captadores em muitas guitarras e penso que a instalação não seja o problema pois já revisei o esquema e em amps de menor potência tenho um som perfeito

Seiji

A fita é condutiva sim, já testei com multímetro, acha q a blindagem pode me ajudar nesse caso?.

Netto Abbott
Veterano
# abr/06
· votar


Bertola e Seiji

Só mais um detalhe, o problema se potencializa quando utilizo o captador da ponte (obviamente pelo ganho excessivo do mesmo).

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar


Drifter
Cara, seja mais claro;
Vc disse que percebeu uma diferença, mas que diferença é essa? de quanto? para cima ou para baixo?
Vc entende a lógica da regulagem de entonação? Pode ser que não resolva ou até piore se vc não entender a lógica.

Netto Abbott
A fita é condutiva sim, já testei com multímetro, acha q a blindagem pode me ajudar nesse caso?.
Acho que não; mas se a sua guitarra não tiver blindagem, atrapalhar não vai.
É mais provável que seja o que o Bertola falou mesmo; muito ganho.
Tenta dar uma afastada nos captadores; podem estar muito perto das cordas.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)