Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Steve Van Halen
Veterano
# jul/07
· votar


Fábio Seiji
qual o seu email ou msn pra nos flarmos sobre fazer uma guita?

edilsonaragaojr
Veterano
# jul/07
· votar


Bertola e Seiji, sou canhoto e tou kerendo mudar um pouco de som, por isso tou vendendo minha tagima 635...Acabei de mandar e-mail para a condor para saber c tem les paul clp2 (braço colado) canhota, mas acho q não tem, mas a clp3 eu sei q tem, soh q eh braço parafusado...A minha dúvida eh...será q vale a pena? Ela terá um timbre encorpado e com um pouco menos de sustain? Ou a perda de sustain eh drástica?

Rodrigues
Veterano
# jul/07
· votar


Responderam os outros e me esqueceram mas tudo bem, acontece, eu posto a pergunta de novo.

E ai gente, o negocio é o seguinte, tenho um vioão giannini gwse 17 que eu uso pra aquecimento e alguns exercicios, eu uso nele cordas 0.09 mas queria colocar um calibre maior só pra ver se melhora um pouco o som, o problema é que ele não possui tensor,então eu queria saber se existe um jeito de mudar de calibre sem empenar o coitado?
Agradeço desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigues
Colocando um cordal.
Abç

markolino
Veterano
# jul/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu !

mas eu colando um Dimarzio Tone ZOne S por exemplo, splitando, consigo tirar clean legal , rock pesadinho ?

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


boa noite! mais uma duvida minha...
ouvi dizer que existe seladora com cor. é viável usar no corpo da guitarra?
e seladora protege de cupim e outros bichinhos?
valeu.

Filipe Reis
Veterano
# jul/07
· votar


bom como vc disse pra mim provavelmente tem essa resposta em algum lugar desse tópico mas vou responder (posso?) então cara existe tingidor pra vernizes e seladoras q vc dilui ele com a seladora e ele colore ela saca? se é viável ai quem decide e vc não seladora não é pesticida e portanto não se destina a esse fim pra isso use penetrol mas não sei se vc deve aplicar isso num instrumento, valeu

B.Frusciante
Veterano
# jul/07
· votar


E ae bertola!
Bom..
Eu estive pensando em trocar os captadores da minha Cort X-6, pois eles têm um agudo que eu não suporto, principalmente o da ponte.. E o single dele não se comporta muito bem como single não(é pouco estalado).
Então.. será que se eu colocasse captadores Humbucker estilo vintage, aqueles 'cromados', que têm a característa de ter som gordo e com belos médios-graves sem ter agudos estridentes, ficaria bom o timbre já que a minha guitarra não é de mogno e sim de basswood?
Ah, os captadores seriam os Custom 55 e 59 da Malagoli, ou até os gibson se eu acha-los por um bom preço. Mas se for malagoli, os captadores da minha cort não seriam melhores?

Valeu, agradeço se você puder ler pelo menos algumas partes e me dar algumas dicas sobre isso!
o/

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


Filipe Reis
claro que pode, tamos aqui pra isso. eu já dei uma procurada em acabamentos, mas tá tudo muito disperso no forum. ainda não tive tempo de buscar direito... mas vou procurar com mais calma depois.

mas a minha duvida principal é sobre os cupins, que minha casa anda infestada...

Thiagoham
Veterano
# jul/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá amigo, tenho algumas perguntas...
1 - Existe um meio de desenferrujar ponte e tarraxas? existe alguma ponte e tarraxa no mercado q nao enferruja?

2 - Eu tenho uma divida com um amigo e to querendo bastante uma les paul... dolphin ou golden? qual das duas tem mais qualidade a seu ver?

valeu ae : )

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


Eu estou tokando numa banda de metal melodico e progressivo...entao estava pensando em trocar minha Giannini Les Paul de 78 em uma ibanez ou jackson com alavanca floyd....vcs me recomendam trocar .... se for recomendavel kual modelo e marca??? e kto eu devo pedir na minha les paul????

gualtersouza
Veterano
# jul/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


Bertola, Seiji & Cia
Achei a madeira em preços mais normais (semelhantes aos que vcs citaram). Havia um equívoco de tamanho (1m3 ~ 1400/1500 reais).
Achei peças de freijó e cedro-rosa. Aí vem a primeira pergunta: Bertola, você havia dito que preferia o cedro-rosa ao freijó. Qual é o motivo? Se eu fosse fazer uma guitarra mais para rock, parece que o cedro seria mais adequado (segundo o TheChaosSpirit: cedro + humbucker = !!!!!). O que vocês opinam a respeito (quero fazer uma ~ PRS) ?
O meu captador da ponte tem um ganho muito maior que os outros dois. Existe alguma maneira de balancear isso sem precisar mudar o volume sempre que chavear?

Kiki
Não entendo nada da pintura (ainda), mas cuidado ao adicionar o pigmento, caso opte em dar uma tonalizada na madeira. Te sugiro que pegue uma peça de teste e faça antes, pois na minha eu não fiz isso e descaracterizou a cor original, que eu pretendia manter. Ficou parecendo mais castanheira do que freijó.
Minha filmadora pifou, mas logo que for possível, eu faço uma gravação e mando para vocês verem o resultado.

Abçs

kiki
Moderador
# jul/07 · Editado por: kiki
· votar


gualtersouza
legal. ainda to descobrindo isso, lendo bastante aqui nos topicos de acabamento...
mas devo fazer uns testes sim, sempre é bom...

a relação do cedro com o freijó é pra fazer um corpo? se for, uma vantagem que eu vejo é que o cedro é mais leve. e tambem mais facil de trabalhar, é mais macio.
o freijo é proximo do ash (tavam falando disso aqui, na pagina anterior), e pode ser usado pro braço. tem fenderes com braço e corpo em ash até. mas acho que deve ficar bem pesado.

o captador não dá pra abaixar no parafuso? é da stratogualter? se for, tenta só descer ele.

até!

ps.: quer dizer que voce já vai começar outra guitarra?

Rômulo_DF
Veterano
# jul/07
· votar


kiki
gualtersouza

olá companheiros "hand makers" (odeio utilizar termos em outra língua, mas... não me contive), "de cara" a tonalidade da madeira vai mudar quando aplicar o selador, ficará mais escuro, mas o que o Gualter disse é importante sobre testes (como não tenho madeira sobrando, realizo os testes na minha guitarra mesmo, minha esposa está cansada de reclamar por eu lixar, testar o tom e lixar constantemente a guita), quanto aos cupins, nunca ouvi nada a respeito sobre algum protetor para instrumentos. Para o acabamento final, no sitio do Edmar Luighi tem umas guitarras feitas por ele, e lá ele dá algumas descrições sobre o acabamento, tem também este sítio (em inglês) http://www.stewmac.com/tradesecrets/bridge_body/electric/tsblueguitar/ blue_guitar01.html o cara dá algumas dicas de pintura.

Rômulo_DF
Veterano
# jul/07
· votar


Bertola, Seiji e Soul Face

Os modelos tradicionais Les Paul da Gibson têm uma particilaridade na pintura, essas ranhuras na tinta e o efeito meio sunburst amarelado e avermelhado sempre me chamaram a atenção mas nunca encontrei uma informação detalhada de como conseguir essas ranhuras, algum de vocês utilizam este modelo de pintura em seus instrumentos e poderia compartilhar conosco esta informação?

Valeu!!!!
Felicidades a todos

Phyro
Veterano
# jul/07
· votar


Rômulo_DF

Sobre essas "ranhuras" em baixo da pintura eu acho que posso te ajudar.

A maioria das Gibson são feitas com as seguintes madeiras:
Mogno para a "base"do corpo e Maple para top

Umas das razões de se utilizar o Maple como top é que ele tem uma textura bem figurada, podendo ser flamejado, tigrado, etc:


[u][/u]Foto de Curly Maple


Foto de Flamed Maple

Então, eu acredito, que a Gibson da o acabamento desse jeito:

1° Aplica algulmas leves "Stain"(Não sei o nome em portugues) da cor desejada como fundo (amarelo amber, vermelho candy, etc), para poder transparecer as linhas do Maple

2° Contorna o corpo com outra a cor que vai formar o Burst

3° Aplica o Verniz(P.U. eu acho)

4° Deixa os corpos secando por aproximadamente 6 meses(pelo que eu li)

5° Lixa com lixa d'agua de um grão be fino tipo 1500, 2000

6° Poli o corpo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


markolino
Cara, com QUALQUER captador , dentro de certos parâmetros, vc toca o que quiser, pois ele é apenas parte de uma cadeia cujo principal componente é VOCÊ.
kiki
Sim, protege. Eu não gosto de seladora com côr, pois dá um tom meio "artificial" à madeira.
Filipe Reis
A seladora já age como proteção para cupins e brocas.
B.Frusciante
Cara, em 1º lugar, o som do single é "estalado" mesmo.
Vc tem 2 opções: Trocar os capts, nesse caso, a Sound/Malagoli está fabricando boas réplicas dos PAF's Gibsons (seção de capts. "custom"), que são bons, ou trocar os potenciômetros de sua guitarra por 250 ou 330K, isso reduziría bem os agudos.
Thiagoham
Vc deve retirar as cordas e aplicar WD-40 nas peças (com muito cuidado, e isolando/ protegendo as outras partes do instrumento), deixar agir por um tempo (1 h.) e limpar com uma escova de dentes velha e depois com Bombril. Quanto às LP's, nenhuma das duas, Condor CLP II, essa sim tem qualidade.
alexdiffer
Não recomendo que vc troque, pois, dependendo da Giannini, pode ser uma boa guitarra, e vc não conseguiría um preço que lhe possibilite comprar as outras citadas. Junte grana e compre uma das outras duas e MANTENHA a sua Giannini, até porque, todo músico que se preze e que toca regularmente, TEM QUE TER, NO MÍNIMO 2 INSTRUMENTOS, até porque, guitarras com pontes tipo "Floyd-Rose", se quebrarem uma corda no palco ou num ensaio, já era, não dá pra usar mais. Não escreva em negrito, por favor.
gualtersouza
O Cedro-rosa é mais adequado quando se busca mais peso e sustentação, bem como timbre mais "encorpado". Só reduzindo a altura do capt da ponte em relação às cordas. Mas o capt da ponte precisa ter mais "ganho" mesmo.
kiki
Cara, o Cedro varia muito de densidade. Tenho corpos de Cedro-rosa aqui que pesam tanto quanto o Mogno. O Freijó tem um timbre próximo ao do Alder.
Rômulo_DF
Isso se dá pelo uso da Nitrocelulose ao invés do Poliuretano modernamente usado, que quando "envelhece" proporciona essa característica aos instrumentos. Sei que existem processos de "envelhecimento" usados pelos Mestres-Luthiers das Custom-Shop da Fender e da Gibson, mas eu não possuo o conhecimento e a técnica apuradíssima deles.
Abçs

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu mestre! o melhor mesmo pra pintar é aquele esquema automotivo? eu queria pintar a minha tele naquele tom honey blonde. as tele antigas deixam transparecer um pouco a madeira.

mas estou muito tentado a deixar o cedro natural...

Rômulo_DF
valeu pelas dicas!

também prefiro evitar termos em ingles (no meu video da tele botei handmade telecaster, mas relutei muito... não achei um equivalente em portugues que fosse sucinto). quem sabe fazedores de guitarra, ou marceneiros musicais...

markolino
Veterano
# jul/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu bertola..

ah, tentei fazer seu mini fuzz.. montei aqui , mas nao funcionou.. deve ter sido alguma parte mal soldada, ou axo q foi o conector 9v , sem quere encostei o ferro de solda e queimou um poquinho ele, pode ter danificado..

vou ter um tempo quarta vou ver se consigo..

t +

Rômulo_DF
Veterano
# jul/07
· votar


Phyro

A técnica deste cara eu entendi, mas eu achei que houvesse outra forma, algum jeito de fazer apenas com tinha, mas acho que esta aparência é algo que vai ficar de fora dos meus planos.

O Stain quer dizer tinta e staining tingindo ou pintado e são 6 dias secando (pelo o que eu entendi)

valeu Phyro!!!!

Thiagoham
Veterano
# jul/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que seria este WD-40? Ele é só pra tirar a ferrugem ou pra nao enferrujar mais? E com que oq seria melhor isolar?

Cara eh que um amigo ia me pagar uma divida com essa guitarra.... e a condor eh bem mais cara... sacou?

Desculpe pelas varias perguntas e valeu : )

M Freedom
Veterano
# jul/07
· votar


Olá. Tenho uma Strato genérica bem antiga (aprox. de 75), e devido ao NUT dela ter quebrado resolvi colocar um ROLLER NUT da FENDER. Mandarei em um Luthier, porém gostaria de saber quais seriam os ajustes necessários para a colocação do novo NUT, visto que o mesmo tem uma "largura" maior que o antigo. Colocarei também tarrachas da Gotoh, visando assim uma melhor estabilidade na afinação. A pergunta é: "É 100% de certeza que a a finação melhorará nem que seja uma melhoria pequena no caso de colocar os itens acima?"

Obrigado, M.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


M Freedom
acho que fica um pouco dificil saber sem voce indicar pelo menos a marca da guitarra. seria necessário saber o tipo de tarrachas que ela tinha antes. mas se colocar gotoh, deve melhorar sim.

Thedekai
Veterano
# jul/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
então, ainda sobre a madeira Hardwood
no final é só um nome genérico para qualquer madeira?!
bom, concorda que não deve ser de boa qualidade?!
eu vi essa especificação numas Crafter Flying-V sendo vendidas no ML
acho que se fosse uma madeira boa e específica eles escreveriam qual exatamente era a madeira, certo?
abraço

Soulface
Veterano
# jul/07
· votar


Thedekai
acho que se fosse uma madeira boa e específica eles escreveriam qual exatamente era a madeira, certo?
Exato!
Ninguém perderia a oportunidade de falar se a guitarra fosse de mogno, alder, ash, baswood ou seja lá oq for.
Qm tem Brasília, fala q tem carro. Qm tem Ferrari, fala q tem Ferrari! hehehehehe

gualtersouza
Veterano
# jul/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


kiki
a relação do cedro com o freijó é pra fazer um corpo? se for, uma vantagem que eu vejo é que o cedro é mais leve. e tambem mais facil de trabalhar, é mais macio.
o freijo é proximo do ash (tavam falando disso aqui, na pagina anterior), e pode ser usado pro braço. tem fenderes com braço e corpo em ash até. mas acho que deve ficar bem pesado.


Sim, para um novo corpo. Penso em fazer uma guitarra mais para rock. A strato que fiz é mais para blues e afins, o que adianta muito. Esse novo projeto é para ser feito pacientemente. Gosto bastante do shape da PRS Santana, e quero um timbre bem gordo, agudos bem claros e bastante sustain. É o que quero fazer (braço colado). Só que antes, terei de planejar bastante. O levantamento das características dessas madeira já é o começo.
O freijó eu já conheço, o corpo da stratogualter foi feita com ele. Para esse novo projeto, eu quero algo que dê mais sustain. O Bertola já me esclareceu o suficiente: vou de cedro-rosa.

o captador não dá pra abaixar no parafuso? é da stratogualter? se for, tenta só descer ele.
já baixei, mas a diferença de ganho ainda é sensível: aprox. 1/4 de hora no knob. Não sei se isso é muito, mas o Bertola já apontou que tem que haver mais ganho mesmo, então, reduzo o volume, quando necessário.

Bertola
Após suas dicas, optei pelo cedro rosa. Achei umas peças, porém nenhuma inteiriça. Como as peças atendem as dimensões de espessura e comprimento, precisaria emendar duas para dar a largura do corpo. Minha dúvida é se há alguma restrição em se colar o corpo na seção mais estreita (largura). Com isso a área de colagem é a menor...
Essa é só uma dúvida, porém como não tenho pressa, vou aguardar até encontrar uma peça inteiriça.
Constatei também que as peças secas de cedro-rosa que avaliei apresentavam pequenas trincas. Isso poderia comprometer a qualidade do som ou é usual "preencher com massa" essas pequenas cavidades e usá-las assim mesmo?
Não encontro mais jaracarandá por aqui. O roxinho seria um bom substituto ou vc sugere outra madeira? Caso eu não encontre pau-marfim, o freijó poderia ser utilizado para o braço?

Romulo_DF
valeu pelas dicas de pintura, pois quero voltar a strato para a cor original e o site tem muita coisa interessante que pode ajudar.
Abçs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


kiki
Teles "ao natural" são mais bacanas. Estou fazendo uma com tampo de cedro que está ficando maravilhosa!
markolino
WD-40 é um spray anti-ferrugem, também existem genéricos, até em camelô vc compra
M Freedom
Não entendí bem. Vc vai colocar o "roller nut" ou vai colocar uma pestana nova? Se é a 1ª opção, deixe o serviço para um luthier mesmo, se for a 2ª, lixe-o com cuidado até atingir a largura necessária. Se vc colocar o "roller" e tarrachas de trava, a afinação, com o use de alavanca tipo "vintage" vai melhorar sim.
Thedekai
Exatamente, são vários pedaços de madeira maciça, nem sempre de mesmo tipo, coladas.
gualtersouza
Use SEMPRE pedaços sem trincas, e não há problema em colar madeiras, desde que as emendas não sejam muitas (duas), e a colagem seja muito bem feita. Para a escala eu recomendo o ipê, roxinho serve mais para longarinas de reforço, e NÃO use freijó para o braço.
Abçs

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


gualtersouza
boa sorte na sua nova empreitada! já tem nome? (GRS - GualteRSouza)

Mauricio Luiz Bertola
Teles "ao natural" são mais bacanas. Estou fazendo uma com tampo de cedro que está ficando maravilhosa!
cada vez mais voce me convence a deixar natural. primeiro diz que a pintura dá um trabalho do cão. agora diz que vai ficar bacana.
acho que vou fazer isso mesmo... seladora e PU, ou seladora e cera? (a cera parece mais facil...)

Fábio Seiji
Luthier
# jul/07
· votar


gualtersouza
Parabéns pela strato.
Ficou muio bonita e bem acabada.
A PRS vai te dar um pouco mais de trabalho por conta do archtop.
Vc poderia aproveitar essa nova guitarra pra treinar incrustração, diferente de bolinhas, para as marcações.
Existem outra madeiras bacanas para instrumentos.
Geralmente madeira pra corpo precisa ter uma boa relação e resistência e peso.
Para braço é necessário resistência mecânica balanceada com o peso.
As escalas em madeira dura e resistente, como a peça é pequena o peso maior não é muito problema.
Existem como alternativas não muito caras o tauari, garapeira, peroba mica, peroba do campo (mais carinha), ipê, cumarú, tamarino, jatobá, maçaranduba e etc.
Independente da madeira e peça precisa estar muito bem seca (evite peças que tenham saído recentemente de estufas). A madeira seca soa melhor e porisso é mais fácil de vc verificar se o timbre te agrada.

Fábio Seiji
Luthier
# jul/07
· votar


Steve Van Halen
Meu email é fseijiAyahoo.com
Me manda um email que eu te ajudo a montar um projeto.

edilsonaragaojr
Canhoto sofre nesse meio, né?
Cara, testa a guitarra pra ver se te agrada, pq não basta mudar o formato do corpo pra casar o timbre com o gosto do instrumentista.

kiki
Pois é, como o Filipe Reis disse aí em cima, existem tingidores apropriados; mas o ideal é usar pigmento mineral estabilizado (oxidos), pois não alteram a cor com o passar dos anos.
Alguns preferem tingir direto na madeira, alguns na seladora e outros no verniz.
Acho que vc vai ter que testar pra saber qual vc prefere.

Rômulo_DF
Ranhuras???
Se vc se refere ao efeito do flame maple, a guitarra permitir e for do seu agrado; vc pode optar por colar uma lâmina dessa madeira para obter o efeito que vc quer.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)